11/02/2011

Pipa Voada

Pipa voada sobre bancas dunas.
Este é o título de romance escrito pelo escritor e teatrólogo potiguar Junior Dalberto e que foi lançado hoje a noite nos jardins do SESC centro sob os olhares de uma galera alinhada e seleta. Várias personalidades estiveram presentes ao lançamento deste livro que teve partocinio do SESC/RN, FECOMERCIO e RN Gráfica.

O Junior estava lá todo feliz, parecendo mais um menino diante da primeira naorada. O livro é um romance escrito na linha do realismo fantástico.  Entende-se por literatura fantástica ou realismo fantástico, como queiram, aquela narrativas onde ocorrem fatos inexplicaveis, fora da realidasde e que provocam estranhamento nas pessoas. Inclusive o Junior Dalberto está sendo comparado com o colombiano Gabriel Garcia Márquez, um expoente neste tipo de linguagem. O  autor deste tipo de literatura além de uma veia cômica singular tem a mente recheada de criatividades além de inteligência e talento ímpar. 
Isso Junior Dalberto tem de sobra. 
Conhecemos-nos em 1993, quando fiz parde do espetáculo NA TRAILHA DA ILHA DA CAVEIRA QUE RI, texto de sua autoria e encenada pela FOLIA, MAGIA, ESTREPOLIA  PRODUÇÕES ARTÍSTICAS. No elenco do espetáculo, Rosinaldo Luna, Lenira Dantas e Hebert Bezerril. Um marco no teatro infanto-juvenil em Natal. Depois voltei com o mesmo espetáculo, agora como encenador, na montágem que o grupo TEART realizaou há uns três anos traz. Porém, falando da festa além de muita gente, amigos e parentes do autor, também compareceu uma galera muito expressiva de artistas, atores, atrizes, bailarinos, contores. Estavam lá, o produtor Marcelo Veni, os atores, Gleydson Almeida, Jocéio e Lazaro, Barbara Cristina, o escritor Josean Rodrigues, Dimas Carlos, Isaac Galvção e muitos outros. Foi um grande noite e um grade e merecido sucesso. Só senti falta da Claudia Raia, que por motivos profissionais não pode comparecer ao evento. Para quem não sabe, o Junior Dalberto é muito amigo da atriz e sempre que vem a Natal encontram-se e saem na noite para curtir um bom papo e uma esticadinha depois dos espetáculos, quando o povo permite, claro. 
Emfim, agora vou parar e ler o romance. Depois falarei o que me impressionou .

By
Rosinaldo Luna