05/07/2013

Aberto o edital para o Fundo Nacional de Solidariedade 2013


cflogoA Cáritas Brasileira apresentou nesta sexta-feira, 03 de maio, o edital para acesso ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) 2013. Resultado do gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o FNS 2013 apoiará projetos sociais em todo Brasil cujos trabalhos estejam relacionados com o tema da CF deste ano “Fraternidade e Juventude”.
O Fundo Nacional de Solidariedade é composto por 40% de toda arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as dioceses, paróquias e comunidades no Domingo de Ramos. Os outros 60% da coleta permanecem nas dioceses de origem e compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade.

Confira edital completo aqui
Para conferir a prestação de contas do FNS 2012 clique aqui

ISPN divulga edital para o Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos com ênfase em Agroecologia


O ISPN, com apoio do FUNBIO, lança chamada às organizações de base comunitária e de assessoria técnica situadas no Cerrado e na Caatinga, que desejam se instrumentalizar para elaboração de projetos e captação de recursos para ações de Agroecologia. O curso será gratuito e os módulos presenciais acontecerão em Brasília nas seguintes datas: Módulo 1 – de 27 a 29 de agosto; Módulo 2 – de 8 a 10 de outubro; e Módulo 3 – 26 e 27 de novembro de 2013.
O curso faz parte do Projeto CAPTA cujos objetivos são a promoção da conservação do Cerrado e da Caatinga e a melhoria da qualidade de vida de seus povos e comunidades tradicionais, por meio da valorização da floresta em pé e do uso sustentável da biodiversidade. Para tanto, o projeto realizará em 2013 e 2014 diversos cursos sobre elaboração de projetos e captação de recursos, com enfoques nos temas: I) desenvolvimento institucional; II) beneficiamento e comercialização de produtos da sociobiodiversidade; e III) agroecologia.
Espera-se que ao final do curso, os participantes saiam instrumentalizados para elaboração de projetos e captação de recursos. Pretende-se com isso potencializar a capacidade de atuação destas organizações, permitindo que ampliem seu acesso a recursos e, consequentemente, propiciando ganho de escala para suas ações de conservação e promoção do uso sustentável da biodiversidade.
Esta edição do curso, cujo enfoque será dado à Agroecologia, será ministrada por Fabiana Mongeli Peneireiro, engenheira agrônoma graduada pela ESALQ/ USP (1994), com mestrado em Ciências Florestais, doutoranda em Educação e Ecologia Humana, na UnB, membro da ONG Mutirão Agroflorestal e com atuação como consultora nas áreas de agroecologia, agrofloresta e educação ambiental, por todo o Brasil. A agrônoma possui ampla experiência em formações, elaboração e avaliação de projetos, tendo desenvolvido desde 1995 atividades em diferentes biomas e junto a diferentes públicos: agricultores, técnicos extensionistas, educadores, jovens, entre outros.
Para participar da seleção os(as) candidatos(as) devem enviar as fichas de inscrição, conforme as orientações provistas no Edital do curso. As inscrições poderão ser enviadas por correio até 11 de julho de 2013 (data de postagem) e por e-mail até 15 de julho de 2013.
O que: Curso e elaboração de projetos e captação de recursos com ênfase em Agroecologia.
Quando: de 27 de agosto a 27 de novembro de 2013 (em três módulos).
Local: Brasília/ DF.

Inscrições: Conforme orientações previstas no edital do curso, disponível no site: http://www.ispn.org.br/categoria/editais-e-documentos/editais/
Informações: (61) 3327-8085 e pelo e-mail: cursoscapta@ispn.org.br

Sobre o ISPN
O ISPN é um centro de pesquisa e documentação independente, sem fins lucrativos, sediado em Brasília, e tem como objetivo central contribuir para a viabilização do desenvolvimento sustentável com maior equidade social e equilíbrio ambiental. Assim, o Instituto atua no campo ecossocial, com foco nos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares e suas organizações. Sua missão é contribuir para viabilizar o desenvolvimento sustentável com maior equidade social e equilíbrio ambiental, por meio da democratização do acesso a recursos financeiros, conhecimentos e informações de forma adaptada à realidade e às necessidades desse público, e da busca pelo fortalecimento da relação entre pesquisadores e comunidades.
Fonte: ISPN.

