20/04/2013

Jovem ator potengiense interpretou Jesus Cristo
Cerca de 250 pessoas assistiram, ontem (30) à noite, no Centro Lítero Recreativo de nossa cidade, a encenação da Paixão de Cristo por um grupo de teatro composto, na sua maioria, por atores e atrizes de nossa comunidade.
Daqui vale destacar a perseverança, insistência, determinação do diretor da peça, Rosinaldo Luna, assim como o  apoio da Prefeitura Municipal. Foi um trabalho simples, bem feito, com poucos recursos, bastante criatividade, que emocionou e recebeu os aplausos de quem compareceu ao CLR par assisti-lo.
 Rosinaldo comentou que já se prepara para encenar o Auto de Natal, no final do ano, e a Paixão de Cristo, no próximo, além de outros trabalhos teatrais.
A iniciativa do Rosinaldo é corajosa e desafiadora e merece o apoio dos poderes constituídos e da comunidade em geral, pois está abrindo as portas para jovens talentosos que precisam de um espaço para colocar em prática as suas qualidades artísticas.
Parte do elenco, no encerramento da peça

Jesus crucificado entre os dois ladrões

Maria e Jesus após sua morte

Rosinaldo Luna, diretor da peça, fez também o papel de Judas

PATROCINIO CULTURAL CAIXA



A Caixa Econômica Federal abre inscrições, nesta segunda-feira (15) de abril, às 6h da manhã e vai até o dia 27 de maio de 2013, às 18h, para a seleção de projetos culturais a serem realizados em 2014. Os interessados poderão se inscrever em três dos programas culturais da CAIXA: Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, Apoio ao Artesanato Brasileiro e Apoio a Festivais de Teatro e Dança.

Todas a...s informações necessárias a participação nos programas estarão disponíveis no regulamentos, publicados no sítio http://www.programasculturaiscaixa.com.br/. As inscrições serão feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, até o dia 27 de maio de 2013, às 18h (horário de Brasília), e somente as inscrições preenchidas corretamente serão acatadas. Não serão aceitos projetos enviados por quaisquer outros meios.

As dúvidas, relacionadas aos programas, deverão ser encaminhadas para a CAIXA por meio da ferramenta Fale Conosco, disponível no sítio de inscrição: http://www.programasculturaiscaixa.com.br/.

O Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural vai selecionar projetos para compor a programação em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, no período compreendido entre os meses de março de 2014 e fevereiro de 2015. O valor máximo de patrocínio, por cidade solicitada, é de R$ 300 mil. Cada proponente pode apresenta até dez projetos, podendo cada um ser realizado em uma ou mais cidades com CAIXA Cultural.
Ver mais

Edital do Instituto Claro: modalidade cultural



 O Edital é composto por duas modalidades: Modalidade Cultural, que irá selecionar iniciativas que incentivem o jovem a melhorar a comunidade e os espaços onde vive por meio de suas expressões artísticas e culturais e a Modalidade Social, que irá buscar por projetos que estimulem o jovem a criar e aplicar novas soluções sociais para a melhoria de sua comunidade e dos espaços onde vive.

Na área Cultural, serão contemplados projetos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Já na área Social serão premiados projetos de todo o Brasil.

mais: https://www.institutoclaro.org.br/app/webroot/edital/

19/04/2013

PITUCHA NAS TENDAS LITERÁRIAS SESC-LER


Mais uma atividade de teatro hoje em São Paulo do Potengi, incrementando e criando o hábito de ver teatro no município.
Foi muito prazeroso estra mais uma vez diante de um p´ublico ao ávido por coisas diferentes com é o povo de São Paulo do Potengi. Estivemos visitando a Escola Municipal Ver. Luiz Antônio Campos durante o evento TENDAS LITERÁRIAS SESC/SESC-LER  e constatamos a carência de atividades sócio-culturais no município.
Pitucha, Ana Kelly e Antonio Bisneto - Atores
Uma certa vez ouvi de algumas pessoas: "CULTURA NÃO TEM FUTURO EM SÃO PAULO DO POTENGI" À época fiquei muito triste e chateado, porém hoje percebi que todo o que penso é verdade, cultura não tem futuro em São Paulo do Potengi, porque cultura tem "presente". Falta só criar o hábito de consumir cultura. 
Hoje, durante a participação da Pitucha, uma boneca de pano que fez uma animação sobre o escritor Monteiro Lobato, vimos como as crianças participam, interagem e curtem o teatro. Então isso diz que cultura tem futuro sim, e me faz mais ainda desejar e perseverar, com um sacerdote, no fazer cultural.
Outra coisa que me fez feliz, o trabalho foi realizado por três jovens oriundo do projeto PAIXÃO DE CRISTO DE SÃO PAULO DO POTENGI. Incentivados pelo bom resultado do mesmo.
Apesar de ter sido uma participação curta, pouco mais de 20minutos, a bonequinha fez a galera dançar, cantar e se divertir.
Só uma coisa me incomoda ainda, mas ei que logo isso passará. Os jornalistas, blogueiros e demais formadores de opinião, parecem não ter muito interesse em cobrir eventos culturais. Com excessão de alguns poucos. Porém isso é importante para que o trabalho canha destaque claro, mas muito mais importante que  isso é o fato de com as críticas e observações, possamos melhorar a qualidade e oferecermos cada vez mais espetáculo de qualidade e consistência, o que o povo realmente merecem.
Pitucha em cena
O trabalho realizado para o SESC, visitará durante esse ano as escolas do município, levando cultura, entreterimento, e muita informação.
Falando sobre Monteiro Lobato, o projeto visa incentivar o hábito da leitura e a Pitucha estará acompanhando o mesmo até o final do ano. 
Mesmo sem data do próximo evento, a direção do SESC-LER de SPP, acena para um evento por mês. 
Então galera, vamos divulgar isso, falar nos blogs, não é importante só para o grupo nem para mim, mas principalmente para incentivar esses jovens que estão conhecendo uma nova linguagem a descobrirem uma novamaneira de ver o mundo e tornarem-se cidadãos conscientes.

