13/09/2021

Mais de Insight Insano.


Tenho recebido alguns feedbacks relacionados ao monologo Insight Insano que estreei  dia 20/08 e alguns me chamaram muito a atenção. Resolvi publicar este que me fez ver o espetáculo com outros olhos, além da minha própria
concepção, o texto da querida Graças Luna me fez pensar novas perspectivas. Estero que gostem tanto quanto eu de suas palavras.

"Desde que eu nasci, eu vivo aqui" Diz Ícaro. Que belo começo! 

Quem de nós se dá ao privilégio de se colocar no mundo dessa maneira? Perceber-se como Ícaro? Quem em algum momento parou pra pensar que desde que nascemos vivemos e fazemos parte de um contexto? Basicamente poucas pessoas se dá ao luxo de pensar assim. Ora, em Insight Insano, eu penso, que Ícaro é um personagem capaz de relatar seu mundo interior, embora se preocupe de que os outros "vão pensar que" ele "é louco". Ele, inteligentemente, fala das "máscaras", da sua própria e das nossas. Penso que isso é algo tão real! Todos nós usamos máscaras! E de fato,  as nossas máscaras não permite que os outros "vejam" nossa "alma"! E Ícaro diz de forma tão singela e profunda: "A máscara, a dona do meu ser!!" quão verdadeiro é ele neste momento! Penso, que muito mais verdadeiro que qualquer pessoa sã! Não que eu esteja diagnosticando ele de louco, não me responsabilizaria por tamanha afirmação! Ora o "rapaz" não quer ser um louco, quem de nós quer? Mas quantos de nós tem esse potencial de ser louco em algum momento e destravar a língua e o inconsciente de modo a deixar cair nossas máscaras, e deixar fluir o  pensamentos, as angustias,  sofrimentos, dores, solidão, fraquezas e desejos?  escaparem de nós até que estejamos esvaziados de tais sentimentos a ponto de nos sentir curados deles? Ou pelo menos dá a eles uma ressignificação diferente, de modo a favorecer nossa saúde mental e física? Poucos. Penso que alguns de nós nem percebemos que vivemos realmente atrás de "máscaras" e a colorimos ou não, de acordo com as situações que a vida nos impõe. Quem diria que sem querer,  fazemos isso como se manipulados, eu penso,  pelo nosso inconsciente? Algo que me chamou também atenção em Ícaro é que ele questiona-se sobre a própria morte, "acabou a luz da minha vida", debocha ele da viúva chorosa".  Muito cômico se não fosse irônico!

 Insight Insano, penso que é algo realmente, capaz de nos fazer pensar sobre nossa própria existência, nossa  saúde mental, a saúde mental do outro, e o que carregamos dentro de nós mesmos, fechado a "sete chaves", e o que pensar sobre nossa e própria existência no mundo. Mas é difícil perder se dentro de nós mesmos, quase ninguém o quer. Dói para Ícaro e dói para nós também... Como diria Clarice Lispector: "É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo." E é assim, penso, que vamos enganando-nos  vida a fora rumo a morte... "Mas eu não quero morrer" diria o Ícaro. Mas sim, penso que morremos cada dia um pouco, por trás de nossas lindas máscaras. E chamamos isso de viver.

By Graças Luna