07/08/2009




FESTIVAL AGOSTO DE TEATRO


Programação.


DIA 7 (SEXTA)Aqueles Dois – Cia Luna Lunera (Belo Horizonte)Da rotina de uma repartição pública, revela-se o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, gerando incômodo nos demais. Criado a partir do conto homônimo de Caio Fernando Abreu. Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira). Início: 20h. Tel.: 3222 3669.


DIA 8 (SÁBADO)O Inspetor Geraldo – O Pessoal do Tarará (Mossoró)Em uma cidade provinciana, os governantes não fazem muito caso pelo povo e vivem às custas do poder público. Livre adaptação de “O Inspetor Geral”, de Nicolai Gogol (1809 – 1852).
Praça Augusto Severo, Ribeira. Início: 16h30
Elas – Elas & Cia (Natal)Quatro mulheres recebem uma carta anônima convidando-as para um encontro com horário e local determinados, com a promessa de uma misteriosa mudança em suas vidas.
Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol). Início: 19h30.
Tel.: 3232 5307.


DIA 9 (DOMINGO)Assim me contaram, assim vos contei – João Júnior (Natal)Espetáculo composto por três narrativas: “Os animais têm razão”, de Antonio Francisco, e “Couro de Piolho” e “João Jiló”, adaptados de histórias do livro Contos Tradicionais do Brasil, de Luis da Câmara Cascudo.
Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol).
Início: 16h30. Tel.: 3232 5307.
Uma coisa que não tem nome – Grupo Estandarte (Natal)Sem qualquer motivo aparente, as pessoas vão uma a uma perdendo a visão devido a uma epidemia – a cegueira branca. Adaptação de “Ensaio sobre a cegueira”, um dos principais romances de José Saramago.
Centro Experimental (Av Hermes da Fonseca, 1296, Tirol).
Início: 19h30. Tel.: 3232 7438.


DIA 10 (SEGUNDA)As aventuras de Pedro Malazartes – Alegria Alegria (Natal)Narra as aventuras do anti-herói nordestino Malazartes pelo sertão. O espetáculo apóia-se no visual colorido e alegre do Boi de Reis.
Praça Augusto Severo, Ribeira.
Início: 16h30
A Mar Aberto – Atores à Deriva (Natal)José Hermílio, um velho lobo do mar, acredita que o demônio usa de suas artimanhas para fazê-lo desejar Júlio de Joana, que aos 19 anos abandonou a faculdade com o desejo de ser pescador.
Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira).
Início: 19h30. Tel.: 3222 3669.
Até que a vida nos separe – Coletivo de Atores sem Coletivo (Parnamirim)Mostra a relação de quatro pessoas ligadas pelo mesmo sangue, cada uma com seus problemas. Aparentemente, nada interfere na relação delas, mas só aparentemente.
Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol).
Início: 21h. Tel.: 3232 5307.


DIA 11 (TERÇA)A Ida ao Teatro – Grupo Facetas, Mutretas e Outras HistóriasA Ida ao Teatro é uma divertida História de Karl Valentin, adaptado pelo grupo “Facetas…”, onde as cobranças mútuas e as frustrações da vida conjugal são colocadas em questionamento, levando o espectador ao riso e a reflexão sobre a teia das relações humanas.
Teatro de Cultura Popular (Rua Jundiaí, 641, Tirol).
Início: 16h30. Tel.: 3232 5307.
O Tempo da Chuva – Grupo Beira de Teatro (Natal)Plínio e Bento se conhecem ao buscar abrigo da chuva sob a copa de uma árvore. A proteção não os livra do jogo de algoz e vítima que eles constroem.
Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira).
Início: 19h30. Tel. 3222 3669.
Deus Danado – Cia A Máscara de Teatro (Mossoró)Conta a história de dois homens – Teodoro e Luiz – em sua obsessão por encontrar uma botija cheia de ouro. o texto é de João Denis, autor seridoense redicado em Recife.
Centro Experimental (Av Hermes da Fonseca, 1296, Tirol).
Início: 20h30. Tel. 3232 7438.


