02/08/2013

Boi Sete Estrela em São Paulo do Potengi.

Tudo certo para a II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO DO POTENGI. Esta é  a oportunidade dos artistas e comuidade sentar frente a frente e traçar uma nova diretriz para a produção cultural de são Pualo do Potengi. Durante todo o dia 09 de Agosto, estaremos discutindo formas de viabilizarmos meios para a produção, fruição, valorização das culturas e dos sabers de nossos artistas e mestres. A conferência inicia-se as 08 horas e terminará as 17h com o enserramenteo do cortejo cultural que terá como rpincipal atração o BOI SETE ESTRELAS, de são José de Camprestre. Este grupo, vem se destacando no cenário cultural do estado com um belissimo show folclórico, levando a cultura popular a diversos lugares, divulgando o nome daquele município
dando a oportunidades a jovens e adultos a ingressarem no mundo das artes.
O Secretário Municipal de Cultura de São José de Campestre, competentíssimo divulgador da cultura do nosso povo está à frente deste grupo, que aceito de pronto o convite deste artista para abrilhanta a conferência. E isto que precisamos instituir no nosso município. O espírito de empreendedor dos nossos jovens. Além do Boi Sete Estrelas, teremos apresentações culturais de artistas do município:
Participem.

By Rosinaldo Luna

30/07/2013

Programação completa do Agosto da Alegria.

Começa amanhã.A secretária de Cultura, professora Isaura Rosado, publicou em sua página do Facebook a programação completa do Agosto da Alegria.A programação que a coluna publicou algumas notas atrás trata-se dos eventos da primeira semana.Porém a programação cultural  do Agosto encolheu, ficou mais enxuto. Poucos shows deram espaço à discussão de "políticas públicas para a cultura".. Participe.
Agosto da_alegria_02

Estréia do Véu de Renda Negra.

Dia 06 de Agosto, no TCP, acontece o lançamento do curta metragem "Véu de Renda Negra". O filme foi produzido durante uma oficina ministrada pelo competente cineasta Carlos Tourinho. No elenco, destaque para o ator e bailarino Dimas Carlos, vivendo um travesti chamado Ava Gardner. Vamos conferir.
DIMAS CARLOS_NO_FILME
CAST DO FILME
AVA GARDNER= Dimas Carlos
CONCEIÇÃO= Luana Venceslau
MARIA DE JESUS= Eliene Albuquerque
TONHA= SILBENE SYL
CORONEL SILVINO –Márcio Otávio
PREFEITO= Reginaldo Cosme
JUIZ= Eduardo Alexandre Garcia Eduardo Alexandre Garcia.
foto: Divulgação/ITEC

São Paulo do Potengi não tem cultura?



Tenho ouvido com certa regularidade uma frase que me preocupa bastante: “São Paulo do Potengi não tem cultura!” Isto realmente me incomoda. Como também me incomoda a falta de público para eventos importantíssimos como aconteceu ontem à noite na posse dos novo acadêmicos da ACADEMIA JUVENIL DE LETRAS - MARIA NINI DE ARAUJO SOUTO, que contou com uma tímida plateia formada por amigos e familiares dos acadêmicos e algumas autoridades.
Este evento por si só, já merece ser aplaudido de pé, ainda mais quando recebe para a cerimônia, imortais de outras academias e que saíram entusiasmados com o ineditismo. São Paulo do Potengi é o único município do país onde existe uma academia juvenil de letras. Me impressiona a garra e ousadia da Professora Mariquinha e o desprendimento da professora Cruzinha Campos que em dois dias preparou os acadêmicos para apresentarem músicas do cancioneiro que dizem tudo e mais alguma coisa sobre nós, sobre a musica brasileira, sobre a arte e que nos afirma que em São Paulo do Potengi, existe sim cultura. E das boas! Cultura popular com o grupo do boi de Seu Esmerino Cassimiro, das quadrilhas juninas, exemplo da Brilho Potiguar, que conquistou esse ano diversos prêmios, e cultura erudita, com o coral, a banda marcial. A manutenção da cultura através do nosso memorial, apesar de totalmente esquecido pelo governo do estado.
Temos seu Abrósio Azevedo, Silvério Alves, o fomento do Johan Adonnis, com um belo e importante projeto através do Território da Cidadania, que pretende disponibilizar inúmeros instrumentos musicais, e que passa neste momento por uma busca a alguém capaz de gerir e trabalhar esses instrumentos na formação de músicos na cidade. A disposição do Arpiginho em realizar junto com outros amigos, o arraiá da capela do bairro Nossa Senhora Aparecida. Temos queijada, cavalgada, festa do seu Zé Miguel, temos a cultura religiosa, o recorde de componentes que vem cada dia mais, crescendo a participação no terço dos homens. Isto é cultura!

Temos a galinha caipira do Zé Arnaldo, a voz do Beto Show,  temos Joélica Diniz, cantora que saiu daqui e canta em grandes bandas por este país afora. Alexandre Moreira, nosso amigo e amante da terra, uma virtuose no mundo da música e sua esposa, a Sra. Conceição Moreira, musicista e introdutora do curso de violão na gestão anterior do Naldinho, e que se Deus quiser retomará suas atividades em breve.
Somos a terra do grande Antônio Aleixo e sua "Risada de maestro", música de sua autoria. Das rodas de violão com Antônio Aleixo, Zé Domingos e João Rodrigues. E se formos falar sobre o legado do maestro Tiãozinho...Tiãozinho é cultura pura!

