29/11/2013

Edson Soares filma em são Paulo do Potengi

O cineasta potiguar e jornalista Edson Soares estará gravando cenas do áudio visual que integra o espetáculo AUTO DO NATAL 2013 - UM REI NASCEU NO POTENGI.
Parceiro em vários projetos Edson está vindo a convite do ator Rosinaldo Luna para realizar as filmagens com o elenco do espetáculo que será mostrado ao público em dezembro e é realizado por artistas de são Paulo do Potengi.
Edson soares é o precursor do cinema conceito que completa agora dez anos de batalha.
Entre os filmes dirigidos pelo cineasta consta Caldeirão do Diabo,um marco do cinema potiguar e completa neste ano 10 anos de estréia.
Por outro lado, Edson é teatrólogo, roteirista, e fomentador doa cultura potiguar.
Durante anos esteve entre a equipe da FUNCARTE perincipalmente na direção de imagens.
O seu mais novo trabalho é o longa metragem NOVA AMSTERDÃ, TERRA DE SOL BANHADA DE SANGUE, com estréia prevista para 2014, onde conta-se a história da invasão holandesa ao RN tendo como pano e fundo o massacra aos mártires de Cunhaú e Uruassú, ou vice-e-versa.

By Rosinaldo Luna

AUTO DO NATAL - UM REI NASCEU NO POTENGI



O grupo TEATRO POTENGIENSE, formado por atores de São Paulo do Potengi está na reta final de montagem do espetáculo UM REI NASCEU NO POTENGI.

O espetáculo conta a historia do nascimento de Jesus e agregar elementos de cultura do povo potenjiense presta uma bela homenagem ao profeta das águas, Monsenhor Expedito e a educadora e não menos importante para o desenvolvimento do município, Ir. Verena(Selma).
Com o patrocínio e empenho da gestão municipal através da Prefeitura Municipal, Sec. de Educação, Cultura e Desportos e da Coordenação Municipal de Cultura, o espetáculo escrito e dirigido pelo artista potengiense Rosinaldo Luna e assistência de direção do ator Gaudêncio Gau, traz os dois personagens homenageados como narradores desta que é uma das mas belas historias da humanidade.
Além dos elenco principal, o espetáculo ainda abraça jovens dos programas sociais, escolas municipais e particulares de nossa cidade: PETI, Pro-Jovem, Escola Municipal Francisca Azevedo, Sociedade Educadora São Francisco, grupos dos movimentos eclesiásticos, além de alunos das creches do município contribuindo para um grande espetáculo ao ar livre e com acesso gratuito, como são a maioria dos eventos patrocinados ou promovidos pela prefeitura municipal de são Paulo do Potengi.
A estréia do espetáculo acontecerá na noite de 24 de dezembro no centro da cidade e em outro momento o espetáculo acontece na semana de comemorações à emancipação política do município.
O elenco e os patrocinadores convidam a todos a virem conferir e se emocionarem com este espetáculo que pretende ser o maior espetáculo teatral já encenado na cidade.


By Rosinaldo Luna

24/11/2013

Programa Cultural das empresas Eletrobras – edital 2014


Características dos trabalhos inscritos

Projetos culturais de preservação e memória, de produção e de difusão, nos segmentos fomento ao

TEATRO, fomento ao AUDIOVISUAL e fomento ao PATRIMÔNIO IMATERIAL.

O patrocínio deve acontecer via LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA, porém, NÃO

SERÁ NECESSÁRIA A COMPROVAÇÃO NO ATO DA INSCRIÇÃO. A comprovação de

registro, ou solicitação de registro, dos projetos selecionados no MinC/Ancine será exigida após a

divulgação do resultado final da seleção pública.

Inscrições até as às 17h do dia 18/12/2013 no site w ww.eletrobras.com/editalcultural



Leia mais aqui:
https://docs.google.com/file/d/0BxgQZb4td9DlSzBHM2h3RVdnaEU/edit?pli=1

USA Top 20




Esta é a relação dos que  dominam o topo da parada dos discos mais vendidos nos EUA.  O rapper norte-americano Eminem domina a lista com seu oitavo disco de inéditas, “The Marshall Mathers LP 2”. Celine Dion vem logo em seguida com “Loved Me Back To Life”, seu décimo primeiro disco e primeiro disco em inglês depois do “Taking Chances”, de 2007.

Confira:


1.    Eminem – The Marshall Mathers LP 2
2.    Celine Dion – Loved Me Back To Life
3.    The Robertsons – Duck The Halls: A Robertson Family Christmas
4.    Katy Perry – Prism
5.    Avril Lavigne – Avril Lavigne
6.    Kelly Clarkson – Wrapped In Red
7.    Drake – Nothing Was The Same
8.    Lorde – Pure Heroine
9.    Arcade Fire – Reflektor
10. Pentatonix – PTX: Vol. II
11. Luke Bryan – Crash My Party
12. Miley Cyrus – Bangerz
13. Florida Georgia Line – Here’s To The Good Times
14. Blake Shelton – Based On A True Story
15. Justin Timberlake – The 20/20 Experience 2
16. Imagine Dragons – Night Visions
17. The Wanted – Word Of Mouth
18. Pearl Jam – Lightning Bolt
19. II Divo – A Musical Affair: The Greatest Songs From The World’s Favoutite Musicals
20. James Blunt – Moon Landing


Cultura em São Paulo do Potengi

Os artistas pontengienses estão envolvidos e mergulharam de cabeça num projeto ousado e belo. O auto do natal 2013 - UM REI NASCEU NO POTENGI, engloba várias linguagens, além das artes cênicas, englobará a música, a dança, poesia, artes plasticas e áudio visual.
Dentro desta última linguagem foram realizadas hoje na fazenda BELO MONTE no distrito de Potengi, filmagem das cenas que farão a introdução do espetáculo. Um momento onde parte do elenco aproveitou par aprender uma nova linguagem.
O patrocínio é da Prefeitura Municipal de são Paulo do Potengi através da Sec. de Educação e coordenação de Cultura Municipal.
Tendo como pano de fundo o nascimento do menino Jesus, o auto é um espetáculo show,e este anos homenageia o nosso profeta das águas Monsenhor Expedito e a Ir. Selma ou IR. Verena, com era conhecida por muitos.
Esses dois que foram o alicerce da educação e desenvolvimento do nosso município.
Além disto ainda teremos poemas do Moacir Farias e do próprio prefeito Naldinho, que além de outras facetas se embrenha pela literatura.
O espetáculo é todo montado e produzido por artistas da terra e tem direção e texto de Rosinaldo Luna com assistência do ator Gaudêncio Gau.
A estréia acontecerá na noite de Natal de foram gratuita e livre, na rua para facilitar o acesso ilimitado de todos os moradores do município e cidades vizinhas.

Além dos atores o espetáculo ainda agrega os alunos dos programas sociais: PRO JOVEM, PETI, grupos de evangelização da Igreja Católica Escolas e Municipais e particulares da cidade dentre outras.
Um belo espetáculo para o povo.

By Rosinaldo Luna
Assunção Luna (Vídeo Maker) e Rosinaldo Luna (Diretor)

Nerivan Silvestre e Renalli Basílio (Atores)

Nerivan Silvestre (José) Renally Basílio (Maria)

(Atrizes) Cruzinha Campos (Isabel) e Renally Basilio (Maria)

Nerivan Silvestre (José e Ranally Basilio (Maria)

José (Nerivan Silvestre)

Isabel (Cruzinha Campos)

Elenco e equipe

José e Maria

Diretor Rosinaldo Luna e equipe do Making Off ( UM REI NASCEU NO POTNGI)