05/01/2012

BNDES divulga cronograma para seleção de projetos para patrocínio em 2012.



O BNDES adotou um novo sistema para recebimento de solicitações de patrocínio a publicações, eventos culturais e técnicos cuja realização esteja programada para o ano de 2012. O envio de projetos deverá obedecer aos períodos específicos de inscrição estabelecidos pelo Banco, que busca, assim, garantir maior agilidade à análise dos pleitos.

Para os eventos e publicações com início de março a maio de 2012, as inscrições já estão abertas no site do BNDES e vão até o final de dezembro. Já para os projetos que se iniciam entre os meses de junho e agosto, as inscrições poderão ser realizadas de 1º de fevereiro a 15 de março. E, por fim, eventos e publicações realizados de setembro a novembro terão inscrições no período de 1º de maio a 15 de junho.

Os proponentes que receberão o apoio financeiro serão notificados, respectivamente, nos meses de fevereiro, maio e agosto de 2012. As informações sobre a política de patrocínio do BNDES estão disponíveis no link.

Atuação em 2011 – O BNDES já viabilizou, por intermédio do patrocínio, a realização de mais de 100 projetos em 2011, com um aporte de cerca de R$ 15 milhões, destinados a seminários, congressos, feiras, espetáculos, exposições e festivais.

Com suas ações de patrocínio, o Banco contribui para a realização de eventos ligados a temas importantes para a instituição, tais como inovação, meio ambiente, desenvolvimento regional, inclusão social, dentre outros.

Entre os patrocinados de 2011, estão o VIII Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, a 63ª Reunião Anual da SBPC, o 6º Encontro Nacional da Indústria, o IV Congresso CONSAD de Gestão Pública e a XI Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica.

Na área cultural, o BNDES investiu na realização de projetos relacionados a cinema, música, dança, literatura e patrimônio histórico, buscando não apenas contribuir para a difusão da cultura brasileira, como também estimular o crescimento econômico do setor.

O patrocínio, distribuído por todas as regiões do Brasil, contemplou eventos como o Fest Cine Amazônia, em Porto Velho (RO), a Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), a III Feira Literária de Pirenópolis (FLIPIRI), em Goiás, a Bienal Vento Sul, em Curitiba (PR), e o É Tudo Verdade - 16º Festival Internacional de Documentários, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP).

O patrocínio a eventos e publicações é realizado anualmente pelo BNDES e soma, desde 2004, um investimento de cerca de R$ 50 milhões, em mais de 500 projetos.

Fonte: ABCR
           Blog Incentivo Cultural







Furdunço Cultural

Baixe logo furndunço.jpg (339,1 KB) Quanto  brilho , ó
 Quanta Alegria....

Um gande evento acontecerá em São Paulo do Potengi. A comanheira Ster Campos e seu Procurarte. Para mim, um eterno iludido da cultura potengiense, vejo com grande alegria a chegada destes novos artistas cheios de vontade e idéias.
Hoje está mais fácil, "mais fácil é piada", mas os editais estão ajudando muitos artistas a trabalhar e viabilizar seus projetos. O que há algum tempo era impensável, hoje se tornou mais acessível: a captação dos recursos. E estes meninos e meninas que estão aí, à frente do PROCURARTE estão de parabéns, pela iniciativa, e pela possibilidade de produzir arte em um território onde por pouco pensei ser algo impossível . Espero que com as iniciativas deste grupo, os gestores, e não falo apenas da prefeitura, mas de todos os envolvidos  na administração pública, e ainda a comunidade, empenhem-se em valorizar, prestigiar e patrocinar o fazer cultural. Um município que criou Antonio Aleixo, Tiaõzinho, João Mairia, Seu Ismerindo Cassimiro dentre outros, não mereçe ficar no ostracismo em que vive há décadas. Quem sabe, ainda possa um dia me orgulhar desta terra que tanto amo e que sofro ao ver os talentos se desperdiçando nas calçadas e bares da cidade.
Parabéns à Ester e fique a vontade, estraei aqui sempre torcendo pelo sucesso do seu grupo e pelos meninos e meninas que fazem cultura bravamente na região Potengi.

Rosinaldo Luna