30/04/2011

Tribuna do Norte | "Acho que viver de música é difícil em qualquer lugar", diz Rejane Luna

Tribuna do Norte | "Acho que viver de música é difícil em qualquer lugar", diz Rejane Luna

Para pensar!


Delegados na II Conferência Estadualde Cultura, Rosinaldo Luna, Stefani Campos, Gilvan e o novo Representante do MInc no Nordeste, Fàbio Lima.

Estou preocupado com a parada brusca que o movimento cultural está sofrendo. Durante o governo do presidente Luna, principalmente nos dois últimos anos, o processo de discussão em todo do fazer artístico foi acirradíssimo, fazendo com que muitos de nós acreditássemos piamente que ‘agora sim, vai ser verdade, vou poder sonhar em viver da minha arte’, porém agora estou na dúvida. Tudo parou as conferências, as reuniões, os encontros não estão mais sendo divulgados. Pior ainda aqui no snosso estado, parece que cultura não tem realmente importância e que os gestores das entidades culturais estão lá pelo único motivo de ser agregado político de algum político.
Será que isto procede? Não, sei, nós já tivemos administradores de teatro que eram aletriciasta, colunista social, e outros especialistas que tinham muito a acrescentar, mas que não eram sequer admiradores da arte. Lembro que na segunda conferência estadual de c ultura que aconteceu em 2009, saímos de lá com a certeza que estaríamos em maio nvametne discutindo o resultado das propostas priorizadas na conferência estadual. Nunca, nunca mesmo houve sequer um contato, uma intenção de realizá-la.
Os editais de apoio a cultura, nem pensar. Você acesa o site do ministério da cultura, e vai ver que a maioria dos estados estão sim com seus editais durante todo o ano. Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, e até Sergipe, um estado com um território menor que o nosso está lá, propondo ao artista que apresente projeto, pois têm patrocínios par tais propostas. No Rio Grande do Norte é uma vergonha, não tem edital e quando acontece fica como o Festival Agosto, onde o pagamento dos cachês para serem realizados é um deus nos acuda o pagamento dos pontos de culturas, outra dor de cabeça. Ou seja, nossos gestores não estão ou não querem compromisso com a cultura, e que certamente o cargo, a pompa de ser diretor de um órgão cultural, é só mais um cargo sem a responsabilidade em desenvolver o que propõe o cargo.
No âmbito nacional não é diferente, parou tudo. Até os cursos em parceria com FGV, estão parados. Eu estou esperando há um tempo que aconteça o segundo momento da oficina de nivelamento em gestão e elaboração de projetos realizado pela FGV e o MInc. Até agora não veio nenhum comunicado além do que avisava sobre a suspensão do curso até segunda ordem, basta saber quem dá a segunda ordem. Uma pena, pois para nós artistas é imprescindível esse tipo de aperfeiçoamento.
Esta ausência faz artistas como Diana Fontes, Costa Filho, ficarem com seus projetos correndo o risco de não irem ao ar por falta de patrocínio.
Tenho contatos com produtores de todo o Brasil, e todos estão com patrocinadores ávidos por projetos para patrocinar, porém, quando vem pro RN nenhum empresário se interessa! Será que não é a hora de os gestores e nós artistas propormos uma conversa, um fórum, conferência um bate papo com esses empresários para mostrarmos o quanto é importante e que o mercado cultural é muito rentável?
Acredito que todo artista já passou pela sensação de estar pedindo esmolas, e muitas vezes desrespeitados pelos empresários menos sensíveis?
Então pergunto, será que o artista potiguar é menos importante que os seus compatriotas? Ou somos uma classe desorganizada e egoísta que vivemos trancadas dentro de nossas próprias armaduras?
Só podemos mudar esse cenário quando o artista reunido, forçar o poder público a além de investir, der a resposta para nossas necessidades.
Não é cabível um estado onde inaugura-se um teatro onde o artista local não pode entrar. O teatro Riachuelo é a maior agressão ao artista potiguar por ser tão inacessível. O Conselho Estadual de Cultura e Municipal também, não existem? È preciso que essas entidades entrem em defesa do artista. Tenho um pensamento que diz o seguinte: Todo empreendimento comercial aonde venha a existir três salas de cinema que uma destas salas seja um espaço para cine-teatro, eonde forem projetadas acima de quatro salas de cinema, exista um teatro, e que essas empresas ofereçam propostas para a de formação de platéia em conjunto com os conselhos e artistas da terra.
É injusto para todos nós que um espetáculo com a qualidade do Dolores da Cláudia Magalhães e o Isaac Galvão, talvez não suba ao palco do Riachuelo, mas que um grupo de comédia stand AP, venha aqui, sem cenário, sem maiores despesas e cobrem ingressos caríssimos, enquanto nós sofremos para colocar um espetáculo a R$ 20,00 no TCP ou no TAM, e que mesmo assim não dá público. Espetáculos de qualidade superiores a muitos que vem do eixo Rio e São Paulo não encontram espaços para suas apresentações.
Gostaria de propor uma conversa para cobrar tudo isto dos gestores. Quem acompanha o PNC, sabe que as propostas existem e são viável, o vale cultura, os editais, a mais cultura tudo propõe uma qualidade e movimentação para o artista. E isto tem um tempo para estar funcionando plenamente, é 2018. Neste ano todo o sistema deve estar funcionando e atendendo às necessidades do artista e do povo. Mas se não nos movimentarmos, o governo irá fiar parado no tempo e na elaboração de projetos que visem a aumentar ou criar impostos para financiar a corrupção e pagar as mordomias dos políticos e nós continuaremos à margem.

