24/08/2011

“Abdução” com Taylor Lautner




Saiu o segundo trailer de “Sem Saída”, novo filme do lobisomem mais famoso do mundo, Taylor Lautner (Crepúsculo). O longa tem a missão de emplacar uma nova série de espionagem no estilo Bourne direcionada a platéia adolescente.
Afilme tem John Singleton na direção e  conta em seu elenco com os atores Lily Collins, Alfred Molina, Sigourney Weaver, Maria Belo, Jason Isaacs, Elisabeth Rohm, Denzel Whitaker, Tim Griffin e Michael Nyqvist.
Sem Saída” tem estréia agendada para o dia 23 de setembro de 2012.
Eitaaa! Vai faltar chão! As adolescentes apaixonadas pelo lobisiomenzão de Crepúsculo irão lotar os cinemas acompanhadas de seus gritinhos estérios estéreos. Vai ser uma farra.
Não esquentem é só inveja do bonitão!
Rosinaldo luna

Madonna confirma turnê para 2012



A próxima turnê da Madonna terá  como patrocinadora a Smirnoff  , segundo o site oficial da cantora. Para a turnê Smirnoff os dançarinos serão selecionados através do concurso “Smirnoff Nightile Exchange”, com inscrições abertas até o dia 10 de outubro.
O concurso está aberto em mais de 50 países, incluindo o Brasil, e os interessados poderão se inscrever através do site oficial enviando um vídeo de 60 segundos com um trecho de sua performance.
Vamos lá, enviem seus vídeos e boa sorte! Depois de Jesus quem sabe ela não resolve amar outro santo. Que sabe... José!! 
RosinaldoLuna.

O sucesso subiu a cabeça de Paula Fernandes


O sucesso repentino da cantora sertaneja Paula Fernandes, a nova Sula Miranda, subiu de vez a sua cabeça. A cada show realizado são dezenas de fãs desiludidos e arrependidos.
Segundo vários veículos de comunicação, Paula vem cada vez mais esnobando seu público. Eles têm reclamado que a “estrela” não gosta de recebê-los no camarim e muito menos de tirar fotos e dar autógrafos.
A coisa ainda piora pelo fato dela não autorizar a entrada da imprensa e os VIPs nos seus shows sem que eles paguem pelo ingresso.
Será que ela sabe que quem ainda compra CDs são os fãs e quem dar publicidade são os jornalistas?
 
Bom. O texto acima e do blog Ponto Zero, porém quis compartilhar com voces por ter ouvido de um jornalista daqui, que em estando a "estrela " no teatro Riachuelo e ele, coitado, foi fazer a cobertura do show, sofreu horrores. Ela é chata demais, não gosta de receber a imprensa, nem os fãs e que é uma grosseria só. Que pena, pois assim.,logo logo perderá seus fãs, os jornalistas não irão divulgar mais nada sobre ela, e isso vai simplesmente acabar com sua carreira. 
Bem feito!
RosinaldoLuna

Joe Manganiello, de “True Blood” será stripper com “enorme talento” em filme



Steven Soderbergh (O Desinformante) escolheu o ator Joe Manganiello (True Blood), 34, para viver um dos papeis de destaque no seu próximo filme, “Magic Mike”. O rapaz dará vida a Big Dick Richie.
De acordo com o portal do Los Angeles Times, o personagem será um stripper de “enorme talento” e chamará muito atenção do público.
O longa também contará com as atuações do veterano Matthew McConaughey (Tempestade Tropical), como dono do “clube das mulheres”, e Alex Pettyfer (Eu Sou o Número 4) na pele de um stripper novato.
A trama será baseada na vida do ator hollywoodiano Channing Tatum (Inimigos Públicos), que trabalhou como stripper antes de se tornar ator.
Esta estória parece repetitiva, mas muitos atores que esãto aí, fazendo sucesso passaram por muitas situações até conseguirem seu lugar nos olofotes. Agora é esperar para conferir

Carta da Dep. Alice Portugal à Ana de Hollanda - Ministra da Cultura

A descontinuidade na administração do MInC


Carta da Dep. Alice Portugal à Ana de Hollanda - Ministra da Cultura

Senhora Ministra,
Com os meus cumprimentos e os meus sinceros votos de sucesso à frente do Ministério da Cultura, dirijo-me a Vossa Excelência para tratar de novas questões surgidas em torno do Procultura.

