17/12/2010

Tombamento do Centro de Natal


Tombamento do Centro de Natal

A tribuna do norte do dia 16/12/2010 trouxe uma matéria sobre o tombamento do centro histórico de Natal. Um importante passo para a preservação, mesmo que tardia da nossa memória arquitetônica. Leiam parte da matéria transcrita para esse blog. O texto é da reporter Luana Ferreira
 
O melhor e mais precioso livro da história de Natal, o Centro Histórico foi finalmente tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na última quinta-feira. Virou tudo patrimônio cultural brasileiro, como o Recife Antigo, em Recife, e o Centro Histórico de São Luiz, só que com muitos anos de atraso. Com o tombamento, as ruas, ruelas, becos, casas, igrejas, calçadas, praças, linhas férreas, porto, iluminação e os 550 prédios que deram forma, cor e alma a parte da Ribeira, Cidade Alta e Rocas nos últimos quatro séculos não poderão mais ser modificados de maneira aleatória. A festa de Sant´Ana, em Caicó, foi registrada como bem cultural imaterial.
Mesmo em péssimas condições, prédio do antigo cabaré Arpege, na Ribeira, foi tombado pelo Iphan
O dia, considerado histórico por arquitetos e pesquisadores de Natal, passou despercebido pela maior parte dos potiguares, apesar do trabalho de esclarecimento que o Iphan vem realizando nos últimos meses. “Aquilo é um livro aberto, as ruas, as casas estão contando a história da cidade”, comemorou o arquiteto Haroldo Maranhão, chefe do departamento de patrimônio cultural da Funcart. Quando informados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, os comerciantes e moradores do local demonstraram mais preocupação com as reformas que poderiam não acontecer nas propriedades deles do que curiosidade com o futuro do Centro Histórico. Essa é a primeira vez que um tombamento em conjunto é realizado no Rio Grande do Norte, e a quinta   que a esfera federal reconhece um patrimônio em Natal: os outros são a Fortaleza dos Reis Magos, o Sobradinho (Museu Café Filho), 13 imagens de santos que pertencem à Arquidiocese de Natal e a Pinacoteca do Estado. Os argumentos usados pelo Iphan foram a necessidade de preservação do traçado das ruas, que sobreviveu à vinda dos carros e outras mudanças, e a heterogeneidade da arquitetura.

De acordo com um estudo feito pelo Iphan, cerca de metade dos 550 imóveis tombados em conjunto estão descaracterizados ou foram substituídos por edificações contemporâneas. A outra metade conta nossos quatro séculos de história.

Há dezenas de imóveis reconhecidos pela prefeitura do Natal e Governo do Estado como patrimônio cultural nos últimos anos, mas isso não quer dizer que venham sendo tratados como jóia rara: muitos estão em ruínas, em Natal e no interior.  Um exemplo emblemático é a casa do ex-prefeito de Natal Djalma Maranhão (na esquina das ruas Afonso Pena e Jundiaí): apesar de tombada, já está tão descaracterizada que já se fala em “destombá-la”. A pergunta é imediata: isso vai mudar alguma coisa?

15/12/2010

Rabiscos de giz na calçada áspera.

No amanhecer o amor,
Para o poeta a dor,
Combustível de meus traços,
Como rabiscos de giz na calçada aspera.

Ao meio dia uma rede,
E a visão da amada, 
Cabelos ao vento
Molhada de desejo 
De mim.

Ao anoitecer uma brisa
Traz o perfume de tí.
Uma caricia entre os dedos
Dos teu cabelo com cheiro, perfume de mim.

E ao deitar solidão
Inspiração de poeta,
Uma janela aberta
E uma lua só pra mim.

Para sonha só voce
Minha mais bela imagem
E um coração lá no alto
além das nuvens, voando,
e acenando para mim.

Rosinaldo Luna
12/2010.

12/12/2010

Esses seres maravilhosos e suas criações emocionantes.




Estamos iniciando uma nova série de conversas. Depois dos papos sobre produção teatral iniciaremos a partir de agora algumas conversas sobre alguns artistas da terra. Aqui quero deixar impresso para vocês conhecerem ou poderem opinar sobre meu ponto de vista particular, afinal, como não se trata de um blog jornalístico, me reservo o direito de rasgar toda a seda que me é de direito. Quero colocar minha opinião, apaixonada sobre aqueles artistas que estão em evidência, ou os que estão à margem dos GRUPOS, e que como eu, sentem dificuldade em fazer parte do mitiê, do cenário cultural do estado, mas que produz o ano inteiro e vivem da sua produção de maneira digna e profissional. Nesse leque de atores, cantores, bailarinos escritores etc... Onde constam nomes como, Hilton Lopo, Barbara Cristina, Maria Di Lia, Pedro Queiroga. Novos artistas que queiram conversar conosco sobre sonhos expectativas de carreira etc. Espero que vocês gostem e curtam essas conversas. Mas por favor, comentem, pois ó assim saberei se estão curtindo ou não. É importante a opinião de vocês sobre os artigos e se quiserem pode sugerir novos artigos sobre assuntos diversos que irei atrás e certamente dará uma boa movimentada no blog. Abraços artísticos e boa leitura a todos.
By
Rosinaldo Luna.

Um Noel sereno e tranquilo.

Quem conheçe o ator Hilton Lopo sabe muito bem que ele está longe de ser um cara tranquilo. Ao contrario, Hilto é uma pessoa acelerada e as vezes estresada demais. Mas hoje á tarde fiquei um bom tempo observando o cara na maior entrega ao seu pesonagem de todo Natal, O Papai Noel. Fotos, choros, beijos, abraços, pedidos, recados, sorrisos, crianças no colo, mamães, papais tirando fotos... Ufa! Papai Noel sua o roupão! Mas nosso personagem continuou lá, incólume, sereno e tranquilo, por baixo de vários quilos de cabelos e roupa de veludo.Isso é que significa entrega, doação ao personagem.
Um dia ofereceram um papel pequeno pro Hilton Lopo e alguém falou assim: "Você vai aceitar esse papel?" E o Hilton na mior simplicidade respondeu: "A mim não imorta o tamanho do personagem eu sou um ator e esse é um personagem. Os artores imterpretam personagens" e fez o espetáculo.Isso mostra como é bonita a cumplicidade do artista com sua arte. Hoje os atores não tem mais o compromisso com a arte em sí, porém com o fator financeiro. Claro que é preciso trabalhar e receber, mas a arte está muito comercial e nenhum ator, ou poucos atores se dignam a trabalhar pelo aplauso. O Hilton acredito é capaz disso. Mas a tranquilidade com que veste o Noel é linda de se ver. Quem quiser conferir vá lá no Miadway e confira.
A trajetória do Hilton Lopo vem de vários anos, desde o antigo teatro Jesiel Figueredo no alecrim onde  já atuava e era  do elenco permanente do Jesiel. Um excelente ator, um grande colega e um serenissimo Papai Noel.

By
Rosinaldo Luna