03/07/2013

PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS – PRORROGADO ATÉ 10 DE AGOSTO

A partir do diálogo que os integrantes do Exclamação tem com alguns diretores de escolas na Zona Sul de São Paulo, nos oferecemos para fazer a ponte entre projetos de agentes culturais/ e coletivos, para que juntos elaborem os projetos para o Programa MAIS CULTURA NAS ESCOLAS.
O que é “Mais Cultura nas Escolas”?Mais Cultura nas Escolas é o resultado da parceria MinC e MEC para promover o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil,  democratizar o acesso à cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico. Artistas, mestres das culturas populares, cinemas, pontos de cultura, museus, bibliotecas, arte educadores e outras iniciativas culturais agora podem elaborar Planos de Atividade Cultural em diálogo com projetos pedagógicos e com os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas.
As atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola por no mínimo 6  (seis) meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas (música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, etc.) e manifestações da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares, etc.).
O programa que tem sido divulgado na TV/ rádio, redes sociais e portais do MEC e MinC, irá apoiar   5 mil projetos apresentados por agentes culturais/ artistas e coletivos de cultura junto às escolas.
Eixos TemáticosOs eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas foram criados considerando a diversidade da cultura brasileira e das manifestações artísticas atuais. São 9 (nove) eixos para incentivar projetos voltados, entre outros temas, a atividades em museus, pontos de cultura, cinemas e outros espaços culturais; à criação, circulação e difusão artística; à cultura digital e comunicação; ao patrimônio material e imaterial; às tradições orais; às culturas indígenas e à cultura afrobrasileira.
Atores/ Participantesiniciativas culturaisPessoas física ou jurídica, indivíduos ou grupos que desenvolvem práticas e pesquisas em artes, patrimônio, cultura popular, etc. Entidades como bibliotecas, pontos de cultura, museus, cinemas e outros espaços. O melhor meio de encontrá-las é explorar territórios educativos potenciais em torno da escola, atentando aos espaços e atores da cultura.

Escolas
Poderão inscrever projetos cerca de 34 mil escolas da rede pública, espalhadas por todo o Brasil, ativas nos Programas “Mais Educação” e “Ensino Médio Inovador” (MEC) até 2012. Mais informações sobre as escolas participantes nos links e documentos relacionados, ao lado, aqui nessa página digital. http://simec.mec.gov.br/    http://www.cultura.gov.br

Como participar?Escolas e iniciativas culturais vão criar juntas um Plano de Atividade Cultural, em diálogo com um ou mais eixos temáticos propostos pelo programa. Os projetos serão cadastrados e enviados, pelos responsáveis das escolas, via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) O processo de avaliação será conduzido pelos dois Ministérios, MinC e MEC.
Contato eletrônico do programa: maisculturanasescolas@cultura.gov.br.


http://nucleoexclamacao.wordpress.com/2013/06/30/programa-mais-cultura-nas-escolas-prorrogado-ate-10-de-agosto/

Grupo Clowns de Shakespeare encena versão de Hamlet



SÃO PAULO- Hamlet – Um Relato Dramático Medieval estreia quinta-feira (4), às 20 horas, no Teatro do Sesc Ipiranga. A temporada é às quintas e sextas, às 20 horas. Direção Marcio Aurelio. Elenco: Camille Carvalho, César Ferrario, Dudu Galvão, Joel Monteiro, Marco França, Paula Queiroz, Renata Kaiser, e Titina Medeiros. A direção é de Marcio Aurélio.
Depois de passar pelo Festival Teatro de Curitiba e circular pelo nordeste, a peça estreia na capital paulista. A produção teatral comemora os 20 anos dos Clowns de Shakespeare, grupo teatral sediado em Natal (Rio Grande do Norte), que no trabalho anterior foi dirigido pelo diretor Gabriel Villela, no espetáculo Sua Incelença, Ricardo III
Clows de Shakespeare comemora 20 anos com "Hamlet"
Márcio Aurélio assina a direção de “Hamlet”
O processo de trabalho com o diretor Marcio Aurelio foi marcado por intensas leituras de cinco traduções deHamlet. O diretor leva para o palco uma livre adaptação do conhecido texto de Shakespeare, uma versão radiofônica da obra, feita por Bertolt Brecht; por isso a escolha do título Hamlet - Um Relato Dramático Medieval. .

A trama não é linear, mas mantém as características do texto original que apresenta a  luta de Hamlet para vingar a morte de seu pai, rei da Dinamarca. Uma trajetória recheada de demência, conspirações políticas, mortes e traições.

A montagem apresenta cenas coreografadas e marcadas pela precisão nas falas e movimentações para valorizar a força do texto e a existência de um mundo em transição, onde é tênue o limite entre a sanidade e a loucura.

Hamlet é aberto a várias interpretações, o Marcio Aurelio trouxe uma leitura que ressalta uma época em que tudo está de cabeça para baixo, um mundo de transição. O protagonista é a única voz lúcida da trama e para atingir seu objetivo procura representar uma loucura e conseguir um diálogo”, conta Fernando Yamamoto, diretor artístico da trupe e assistente de direção em Hamlet.

Márcio Aurélio assina a direção de "Hamlet"O objetivo é traçar um paralelo entre o desequilíbrio gerado pelas mudanças políticas e sociais representado na obra com a realidade atual do Brasil.