No ano de 2010 fui designada pela Com issão de Educação e Cultura relatora do Projeto de Lei nº 6.722, de 2010, que “institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura – Procultura, e dá outras providências”. Esta designação se deu em interlocução com o Ministério da Cultura e com o apoio da Liderança do Governo na Câmara dos Deputados.

Na busca da construção de um parecer consistente, que não desse margem para questionamentos maiores por parte dos integrantes da Comissão, em comum acordo com o Ministério da Cultura, resolvi realizar audiências públicas em todas as regiões do país destinadas a ouvir as opiniões dos mais diversos agentes culturais. Assim, promovemos audiências em São Paulo, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Belém e Brasília, que contribuíram para o aperfeiçoa mento das proposições do Ministério da Cultura e dos parlamentares que apresentaram os projetos apensados.

O texto final, aprovado unanimemente pela Comissão de Educação e Cultura na forma do substitutivo de minha autoria, foi discutido previamente com o Ministério da Cultura e suas sugestões de modificações foram incorporadas.

Por ocasião da aprovação do substitutivo, o Ministério da Cultura, pelas vozes do então Ministro Juca Ferreira e do então Secretário Executivo, Alfredo Manevy, manifestou seu integral apoio ao novo texto. Em seguida, quando conseguimos a unanimidade da CEC em torno do substitutivo aprovado, o Conselho Nacional de Cultura aprovou moção de aplauso a esta deputada pelos esforços despendidos para a produção de um texto que refletisse amplitude, sem contudo prejudicar as pri ncipais modificações que se pretende fazer na lei de incentivo à cultura.

Já em 2011, quando da visita de Vossa Excelência à Comissão de Educação e Cultura, além de parabenizada pelo trabalho realizado, fiquei satisfeita com sua manifestação pública de apoio ao substitutivo.

Porém, a despeito da longa parceria que cultivo com o Ministério da Cultura, tendo sido relatora pela Comissão de Educação e Cultura dos projetos que instituiu a nova Lei do Audiovisual, que criou o IBRAM, que instituiu o Fundo Nacional de Museus, entre outros, estranhei declarações feitas à imprensa pelo Sr. Henilton Menezes, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, que inclusive se apresenta como o interlocutor do ministério  no debate desse tema.

Segundo o secretário, o substitutivo de minha autoria, aprovado no fim do ano passado, mudou em essência pontos cruciais da reforma. Ele cita a obrigatoriedade de o patrocinador colocar ao menos 20% do seu bolso no apoio a um projeto e diz: “tudo volta à estaca zero, aos 100% de dedução do imposto”. Ele afirma ainda que “a proposta de pontuação inserida no substitutivo praticamente leva todos os projetos para 80% de renúncia, com o atingimento dos 100%, mas deixa o se gmento de patrimônio cultural muito vulnerável, uma vez que nunca chegaria aos maiores índices de renúncia”. E complementa dizendo que “considera isso uma distorção, porque perpetuará a renúncia de 100%, para alguns setores, sem a efetiva participação dos recursos priv ados no sistema”.

Na entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo, o secretário Helenilton diz que “o substitutivo aprovado tem problemas que precisam ser corrigidos e destaca que o MinC discorda da forma de participação por meio de colegiados setoriais porque teria de fazer eleição direta no País todo para escolher representantes”; que “itens importantes do projeto, como acessibilidade gratuita, ainda não têm tratamento de relevo no texto proposto, e isso deve mudar”; que � ��o MinC também discorda da proposta dos ex-ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira na questão dos Ficarts”; que “o MinC pretende modificar a lei no que diz respeito à produção independente, por achar que conceito de independente é frágil”; que “para o MinC a pontuação estabelecida no texto para índices diferenciados de renúncia deveria ser assunto de decreto ou instrução normativa”; e que “a elevação de 15% para 25% de despesas com o projeto, incluindo captação, poderá encarecer de novo o sistema”.