Pensemos nisso.


Rosinaldo Luna




Eu quero a sorte de uma amor tranquilo
Com sabor de fruta mordida.
Nós na batida,
No embalo da rede
Matando a Sede na saliva.

Cazuza.
By
Rosinaldo Luna

29/04/2011

Libertem Ai Weiwei!

Avisem aos amigos, compartilhem nas comunidades e vamos assim romper a barreira do governo chinês que arbitrariamente prende o mais importante artista da atualidade e sumiu com o mesmo. Nem a família, nem seus advogaods sabem do paradeiro apesar de o governo ser obrigdo por lei em comunicar o paradeiro de presos na china.
è importante que todos nós artistas criemos uma corrente contra a censura, contra a ditadura de grupos do poder que abusivametne tomam nossos destinos nas nmãos e manipulam vidas em nome do poder.
Vejam que no oriente méido os governos autoritários estão caindo, o povo está querendo liberdade, de expressão, de ir e vir e de expresar sua arte.

"Temeroso pelos protestos pró-democracia que têm varrido o mundo, o governo tem reprimido centenas de artistas, intelectuais, estudantes e cidadãos chineses críticos ao governo. Mas ao redor do mundo, artistas e amantes da arte começaram a se manifestar em solidariedade a Ai.

A elite chinesa é uma grande consumidora de arte contemporânea, e está planejando uma grande feira de arte em Beijing. Se artistas e galerias internacionais permanecerem distantes da China até que Ai seja libertado, eles atingirão o regime. Vamos construir uma onda global massiva de apoio para que os principais artistas e galerias parem de exibir suas obras na China até que Ai Weiwei seja libertado. Nós entregaremos a petição na próxima Bienal de Veneza e em outras mostras."

Obs: O artigo está circulando na internet e faz parte de uma campanha que pretende pressionar o governo chinês a libertar o artista.

Rosinaldo Luna.

Um casamento de príncipe.