O cenário tem como destaque um andaime com uma porta metálica, seis cadeiras de ferro, dois microfones ( usado em outras encenações do diretor) e um pano de fundo negro, que no final da trama é trocado por outro vermelho..
A luz cria um clima noir para ressaltar o tempo de incertezas e os figurinos tem uma textura simples para impor um caráter atemporal à história.

A trilha sonora serve para aumentar a dramaticidade dos diálogos e os atores utilizam música ao vivo em alguns momentos, prática que é tradição no grupo.

Ficha técnica: 
Direção: Marcio Aurélio.
Elenco: Camille Carvalho, César Ferrario, Dudu Galvão, Joel Monteiro, Marco França, Paula Queiroz, Renata Kaiser, e Titina Medeiros.
Texto original:William Shakespeare.
Adaptação do texto: Lígia Pereira e Marcio Aurelio.
Figurino: Lígia Pereira e Marcio Aurelio.
Cenário: Marcio Aurelio.
Desenho de luz: Ronaldo Costa.
Direção musical e música original: Marco França.
Serviço:
Hamlet – Um Relato Dramático Medieval
Estreia: 4 de julho, às 20 horas. Temporada: De 4 de julho a 26 de julho. Horários: Quintas e Sextas às 20 horas. Ingresso: R$ 30,00 – inteira, R$ 15,00 – (usuários matriculados no SESC e dependentes, maiores de 60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino), R$ 7,50 – (trabalhador do comercio e serviços matriculados no SESC e dependentes). Bilheteria: Ingressos a venda na rede SESCSP a partir de 25/06/2013.Duração: 105 minutos. Classificação indicativa: 14 anos. Local: SESC Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo – SP – Telefone: 11 3340-2000. Acesso para portadores de necessidades especiais). Capacidade: 200 Lugares.

XIII Festival de Teatro de Resende está com inscrições abertas até o dia 10 de julho

XIII Festival de Teatro de Resende está com inscrições abertas até o dia 10 de julho
A Prefeitura de Resende está com inscrições abertas, até o dia 10 de julho, para os interessados em participar do XIII Festival de Teatro de Resende (FESTER). O evento, que é promovido pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), reuniu na edição de 2012 um público de mais de 10 mil pessoas. Este ano o Festival acontece de 1º a 9 de agosto e contará com apresentações, com entrada franca, de peças infantis e adultas.
   As inscrições para participar do FESTER são gratuitas e abertas a artistas, grupos, companhias e produções teatrais de todo o país, sendo que a presença de grupos regionais é garantida. Serão selecionados dez grupos para participar do evento, sendo cinco espetáculos voltados ao público infantil e cinco ao adulto, e cada um receberá R$ 6 mil como prêmio de participação. A seleção será feita por uma comissão, formada por Conselheiros de Cultura da cadeira de Teatro e pela direção da FCCMM, que julgará a criatividade e a qualidade técnica e artística dos materiais inscritos.
   - O Festival de Teatro de Resende já se consolidou no calendário cultural da cidade e da região Sul Fluminense. Este ano estamos buscando uma integração ainda maior com as escolas do município por acreditarmos que a cultura estimula a criatividade de crianças e jovens e que ter acesso a espetáculos de teatro como estes será uma experiência enriquecedora a todos eles - diz o presidente da Fundação, Ângelo Tramezzino, citando que o XIII FESTER levará apresentações a escolas municipais das áreas rurais e urbanas de Resende.
   Para a inscrição, o grupo deverá enviar por correio ou entregar pessoalmente à FCCMM os seguintes documentos: fichas de inscrição e técnica preenchidas e assinadas pelo responsável; sinopse do espetáculo; currículo do grupo; liberação do autor ou da Sociedade de Direitos Autorais (SBAT) a que o autor seja associado; uma cópia do texto; quatro fotografias do espetáculo, gravadas em CD, em formato JPEG, com resolução de no mínimo 300dpi; mapa de luz; mapa de palco; mapa de som; clipagem e um DVD com a gravação do espetáculo completo.
   Mais detalhes sobre as inscrições podem ser obtidas no edital do FESTER que está disponível no site da Prefeitura de Resende (www.resende.rj.gov.br), ou ainda pelo telefone (24) 3354-3762 e pelo email fester.resende@yahoo.com.br. A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, n.º 117, Centro, Resende.
 
   Programação do FESTER - Os dias 1º e 2 de agosto serão reservados à abertura do evento, com apresentação de espetáculos convidados. No dia 3, o Encontro com o Teatro Brasileiro promoverá palestras sobre o tema. De 4 a 8 de agosto serão apresentados espetáculos infantis, no Teatro do Colégio Salesiano; e adultos, no Teatro da AMAN. De 5 a 9 acontece o FESTER nas Escolas, com um grupo convidado, que se apresentará em instituições de ensino municipais nas áreas urbanas e rurais de Resende.



Edital Natura Musical tem inscrições prorrogadas




Edital Natura Musical tem inscrições prorrogadas.

mais: http://www.naturamusical.com.br/