13/08/2013

Espetáculo circular irá visitar bairros de São Paulo do Potengi

Há alguns dias iniciei o novo trabalho teatral para São Paulo do Potengi. Deste vez trata-se de uma interferência performática. 
Batizada de PROJETO CRUZADA, o espetáculo é circular e irá visitar bairros, escolas e comunidades do município levando em sua bagagem um palestra sobre violência e drogas. Esses dois males que se infiltrarem nosso município e vem destruindo nossa paz e nossas famílias.
O texto do ator e teatrólogo Rosinaldo Luna, versa de forma diferente, com uma linguagem pirotécnica, sobre a personagem central, a Violência, que chega com seu enorme poder de sedução e aos poucos engendra nossos filhos em suas teias, e os atira em seus abismos.
O espetáculo também terá incluído em seu contexto, pacientes do CAP'S e alunos do pro-jovem e com isto trabalha a inclusão. No caso do s pacientes do CAPS'S além da inclusão pretendemos interferir de forma terapêutica, contribuindo para a melhora no quadro patológico dos mesmos.
O projeto está em fase de elaboração e será inscrito nos editais do Ministério da Cultura, além do patrocino da Prefeitura Municipal de são Paulo do Potengi, através das Sec. de Cultura, Saúde e Assistência Social do Município. Além destes será apresentado a Câmara Municipal de São Paulo do Potengi onde buscará também apoio.Todas as formas de captação estão sendo utilizadas para a viabilização do projeto incluindo a sociedade civil, a pessoas, empresários o grupos e associações que desejem patrocinar. 
Um belíssimo espetáculo, onde teremos uma batalha fantástica e nesse caso, nós venceremos a violência.
No elenco teremos a atriz Luana Araújo, e os atores Nerivan Sivestre, Madson Dantas e Lucas Luna, estes confirmados até agora. Na coordenação dos meninos do CAPS' os colaboradores Elias Fabião e Chicletinho, músicos além da própria Luana Araújo, Psicóloga Miria Campos e toda a casa, que vem e empenhando há mais ou menos dois meses nessa cena de inclusão.
O espetáculo estreará em outubro e é parte das oficinas de montagem do AUTO DO NATAL 2013. Primeiro Auto de Natal encenado na Cidade.
O texto e a direção é do Rosinaldo Luna.

By Rosinaldo Luna

12/08/2013

Prego batido Ponta virada!

Prego batido Ponta virada!
Quem nunca ouviu isto sendo dito por alguém? São essas frases de efeito, aspectos particulares no modo de falar, vestir, andar, pensar, se relacionar com  o outro que criam a identidade de um povo. Essa identidade chamamos de CULTURA. Outra frase que resume a cultura de um povo: Em tal lugar não tem CULTURA. Nada mais cultural! Porém isto mostra que cultura existe sim em todo canto, porque cultura é o conjunto de pequenos tesouros individuais que compõe o todo. Hoje na sociedade organizada, estamos tentando mostrar para todos que cultura não é aquela produzida nos grandes salões da elite, mas o que o mais simples lavrador, artesão, mestre de cultura está realizando e é preciso valorizar e levar essa arte até estes salões suntuosos. A elite precisa saber o que nós, o povo produzimos, e que não só produzimos cultura como somos a própria cultura.
Prego batido ponta virada. Esta frase significa a síntese do está feito. Simples assim. E esta sensação me tomou de conta o peito desde o último raio de sol da sexta-feira dia 09 de agosto com o encerramento apoteótico da II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO DO POTENGI. Sei que não foi de tudo perfeita, mas também sei que nunca aconteceu uma manifestação cultural tão grandiosa no município, ao menos nos últimos anos. Essa reativação dos movimentos culturais, que São Paulo do Potengi vem presenciando desde a montagem da PAIXÃO DE CRISTO em março, é um marco para a cultura do município. O debate em plenária, mediado pelo brilhante professor Jobson Lima, as palestras da professora Francinete Ribeiro, historiador Professor Luciano e do próprio Jobson Lima, foram um diferencial. A fala do prefeito José Leonardo Cassimiro e sua colocação em mesa, diante da plenária, que está disposto a trabalhar com cultura é um passo importante para impulsionar o fazer cultural.
Dentre as propostas retiradas na conferência, ficou recorrente a necessidade da formação dos gestores e agente culturais, o que já iniciamos a busca por parceiros neste trocando em miúdos, a conferência foi um momento importante para o artista local. Retiramos seis delegados para a conferência estadual, e iremos representar nosso município com muito orgulho e quem sabe até poderemos chegar a II Conferência Nacional de Cultura em Brasília. São Paulo do Potengi está podendo. Por isto eu digo: É prego batido e ponta virada Parabéns São Paulo do Potengi. Antes gostaria de listar nomes de pessoas que contribuíram para a construção e realização do evento a começar pelo empenho do prefeito José Leonardo Cassimiro, Sec. Maria Neci, Professora Francinete Ribeiro, que iniciou o processo de construção desta conferência, Jobson lima, Professor Luciano, Mara, Prof. Wellington, Prof Adriano, Profa. Jandira, profa. Conceição, coordenadora de cultura do município, os vereadores Lula da Carne e Assis Araújo, Moacir Farias, atores Madson Dantas, Kelly Silva, Nerivan Silvestre, aos profissionais e meninos do PRO-JÓVEM, ao grupo de teatro AGENTES EM AÇÃO da Sec. de Saúde, Sec. Daílva, Enfa. Aniúsca, Luana Araújo e equipe do CAPS's SPP e São Tomé, Chicletinho e Elias Fabião. Casa de Cultura de São José de Campestre,aos grupos para folclóricos Boi Sete Estrelas e Flor de Mucamber e a todo o povo de São Paulo do Potengi que lotou a praça Monsenhor Expedito para ver o show de encerramento doa conferência. Parabéns  e obrigado em nome de todos que trabalharam em prol do sucesso desta conferência.
Grupo de teatro AGENTES EM AÇÃO


Elias Fabião e Chicletinho - CAP's SPP





Mestre Alexandre à frente do Boi Sete Estrelas










Equipe d pro Jovem com a Professora Fabiana e o Professor Abel


By Rosinaldo Luna