05/06/2011

Diálogos com o teatro popular no Nordeste



Diálogos com o teatro popular no Nordeste





por Joana Abreu Oliveira

Mestranda em Arte na UnB, atriz e arte-educadora





CAMAROTTI, Marco. Resistência e voz: o teatro do povo do Nordeste. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2001. 313 p.

Embora seja possível encontrar uma profusão de manifestações folclóricas no Brasil e especialmente no Nordeste do país, poucos são os estudos aprofundados a esse respeito. É, entre outras coisas, com o intuito de diminuir tal lacuna no que toca ao Teatro Folclórico Nordestino, que o professor, ator e encenador pernambucano Marco Camarotti apresenta suas investigações no livro Resistência e voz: o teatro do povo do Nordeste. Tais investigações giram em torno da origem, das características e do sentido contemporâneo de quatro formas de teatro folclórico representadas no Nordeste do país: o Bumba-meu-boi, a Chegança, o Pastoril e o Mamulengo. Tais formas foram escolhidas por serem, em sua opinião, as que apresentam estrutura dramática mais claramente definida.

A hipótese do autor é que tais manifestações são não apenas restos dos rituais religiosos pré-históricos, como apontam algumas correntes de estudo, mas expressão de relações sociais e políticas. Tal hipótese faz com que Camarotti busque o diálogo com disciplinas como a Antropologia Social e a Sociologia da Arte, a fim de construir uma metodologia adequada para desenvolver suas reflexões e chegar a algumas conclusões. Com o intuito de fundamentar as idéias expostas, na primeira parte do livro, o leitor tem a possibilidade de entrar em contato com informações bem completas a respeito das conexões entre teatro, ritual e teatro folclórico.

A habilidade em tecer relações e diálogos entre autores e correntes de pensamento preocupados com o objeto em questão é um dos méritos do livro que traz ainda um cuidadoso levantamento do histórico e dos símbolos envolvidos em cada uma das quatro formas teatrais escolhidas. Em relação a essa reunião de símbolos, é possível que a obra seja uma das referências mais completas da atualidade, especialmente por trazer a contribuição de questionar a situação de muitos desses símbolos em nossa contemporaneidade. Referência tão abrangente e cuidadosa talvez deixe o leitor desejoso de que alguns símbolos citados fossem mais profundamente explorados.

É importante ressaltar que essa abrangência da pesquisa dá-se em relação à maneira como tais manifestações são realizadas em Pernambuco. Embora o autor cite, entre outros, exemplos do Bumba-meu-boi do Maranhão ou da Chegança da Paraíba, esses surgem apenas no sentido de possibilitar uma visão mais clara da maneira como o folguedo se manifesta em Pernambuco. Isso é bastante compreensível se pensarmos que seria necessário outro estudo, talvez do mesmo porte, para abarcar as especificidades das manifestações em cada um dos outros Estados em que ainda existem, e, certamente, não era essa a intenção do autor.

Para os estudiosos do assunto, o volume apresenta bibliografia bastante completa. Com grande parte dos autores citados, tais como Augusto Boal, Mário de Andrade, Metín And, Câmara Cascudo, Oswald Barroso, Hermilo Borba Filho, Ascenso Ferreira, Peter Burke, Fernando Augusto Gonçalves Santos, o diálogo do texto é bastante preciso, apoiando-se em muito do que já foi dito anteriormente e alçando assim saltos que vão um pouco além. Um arcabouço tão consistente de referências, contudo, faz-nos sentir falta, em alguns momentos, de conexões mais abrangentes com obras como a de Mikhail Bakhtin. Embora citado, talvez esse autor pudesse contribuir mais, principalmente se pensarmos na opção de Marco Camarotti de ressaltar e iluminar o caráter do folguedo como "um potente canal de comunicação" (p. 174) para as comunidades, bem como elemento de expressão da voz desses grupos sociais. Tal contribuição poderia estender-se também para outra característica do folguedo explorada: o cômico, o grotesco e o obsceno como instrumento de crítica e compreensão da realidade.

Para os estudos da performance, as contribuições de Resistência e voz: o teatro do povo do Nordeste são consideráveis, já que explicita diversos elementos presentes no Teatro Folclórico do Nordeste que são fundamentais para qualquer teatro, mostrando, embora não explicitamente, que o Teatro Folclórico pode ser uma referência nos processos de estudo e formação para o teatro brasileiro em geral. Entre esses elementos estão o uso da improvisação e a ampla participação dos espectadores.

Os fatores do contexto social e histórico presentes nos quatro folguedos explorados são bem ressaltados. Isso se explicita, por exemplo, na reflexão sobre "noções como 'autenticidade', 'identidade' e 'raízes'" que, para Camarotti, "são idéias típicas de culturas pós-coloniais que necessitam elaborar sinais que possam reafirmar e enfatizar suas novas condições de nações independentes" (p. 69). Comentário similar é tecido quando se trata das relações de classes, presentes na luta entre opressor e oprimido que se revela nos enredos do teatro de mamulengo ou, mais sub-repticiamente, na sugestão de que os conflitos entre mouros e cristãos presentes nas encenações seriam, atualmente, menos um símbolo da luta religiosa e mais o reflexo das lutas sociais. Essas mesmas lutas sociais poderiam estar fortemente relacionadas com a histórica repressão aos folguedos, sendo os espetáculos do Teatro Folclórico do Nordeste vistos "como uma espécie de ameaça por aqueles que não estão interessados na tomada de consciência do povo e no seu conseqüente fortalecimento como uma massa dotada de voz e vontade próprias" (p. 154). Essa visão ameaçadora deve-se ao fato do teatro, embora não mais carregado da função religiosa propriamente dita, ser uma experiência mágica, de transformação, que reforça a cosmologia coletiva "ajudando as pessoas não só a tomarem consciência da estrutura social e de sua posição dentro dela, mas também a reagirem adequadamente diante de cada situação em particular" (p. 174).