Compreendo que a nova direção do Ministério da Cultura tem todo o direito de discordar do conteúdo do substitutivo aprovado pela Comissão de Educação e Cultura e até mesmo de propostas dos ex-ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira. Causa estranheza, no entanto, que um secretário do MinC ignore que o texto aprovado por unanimidade na CEC foi objeto de acordos celebrados entre a relatora, o MinC, os parlamentares da Comissão e representantes dos mais variados segmentos da � �rea cultural. Causa espanto ver um secretário de uma pasta ministerial de um governo que se apresenta como de continuidade simplesmente ignorar todo o trabalho feito em torno da construção de um projeto de modificação da lei brasileira de incentivo à cultura e tecer críticas públicas tanto às modificações inseridas no projeto original, como à própria proposta elaborada pelo MinC após extenuantes jornadas de consultas.
Quero acreditar que não é esta a opinião de Vossa Excelência sobre o tema, até porque as críticas feitas pelo secretário do MinC, longe de apontarem para o caminho da ampliação do incentivo à cultura para outras áreas além daquelas tradicionalmente beneficiadas, têm nítido caráter restritivo.

Espero que os avanços incluídos no substitutivo da Comissão de Educação e Cultura a partir de amplo debate e da pactuação relatora/MinC/agentes culturais não sejam objeto de modificações restritivas patrocinadas exatamente pelo Ministério da Cultura. E mesmo as alterações pontuais que porventura sejam necessárias para a adequação do projeto precisam ser debatidas com todos que contribuíram para a construção do texto, pois, caso isto não ocorra, dificilmente este projeto terá tramitação tranq?ila na Câmara dos Deputados.
Ao tempo em que faço estas observações a Vossa Excelência, declaro-me pronta para continuar contribuindo com nosso governo e com o Ministério da Cultura na Comissão de Educação e Cultura e no plenário da Câmara dos Deputados na defesa das propostas que contribuam para a ampliação do acesso à cultura em nosso país e da democratização e regionalização dos recursos públicos da área cultural.

Certa da atenção de Vossa Excelência, agradeço e despeço-me.
Atenciosamente,
Alice Portugal

Deputada Federal”
 
Fonte Blog PUPURRI

23/08/2011

OOOOOOOOOBBBBBBBBBBBAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!

Galera!!!!
Já passam de 3.000 os acessos no blog. Fiquei muito feliz. Obrigado a todos pelas visitas. Isto me faz pensar em postar coisas interessantes. Ultimametnte tenho ficado mais quietinho, mas prometo, apartir de agora vou blogas mais e coisas mais interessantes.
Beijos a todos e obrigado!

Rosinaldo Luna.

20/08/2011

Caminho só!

Caminho só,
e meus pés teimam em marcar o caminho
enquanto tento não deixar para traz as pistas do meu vazio!

Rosinaldo Luna





Palavras dispensáveis diante dos atos.

Priscila de Souza para os atores via twitter.


A apresentadora Priscila de Souza parabeniza via twitter os atores pelo seu dia.

Pri_de_sousa Priscilla de Sousa


Parabéns!! Vcs são MARAAA!! Bj RT@RosinaldoLuna

Itala Viana a Internacional




A atriz, diretora e produtora, jovem talento e guerreira das artes potiguares está cada vez mais se aventurando na produção. Trata-se de um novo produto. Falo sobre a acessoria que vem prestando ao cantor norte-ameriacano Johnny Dragon.
O johnny nasceu em nos Estados Unidos e h´amis de quarenta anos viaja o mundo divulgando seu trabalho que caminha pelo blus, hard hock e havy metal. Fez apresentação em Natal no último dia 10 no holls club e iria se apresentar no próximo dia 27 de agosto em Parnamirim durante a semana da cultura. Porém, como grana é sempre um problema para o artista, seja brasioleiro, nordestino eouamericano, este embarcou para a europa para uma série de shows. Esperamos seu retorno e que esta parceria com  a Ìtala cresça e que seja de muito sucesso.
Para conhecer mais o trabalho do Jonny acessem seu site. http//www.reverbnacion.com/jhonnydragon.

