07/05/2011

Ministra na berlinda - No Congresso, no PT e entre os ativistas, crescem boatos sobre sua queda iminente

Andre Dusek/AE
Ana de Hollanda. Posições a respeito do Ecad ainda estão no centro da polêmica
"Uma pessoa não pode continuar no Ministério da Cultura para barrar uma política que já foi aprovada nas urnas. É isso que está em jogo. Se não existisse uma política construída, poderíamos ter um grau de tolerância maior (em relação à ministra), mas se ela achar que não pode conduzir essa política, deve ser substituída. Senão, pode acabar respingando na presidenta", disse o deputado José Nazareno Cardeal Fonteles, do PT do Piauí.

Fonteles assinou o manifesto que circula na internet, subscrito até ontem por mais de 2 mil pessoas, e que pede mudança urgente nos rumos do MinC. Nazareno integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Ontem, o deputado Alexandre Molon (PT-RJ) pediu uma audiência na Comissão de Educação e Cultura da Câmara para discutir as relações entre o MinC e o Ecad.

Os rumores sobre a queda de Ana de Hollanda tiveram o volume aumentado após revelações, pelo Estado e pelo jornal O Globo, de fraudes no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Ecad). A ministra manifestou-se abertamente, repetidas vezes, contra a fiscalização no órgão. O Globo chegou a divulgar emails de dirigentes do Ecad que se referem a uma certa "amiga do Ecad" no MinC.
Em Brasília, dois nomes já foram até cogitados publicamente para substituir Ana de Hollanda. Ambos são seus secretários: Marta Porto e Sérgio Mamberti. O primeiro surgiu no blog do jornalista Renato Rovai, que tem relações próximas no PT e edita a revista Forum. "Uma parte do setor petista que está no Ministério da Cultura tem conversado sobre o nome de Marta Porto, atual secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, para substituir a atual ministra Ana de Holanda", escreveu Rovai.

"Este blogue conversou com diferentes pessoas que foram consultadas sobre o que achavam da substituição. A articulação passa pela sala do presidente da Funarte, Antonio Grassi, que teria se convencido de que não está valendo à pena sustentar Ana de Holanda no cargo. Grassi, um dos principais articuladores do nome de Ana, discordou dela quando da retirada do Creative Commons do site do MinC, mas não levou o debate a público", finaliza o texto.
A contrariedade com a ministra também chegou ao Senado. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) diz que já há elementos suficientes para pedir uma CPI "sobre as relações do Ministério da Cultura com o Ecad", o que ele pretende fazer nos próximos dias. O senador Rodrigues pensa em inquirir a ministra sobre recente sabatina a que ela foi submetida no Congresso, na qual ela teria dito: "Vocês acham que a Dilma nomearia uma ministra com relações com o Ecad?" A se confirmar o conteúdo nos emails trocados entre dirigentes do Ecad, a ministra poderia ter mentido no plenário sobre suas relações com o órgão. "A gente parte do pressuposto de que o que é dito por um ministro de Estado é a verdade, mas o que ela disse não está combinando com os fatos que estão surgindo", afirmou.
Nota do MinC, ontem, dizia o seguinte: "Nessa reta de finalização do anteprojeto que atualiza a Lei de Direitos Autorais, é papel do MinC ter interlocução com todos os segmentos envolvidos no tema. Isso não significa, de maneira alguma, dar abertura para quaisquer tratativas que não as estritamente permitidas e recomendadas pela ética".
O ator José de Abreu, que manteve uma postura ponderada até alguns dias atrás, dizendo torcer pelo sucesso de Ana de Hollanda e de uma agenda positiva, já aderiu também ao movimento pela substituição da ministra. "Conversei com companheiros da base aliada. Parlamentares, membros dos partidos, ministros e ex-ministros. Refleti e cheguei a uma conclusão", disse o ator. "Na semana passada comuniquei à ministra que retirava meu apoio." Segundo Abreu, a Carta Aberta à Presidente Dilma já deveria ter circulado há dois meses, mas ele próprio pediu paciência aos militantes para segurar o documento.
Consultadas, fontes oficiais do MinC dizem considerar tudo uma boataria, plantada por interesses alheios ao debate que se trava no MinC neste momento. Mas os atos da ministra têm provocado reações imediatas. Nota do ministério desmentindo qualquer vinculação da pasta com o Ecad, ontem, indiretamente acusava a gestão anterior, de Juca Ferreira e Gilberto Gil, de não ter feito o debate sobre o direito autoral de forma transparente e democrática. Com isso, a grita contra Ana só fez crescer no Twitter.