Perfeição e detalhes, essa é a tônica inglesa. Desde a pontualidade britânica, folclórica e conhecida em todo o mundo aos protocolos seguidos à risca. O tempo rigorosamente seguido, minutos, segundos, nos dá a sensação de respeito e compromisso com o povo.
Nenhum atraso, nem os segundos que a princesa Diana atrasou renovaram-se no casamento do Príncipe William, ou melhor, tudo foi diferente. Tudo mais clean e sóbrio, e principalmente mais elegante.
Lembro ainda de algum detalhe do casamento da Diana, começando pelo vestido elegante e sóbrio. Perfeito.
A Rainha demonstrando um semblante tão lindo que até aprece minha avó. Deu vontade de dar um abraço e pedir colo. Se não fossem os protocolos acho que ela seria uma avó maravilhosa, dessas que sentam no chão com os netinhos e viram os bichinhos das estórias infantis.

Agora os chapéus... Vou te contar, será que as mulheres inglesas pensam que as alegorias usadas no casamento é bonito? Tão extravagantes que nem no carnaval do rio se acha cabeças de passistas tão extravagantes. Os das netas da rainha que o diga.

A cumplicidade entre os noivos, principalmente o príncipe, é outro aspecto que destoa dos pais dele. Enquanto Diana tinha cara de quem estava indo à forca, o que não foi diferente para ela, a princesa Katharine, manteve-se altiva, tranqüila e linda. Outro detalhe, os dois formam um casal lindíssimo, enquanto que a feiúra do príncipe Charles destoava com a beleza da princesa Diana. A gente pôde ver que o príncipe está apaixonado, está nos olhares que dirigia a ela.
Mas os protocolos são muitos e acho que é preciso fazer uma faculdade de formação para serem príncipes e princesas. Até o aceno é controlado. A mão não pode ficar muito acima do ombro, a Rainha não pode cantar os hinos da igreja, etc, etc, etc... A princesa não vai poder chorar em público, não usar o cabelo solto nem jogar banco imobiliário e tem que andar sempre dois passos atrás do marido. Se a rainha não estiver com fome ninguém come, pois não se pode iniciar a refeição antes da Rainha e nem continuar comendo após a mesma parar de comer, ou seja, se ela não for com sua cara você morre de fome, uma tortura.
Outro protocolo intrigante, a princesa tem obrigatoriamente que trocar de roupa três vezes por dia e não pode repetir nenhuma peça. Bom, sobre a obrigatoriedade dsicute-se, pois Diana descumpriu várias vezes. Bom, em se falando de Diana tudo era desobediência e quebra de protocolo, pois trocou de parceiro sexual algumas vezes, mesmo casada com o príncipe Charlie.
Mas no fim das contas todos nós meros mortais gostaríamos de seu príncipe ou princesa ao menos por um dia, afinal esse imaginário preenche nossas fantasias desde a infância. Elegemos o par ideal de príncipe encantado ou a princesa dos meus sonhos, Jesus Cristo como Rei dos Reis, e estamos em pleno século XXI venerando a mais popular monarquia do mundo. Somos mais de dois bilhões de pessoas acompanhando pela TV ou internet o casamento da realiza, um sucesso de público e crítica.
E agora mais de um milhão de pessoas estão em frente aos portões do palácio de Buckingham somente para ver o beijo real, pois na igreja o noivo não pode beijar a noiva, mas todo mundo espera o momento especial no balcão do palácio. O buquê da noiva não é jogado para os convidados, mas depositado no memorial dos soldados mortos. O beijo tão esperado saiu com forma de selinho com direito a repeteco, este um pouquinho mais demorado coroado com um vôo razante dos aviões da real força aérea britânica que tradicionalmente saúda os noivos. Agora o casal vai morar em uma ilha nos país de Gales onde o príncipe Willian trabalha como piloto de elicóptero de resgato na força aérea.
Enfim, casaram-se, foi lindo e o povo inglês está de parabéns pelo casal elegante e belo que hoje representa.
Portando a filha de casal de aeronautas hoje recebeu o titulo de duquesa de Cambridge. E eu estive lá, na cerimônia, só não fui convidado para a recepção no castelo de Bachingan, mas o Obama não foi convidado nem pra cerimônia.