By: Rosinaldo Luna

16/04/2013

Imagens da Paixão de Cristo/Foto: Elias Fabião








Blog do Silvério Alves: A encenação da Paixão de Cristo foi um sucesso

Blog do Silvério Alves: A encenação da Paixão de Cristo foi um sucesso: Jovem ator potengiense interpretou Jesus Cristo Cerca de 250 pessoas assistiram, ontem (30) à noite, no Centro Lítero Recreativo de n...

Produção Cultural de São Paulo do Potengi.

Ficamos felizes com a repercurção do espetáculo A PAIXÃO DE CRISTO em São Paulo do Potengi. Mostramos que temos um potencial imenso a ser trabalhado, e como desejamos isso.
O projeto da Paixão  de Cristo foi um desafio, tanto para a direção do espetáculo, quanto para os atores. Todos inexperientes, que em poucos dias de ensaio conseguiram dar um show de unidade, compromisso e resultados.

A arte de fazer arte é uma missão árdua e difícil de ser entendida, porém, quando existe vontade politica e desejo dos membros da equipe, a coisa anda e acontece.
Como resultado desse trabalho, hoje estamos sendo procurados por autoridades, formadores de opinião, pessoas comuns que nos parabenizam nas ruas  e principalmente, por jovens afim de saber como entrar no grupo e isto nos é de muito bom grado.
Neste momento estamos em fase de pré-produção de mais dois espetáculos, um musical infanto-juvenil e outro espetáculo que será encenado nas escolas e praças da cidade, levando até os bairros e comunidades mais afastadas o tema DROGAS E VIOLÊNCIA. O texto é de Rosinaldo Luna, com direção do mesmo.

Paralelo a tudo isso, o núcleo de cultura da Sec. Municipal de Educação, Cultura e Desporte, está se fortalecendo e elaborando projetos que irão lançar o nosso município a altos vôos. São projetos voltados para educação e cultura. Porém, Rosinaldo Luna, tem como principal missão a montágem de dois espetáculos por ano, A PAIXÃO DE CRISTO e o AUTO DO NATAL. Os projetos já estão elaborados e sendo inscritos nos editais de cultura, afim de viabilizar recursos para a sua execução.

Mas não paramos por ai. É meta do Rosinaldo Luna e da gestãomunicipal, trazer ao município sempre que possível, durante eventos ou datas especiais, espetáculos culturais de qualidade. Como aconteceu durante a 16a.CAPRIFEIRA. Tivemos a visita agradabilíssima da Cia. Cênica Ventura com o espetáculo ANDARILHOS DO CORAÇÃO. Adaptação de um texto do escritor Ariano Suassuna. Um belo espetáculo sobre pernas de pau, que foi apresentado  na rua para um atento público de mais de 300 pessoas, que se divertiu, interagiu e permaneceu de pé até o final. Cerca de 50 minutos.

Estamos contando com o apoio da prefeitura municipal, e temos certeza que novos tempos estão chegando para a cultura do municipio.
São Paulo do Potengi, muito em breve terá o destaque que merece na cultura.
Mas não paramos por ai. Se voce é poeta, ator, cantor artesão, e tem desejo de publicar sus idéias, procure o núcleo de cultura da Prefeitura Municipal. Daremos a orientação necessária para viabilizar a realização do seu projeto.

By: Rosinaldo Luna



Editais de Cultura: Mostra de Cinema Infantil

Editais de Cultura: Mostra de Cinema Infantil