A gaiola das Loucas


O Teatro Riachuelo recebe nesse mês de maio um dos maiores artistas do país. Miguel Falabela aterrisa em Natal com o espetáuclo A GAIOLA DAS LOUCAS, uma coméida premiadíssima e muito engraçada. Miguel com seu toque de midas, transformou a montagem em mais um socesso no eixo Rio/São paulo e se voce puder ver não se decepcionará certamente.

Rosinaldo Luna.

06/05/2011

Oratório de Nossa Senhora de Fatima


Atores do elenco do oratório

Elenco do Oratório prepara últimos detalhes

Quinta-feira, 05 de Maio de 2011, às 11h 59
A equipe da Fundação Parnamirim de Cultura prepara os últimos detalhes antes das apresentações do Oratório de Nossa Senhora Fátima. Nesta quinta-feira, as 150 pessoas que integram o elenco, entre atores, bailarinos, crianças e equipe técnica, participam do ensaio geral no Núcleo Belas Artes (galpão da Fundação) já com o novo figurino, a partir das 20h.
Na sexta-feira o grupo ensaia no palco que será montado na Praça da Paz de Deus, Centro. As apresentações do espetáculo serão nos dias 7 e 8 (sábado e domingo). 
Este ano o espetáculo foi intitulado “Oratório de Nossa Senhora de Fátima a História da Nossa Gente na Praça da Paz de Deus”.
De acordo com o diretor geral da peça, Lindemberg Farias, o objetivo é mostrar como Nossa Senhora de Fátima se tornou padroeira de Parnamirim, fazer com que os moradores reflitam sobre a importância da paróquia para a cidade, relembrar os primeiros padres do município, as primeiras catequistas, além de contar a história das aparições da Virgem Fátima aos três pastorinhos em Portugal.
Além dos atores da Fundação Parnamirim de Cultura, também integram o espetáculo,  pessoas da comunidade e da paróquia. O texto é do dramaturgo Véscio Lisboa e a trilha sonora é de Nilson Eloy.


Pupurri: Beco da Quarentena: Resistência Cultural

Pupurri: Beco da Quarentena: Resistência Cultural: "Por Clotilde Tavares Ontem eu participei de um evento que me deixou alegre, cheia de energia e esperançosa em relação à força da cult..."

04/05/2011

Amar verbo intransitivo







Se os olhares se cruzarem e neste momento,
houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta:
pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa ...

Se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça:
Deus te mandou um presente divino - o amor.

Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca
receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem
mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um para o outro ...

Se você conseguir, em pensamento,
sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado ...

Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a
outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura,
que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida ...

Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo estando ela de pijamas velhos,
chinelos de dedo e cabelos emaranhados ...

Se você não consegue trabalhar direito o dia todo,
ansioso pelo encontro que está marcado para a noite ...

Se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma,
um futuro sem a pessoa ao seu lado ...
É o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva.

Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e,
mesmo assim tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela ...

Se você preferir morrer, antes de ver a outra partindo ...
É o amor que chegou na sua vida !

Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia
o deixem cego para a melhor coisa da vida:
muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida,
mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.
Ou, às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais,
deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.

Preste atenção nos sinais e não deixe que as loucuras do dia-a-dia
o deixem cego para a melhor coisa da vida:
O amor ... 

Carlos Drumond de Andrade

Amar, verbo intransitivo.