DIA 12 (QUARTA)As aventuras de uma certa baratinha – Grupo Filhos da Arte (Macaíba)A senhora baratinha encontra em um de seus velhos baús um vintém. Pensativa e animada, corre para a janela a cantar à procura de pretendentes. Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol). Início: 16h30. Tel.: 3232 5307.
Auto do Caldeirão – Cia Teatral Alegria Alegria (Natal)Narra a saga do beato José Lourenço, que fundou, em Crato, no Ceará, a comunidade de Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, uma das primeiras experiências socialistas do Brasil.
Praça Augusto Severo, Ribeira.
Início: 19h30
Pobres de Marré – Grupo Carmin (Natal)Quitéria Kelly e Titina Medeiros interpretam duas moradoras de rua, Maria e Dasdô, nessa comédia reflexiva escrita por Henrique Fontes.
Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira).
Início: 21h. Tel. 3222 3669.


DIA 13 (QUINTA)O Tempo, um espetáculo artemporal – Tropa Trupe Cia de Arte (Natal)Propõe a integração de expressões artísticas contemporâneas e técnicas utilizadas no circo tradicional, explorando a temática tempo/espaço através do corpo do artista.
Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira).
Início: 16h30. Tel. 3222 3669.
A Lenda do poço feio – Cia. Escarcéu de Teatro (Mossoró)Baseia-se na lenda de que na localidade de Poço Feio (zona rural da cidade de Governador Dix-sept Rosado/RN) existe uma “moça encantada” que seduz os pescadores e os leva para as águas do poço em noites de lua cheia.
Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol).
Início: 19h30. Tel. 3232 5307.
Eles voltaram – Luz de Cabaret (Natal)Uma produção com muito humor, sátiras e textos em formato de esquetes que falam da época dos cafés-teatros e do glamour do teatro revista, mostrado a saudosa Natal dos anos 80.
Sede do Facetas (Rua Juiz de Fora, nº 2887, Conj. Pirangi. Tel.: 3217 833).
Início: 21h. Tel. 3217 8331.


DIA 14 (SEXTA)Arlequim e seus amores – Grupo Brincarte de Teatro (Natal)Clarisse, filha do comerciante e banqueiro Pantaleão, está prometida a Frederico Penico, mas com a notícia da morte dele, ela e seu amado Silvio pensam que estão livres para o amor.
Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol).
Início: 16h30. Tel. 3232 5307.
O Vôo do Cavalo do Cão – Grupo Arruaça de Teatro Amador (Mossoró)O espetáculo escrito por Racine Santos vem discutir a violência como um fenômeno social dos nossos tempos e trazer à tona o mito da liberdade no país de Mossoró.
Centro Experimental (Av Hermes da Fonseca, 1296, Tirol).
Início: 19h30. Tel. 3232 7438.
A Peleja do amor no coração de Severino de Mossoró – Grupo O Pessoal do Tarará (Mossoró)Essa livre adaptação com sotaque regional da história de Cyrano de Bergerac e poesias do talentoso poeta mossoroense Antônio Francisco e músicas do violeiro Elizeu Ventania.
Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira).
Início: 21h. Tel. 3222 3669.


