03/02/2011

Leveza











Na leveza do ser,
Ser um ser leve
E levar em você
Minha embriaguez sucinta.
E olhar-te nos olhos,
E falar-te na boca,
E penetrar-te na mente
Enquanto me olhas.
Nos olhos.








Rosinaldo Luna.

Carta aberta

Fico até incrédulo mas acredito que tudo é capaz. Porém me deixa um vazio não ter nenhuma explicação por parte do presidente da FUNCARTE que é acusado por uma acessora de cometer várias agressões contra a mesma. Ilana Félix, uma produtora conhecida por todos nós artistas que frequentamos aquela casa, uns com mais intimidade outros apenas de vista como eu. Porém acredito que ninguem em perfeito estado divulgaria uma carta como a que transcrevi do blog Grande Ponto e publico nesse blog. É bom ficarmos atentos a tudo e zelarmos pela nossa integridade moral e física como fez a Ilana.
Leia.

Em carta, consultora cultural denuncia assédio moral do presidente da Funcart

CARTA ABERTA
Aos amigos e parceiros que me perguntaram se desisti de acreditar na cultura da nossa cidade ao entregar o cargo de Assessora Técnica da Funcarte semana passada, digo não.
Só não consegui conciliar minha rotina a uma gestão que não sabe compreender um organograma. Que para suprir as infelizes escolhas e incompetência profissional de alguns, eu tinha que me dobrar ou triplicar em trabalho.
Mesmo assim, acumulando funções de tantos outros, era sistematicamente assediada moralmente, em forma de xingamentos e baixarias inacreditáveis em outros tempos, mas não nos do presidente atual, onde a pornofonia é a regra. Acho que terei de trocar o aparelho do meu celular, porque as mensagens deixadas lá o contaminaram para sempre.
Cansei de ser xingada de estrupício, rapariga, e outros refinos durante os arroubos do sr. Rodrigues Neto. Na verdade, em 40 anos de vida, jamais vi alguém tão baixo. Nunca em mais de 15 anos de vida profissional, um chefe chegou para mim e me disse que eu só falo “bosta” ao constetar um dos meus argumentos técnicos.
Enfim, algo grotesco demais para ser dito (publicado), mas é preciso que os natalenses saibam que a Cultura da cidade está nas mãos da pessoa mais incapaz de conduzir um diálogo de cinco minutos, sem citar dois ou três palavrões.
Foram seis anos de Capitania, trabalhei junto a muitos produtores/artistas e neles encontro esse reconhecimento de um trabalho sério e técnico. Tenho a tranqüilidade dos que deixam a missão cumprida. Sigo como consultora e produtora independente.
Independente, principalmente, da putrefação instalada naquela Fundação.
Muitas coisas eu aprendi na Fundação Cultural Capitania das Artes. Mas algumas eu já levei de casa, como dignidade, honestidade e respeito, que considero requisitos imprescindíveis ao ser humano.
Meus sinceros agradecimentos a todos os artistas, produtores culturais, parceiros e amigos com quem trabalhei e convivi durante os anos em que trabalhei na Funcarte.
Ilana Félix – @ilanafelix
Consultora em Gestão Cultural

02/02/2011

REJANE LUNA - PERFÍDIA

cantora:REJANE LUNA-música NEGRO GATO

Displicente.






Dormia displicente o meu amor
Embalada por versos desbotados
Por noites mal dormidas.
Sem se dar conta que ao seu lado
Havia um tarado
A velar seu anjo adormecido.

Maquinando posições
Reformulando paixões
Calculando cada centímetro
Das suas curvas mais sacanas.

Bolinando em pensamento
Cada recôncavo
Do seu eu mais puro.
Cada centímetro do seu espírito primata
Que na sua paz serena
Debruçava-se em seu leito de plumas.



Rosinaldo Luna.

É difícil





É difícil,
Saber seu ponto exato,
Seu clima tático,
Sua suavidade.

É difícil,
Saber seu momento,
Seu pranto,
Eu sofrimento,
Sua gula de mim,
Seu jejum de nós dois.

É difícil!

Identificar seu perfume,
Seu momento, seu cume,
Seu auge de mim.




Rosinaldo Luna.

Ainda é cedo





Eu dizia ainda é cedo.
Cedo para parar,
Para desistir,
Para procurar o cálice
De sabor amargo e perfume noturno.

Eu dizia ainda é cedo
Para procurar respostas,
Pra tentar argumentar,
Me libertar.

Ainda é cedo,
Continuava eu dizendo.
Prá aceitar a derrota,
E o espírito,
Sex, suado,
Continua no meu padecer-nosso-de-cada-dia.
Ainda é cedo?




Rosinaldo Luna.

Shaolim





É normal sentirmos certa intimidade familiar com os artistas que estão sempre na TV. Hoje assistindo um programa de televisão  senti uma grande tristeza em relação ao quadro de saúde do multi-artista Shaolim. Multi por todas as facetas desse artista que alegra tantas platéias pelo país afora, com talento e graça. Graça de humorista caricato que é. Vi o quanto ele é importante na vida de todos nós. Não sou fã incondicional do Shaolim, porém, sei reconhecer um talento.
Shaolim interpreta faz piadas, dança e quase consegue cantar. Suas caricaturas de personagens da música, futebol, política fazem rir até os mais sérios. 
A Shorelma, caricato que faz da cantora Joelma da banda calipso é uma das minhas preferidas. Agora, ver esse humorista imitando o Chico Anísio é qualquer coisa de hilário. Acho que o melhor desse talento todo, é que ele não pretende mesmo imitar ninguém apenas caricaturar gestos e vozes dessas figuras e é impossível não reconhecer os olhos do Zézé de Camargo, o dedinho do Ex presidente Lula. Ai você de um momento para o outro recebe a noticia de que o cara está entre a vida e a morte devido um acidente estúpido. A gente fica penalizado, preocupado pois se sente como se fosse um parente próximo. Hoje os médicos divulgaram uma nota sobre o quadro de saúde do Shaolim, haviam parado os sedativos e ele deveria sair do coma induzido, porém o paciente não responde a nenhum estímulo e o quadro dele continua gravíssimo.
Infelizmente a vida tem dessas coisas. Fo com o assim Davi Cunha o espanta Jesus. Estávamos em pleno período natalino, e recebemos a noticia de que ele havia falecido em um acidente de carro. Todos nós ficamos muti tristes com assa perda imensurável par o nosso tão crente meio cultural, mas foi-se com seu humor ferino par ao andar de cima o nosso espanta.
Shaolim não é potiguar, mas de tanto que se apresenta aqui, e tanto gosta da cidade que é um homem potiguar de coração. Um artista multifacetário que encantamos todos nós. Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, os colegas que trabalham com ele falam sempre de sua simpatia com todos, e isso é mais que positivo par ao artista.
O que podemos fazer agora? Bom, criarmos uma grande corrente de pensamentos positivos, orar, rezar pedir a Deus que não deixe o humor órfão e nos permita continuarmos nos inundando da graça e  da alegria disseminada por esse grande homem.

By
Rosinaldo Luna