Osama/Obama


Após dez anos de buscas e gastos altissimos do dinheiro público americano, o governo conseguiu(?) matar Osama Bin Laden o grande terrorista(?) Será?
Bom, tudo é uma questão de ótica. Será que o grande terrorista é o Al Kaeda ou os EUA, que invade países mundo a fora, comete atrocidades em nome do tio Sam e fica por isso mesmo? Será que se os atentados de 11 de setembro tivessem ocorrido em outro lugar, do terceiro mundo prinmcipalmente, os Estados Unidos teriam se empenhado tanto em combater o terror? Pois esses mesmos terroristas compram armas fabricadas e vendidas pelos EUA. E quantos inocentes não foram massacrados e quantas meninas e meninos não foram mortos, violentados e humilhados pelas "forças de paz" americanas?
Apesar de nãos aprovar as atirudes dos grupos terroristas, não posso ficar alienado às coisas. Os EUA são também terroristas e o Obama agora é o homem mais perigoso do mundo. Porém Bin Laden mesmo morto deixou o mundo morrendo de medo. Que Deus perdoe seus pecados se for possível!.
Mas uma dúvida? Osama foi mesmo assassinado ou isto é um golpe de marketing para elevar o índice de popularidade o presidente americano às vésperas de uma eleição?
Sei não viu?!

Rosinaldo Luna

02/05/2011

Mathias Van Keulen




Mathias VAn Keulen, personalidade holandêsa qeu de nome ao forte dos reis magos durante o período da invasão holandesa e é um personagem retratado no filme Nova Amsterdâ. O filme será rodade em Julho sobre a direção do cineaste Edson Soares.

Nova Amsterdâ

Locações do Nava Amsterdâ.

O Cineaste Edson Soares está em campo visitando as locações de seu novo filme que será rodade apartir de junho. Veja que lindo local.

Fundação Telefônica abre edital para projetos culturais

Maio é um mês interessante para o produtor cultural. Nesse mês costuma, além de novenas dedicadas à Maria Santíssima, eclodirem os varios editais de incentivo à cultua. A Fundação Telefônica acaba de abrir edital que pretende assistir jovens e adolescêntes. Os interessados podem começar a construir seus projetos.



A Fundação Telefônica lançou nesta quarta-feira (27/4) seu primeiro edital para seleção de projetos na área cultural. O objetivo é apoiar iniciativas que beneficiem crianças e adolescentes de modo a democratizar o acesso à cultura digital, bem como promover o protagonismo juvenil, incentivando tanto o consumo quanto a produção de obras e conteúdos em meios digitais. As inscrições estarão abertas até 30 de junho.

O lançamento marca um alinhamento da área de Arte e Tecnologia à estratégia central da Fundação. “O foco da instituição é contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e nós sentíamos falta de uma ação que, por meio do acesso ao conhecimento, pudesse facilitar o consumo de bens culturais, um elemento essencial para a formação desse público”, afirma Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. O executivo destaca que há carência de projetos culturais ligados à tecnologia que promovam a inserção do público infantojuvenil.

O edital vai selecionar projetos e artistas vinculados à tecnologia, que sejam inovadores em termos de linguagem, interatividade, criatividade ou forma de distribuição de seus conteúdos. A apresentação de propostas ou contrapartidas educativas, que promovam o acesso à cultura digital e o protagonismo sociocultural do público infantil, adolescente e jovem, será especialmente valorizada durante a seleção.

Os projetos devem estar inscritos na Lei Rouanet, de incentivo à cultura, nas áreas de Artes Visuais, Integradas, Cênicas, Audiovisual, Humanidades, Música ou Patrimônio Cultural, em diferentes modalidades, que vão desde mostras e concursos até e-books, vídeos, curtas-metragens, documentários, espetáculos com projeções e experiências multimídias, entre outros.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.fundacaotelefonica.org.br e são gratuitas.

Poderão ser inscritos projetos de pequeno, médio e grande porte, que solicitem um valor de até R$ 500 mil, cuja data de realização seja entre julho de 2011 e junho de 2012.

01/05/2011

GRANDE MACARRONADA DO NICA

Um evento cultural e gastronômico irá embalar São Paulo do Potengi nos domínios dos sabores. Uma promoção do chef Nicanor Ribeiro, no espaço do forró promete reunir o sabor do prato Italiano com, as cores do povo nordestino embalada pelo som do nosso foró. Todos devem prestigiar.


Tribuna do Norte | Arte em debate

Tribuna do Norte | Arte em debate