DIA 15 (SÁBADO)Elvira do Ipiranga – Boca da Mata (Natal)Em 1968, um interventor é nomeado para administrar uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Norte logo após a publicação do AI-5.
Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol).
Início: 16h30. Tel. 3232 5307.
O circo de um homem só – João Lima (Salvador)Um palhaço chega em uma localidade para fazer, sozinho, um espetáculo de circo completo. No decorrer da apresentação, ele executa números de mágicas, malabares, equilibrismo, entre outros.
Sede do Facetas (rua Juiz de Fora, nº 2887, Conj. Pirangi. Tel. 3217 8331).
Início: 21h. Tel. 3217 8331.
Informações: 3232 6372

06/08/2009

EM AÇÃO


Esse ator durante apresntação do AUTO DO NATAL, no Campus Universitário, o maior espetáculo teatral do estado. Esse espetáculo consegue atrair um público de mais de 30.000 mil espectadores.
Um espetáculo mágico e muito bonito.
Nesse espetáculo foram homenageados os Reis Magos. Esse em questão Belchior, um rei que trazia na sua composiçao o dever de homenagear o teatro de bonecos. O João Redondo.
Lindo espetáculo dirigido pelo saudoso Lenício Queiroga e escrito por escritor Nei Leandro de Castro, mesmo autor do livro: "As Pelejas de Ojuara" que se transformou no fime "O Homem Que Pelejava com o Diabo".
Rosinaldo Luna









Desenvolver e movimentar a cultura. Esse é o papel desse diretório.




Há muito tempo venho tentando fomentar no nosso municipio uma cultura teatral consistente e continuada. Isso vem desde o convite feito por duas Senhoras, moradoras atuantes dessa cidade, Ir. Natalia e Dona Bastinha. Naquele tempo passava-se por um período festivo, as bodas de ouro do saudoso Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, noso profeta das águas.


Fui convidado pelas Sras. a montar um trabalho teatral baseado no Exodos, texto bíblico que contava a história de Moisés, o menino Israelita que foi criado pela filha do Faraó, vindo depois a liderar a gande mascha do povo de Deus pelo deserto.


Nessa ocasião, tive o prazer de reunir inúmeros talentos. Desses talentos surgiu o Grupo Teatral Raizes, que posteriormente conseguiu sair dos limites municipais e destacar-se no cenário cultural estadual com muito sucesso.




Ainda hoje, quando falamos em teatro as pessoas lembram do João Maria Luna, Rubenice, Izete e as campanhas educacionais veiculadas durante as camapnhas de vacinação contra a pólio e outras atividades e eventos culturais no municipio.




O grupo se estabeleceu após oficinas partocinadas pelo FCBIA em parceria com a prefeitura municipal de São Paulo do Potengi. Coincidentemente, na época, o Prefeito José Azevedo Lopes era também gestor municipal.




Hoje estou de volta, agora como diretor de cultura com muita vontade de produzir e difundir a cultura potengiense em todos os seguimentos, teatro, literatura, folclore, artesanato música e tudo que venha a identificar a identidade cultural do nosso municipio.




Nesse espaço agora criado, vejo uma maneira de melhor comunicação com todos os amigos e municipes afim difundir e produzir cultura de maneira sustentável.








Esse trabalho iniciamos lentanemte com o grupo de Bui de Reis do Sr. Esmerino Cassimiro. O mestre está sendo inscrito no premio nacional de cultura popular mestra Dona Izabel, Pretendemos com essa ação retribuir os mestre Esmerino um pouco do que este ofereceu durante toda a sua vida animando nosos terreiros e ruas com a brincadeira do boi.
O grupo apresentou-se dentro das comemorações do nia mundial doa Cultura, promovido pela SMEC e Direção de Cultura, no ginásio da escola Paulina Nunes com muito sucesso.
Além da apresentação do grupo do Sr. Esmerino a grande maioria das escolas municipais, estaduai e particulares do municipio participaram do evento.




Paralelo ao evento no Ginásio Paulina Nunes acontecia no auditorio da SMEC, palestra com um palestrante do SEBREI/RN que discursou sobre empreendedorismo. Na platéia um público atento as explicações passadas pelo orador e muita interação. Todos saimos satisfeitso como resultado do evento. Para recepcionar o palestrante a Sra. Suely Targino, elegantemente recepcionou os convidados e palestrante e no final foi servido um lanche.




