26/11/2009

Reunião do Conselho Municipal de Cultura


O Conselho municipal de Cultura, reunido no dia 25/11/2009, na Escola Municipal Dep. Djalma Marinho, discutiu e analisou o relatório da I Conferência Municipal de Cultura de São Paulo do Potengi e concluiu que:

Faz-se necessário e urgente a instalação de um espaço físico para a realização de ações culturais: oficinas, capacitações, palestras, exposições, eventos voltados para o resgate e crescimento da cultura do município.

Também foi discutido a possibilidade de utilizar o espaço do centro de treinamento que está sento instalado no antigo matadouro municipal. Mas depois de discurção e análise ficou visto que não há condições de utilizar aquele espaço devido às ações de Sec. de Assistência Social, uma vez que, a demanda de capaçitações e cursos e grande e o numero de pessoas assistidas por aquela secretaria é muito grande, necessitando para isso um espaço exclusivo para seus cursos e projetos.

Portanto este conselho decide reivindicar, conforme a necessidade e dentro de suas atribuições legais espaço para suas atividades, conforme assinaram os presentes conselheiros.


José Rosinaldo de Luna

Presidente.


Relação dos presentes:

José Rosinaldo de Luna

Carlos Magno diniz

Verônica Maria de Luna

Claudio Roberto de Souza

Sueli Targino Costa da Silva

Janir Cesar da Costa

Francisco Edmilson dos Santos

25/11/2009

A fé popular


A fé popular sempre me encantou. É bonito de ver no mês de maio, ou era bonito, as procissões de lanternas. Os cantos, os benditos. Hoje não se vê mais essas manifestações, ou pouco se vê. Lembro da tristeza que senti quando da procissão de São José. Uns poucos gatos pingados, e nenhum entusiasmo. Parecia que as pessoas que estavam ali, não estavam lã. Eram dois corpos distintos e independente. Enquanto uns cantavam os cânticos, outros passavam e distribuíam acenos, riam, falavam coisas engraçadas uns para os outros. Acredito que isso estava acontecendo porque tinha um grupo de senhoras que olhava as pessoas nas calçadas, em frente às suas casas, comentavam algo e riam. Como aquelas pessoas riam, riam mais que rezavam. Eu lembro que quando pequeno, haviam algumas procissões no mangericão, no cabaço, e era uma das coisas mais bonitas que aconteciam. Essas imagens ainda guardo na mente até hoje, Lembro da procissão de seu ZéRita lá no mangericão, dona Marilda era a rezadeira oficial, ainda hoje é, e havia um respeito profundo. Todas as pessoas adultas iam ali para rezar de verdade, apenas as crianças, essas sim, aproveitavam para se divertir, brincar, e comer muito na festa que acontecia depois. Lembro dos bolos pretos, de leite, das galinhas arrematadas no leilão. Aquilo tudo, vim a entender algum tempo depois, trazia todo um significado. Mas hoje é difícil ver esses acontecimento da maneira que deve acontecer, com o desvelo e respeito que realmente deve acontecer. Mas como tudo na vida muda, a fé também muda, as formas de expressar a fé também muda, e as culturas também vão tomando outras formas, se moldando á época, sofisticando-se e finalmente, morrendo.
O papel do artista é conservar e resgatar os saberes sem deixar que estes desapareçam simplesmente. Vamos zelar por isso?
Rosinaldo Luna

23/11/2009

CULTURASPP

CULTURASPP
Uma das coisas mais gratificantes nos últimos tempos, para mim, foi poder ver e sentir toda a efervescência cultural no RN. O Festival Agosto de Teatro, que acontece todos os anos no mês de agosto em Natal, esse ano trauxe uma vriedade incrível de excelentes espetáculos. Dentre muitos, destaco a Cia. Alegria Alegria com o espetáculo AUTO DO CALDEIRÃO. Um espetáculo de rua, baseado em fatos reais com uma concepção plastica encantadora, com uma utilização perfeita dos elementos populares. O mais bonito cortejo que já vi, a cena que abre o espetáculo, o efeito das mascaras e as vestes dos retirantes? profetas?, ou, romeiros/profetas, personagens que ainda povoam e resistem às novas tecnologias ou adaptam-se à elas. Para nós que temos contato permanente com o povo do interior, com as raízes e os saberes da nossa cultura mais pura, estamos acostumados às figuras encontradas no texto. Mas mesmo assim, prace que tudo aquilo é uma coisa nova. De fato é, quando vestida da roupagem artística. A direção e o trabalho de corpo do ator e diretor do espetáculo, o nosso veterano Grimário Farias, nos afirma que muitos Paulos Autrans e Fernandas Montenegros existem aqui, bem pertinho de nós, no seu mundo pouco divulgado econhecido. Mas estamos aí atuando e preservando nosso patrimônio cultural mateiras e imaterial.
O auto do caldeirão é um lindo espetáculo que pretendo trazêr para nossa cidade em breve, por enquanto, vejam o vídeo da participação do grupo em Aracaju. divirtam-se.

Rosinaldo Luna.
Diretor de Cultura né!?


II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

Aos interessados em cultura no nosso município!
As noticias da II Conferência Estadual de Cultura estão quentinhas!
Atenção delegados Municipais de Cultura. A II Conferência Estadual de Cultura já está marcada. Acontecerá nos dias 9 e 10 de Dezembro. Ainda não está confirmado o local mas estaremos lá com certeza. Todos os delegados devem comparecer. Será três delegados os titulares, em caso de impossibilidade do titular, irá o suplente. Bem, faz algum tempo que São Paulo do Potengi não está, não aparece, não acontece em nada no campo cultural. Graças a Deus está chegando o tempo de mudar isso. Com o apoio do governo municipal e federal, dentro do Sistema Nacional de Cultura, será viabilizado o desenvolvimento cultural aqui, inclusive com a implantação do fundo municipal de cultura. A I Conferência Municipal de Cultura serviu par tratar desses e outros assuntos, e também retiram ideias e propostas para um planejamento cultural. Portanto, os delegados municipais e conselheiros devem estar ciente da importância do sue papel nesse processo. Portanto, vamos pensando no que colocar, nas propostas da II conferência de Cultura, a nível estadual para tentarmos chegar até a nacional em Brasília. Para isso vamos ver o video da leitura do Texto Base da Conferência.