22/11/2010

PRODUÇÃO TEATRAL. SEXTA CONVERSA


VIABILIDADE


                                                                                                                                                                              
Pois é, para o projeto ser sucesso é necessário ser viável. Para isso, o produtor precisa ter muito claro os pontos positivos e negativos. Especialmente os pontos negativos, pois são estes que poderão interferir na integridade do projeto. È preciso discutir os possíveis problemas para medir exatamente a viabilidade do mesmo. Não adianta você ter um escolpo de projeto lindo, perfeito se não se sabe qual a viabilidade deste. O produtor deve pensar minuciosamente nos problemas que poderão surgir e, importantíssimo, as saídas para combatê-lo de forma definitiva neutralizando sua ação sobre as ações do projeto. O texto, o público, os locais de apresentações, o elenco, tudo deve pensado em prol do projeto, sem paixões. O produtor deve trabalhar com o olhar fixo no futuro, visualizando tudo que possa interferir negativamente no desenvolvimento. As viabilidades do elenco, os locais de apresentações, equipamentos técnicos, corpo técnico, patrocinadores, datas e eventos que poderão interferir positiva e negativamente, tudo pensado friamente e discutido com o diretor e equipe de produção.
Não deve o produtor deixar de dar importância às mais simples coisas ou detalhar, qualquer interferência negativa pode tornar o espetáculo um fracasso. Portanto, logística e criação do diretor, devem andar combinando e de mãos dadas, pois um é a cabeça, e o outro as pernas do corpo do projeto. O diretor pensa e vê imagens e figuras como artista e o produtor têm o objetivo de transportar esses sonhos lúdicos por terrenos sólidos.
Portanto amigos, enquanto estiverem elaborando o escolpo do projeto, o corpo, pensem negativamente, analisem perigos em rodos os sentidos, e elimine-os, só assim seu projeto será um sucesso.


By
Rosinaldo Luna

PRODUÇÃO TEATRAL,QUINTA CONVERSA


PRODUÇÃO TEATRAL,
OS LOCAIS PARA APRESENTAÇÕES
QUINTA CONVERSA
O local de apresentação é muito importante. O produtor deve fazer as reservas de pautas nos teatros, ou se o espaço é alternativo, deve ver quais os recursos de luz, som, palco e demais estruturas para acomodar o elenco e os técnicos durante o período de apresentação do espetáculo. Também se deve levar em consideração o acesso e acessibilidade ao espaço, principalmente se o projeto for patrocinado por edital público. A acessibilidade deve estar bem clara no corpo do projeto, como se dará o ingresso à peça, ou show? Quantas pessoas poderão assistir ao espetáculo e se o projeto visa oferecer acesso gratuito e se sim, qual a porcentagem da bilheteria, ou ainda, se o espetáculo será oferecido gratuitamente. O público poderá entrar no teatro por meio de convites e quantos convites serão distribuídos por dia, e como se dará essa distribuição. Tudo deve ser pensado e colocado no projeto de forma clara. Devemos pensar que para a empresa aprovar o projeto, a equipe de análises dos projetos tem muito outros para ler e analisar, portanto seu projeto deve ser claro e muito claro em todos os tópicos, para facilitar o entendimento por parte dos jurados.
A escolha do local também faz parte desse processo. É bom para a equipe saber exatamente como será o espaço utilizado para as apresentações. Seja num teatro ou num espaço alternativo, ou até na rua. Tudo deve estar presente no projeto de forma sucinta e clara. Colocar tudo: espaço, dimensões, capacidade de público, acessibilidade, segurança, localização etc.
O nosso projeto já está bem encaminhado. Já temos o texto definido; Definimos o público que queremos atingir; Identificamos nossos potenciais patrocinadores e escolhemos os locais de apresentações.
Agora vamos dar inicio a outras questões importantes para o sucesso do projeto: O nosso projeto é viável? Quais os riscos que podem comprometer o sucesso do projeto? Mas só na nossa próxima conversa.
By
Rosinaldo Luna