11/11/2021

A deliciosa viagem do Proto Henrique IV

 


Foto de internet
Ola. Voltando aqui parra tentar escrever sobre um espetáculo que assisti pelos meios virtuais esse dias. Proto Henrique IV é uma obra do Pirandello adaptada e traduzida pelo ator, diretor, produtor Claudio Fontana. Um belo e forte espetáculo. EM cena um personagem louco em uma cenografia tão opressora quanto oprimida. Sente-se pela cenografia a angustia, o aperto no peito o sufocar que o personagem sente. Tudo com muita beleza, muita técnica e muita emoção.
Foto de internet

Eu conheci o trabalho do Gabriel Vilella há algum tempo quando ele esteve em Natal e dirigiu o grupo Clowns de Shakspeare em SUA INCELENÇA RICARDO III que lançou os clowns para o Brasil e américa latina. Me encantou o estilo do figurino, do adereço e da cenografia. E desde então tenho procurado ver o que esse genial diretor faz pelo teatro. Tudo no trabalho do Gabriel Vilella é de uma força extraordinária. Em PROTO HENRIQUE IV não seria diferente. De uma sutileza e delicadezas incríveis, Gabriel traduz em suas marcações a delicadeza das pétalas, do cristal, e tem vezes que temos a impressão que o ator pode trincar ao mais sensível toque. Um deleite para a alma.

A loucura é algo fascinante, e me atrai desde muito cedo. Observando os loucos as vezes tenho a impressão de que são os únicos capazes de sentir a felicidade verdadeira. Será? No mínimo a loucura sintetiza a liberdade. De não set ter pudores, de não se seguir regras, de não, de não, de não. E em sua loucura Proto Hernique IV nos apresenta um homem atordoado por seus fantasmas, preso em seu mundinho limitado, seu sóton(?). Talvez. Nesse belíssimo texto, O personagem do Pirandello vive em seu mundo imaginário desde que sofreu um acidente de cavalo e ao retornar do trauma continuou a viver como o rei Henrique IV, personagem de que se fantasiara no momento do acidente e que passou a viver como sendo o próprio.

Foto de Internet
Interpretado pelo excelente ator Chico Carvalho, o espetáculo nos devora, nos leva para o interior do personagem, nos prende do inicio ao fim. Em parceria com o Chico, um jovem ator. Igualmente forte, igualmente talentoso, Breno Manferedine é um rapaz que poderia se dizer que tem muito a aprende, porém me parece que ele já chegou no palco pronto. E creio que sim. Ambos no promovem um jogo espetacular. nos mostrando o quão importante é para uma produção, um elenco afinado, equilibrado e talentoso.

Gabriel Vilella e Claudio Fontana, diretor e produtor, respectivamente acertaram muito na escolha do elenco.

Foto de internet
A maquiagem é outra atração à parte. Temo horas que não se pode saber para onde ou o que admirar mais: a cena dramática realizada por dois excelentes atores, a maquiagem irretocável e bela criada pelo Claudinei Hidalgo, a magia dos figurinos do Gabriel Vilella ou a sutileza, a delicadeza, a alma suave do diretor que imprime sua identidade em formas e marcações. Que lindo é o trabalho desse homem. 

Se você ainda não assistiu ainda é possível. o espetáculo ficará disponível de  sexta a domingo, às 20h de graça até o dia 05 de Dezembro pelo Sympla, www.sympla.com.br e divirta-se muito.

Recomendo a todos que gostam e admiram uma bom teatro que aos poucos está retomando seu espaço. Que os deuses nos guiem de volta e plenamente.

By Rosinaldo Luna

Serviço:

Teatro

Texto: Luiggi Pirandello

Direção: Gabriel Vilella

Produção e tradução: Claudio Fontana

com Chico Carvalho.