Com um curriculum bem rechonchudo a Ítala está sempre correndo atrás, com muita garra e talento. A frente do grupo QUIRONOMIA já assinou vários espetáculos, dentre ele ROMÃO E JULINHA, uma adaptação inspirada na tragedia romantica Romeu  e Julieta. Um dos espetáculos potiguares mais bem cuidados. Um figurino delicadíssimo além de belo. Sucesso para ela e que venham muitos projetos de qualidade.







Rosinaldo Luna

DIA DO ATOR


Hoje é um dia muito especial. Para quem não sabe é o DIA DO ATOR.
Esse profissional apaixonado, sonhador e na grande maioria dos casos carente e desrespeitado.
Vive sempre uma via crucis e cheio de probelmas financeiros.
Espero que um dia todos nós possamos viver dignamente de nossa arte. Que os produtores e gestores consigam olhar para nós com mais respeito e que o mercado possa, finalmente tratar a todos com o mesmo respeito. Que  consigamos colocar nossos espetáculos em pauta e que consigamos pautas nos teatros. Que os patrocinios venham e que nos permitam realizar bons projetos .
Então, para todos os guerreiros atores PARABENS PELO DIA DO ATOR.


Rosinaldo Luna

12/08/2011

Futebol americano em São Paulo do Potengi

DIARIO DE NATAL




Esportes

Edição de quinta-feira, 11 de agosto de 2011



Bulls potiguares 








A cidade de São Paulo do Potengi, distante 76km da capital Natal, promete se tornar a capital potiguar do futebol americano. Uma das mais tradicionais equipes do esporte no Rio Grande do Norte, o Bulls Potiguares, já adotou a cidade como sua nova casa e neste sábado (13), às 16h, fará sua primeira partida oficial no Estádio Augusto Gomes da Rocha, que está sendo adaptado para a prática do futebol mais popular dos Estados Unidos, contra a equipe do Ceará Cangaceiros, de Fortaleza-CE, em jogo válido pela Liga Nordestina de Futebol Americano (Linefa). Durante esta semana alguns integrantes da equipe estiveram em São Paulo do Potengi realizando apresentações do esporte nas ruas, escolas e na praça pública. Tradicional nos Estados Unidos, o futebol americano vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro, nordestino e norte-riograndense, como destacou a edição de 12 de junho de O Poti. Na publicação, o jogador e técnico do Bulls Potiguares, Alysson Luiz, fala que uma das grandes dificuldades do esporte éa falta de incentivo das entidades públicas e privadas. Em entrevista ontem ao Diário de Natal, porém, ele enalteceu a iniciativa pioneira da cidade da região Agreste, que pretende se tornar referência no esporte. "Estamos sendo muito bem acolhidos aqui", disse. O secretário de esportes do município, Ewerton Vieira, disse que os atletas irão desfrutar de toda infraestrutura necessária para a partida deste sábado, desde transporte, alimentação e hospedagem, para o grupo que já está na cidade, em uma pousada de São Paulo do Potengi. "Estamos dando um apoio para o pessoal para que a cidade possa conhecer mais uma modalidade esportiva", salientou. O Estádio Augusto Gomes da Rocha, palco da partida, tem dimensões de 110x60m, iluminação, vestiários e está sendo demarcado de acordo com os padrões oficiais da Linefa para a prática do futebol americano. (LX)

Enviado pela Ilma. Sra. Izete Campos.

Fico feliz pela oportunidade dos jovens participarem de novas modalidades esportivas. Falta para completar, que os getores também se voltem para o incentivo à CULTURA e verdadeiramente promovam o fomente dos saberes do povo.

 

09/08/2011

Pânico invade velório de Amy Winehouse.

Nada contra, nem a favor, de certos programas ditos "humorísticos" da tv. Porém, acredito que tudo tem um limite e acima de tudo, mesmo com o consentimento das "vitimas" destes "humoristas" apresentarem suas caras em seus quadros engraçadinhos, ainda deve se pensar no espectador que nem sempre está afim de ver as grosserias e falta de gosto de certos quadros. É preciso que os produtores caiam em si e vejam que sucesso não é sinonimo de "tudo posso". É preciso respeitar o públcio e principalmente o indivíduo.