Ainda dentro das comemorações do dia mundial da cultura, veio a nossa cidade o coral SAÚDE EM CANTO, formado pelos funcionários do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que cantou para os pacientes internos e funcionários do Hospital Regional de São Paulo do Potengi e a noite fizeram uma brilhante participação na Seresta do Povo, pormovida pela rádio Potengi e apresentada pelo comunicador Sr. F. Silva.








Rosinaldo Luna
Diretor de Cultura.

05/08/2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO DO POTENGI
DIRETORIA DE CULTURA


SINTESE
SNC- SISTEMA NACIONAL DE CULTURA.
IV SEMINÁRIO DO SISTEMA NACIONALD ECULTURA.


O Secretario Municipal de Cultura, Sr. Francisco Azevedo Lopes e o Diretor de Cultura do Município Sr. Rosinaldo Luna participaram nos dias 27 e 28/07/2009, na biblioteca Zila Mamede na UFRN e Natal, do Seminário do Sistema Nacional de Cultura. No Seminário foram discutidos assuntos inerentes a instalação do SNC- SISTEMA NACIONAL DE CULTURA.
No evento fizera-se presentes, além dos gestores de cultura de vários municípios de RN, representantes do ministério da cultura e da Sec. Regional De Articulação Institucional de Governo Federal.

O evento foi aberto com uma apresentação cultural onde o poeta Antonio Francisco, apresentado pelo Presidente da Fundação José Augusto, Sr. Crispiniano Neto, recitou poemas de cordel de sua autoria. O poeta Antonio Francisco é membro da ACADEMIA NACIONAL DE CORDEL e hoje ocupa a cadeira que pertenceu ao grande poeta Patativa do Assaré.
Durante a apresentação do Seminário, o professor e representante do MINC, Professor Roberto Peixe, falou e explicou o que é o SISTEMA NACIONAL DE CULTURA, além de deixar claro a importância da:
· Instalação das Secretarias Municipais de cultura;
· A criação do fundo municipal de cultura. Apenas os municipios que tiverem esses pontos definidos poderãoSr. Roberto Peixe
participar dos editais do MINC.
· Que é importante que o órgão gestor de cultura dever trabalhar em parceria com o CRAS e a Sec. Mun. de Assistência Social e os territórios da cidadania.
· É necessária a realização de conferencias pública que deve acontecer até 31 de Outubro de 2009.
· Também nesse período deve acontecer o FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA. Nesse fórum devem ser retirados os delegados que irão representar o município no FORUM Estadual e Nacional.
· Faz-se urgente a instalação do Conselho Municipal de Cultura. O conselho deve paritário e autônomo com componentes representantes da sociedade civil , escolhido através do voto livre. O Conselho deve ter 50% dos componentes vindos da sociedade e os outros 50% do governo municipal escolhido entre as demais secretarias. O presidente deve ser o gestor municipal.
· O fundo municipal de cultura deve necessariamente administrado pelo conselho que designará a utilização correta dos recursos cuidando para que esse fundo seja utilizado durante todo o ano nos diversos eventos ligados a cultura e não concentrá-lo apenas um uma data festiva ou evento beneficiado.
· Foi colocado que ficam mais fácil para a aprovação do MINC projetos com cunho social e que tenha a preocupação do resgata da culturas populares e do povo.
· Será assinado um acordo de cooperação entre os governos: Municipal, Estadual e União, para o perfeito funcinamento do Sistema Nacional de Cultura. O sistema foi desenvolvido nos mesmos moldes do SUS- Sistema único de Saúde.
Os municípios ficam obrigados com a assinatura a:
· Criar e laborar o Sistema Municipal de Cultura – SMC
· Integrar-se ao Sistema Estadual de Cultura – SEC
· Integrar-se ao Sistema Nacional de Cultura – SNC
· Elabora o plano municipal de cultura
· Criar leis de incentivo à cultura, a exemplo da Lei Câmara cascudo em nível estadual e Lei Ruanet no federal.
No sentido mais popular o SNC é um sistema parecido com o SUS, que pretende oferecer serviços e bens culturais as camadas menos favorecidas da sociedade baseando-se nos artigos 215 e 216 da Constituição Federal que: É dever do estado oferecer, disponibilizar e incentivar a cultura e o conhecimento do povo, em linhas gerais.