Rosinaldo Luna.

26/04/2011

Teatro em São Paulo do Potengi


É complicado falar. Mas fazer teatro na terrinha de maneira séria é muito difícil. Claro que nos últimos tempos  novas idéias estão surgindo e que de alguma forma contribuirá para o retorno do movimetno cultural no município.

A companheira Ester conseguiu aprovar dois projetos culturais e assim aos poucos o movimento retomará o seu lugar. A cidade novamente deverá sofrer um "bum" e relembrar os áureos tempos do Grupo Raízes.
Por outro lado, o professor Wallace está montando trabalho de teatro educativo sobre a dengue em parceria do Jhonatas Farias, que escreveu o texto, montará e apresentará por esses dias.
Eu havia dito que não mais falaria de cultura em São Paulo do Potengi, mas acho qeu vale a pena divulgar que apesar da falta de interesse dos gestores, o povo está se mobilizando.
Em relação à cultura desenvolvida pelo governo local, conheço e dou meu aplauso para a Secretaria de Ação Social que vem sempre contribuindo com espetáculos, mas está na hora de realizar espetáculos de verdade para atrair gente, gerar emprego e renda e divulgar o nome da cidade.

Sem pretencionismos, Nova Gerusalém era apnas um pedaço de chão seco, como quase toda o semi-árido, e um visionário achou qeu alí no meio da caatinga, aquela imensidão seca podria transformar ser o cenário de uma grande fonte de renda e está ai.

Nova Jerusalém, o maior teatro a céu aberto do mundo, nordestino e forte como o nosso povo. Então porque São Paulo do Potengi tem que ter apenas movimento isolados e tímidos do fazer cultual?
A terra de Antonio Aleixo, do Maestro Tiãozinho, do mestre Esmerino Cassimiro e do F. Silva, merece ser mais bem cuidada o olhada com carinho. Espero que com os novos mecanismos de incentivo esse povo consiga procuzir cultura de qaualidade.
Vamos torcer e esperar.
À todos um Bom Espetáculo.

RosinaldoLuna

Teatro


Vamos ao teatro.
Todos ao teatro .

Amar


Só quem conhece a dor de amor
Sabe realmente o qeu é amar.

Nota oficial divulgada por Chico César:


Quero transcrever aqui a nota oficial divulgada pelo Chico César sobre a polêmica de não contratar artistas e bandas para tocarem o São João da Paraiba, e veja se ele não está coberto de razão. Chamam-o de intolerante, e outras coisas mais,  com a inteligência de um grande mestre, que ele é, divulgou nota que diz o seguinte:

Leia nota oficial divulgada por Chico César:
Tem sido distorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição. São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava "Zezé, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver".
Intolerância é excluir da programação do rádio paraibano (concessão pública) durante o ano inteiro, artistas como Parrá, Baixinho do Pandeiro, Cátia de França, Zabé da Loca, Escurinho, Beto Brito, Dejinha de Monteiro, Livardo Alves, Pinto do Acordeon, Mestre Fuba, Vital Farias, Biliu de Campina, Fuba de Taperoá, Sandra Belê e excluí-los de novo na hora em que se deve celebrar a música regional e a cultura popular”.
Secretário de Estado da Cultura – Chico César

Esse é um baixinho que merece estar onde está, e se a pressão política não conseguir convencer o governador a exonerá-lo, a política tem disso, está igualmente de parabens.  Chega de pornofonia, chega de bandas de um só vocalista e de tanta vulgaridade ,m letras, em dança e em tudo.
Parabéns Grande Chico César.


Rosinaldo Luna

25/04/2011

Que bommmm!

Tantas visitas na páscoa, que bom. Ador receber os amigos, porém escrevam aqlguma coisa, falem para saber que esteve me visitando ok? Comentem, podem criticar claro.