O programa pânico levou ao ar ontem, o programa onde invadiram o velório da cantora Amy Winehouse e divulgaram fotos na Tv. Mesmo em tom sóbrio o fato pegou muito mal e foi ruim pro programa. Bem feito!

Pegou mal pacas. A divulgação das fotos do humorista Daniel Zukerman e do produtor André Machado no funeral de Amy Winehouse, há cerca de duas semanas, teve uma repercussão tremendamente ruim. Choveram comentários negativos por toda a internet. Teriam os caras ido longe demais?


O "Pânico na TV" acusou o golpe. A matéria sobre a invasão só foi ao ar ontem, quando o assunto já havia esfriado. O tom foi quase sóbrio, de "homenagem" à cantora. E a vítima da invasão foi convenientemente deslocada: agora se tratava de uma "trollagem" à imprensa internacional, essa malvada.


Ainda disseram no começo da reportagem que os alvos do golpe eram os tablóides britânicos, o cachorro morto do momento. No final, mais críticas aos paparazzi e ao tratamento sensacionalista que Amy recebeu, tanto na vida como na morte. E ainda teve fãs cantando "Rehab" no YouTube, olha só que coisa mais fofa.
Que falta de respeito!

Uol-Noticias

Não sou fã da Amy, porém tenho profundo respeito pela artista. As consequencias que a levaram à morte foram a soma de muitos e inúmeros fatores. Porém, aqui falo sem vergonha nenhuma;Talvez minha "caretice" tenha me tolhido e deixado de conhecer uma grande artista que além de talento para os escândalos ainda praticava a boa qualidade musical e perdi muitos momentos bons desta artista tão intrigante que agora, após sua morte estou ouvindo com mais atenção.

Sem problema, talvez tenha uma certa atração pelos artistas mortos. Muitos me chegaram após morrerem. Elis Regina foi assim, depois de morta é que consegui ver a grandiosidade de sua musica e o tamanho do seu talento.
Graças a Deus que naquela época estes tipos e programas não existiam no Brasil e não houve nenhum programa de mau gosto "invadindo a dor dos amigos e fãs" me seu velório.

Que coisa feia Pânico!

Rosinaldo Luna
fonte Uol noticias.




07/08/2011

Entrevista da Diana Fontes ao Diário de Natal.

Sou muito fã da coreografa e diretora Diana Fontes. O sucesso do 3o. Encontro de Dança Contemporânea do RN, deve principalmente à sua garra e determinação. O Diário de Natal publicou um entrevista maravilhosa com a artista. Por outro lado, também o repórter Sérgio Vilar dá show na redação e resultou na matéria a seguir.

A 3ª edição do Encontro de Dança Contemporânea do Rio Grande do Norte (encontrodedanca.com) teve início segunda-feira e segue até domingo com uma proposta clara: popularizar e tornar a dança compreensível ao grande público para então pensar em tradição e só assim construir caminhos sólidos para a evolução do setor. A programação contempla apresentações de grupos locais e convidados nacionais, além de palestras com alguns expoentes da dança no Brasil e Portugal. O Teatro Alberto Maranhão recebe os espetáculos locais e nacionais até sábado, sempre a partir das 20h30. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia). O outro palco do evento é a Casa da Ribeira, sempre às 16h, com apresentações locais, palestras e acesso gratuito. A programação na Casa da Ribeira segue até domingo, quando se insere no projeto Circuito Cultural Ribeira. Em ambos os palcos, o intuito de fundamentar a discussão sobre a dança contemporânea no estado. Quem fala mais é a coordenadora geral do Encontro, a diretora de teatro Diana Fontes.



Qual a discussão pertinente para a dança potiguar agora?



O Encontro sempre tem um mote. O primeiro foi sobre o que era a contemporaneidade e qual o processo para o bailarino. O segundo, recaiu em cima da estética e ética da contemporaneidade. Nesse terceiro o mote é Tradição e Contemporaneidade: parceiras ou antagônicas?.



E qual o resultado prévio?



