21/04/2011

Já passamos de mil visitas


Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Pois é, o blog já passou de mil visitas. Que felicidade, porém ainda está faltando comentários galera. Apesar de não pretender muita coisa com isso, gostrtia de saber a opinião de voces sobre as coisas qeu blogo ok?  Então comentem powwww. Um abraço e muiot obrigado ok?!

Rosinaldo Luna

Paixão de Cristo

Foto retirada da matéria da Tribuna do Norte

                    
Ainda me emociono com a estória do Jesus Cristo. Sempre. Ontem à noite fui assistir a estréia da paixão contada elos atores da Fundação Parnamirim de Cultura. E mais uma vez me emocionei. Não pela interpretação, pois ainda são muito inexperientes, porém dentre todos aqueles meninos e meninas que corajosamente subiram ao palco tem alguns talentos por lapidar. Afinal, valeu minha noite. A estória é maravilhosa, simplesmente o homem méis inteligente da terra continua a emocionar e angariar seguidores em todo planeta por todos esses milênios.            
                     Dá pra ver perfeitamente o poder podre da “igreja”, da política, principalmente o poder do o povo sobre o estado e o perigo que é uma massa manipulada. Parece até papo de político de esquerda, mas foi exatamente isso que aconteceu. Uma massa ignorante manipulada por meia dúzia de sumos sacerdotes escrotos, que temiam única e exclusivamente perderem seus postos quando do advento de um novo rei. Coroado ou não.
                     O povo estava nas ruas pedindo reformas contra um governo ditatorial, que massacrava o povo e exaltava a burguesia, ops! Já vimos isso em algum lugar?! E o espertíssimo Poncio Pilatos resolve lavar as mãos pela vida do Jesus passando à massa o poder de decidir sobre a vida e a morte do nazareno. Tudo que o povo quer o poder, com isso o astucioso governador de Jerusalém dá o que o povo pede a inda sai como um homem generoso e sem culpa pela morte de mais um inocente.
                     Porém, o Jesus é preso, chicoteado, e crucificado na cruz, a mais terrível maneira de morrer já inventada pelo homem. Foi assim, com “coroa de rei” que Jesus Cristo faleceu, numa tortura insuportável, numa humilhação terrível e como um marginal. Tudo isso em nome do estado e do poder.
                     Bom, mas deixando o fator política, volto-me ao fato do mito. Por ser criado na religião católica, acredito que Jesus Cristo é filho de Deus, e que Deus existe. Não sei a forma que ele tem, nem como ele se manifesta, porém creio muito no filho de Deus. Por vários motivos, e quando vejo a páscoa se aproximando costumo procurar ver os vários espetáculos encenados sobre a morte e ressurreição. Emociono-me sempre. Ontem levei meu filho de três anos para assistir comigo, e foi muito interessante, aquela estória tão forte e comovente, tão adulta conseguiu prender a atenção dele por todo o tempo. Ficamos La os dois inebriados pelo roteiro e ele todo o tempo perguntando quem eram aqueles homens, porque prenderam o papai do céu, porque estavam pregando ele naquela cruz. Isto mostra que em qualquer idade é possível entender a estória da vida de Jesus e muito bem.
                     Em relação ao espetáculo em si, gostei. Não teria como ser diferente. Os meninos estão fazendo as primeiras oficinas de teatro na Fundação Parnamirim de Cultura, e estão muito verdinhos. Mas tem alguns que se sobressaem. O Cristo moderno e sem barba, aparentemente bem mais jovem conseguiu em alguns momentos emocionar. Detalhes deixaram a desejar, mas nada que comprometesse o resultado final.
                     Porém sou meio alegorista. Acho que com um pouco de criatividade, daria para deixar alguns figurinos com aspécto de luxo. Os sacerdotes do tempo poderiam sem mais pomposos, o figurino do Herodes também. Com elementos vivos, escravos, odaliscas, tudo bem marcadinho ficaria lindo. Mas vale também entender que o tempo de montagem foi mínimo, um pouco mais ou menos de um mês. Muito pouco.
                     Bom o fato é que o espetáculo aconteceu com dignidade, e o Ramon, o diretor do espetáculo está de parabéns pelo feito. Agora, cabe à fundação investir mais nos seus espetáculos. É preciso que os gestores vejam a cultura com fonte de renda e atração para o turismo. Quando todos passarem a ver a arte com esta ótica tudo será diferente.
                     Por enquanto, parabéns aos atores e técnicos por realizarem uma Paixão de Cristo, com dignidade, e conservando o historia do maior homem que a humanidade já conheceu o Jesus Cristo, o salvador do mundo. A todos o meu aplauso.

Rosinaldo Luna.