O município de São Paulo do Potengi já está em processo bastante avançado de enquadramento no SNC, pois o Prefeito, Sr. José Azevedo Lopes conseguiu aprovar na Câmara Municipal um fundo para a cultura, dentro da LDO que já irá começar a funcionar a partir de 2010 e está tratando da criação da Secretaria Municipal de Cultura. Com esses dois passos o nosso município poderá concorrer aos editais, convênios e leis de incentivo a cultura em pé de igualdade com outros municípios mais desenvolvidos, inclusive do sul e sudeste.
Sr. Crispiniano Neto, pres. Da Fundação José Augusto apresentando o Poeta Antonio Francisco.
Os CONTATOS
Ainda dentro da Conferencia, fiz contatos com os Sr. Cesar Revoredo, presidente da FUNCARTE-Fundação Capitania das Artes que colocou a nossa disposição tudo que nos for necessário ao funcionamento do nosso Diretório de cultura, inclusive disponibilizando cursos de capacitação e acessoria em realização de projetos.
Com a Senhora Andrea Lima e Fabiana Souza, representantes do regional de MINC- Secretaria de Articulação Institucional do governo federal que é sediada em recife.
Com o chefe do Gabinete da Fundação José Augusto, Sr. Gilson Mathias , conversamos sobre a instalação de oficinas culturais no nosso município rstando apeans enviar oficio e escolher o local para tais oficinas.
Conversamos com o Sr. Roberto Peixe, do MINC que se colocou ao nosso dispor para orientações e acessória no que se refere ao SNC e com o
Sr Fred Maia, que se colocou a nossa disposição para os assuntos de formação dos fóruns e conferencia da cultura. Esse último parabenizou o Sr. Prefeito Azevedo pela iniciativa na criação do fundo Mun. de Cultura e solicitou o contato do mesmo para um futuro contato.
Além desses contatos ainda mantive contatos com secretários e diretores de cultura dos municípios vizinhos a fim de no futuro podermos desenvolver projetos em parceria ou em sistema de consórcio, quando da dificuldade de implantar um equipamento ou projeto individualmente.
Ao final, classifico como excelente o evento e bastante esclarecedor o evento onde todos saímos com a sensação que a cultura é um produto comercial de marketing e que já faz tempo, se faz necessário acreditar e investir nesse segmento, ciente que além de desenvolver uma sociedade mais atuante e consciente ainda gera muito voto aos políticos com visão e com seriedade administrativa.

CONSIDERAÇÕES
“Formular as políticas públicas culturais de forma democrática, é para isso
que criamos o SNC”, explicou o coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade do Ministério da Cultura (MinC) e também coordenador geral do SNC, João Roberto Peixe,

Não adianta termos um estado com uma produção cultural tão rica, tão diversa, se temos uma organização institucional tão baixa, não podemos mais viver nesse descompasso”, esse foi o tom do discurso do Coordenador do SNC e Coordenador Geral de Relações Federativas e Sociedade do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe,
Na avaliação do presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, “é importante vermos vários municípios criando suas secretarias de Cultura. Isso não existia em nosso estado [Rio Grande do Norte], departamentos, diretorias, áreas que cuidem especificamente da Cultura”.
E o presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), César Revorêdo, complementou destacando que “esse é o momento de definirmos os rumos, as perspectivas do SNC”.
Representante da Sec. Estadual de Educação e Cultura em discurso durante a abertura do seminário.




Autoridades componentes da mesa durante o Seminário.
Rosinaldo Luna. Diretor de Cultura.