Na dança existe muito essa coisa de se dizer "bailarino contemporâneo", de ter liberdade de criar à sua maneira. Será que dessa forma ele não se fecha cada vez mais em um gueto? É o seu falar, sua forma de se expressar, mas para quem? Muitas vezes o público em geral - o nosso foco - se assusta com essa liberdade. Então, se torna uma arte não-entendível. Onde está a comunicação? É preciso respeitar o tempo do público ou o bailarino vai continuar sem público, sendo gueto. Essa busca é em todo o Brasil, em todas as esferas. Queremos um produto de massa. Eu quero popularizar a dança em meu Estado, mas com qualidade, que é diferente de massificação. A liberdade é massa, mas tem que ter um lucro. Penso que a contemporaneidade funciona como uma grande espiral: ela gira, informações giram, são intensas, mas se não tiver um núcleo, ela voa, se perde no ar.



Há um macete para o público começar a entender dança?



O público se identifica se você tiver identidade naquilo que está fazendo. Pode ser correndo, parado, dançando. Ele percebe, mesmo que à sua maneira. Essa identidade buscamos pela liberdade de criação, mas a partir da gama de informações do hoje sem tirar o pé do barro, da história. É o olha interno. Agora, se acha que dança contemporânea é livre e se faz o que quer, não dá. A contemporaneidade exige um processo que inclui a liberdade e referência. As informações chegam muito rápidas. Ou você identifica essas informações e elabora um mix com suas referências pessoais ou você e o público se perdem em um abismo. Um exemplo: Chico Science estourou porque mixou a contemporaneidade com a referência dele. Cleber Oliveira, que tocou ontem, une a música eletrônica com tambores. Por mais que tenha rodado o mundo e hoje esteja na Alemanha, a sua música é presente e aceita pelo público.



O TAM tem aberto mais a pauta às escolas de dança?



As escolas de dança são extremamente importantes, mas não devem ser vistas como trabalho profissional. Aquilo é dança em formação. É preciso mostrar trabalhos profissionais. Veremos excelentes trabalhos nacionais e locais nesse Encontro. O TAM é o teatro oficial da cidade. Precisamos receber grandes espetáculos de fora. Agora, precisamos utilizar os espaços alternativos para transformar os espetáculos em temporadas. Aí há sistematização e abertura de edital ao setor. E teremos mais incentivo para criar. Muitos desistem porque já entram devendo. Gestores entrariam com equipamento e nós com o produto. Aí se cria público e a dança vira produto com mercado. Meu trabalho é um produto.






Edição de quinta-feira, 4 de agosto de 2011

06/08/2011

Brasil: Edital para escolha 45 artistas - até 21/08



Atenção galera de música. Essa é para voces. Este edital é muito interessante e gostaria de ver nossa Kristal, Isaac Galvão e outros músicos talentosos daqui vencendo este. Leiam se inscrevame boa sorte.  

Seleção nacional recebe, entre 4 e 21 de agosto, inscrições de músicos interessados em integrarem-se a rede com ações em todas as regiões do país

Conexão Vivo lança a versão 2011/2012 de seu Edital Nacional De Seleção Artística. Até 21 de agosto, músicos de todo o país terão oportunidade de se inscrever no edital, que garante aos selecionados a sua participação na rede do programa, uma das maiores plataformas de incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva cultural no Brasil.

Serão selecionados 45 artistas, sendo 30 de música cantada e 15 de música instrumental. Os escolhidos pelo edital participarão de um circuito de shows e atividades formativas que inclui as cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Florianópolis, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz, São Paulo e Vitória, entre os meses de setembro de 2011 e setembro de 2012.

“Nosso intuito é fazer com que os investimentos da Vivo em cultura representem uma celebração da riqueza e da diversidade cultural brasileira, permitindo um maior intercâmbio entre artistas de diferentes localidades. Queremos criar redes que possibilitem aos diversos agentes culturais a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a evolução do mercado cultural brasileiro”, explica Marcos Barreto, gerente de Desenvolvimento Cultural da Vivo. O programa promove ainda a veiculação e distribuição gratuita dos conteúdos gerados dentro e fora do país por meio de dispositivos móveis, web, rádio, TV e demais mídias físicas convencionais.

