10/04/2015

Morre Barbara Heliodora crítica teatral , aos 91 anos, no Rio


 Barbara Heliodora em entrevista ao programa Starte da Globonews, em 2013 (Foto: Reprodução/Globonews)

A crítica teatral Barbara Heliodora morreu nesta sexta (10) no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde estava internada há cerca de um mês. A ensaísta carioca completou 91 anos em agosto do ano passado.
Em uma de suas últimas entrevistas, Barbara disse que pensava sobre a contribuição do teatro. "O teatro é um documentário perfeito da história do ocidente. Você lendo as peças você vai acompanhar o desenvolvimento do ocidente exatamente. Os autores teatrais acabam refletindo exatamente a história toda."
Ela foi uma das maiores autoridades brasileiras da obra de William Shakespeare. A paixão pelo escritor inglês começou na infância, aos 12 anos, após ganhar da mãe o primeiro volume das obras completas do dramaturgo. Ela costumava dizer que Shakespeare foi um grande e bom amigo ao longo dos anos.
Barbara estudou e se formou nos anos 1940 em literatura inglesa no Connecticut College, nos Estados Unidos. Aos 35 anos, iniciou a  carreira no jornalismo, no jornal Tribuna da Imprensa, entre outubro de 1957 e fevereiro de 1958.  Na época, amigos do teatro "O Tablado", insistiram para que ela escrevesse sobre o mundo teatral que ela tanto admirava.  
Entre 1964 e 1967, em plena ditadura militar, ela assumiu a direção do Serviço Nacional do Teatro. Barbara também deu aulas no Conservatório Nacional de Teatro e no Centro de Letras e Artes da Uni-Rio, onde se aposentou em 1985.
Voltou ao jornalismo em 1985, na revista Visão. Cinco anos depois,  foi convidada trabalhar no  jornal O Globo, onde ficou por mais de 20 anos. Deixou o dia a dia do jornal no final de 2013, ao completar 90 anos. Nesse mesmo ano, disse em entrevista ao programa Starte, da Globonews, que já tinha visto mais de 3.500 espetáculos teatrais. Mesmo sem a rotina de escrever diariamente sobre teatro, Barbara continuou a fazer traduções e participar de mesas de debates sobre Shakespeare, em reuniões semanais em sua casa, no Largo do Boticário.
Ao longo da carreira ela escreveu seis livros.  O primeiro em 1975, a partir da sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) : "A Expressão Dramática do Homem Político em Shakespeare".  Em 1997, "Falando de Shakespeare", onde reuniu conferências realizadas ao longo de 15 anos de trabalho.
Em uma de suas últimas entrevistas disse que pensava sobre a contribuição do teatro. "O teatro é um documentário perfeito da história do ocidente. Você lendo as peças você vai acompanhar o desenvolvimento do ocidente exatamente. Os autores teatrais acabam refletindo exatamente a história toda".

“Bitch, I’m Madonna”


sexta-feira, 10 de abril de 2015

Madonna canta “Holiday” e “Bitch, I’m Madonna”, no Jimmy Fallon


Foi ao ar nessa quinta a participação da Madonna no talk show The Tonight Show com Jimmy Fallon. Além de um divertido bate-papo, Madonna fez um stand up além de cantar Holiday e Bitch, I’m Madonna.

O programa vai ao ar no Brasil pelo canal GNT na próxima quinta-feira, 1h da manhã.

O monólogo mortal de Judas





Com um espetáculo moderno misturando projeções e atores no palco, o grupo TEATRO POTENGIENSE levou ao palco um belo expetáculo.

A surpresa ficou para a revelação do ator Ery Jhonson, que em seu primeiro trabalho recebeu critica positiva do público.

Um ator em formação.

Texto de Junior D'alberto no TAM

Ponto Zzero - Seu blog de cultura Pop: Em Batman e Superman: A Origem da Justiça, Ben Aff...

Ponto Zzero - Seu blog de cultura Pop: Em Batman e Superman: A Origem da Justiça, Ben Aff...: Em um artigo recente sobre trajes dos heróis de filmes, o site Fashionista revelou que o uniforme do Batman precisa de 25 minutos para s...

Ponto Zzero - Seu blog de cultura Pop: Nick Jonas não gosta muito de usar roupa nessas im...

Ponto Zzero - Seu blog de cultura Pop: Nick Jonas não gosta muito de usar roupa nessas im...: Cheguei à conclusão de que Nick Jonas sabe muito bem que tem um corpão e como usá-lo. Após ensaios sem camisa, cenas ótimas na série “ K...

09/04/2015

Ery Jhonson, um ator em formação.

Um menino. Um ator em formação, que surpreende toda uma plateia em seu primeiro trabalho. O atro potengiense Ery Jhonson, que fez papel duplo na PAIXÃO DE CRISTO, PAIXÃO DO MUNDO 2015 em São Paulo do Potengi surpreendeu a platéia com a distinção entre os dois personagens. Um complexo e confuso Judas Iscariotes, arrependido, fraco, maldoso, e perdido e um Pilatos, amoroso e presente na cena. O menino que em seu primeiro trabalho arrancou elogios da platéia, principalmente por muitos não o terem reconhecido nos dois papéis.
Parabéns Ery, muitos trabalhos virão pela frente nunca teve um contato com o texto teatral mas mostrou uma desenvoltura e concentração de um ator experiente.

