15/03/2014

O sonho de Titina


A+
O espetáculo infantil “Titina e a Fada dos Sonhos” inicia temporada 2014 neste mês de março com apresentações gratuitas em escolas e no Teatro Alberto Maranhão. Com dramaturgia assinada por Júnior D’Alberto, a montagem traz personagens do cotidiano que acompanham a curiosidade da protagonista, que cresce sem medo dos porquês e das descobertas do seu imaginário. Ao todo serão cinco encenações em escolas da rede pública e privada, estas restrita a alunos e professores, e duas sessões abertas ao público em geral dias 28 e 30 de março no TAM.
DivulgaçãoEspetáculo mostra a curiosidade e questionamentos da infância acerca de situações cotidianas e os contos de fadasEspetáculo mostra a curiosidade e questionamentos da infância acerca de situações cotidianas e os contos de fadas

A estrutura utilizada pelo autor para contar a história de Titina, promove a interação entre personagens dos contos infantis e da cultura popular, criando uma teia de relações que questionam comportamentos e buscam respostas coerentes para situações inusitadas. No texto a menina, aconselhada pelo Tio Beto, encontra nos sonhos respostas para todas as suas perguntas.

“O espetáculo retrata uma menina comum, extremamente curiosa e cheia de questionamentos, que não se contenta com explicações simples para determinadas situações. Esse descordar a impulsiona ao ‘não-medo’ e ao ‘não-isolamento’, reivindica respostas coerentes, e contribui com a formação da personalidade do público infantil”, destaca a diretora Diana Fontes. “Acredito que, ao provocar reflexões, a peça deve ser vista como uma opção de ‘lazer-construtivo’”, acredita Diana.

Como exemplo, Titina faz perguntas simples e instigantes, inclusive para qualquer adulto: afinal por que o príncipe, que passou a noite toda dançando com Cinderela, não lembra do seu rosto? “Pode me explicar?”, pergunta a personagem. Ou “por que o Saci fuma? Nunca disseram a ele que faz muito mal à saúde?” Assim como essas indagações, o texto também esclarece que o lendário Bicho Papão só existe no medo das crianças. “Se sou eu que tenho medo, por que é você que se esconde embaixo da cama?”, desafia Titina.

A temporada de março do espetáculo conta com incentivo do Programa Municipal de Cultura Djalma Maranhão, e conta com o patrocínio da Promater, Potiguar Honda e Casa de Saúde São Lucas.

Titina é interpretada pela atriz Natália Negreiros; Tio Beto e o Saci é vivido por João Alexandre Lima; o ator Tházio Menezes faz o príncipe e o Bicho Papão; e a Fada dos Sonhos ganha vida na pele da atriz Ana Carolina Vieira. O figurino é de Ricardo San Martini e o desenho de luz de Daniel Rocha.