Inscrições - As inscrições do Edital Nacional De Seleção Artística Conexão Vivo são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo portal www.conexaovivo.com.br. Qualquer músico pode se inscrever, individualmente ou como representante de grupo ou conjunto, desde que possua perfil no portal com, pelo menos, duas músicas completas, release/currículo e foto. O edital acontece via internet, por isso não há necessidade de envio de material físico. Além disso, não há restrições: os trabalhos podem ser autorais ou versões, assim como instrumentais ou cantadas em qualquer idioma.

Após o encerramento das inscrições, haverá uma pré-seleção realizada por um conjunto de profissionais da música, que entregará 250 nomes para a avaliação final. Estes serão selecionados por uma nova equipe de curadoria, além de serem submetidos a de votação popular.

A curadoria utilizará critérios como o respeito à diversidade cultural brasileira, a singularidade e a autenticidade das obras apresentadas, aspectos técnicos de execução (performance) e produção, conteúdo poético, ritmo, melodia e harmonia, além da trajetória artística e cidadã do artista.

A escolha do público se dará por meio do portal www.conexaovivo.com.br, nas redes sociais ou via dispositivos móveis, a critério da comissão organizadora. Serão eleitos seis perfis artísticos que participarão do Conexão Vivo, sendo três artistas de música cantada e três artistas de música instrumental. A votação popular será realizada entre os dias 25 e 31 de agosto de 2011.

Histórico – A primeira edição do Edital nacional de artistas do Conexão Vivo foi realizada em 2009 e contabilizou inscrições de músicos de 23 estados. Em 2010, o Edital recebeu mais de 1.300 inscrições de artistas e 42.267 votos na escolha popular. Os selecionados tiveram a chance de mostrar seu trabalho ao vivo em shows pelos estados de Minas Gerais, Bahia e Pará, entre abril e novembro do ano passado.

Dentre os contemplados pelo edital 2009 estiveram nomes como Cérebro Eletrônico (SP), Eddie (PE), Marcelo Jeneci (SP), Nina Becker (RJ), Orkestra Rumpilezz (BA), Pio Lobato (PA) e Wado (AL), além de diversos outros artistas em que o Conexão Vivo apostou e que tiveram em 2010 um momento especial em suas carreiras, com a consolidação de seus trabalhos.

Conexão nacional - Os shows constituem a parte mais visível do Conexão Vivo, mas o programa vai muito além disso, com um esforço contínuo por enlaçar e estreitar relações entre agentes atuantes nos elos fundamentais da cadeia criativa e produtiva da música.

Em 2011, são 150 projetos incentivados em sete estados dos país, selecionados por edital, entre espetáculos, oficinas, debates e seminários, projetos de gravação de CDs e DVDs, circulação de artistas e turnês, apoio a estúdios,  programas de TV e rádio.
Pensado e construído coletivamente desde 2001, em Belo Horizonte (MG), o programa encontra-se em fase de expansão nacional, lastreado por alianças estratégicas com iniciativas relevantes e estruturantes para o setor. O objetivo é criar condições de integração a uma rede colaborativa, regional e nacionalmente, capaz de contribuir para a estruturação e desenvolvimento de carreiras artísticas de forma sustentável.

As ações regionais, por estado, articulam-se entre si e passam a compor um circuito cultural e nacional, que envolve tanto capitais como cidades-pólo do interior, num amplo e contínuo intercâmbio de ideias e trocas artísticas, oferecido pelo convívio com gestores, produtores e jornalistas, além de um público expressivo, formado pela população de cidades muitas vezes excluídas das rotas habituais de shows.

Edital Nacional De Seleção Artística Conexão Vivo Inscrições abertas para artistas brasileiros
De 4 a 21 de agosto de 2011
Mais informações: www.conexaovivo.com.br

Fonte: Blog Editais Culturais.