PAIXÃO DE CRISTO, PAIXÃO DO MUNDO 2015
TEXTO E DIREÇÃO: ROSINALDO LUNA
DIREÇÃO MUSICAL: UILTON DE OLIVEIRA
PILATOS: ERY JHONSON

08/04/2015

UNICEF lança Campanha "Fora da Escola Não Pode e na Escola sem aprender também não pode"


A Campanha "Fora da Escola Não Pode e na Escola sem aprender também não pode" é uma iniciativa do UNICEF com o objetivo de sensibilizar a população para que todas as crianças e adolescentes estejam inseridas, frequentando e aprendendo numa escola pública de qualidade. E nosso município abraçou essa causa do UNICEF por estar comprometido com a construção de uma educação realmente de qualidade. A campanha está sendo realizada nas escolas e convida toda comunidade a participar.

Fonte: Equipe Pró-Selo UNICEF.

07/04/2015

Grupo teatro potengiense pretende viajar pelo RN com sua PAIXÃO DE CRISTO, PAIXÃO DO MUNDO 2015.

Depois do sucesso de critica e público o grupo TEATRO PTENGIENSE disponibiliza o espetáculo PAIXÃO DE CRISTO, PAIXÃO DO MUNDO 2015 para apresentações em outras cidades.
A direção oferece o espetáculo juntamente com uma oficina básica de interpretação cque tem o intuito de iserir atores das cidades visitadas no elenco.
Informações com o diretor Rosinaldo Luna nos fones 84-9812 1267 97 84-9182 9982 e ainda no Face Book. Rosinaldo Luna e Twitter @RosinaldoLuna.




06/04/2015

Nikon busca jovens fotógrafos para expor em galeria

Cinco jovens fotógrafos serão selecionados pela Nikon Brasil, em parceria com a DOC Galeria, para exibir seus trabalhos na Galeria Nikon, espaço cultural localizado na Vila Madalena.

Os interessados – brasileiros ou estrangeiros que residam no país – podem participar enviando para o processo seletivo até dois ensaios fotográficos com tema livre, contendo de cinco a dez imagens cada um, até o dia 30 de abril. Os participantes precisam ter entre 18 e 35 anos.
Trabalhos serão exibidos na Galeria Nikon. Imagem: Divulgação
As fotos devem ter sido clicadas com uma câmera Nikon. Além disso, as imagens não podem ter participado de outras mostras fotográficas ou recebidoprêmios nacionais ou internacionais. Para ler o regulamento e saber como participar da seleção, clique aqui.
O resultado será anunciado no dia 11 de maio, nas páginas do Facebookda Nikon do Brasil e daDOC Galeria.

fonte:
http://vilamundo.org.br/2015/03/nikon-busca-jovens-fotografos-para-expor-em-galeria/

05/04/2015

A Paixão do Teatro Potengiense,



Lindo. Emocionante, Moderno. Sacro. Intenso e moderno.
É assim o espetáculo PAIXÃO DE CRISTO, PAIXÃO DO MUNDO, texto adaptado pelo ator e diretor Rosinaldo Luna para o GRUPO TEATRO POTENGIENSE que encantou um público eclético e diferenciado.
Católicos, evangélicos, agnósticos e até ateus pararam por cerca de uma hora para assistirem ao maior espetáculo religiosa da região potenjiense.
Com o apoio da prefeitura municipal e de parceiros que se uniram para levar para a praça pública de forma gratuita e livre ao espetáculo todos os moradores do município que puderam prestigiar e consumir TEATRO.
Formado por crianças, adolescentes e jovens do município, esse ano o grupo teve seu elenco reforçado pelo premiadíssimo grupo para-folclórico BOI DE REIS 7 ESTRELAS , da cidade de São José de Campestre e coordenado pelo talentoso artista Alexandre.
Os rapazes fizeram parte como apóstolos, soldados e povo nas cenas do templo, prisão e crucificação de Jesus. Um momento sublime de união entre grupos artísticos,  em nome da arte para promover cultura.

Entre os destaque as cenas mais comentadas foram a morte de Judas. Uma performance de dois grandes atores, Uilton de Oliveira e Ery Jonson, um jovem ator iniciante que muito promete no cenário artístico potenjiense.

A história de Jesus Cristo emociona há mais de 2.000 anos e não poderia ser diferente. Jesus emociona desde o primeiro momento que pisa no palco e isto leva todo o período, culminando com a bela cena da ressurreição.

O ator Nerivan Silvestre deu vida a um Jesus diferente. Na montagem o Cristo idealizado pelo diretor mostrou-se como um homem ativo, forte e destemido, e isto ficou bem claro na cena do templo, onde Cristo derrubou objetos dos vendilhões. bela cena.
Outro destaque vai para Vanderlânia Cassimiro e Dina Azevedo, Cláudia Prócula e Maria consecutivamente que se empenharam em fazer seus papéis emocinantemente e cheios de verdades.
Estão todos de parabéns.

A historia narrada pelo profeta, uma figura mistica que ganhou vida na interpretação do ator Alexandre de Campestre deu a tônica para o clima de mistério ao drama.
Agora o grupo se prepara para montagem de dois projetos.uma comédia escrita por Rosinaldo Luna, O CASAMENTO DE ZÉ BIRICO E CATARINA DE OITICICA e o curta metragem (Cinema) FACA AMOLADA, roteiro de cineasta Edson Soares.
Aguardem mais cultura no Potengi.



O grande artista e articulador cultural Alexandre de Campestre
Elenco Paixão de Cristo, Paixão do Mundo 2015.





Boi de reis 7 estrelas