03/06/2014

A arte de São Paulo do Ptengi


Quem vive e mora em São Paulo do Potengi há mais de dois anos deve sentir a diferença em relação e efervescência cultural do município.
Já falei várias vezes sobre o incômodo que me causa uma frase que parece ter sido tombada em nome dos potengienses; "São Paulo do Potengi não tem cultura" Pessoal, a frase por si já é equivocada. 
Não existia promoção, fruição, oferta de produtos culturais, isso sim.
Não existe uma sociedade sem cultura, existe povo sem educação, sem conhecimento, sem acesso à cultura, porém povo sem cultura não existe. A cultura é o povo, seus costumes, hábitos, tradições. A forma como senta, como caminha, como se porta é cultura. A maneira e os utensílios utilizados para cozinhar é uma manifestação de cultura. O jeito de falar,  comer, dormir é cultura. Então já passou da hora de erradicarmos do nosso dicionário a frase citada acima. Tanto por ser uma frase equivocada, quanto por essa realidade de escassez de mostras culturais estar acabando. 
Mesmo ainda de forma tímida, os eventos culturais estão acontecendo. Do ano passado para cá, já aconteceram inúmeras interferências culturais bestante significativas: Carnaval de todos,Paixão de Cristo 2013, São João de Todos, Desfile temático do 7 de Setembro, II Conferência Municipal de Cultura, Auto do Natal, Paixão de Cristo 2014 além dos inúmeros projetos e apresentações culturais realizadas pelos programas, serviços e escolas da cidade. O último desse tipo foi a performance ANJOS, encenada na praça Monsenhor Expedito na sexta feira 29 de maio de 2014. O texto baseado no caso Aracelly, levou um tema polêmico e fechou a programação realizada pela Sec. Municipal de Assistência Social que discutiu durante toda a semana o abuso e violência sexual contra a criança e o adolescente. O texto e direção de Rosinaldo Luna, trouxe uma mensagem de conscientização, não só em relação ao abuso mas também a questão das drogas e os caminhos que esta poderá levar.
Foi uma semana de intensa programação que incluiu palestras e fóruns promovidos pela Sec. de Assistência Social liderada pela Secretária Vênus Cavalcante e sua equipe.
O elenco contou com o talento e disposição dos atores Nerivan Silvestre, Uilton de Oliveira, Mahelly, Lavínia e Joab, além de adolescentes assistidos pelos programas AABB-Comunidade, PETI e pro-jovem.
Com essas ações, o fazer cultural vai se firmando solidamente. Já estamos iniciando o processo de montagem do AUTO DE NATAL 2014. Venha tomar parte nesse evento você também.

Rosinaldo Luna
Performance ANJOS

Campanha da dengue - AGENTES EM AÇÃO

Paixão de Cristo 2013

Vita Cultural

Oficina de Máscaras CAPS 1
Paixão de Cristo 2014
Paixão de Cristo 2013
Paixão de Cristo 2014
Auto do Natal 2013
Auto do Natal 2013
Auto do Natal 2013
Caravana da Cultura Marista
Bloco os papangús 2014