04/02/2014

TEATRO POTENGIENSE EM NOVA MONTAGEM; PAIXÃO DE CRISTO 2014

 

O grupo TEATRO POTENGIENSE está novamente correndo em busca de novos rumos. E o novo projeto é a montagem de A PAIXÃO DE CRISTO - A ANATOMIA DE UMA PAIXÃO.
O espetáculo tem adaptação livre do diretor Rosinaldo luna e será encenado em praça pública. O público terá a oportunidade de assistir um espetáculo diferente, moderno, contemporâneo e cheio de truques.
Quem for assistir o trabalho do grupo irá se surpreender. Só para se ter uma ideia, o grupo pretende realizar alguns truques no palco.
Com uma concepção pop rock e um texto dinâmico, o espetáculo terá uma média de setenta pessoas em cena: atores, bailarinos e figurantes.
Porém nesse momento o grupo necessita reunir o maior numero de pessoas interessadas em participar da atividade e conhecer de perto o processo de montagem de um espetáculo desse porte. São eletricistas, marceneiros, mecânicos, costureiras, pintores, artesãos. Se você gosta de qualquer uma dessas atividades venha somar conosco e realizar o maior espetáculo do potengi.
A reunião acontece nessa quarta-feira, 05 de fevereiro na antiga sede do PRO JOVEM, churrascaria. Estaremos aguardando você e sua turma a partir das 19 horas.


Carlão Mipibú (Pilatos) e Verônica Lopes (Cláudia Procura)

03/02/2014

Caravana Cultural Marista.

Semana passada recebi uma mensagem de um amigo me falando sobre a Caravana Cultural Marista. Um projeto itinerante de cultura realizada pela instituição e que visita algumas cidades selecionadas. São apenas três cessões por ano. Chegando em São Paulo do Potengi, A Sra. Geisa Rocha me encontrou e marcamos para conversar. E recebi dela a mesma informação que me repassou o Xavier. Sobre a Caravana Cultural Marista. Geisa é a coordenadora do centro de artesanato. Uma mulher comprometida com a cultura e o meio ambiente e está formando parceria com a consultoria de cultura e coordenação de cultura para viabilizarmos, juntos novos mecanismos de fomento e fruição da cultura.
Hoje  fui conversar como coordenador do projeto Carlos Henrique, que recebeu a mim e ao fomentador Xavier com muita simpatia.
conversamos sobre o projeto e principalmente sobre a possibilidade de levarmos para São Paulo do Potengi.
Essa ação traz 100 alunos do colégio Marista, com shows de música, teatro, dança. Oficinas diversas e muita cultura.
O projeto fica na cidade três dias, e abraça além das apresentações do Marista, artistas e grupos da cidade.
Realiza-se um cortejo cultural pelas ruas da cidade, e cria-se assim um evento compartilhado com toda a comunidade, mostrando a identidade cultural do povo.
Esperamos poder trazer para São Paulo do Potengi, mais um evento cultura







l de qualidade.

Museu do brinquedo - IFRN Centro/Natal


Trabalhar com cultura dentre outras coisas, é um imenso prazer.
Para nós que somos artistas então... É o direito adquirido de podermos viajar no tempo, seja para o futuro ou o passado e nos emocionarmos como se estivéssemos vivendo exatamente aquilo.
Hoje fiz uma viagem assim. Voltei ao passado e a minha infância  de menino carente, morando no interior, sem informações nem brinquedos industrializados. E reencontrei minha fazenda de gado, nelore claro, formada por ossos de animais. Relembrei dos jogos de ludo e onça, das pernas de pau, do pião, dos cavalos de pau, da gangorra construídas por Tio Zé Aleixo que nos dava dentre outras alegrias, quedas terríveis e muitas gargalhadas dos primos.
Hoje me reencontrei e revi menino soltando pipa, atirando de baladeira, vibrando quando acertava um passarinho. Perdão mas não havia  ainda a consciência ecológica, existia sim, a necessidade de alimentar-se.
Encontrei-me hoje menino brincante no Museu do Brinquedo que fica no IFRN do centro da cidade.
Quem quiser rever os mais diversos brinquedos ou levar seus filhos a uma viagem no tempo das brincadeiras, é muito fácil.
O Museu fica no IFRN Centro, na Av. Rio Branco, na subida do baldo em Natal e a entrada é franca.
Para dar uma aguçada no seu desejo  registrei algumas fotos e compartilho com vocês agora.



Pau de arara

Bodoque, estilingues e espingarda artesanal

Armas artesanais de caça.

Bonecas de sabugo de milho.

Piões

Fazendinha de ossos de animais

Cavalo de pau 
Brincadeiras dos cordões 
Jogo de taboleiro - Onça 
Brinquedos diversos

Brinquedos reciclados. Latinhas de refrigerantes e outros materiais. 

Pipas

By Rosinaldo Luna