29/01/2014

Novos rumos da cultura.

Tenho andado bem contente com os rumos da cultura em São Paulo do Potengi. Mesmo ainda confuso no campo da comunicação e dos entendimentos de o que é cultura e de quem é a responsabilidade de promovê-la, as coisas estão caminhando.
Gostaria de explicar uma coisa: governo nenhum tem a obrigação de fazer cultura, eles não são artistas, o faze cultural deve ser de exclusividade de que é artista, de quem produz cultura. Aos gestores cabe o papel de criar mecanismos para a promoção e fruição das diversas manifestações culturais.
Digo isto,porque é comum cobrarem dos gestores responsabilidades práticas de gestores, quando na realidade, é do próprio artista o dever de criar projetos, de pensar e desenvolver seus projetos.
São Paulo do Potengi está no caminho certo. A prefeitura já encaminhou a Brasilia os documentos para a adesão ao SNC - Sistema Nacional de Cultura, um importante passo para o desenvolvimento cultural do município.
O SNC é um mecanismo importantíssimo que virá transforma a forma de fazer cultura no país e será também o fim do pedido de favores a quem quer que seja.
então, um recado aos ainda desavisados. Cultura é um produto, e assim como o comerciante investe em seu comercio, comprando e suprindo suas prateleiras, também o artista tem o dever e obrigação de produzir, e buscar patrocínios, de vender seu produto, não de "pedir" nada a ninguém. Quando solicitamos um patrocínio, estamos celebrando um contrato comercial, onde você investe um valor no meu produto cultural e eu te devolvo o seu investimento em propaganda.
A prefeitura, através da consultoria dispõe de várias informações sobre o SNC, se quiser se inteirar sobre esse sistema, procure a consultoria de cultura, teremos o maior prazer em conversar sobre o assunto. Venha vivenciar os novos rumos da cultura.
By Rosinaldo Luna

Projeto Via Brasil promove o intercâmbio da cultura brasileira


Ao longo de 2014, a cultura brasileira estará exposta no Wexner Center, galeria de arte contemporânea da Universidade de Ohio (Estados Unidos), que está realizando uma iniciativa interdisciplinar intitulada Via Brasil.

O projeto Via Brasil apresenta a complexidade e diversidade da nação brasileira e promove o intercâmbio internacional da universidade com a arte e cultura do Brasil.

O Wexner Center tem desenvolvido uma gama integrada de programas que abrangem exposições, filmes, vídeos, educação, juntamente com programações complementares do departamento de artes cênicas, tendo por fim, promover a compreensão e apreciação da arte contemporânea brasileira.

O conteúdo dos programas é resultado de quase três anos de pesquisa e viagens de curadores da universidade para o Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, entre outros lugares.

Desde 2011, curadores e educadores do Wexner Center têm trabalhado com artistas, curadores e críticos brasileiros. Em 2014, a série Cruzamentos faz uma investigação sobre a cultura visual brasileira contemporânea por meio de uma perspectiva artística da cultura do país com uma programação bastante diversificada.

Exposição | Cruzamentos: Arte Contemporânea no Brasil 

A exposição 'Cruzamentos' explora o trabalho de 35 artistas brasileiros contemporâneos, entre os vários meios de expressão – muitos dos quais nunca foram amplamente expostos nos EUA – cujas práticas e influências são tão variadas quanto à composição social, racial e geográfica dos Estados Unidos.

‘Cruzamentos' oferece um olhar detalhado de 30 anos de produção artística, desde a queda da ditadura militar em 1985, e figura entre as exposições mais ambiciosas dos 25 anos da história do Wexner Center. A mostra cobre uma ampla gama de práticas artísticas – pintura, instalação, fotografia, escultura e imagem em movimento – e apresenta trabalhos produzidos especificamente para a exposição.

Série de Filmes | Cruzamentos: Documentário Brasileiro Contemporâneo 

Série de filmes busca explorar o que é tão extraordinário sobre a recente onda de importantes documentários produzidos no Brasil. A série inclui 24 longas-metragens e 15 curtas-metragens que datam de 1974 até o presente e contará com a presença de vários dos cineastas nas apresentações. Apesar da série se concentrar na produção particularmente criativa e inovadora do século 21, ‘Cruzamentos' irá destacar cineastas brasileiros contemporâneos mais reconhecidos, incluindo obras precursoras importantes como Iracema (Jorge Bodanzky, Orlando Senna, 1974) e Vinte Anos Depois (Eduardo Coutinho, 1985).

Artes performativas contemporâneas no Brasil 

Em fevereiro, a Companhia Urbana de Dança, grupo de dança hip-hop formado por coreógrafo brasileiro das favelas do Rio de Janeiro leva a estreia do espetáculo Eu Danço – 8 Solos no geral .

Em março, Gary Lucas – "Guitar Hero do homem pensante" – compartilhará uma partitura de música ao vivo para a exibição do show Esta noite encarnarei no teu cadáver, o clássico filme de terror celebrado por muitos fãs, do autor brasileiro José Mojica Marins (também conhecido como Zé do Caixão).

O mestre de percussão brasileiro Cyro Batista com seu quarteto de roda livre, também apresenta em março o show Um alegre deleite carnavalesco. Em abril, o artista de hip hop paulistano, Criolo, vai entreter o público com rap, samba, funk e ritmos africanos.

Programas educacionais e públicos 

Os programas públicos destacam artistas da exposição Cruzamentos: Arte Contemporânea no Brasil, curadores do Wexner Center e do Brasil e outros estudiosos, incluindo vozes de especialistas da Ohio State.

Nos programas escolares, o seminário WorldView planejado para estudantes foi ampliada para dar espaço a dois excelentes filmes brasileiros: Waste Land e Doméstica. Também os populares treinamentos para adolescentes, WexLab, vão explorar aspectos da exposição Cruzamentos.
Texto: Wilker Leal, estagiário
Fonte: FBN/ Wexner Center
Foto: Companhia Urbana de Dança - Eu danço — 8 solos no geral
Edição: Ascom/ MinC