10/07/2011

Publicado edital do Fundo de Incentivo à Cultura


O Fundo de Incentivo à Cultura, este ano vem com novidade; o valor é o dobro do disposto em relação ao edital 2010. Uma boa noticia para a classe artistica. Mais ainda é pouco visto o numero de grupos e projetos. Os valore são bem pequenos para cada proposta, mas já é alguma coisa se lembrarmos que até um dia desses não tinhamos nenhum meio de conseguirmos partocínio. Contudo, isto cria uma certa dificuldade.
Lembro-me que há alguns anos, saia com uma "pastinha embaixo do braço" e conseguia sempre apoios ou patrocinios. Hoje fica difícil, quase sempre não se consegue. Os empresarios locais têm muita dificuldade em investir em cultura, as empresas de fora não se interessam por projetos pequenos. E assim vamos nós. Pra ser sincero, desconheço uma empresa no RN que disonibilize verbas para promoção e patrocínio cultural. Com exceção da COSERN, que mantém um fundo para a cultura.

A prefeitura está com as inscrições abertas para o fundo Patrimônio imaterial, organização e recuperação de acervos, incentivo às artes cênicas, fomento à produção de novas linguagens artísticas e produção audiovisual são os cinco focos priorizados pela edição 2011 do Fundo de Incentivo à Cultura - FIC, cujo edital foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Município. As inscrições estarão abertas entre os dias 11 de julho e 25 de agosto, e os projetos contemplados irão dividir os R$ 400 mil disponibilizados pela Prefeitura este ano - o dobro do valor destinado ao FIC em 2010.

Os interessados em concorrer ao prêmio podem ser pessoas físicas ou jurídicas, devidamente registradas no Cadastro Municipal de Entidades Culturais - CMEC, e cada proponente poderá apresentar apenas um projeto. Gerenciado pelo Conselho Municipal de Cultura, responsável pela formatação do edital, o FIC prevê a seguinte destinação de recursos por área: R$ 60 mil para patrimônio imaterial, onde cada projetos deve obedecer o limite de R$ 15 mil; propostas para recuperação de acervo vão levar R$ 40 mil, com projetos limitados em R$ 10 mil; R$ 50 mil para novas linguagens, e R$ 10 mil por projeto; R$ 120 mil para financiar projetos de artes cênicas até R$ 24 mil; e R$ 130 mil para o audiovisual, cujas propostas não podem ultrapassar os R$ 26 mil.

De acordo com o edital, os critérios de avaliação dos projetos são norteados pela originalidade e conceito; capacidade de realização e análise do currículo do proponente; viabilidade econômica; formação de plateia; capacidade do projeto ser multiplicado; e perspectiva de continuidade.

Para evitar o que ocorreu em 2010, que atrasou em mais de quatro meses o repasse de recursos ao contemplados, os orçamentos encaminhados devem considerar o recolhimento de impostos. O prazo para execução dos projetos é de doze meses, contados a partir do pagamento do edital. No site da prefeitura voce vai encontrar o formulário para preenchimento que também poderá ser retirado na Secretaria Executiva do CMC, que funciona na sede da Fundação Cultural Capitania das Artes. Visitem a página eletrônica da Prefeitura: www.natal.rn.gov.br.
Rosinaldo Luna

CULTURA DO RN: Ordem do Mérito Cultural 2011

As vezes me pego com alguns assuntos e artigos que são interessantes para o público deste blog, e por várias vezes fico na dúvida se devo ou não publicar. Porém alguns, pela importância e/ou qualidade blogo. O artigo postado aqui tem fonte no blog cutura do Rn. Este blog, é editado pelo grande Fabio Lima. Nosso representante no MINC. Fábio foi vice-diretor da FJA e agora lidera a representação do MINC em Recife. Muito bom para os artistas potiguares, que além de terem um representante do estado num órgão de importancia vital para o fomento a cultura, ainda pode ter acesso facil ao mesmo.
Este artigo foi publicado pelo Fabio no seu blog e tomo a liberdade de posta-lo aqui para quem interessar.
Rosinaldo Luna.
CULTURA DO RN: Ordem do Mérito Cultural 2011: "Ordem do Mérito Cultural 2011 Minc já está recebendo inscrições dos indicados ao prêmio deste ano A escritora e jornalista brasileira Pat..."