Então com esta pequena relação de pessoas que agitam e se sacrificam para a promoção e manutenção do saberes e manifestações culturais, já temos um bom número de atividades. E isto é cultura!
Desmistificamos a sensação de que não existe cultura em SPP?
Temos este sentimento talvez, porque?  Falta divulgação, apoio, mecanismos para produzir e fazer fruir esses bens culturais? Claro. Porém o que provoca isto é a falta de conhecimento e ainda a postura amadora nas realizações dos eventos. O que deve mudar em breve.
No próximo dia 09 de Agosto, todos os artistas e a sociedade em geral terá a oportunidade de discutir junto aos gestores públicos políticas para o fomento das atividades culturais no município, bem como tomarem conhecimento dos programas do governo federal para a prática, produção, premiação dos mestres da cultura popular e demais mecanismos que possibilitam ao artista, popular ou erudito tratar sua arte como produto.

Então tudo isto que digo aqui,
 serve para mim principalmente deixar de me incomodar com a frase que deu impulso ao desenvolvimento deste texto e que da próxima vez eu responderei que: "Não. São Paulo do Potengi tem Arte, tem movimentos culturais, tem artistas da melhor qualidade e que estamos caminhando para que todos tomem conhecimento disto". E aproveitar para convidar aos menos avisados que a cultura pulsa nesta cidade tão querida.
O trabalho realizado na Escola Estadual Mauricio Freire é exemplo disto. Os acadêmicos, com suas poesias, ainda se aventurando em nos mostrar suas capacidades no canto, o poeta Moacir Farias, que até então conhecia apenas sua verve poética, descubro que é um grande legado cultural, conhecedor da arte e cultura popular de quase toda a América Latina. E isto? Não é  cultura?

E cultura é todo trabalho do indivíduo que cria, compõe, produz e até os que facilitam e prestigiam as artes e saberes do povo. Um exemplo disto é o próprio gestor municipal, Prefeito José Leonardo, que é um admirador da cultura do povo, e que se comprometeu ontem em buscar parcerias para ajudar a ACADEMIA JUVENIL DE LETRAS DE SÃO PULO DO POTENGI a manter seu curso.

Em um dos momentos mais emocionantes, o ator José Nerivan interpretou um poema escrito para homenagear o Profeta das águas, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, emocionando e tirando lágrimas dos mais emotivos. Tudo isto é arte, tudo isto é cultura.

É a arte do Elias Fabião e seu filho. Ambos musicistas formados pelo grande maestro Tiãozinho.
É a arte das rezadeiras, das tiradoras de benditos e cantadeiras de inselênças.

Então meus amigos,  no nosso município existe sim cultura. E das boas!


By Rosinaldo Luna


Programação do Agosto da Alegria 2013

A programação do festival Agosto da Alegria parece piada. Onde estão os shows, as apresentações? Difícil entender. Gostaria de poder aplaudir em algum momento a gestão atual, mas infelizmente é impossível encontrar um elogio, uma coisa bem elaborada. Em todos os sentidos, em todos os níveis, em todas as secretarias. Tudo é medíocre. O que tem a ver esse rapaz que mora na Califórnia vir expor no agosto da alegria?Sei lá. Achei fraco de mais!

Agosto de_Alegria_foto_Ivanizio_Ramos_33

31.7 – Encontro de Secretários de Cultura do Nordeste, provocado pelo secretário estadual da Paraíba, o também cantor Chico César (que vinha cantar aqui, ó?). Às 15h, na Escola de Governo (Centro Administrativo);
1.8 – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Brasil, com representantes da secretaria de Articulação e da Economia Criativa do MinC. Às 9h, também na Escola de Governo;
1.8 – 3º Salão de Arte Popular Chico Santeiro, com vernissage agendada às 19h, na Pinacoteca do Estado (Centro Histórico). Curadoria do marchand Antônio Marques e Ângela Ferreira;
1.8 – Vernissagem da exposição Mocó: do Barroco ao Contemporâneo, às 19h, também na Pinacoteca. São 40 obras do artista plástico Rasmussem Ximenes, natural de Currais Novos e residente na Califórnia. Curadoria de Karla Alves;
- Mostra Nordeste de Artes Visuais. Participação de artistas visuais nordestinos, tendo como representante potiguar, Marcelo Gandhi;
1.8 – Naifes da Coleção do Governo do RN, às 16h, no IFRN Cidade Alta;
2.8 – Encontro de presidentes dos Conselhos Estaduais de Cultura, às 9h, na Escola de Governo;
2.8 – 3º Fórum Nacional de Economia Criativa, com Cláudia Leitão, do MinC (não disse a hora)
7.8 – Entrega do Mérito Deífilo Gurgel, no Salão Nobre do TAM, às 18h30;
- Minicurso de Direitos Culturais (não informou data nem horário). Será no Ponto de Cultura Tecido Social. Com Roberto Monte e Aluízio Matias.