Outro elemento do contexto social ressaltado é a reduzida participação das mulheres na maioria dos folguedos ao longo da história. Possíveis explicações oferecidas por diferentes pesquisadores são mencionadas para justificar tal situação, além de ser citado o fato de, na atualidade, tal realidade estar se modificando bastante. Entretanto, ainda que as mulheres sejam mencionadas várias vezes, fica a impressão de uma visão masculina das mesmas. Falta dar voz a essa figura feminina, não só no próprio folguedo, mas também nas pesquisas.

Na prosa bem construída do livro de Camarotti, trazer à tona tantos elementos do contexto social tem objetivo muito claro. Toda a reflexão do autor se conduz para um fim de estabelecimento de relações entre o Teatro Folclórico do Nordeste e seu Contexto Social para, a seguir, aproximar-se da noção de Drama Social. A fim de empreender essa tarefa, é elaborada uma metodologia específica, apoiada em autores como Mary Douglas, Basil Bernstein, Elaine Turner, Richard Schechner, Victor Turner e Carlo Ginzburg. Assim, Marco Camarotti parte da dinâmica na relação entre indivíduo e sociedade para investigar de que maneira tal dinâmica atua na manutenção e na renovação da cosmologia de cada grupo social, entendendo ainda que é justamente nessa dinâmica de tensões entre o universo do sujeito e o do grupo social que é conferido o significado à pessoa e às suas ações.

Camarotti procura conectar tais idéias à proposição sociolingüística de Bernstein, que afirma que as formas sociais irão atuar no discurso do indivíduo, o qual, por sua vez, acabará por reorganizar essas próprias práticas sociais. Contribui ainda para tal metodologia a visão de Turner, que sublinha o caráter dinâmico e sempre em construção das estruturas sociais, bem como seu conceito de Drama Social como unidade de um processo social desarmônico suscitado em situação de conflito.

A partir de todas essas ferramentas, o autor explicita o forte papel social de tais manifestações e o poder de comunicação de seus símbolos, inferindo, conseqüentemente, que há poucas possibilidades de que tal teatro deixe de existir, mas sim que permaneça e se renove, se adapte, se transforme. Embora a proposta seja bastante interessante e ainda que as ferramentas utilizadas tenham consistência, talvez valesse a pena debruçar-se mais lentamente sobre cada uma delas, bem como sobre as relações estabelecidas entre as mesmas. O próprio autor menciona, na introdução, o fato de o estabelecimento de uma metodologia consistente não ter sido plenamente atingido.

Finalmente, talvez fosse uma contribuição valiosa para o material reunido se pudéssemos nos deparar mais vezes com as vozes dos próprios artistas do Teatro Folclórico a respeito de seu fazer. Passagens como aquela em que Camarotti cita o Capitão Antonio Pereira dizendo que "sem dúvida, esse bumba-meu-boi parece ser uma coisa que ajuda a humanidade inteira" dão um brilho especial à proposta.

Por outro lado, Marco Camarotti alcança com destreza a meta central de fazer um levantamento bastante completo e significativo de informações sobre a situação das quatro formas de Teatro Folclórico escolhidas. Num texto prazeroso e pleno de dados e informações consistentes, o autor não se limita a registrar tamanha riqueza de nossa tradição oral, mas possibilita ao leitor a profunda reflexão sobre o papel que as formas de Teatro Folclórico ocupam e podem vir a ocupar no Nordeste e no mundo.


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Ah!
Mas se um dia eu chegar muito estranho
Deixa essa água no corpo molhar nosso banho!



Hum!
Mas se um dia eu chegar muito louco
Deixa essa noite saber queo um dia foi pouco!

Dalto.

04/06/2011

Assim

A menina flor



A Cia. Cenica Ventura estreia dia19  de junho ás 19:00h no auditório da escola Augusto Severo,em Parnamirim o espetáculo A MENIA FLOR. Um excelente programa para nós que moramos na cidade e somos carentes de bons espetáculos.




A Menina Flor
A fabulosa história da menina que tinha o nome de flor, que desde pequena aprendeu a amar e respeitar a natureza. Uma menina encantadora que fez em sua história, grandes amizades com animais e plantas, com a missão de ajudar a preservar e cuidar do meio ambiente.
Ouvir com o coração: esse é o incrível dom que ela possuía. Sabia que a partir deste dom, podia contribuir com um mundo melhor, um mundo vivo e verde.
Nesta saga, a menina Flor conhece vários animais e plantas ambientados na Caatinga nordestina: o senhor Coruja - sábio e conselheiro; a dona Garça sertaneja - sempre preocupada em colocar seus ovinhos em um lugar seguro; o sapo Sebastião - um vendedor de picolé que foi transformado em sapo e espera algo que desfaça o feitiço; e o cacto Coroa de Frade - uma espécie de planta em extinção que luta por melhores dias. Em suas andanças, a menina conhece ainda o incrível planeta dos QUENS, um planeta inteiro dentro de uma flor que luta por sua sobrevivência.
Por outro lado, temos a vilã: A bruxa Teka, uma madame que representa a ganância e o desenvolvimento não sustentável, destruindo matas e floretas, prejudicando a vida e o equilíbrio natural. A bruxa é auxiliada por dois capangas capachos de plástico: Tico e Teco, ambos fazem tudo que ela manda.
A menina flor com seu dom de ouvir a maravilha da natureza, também ganha um aliado, um Roqueiro chamado Fred. Juntos, eles defendem que se todos colaborarem o planeta Terra será salvo.

Ficha técnica:
Direção, texto e concepção geral: Lindemberg Farias.
Ass. direção: Taunay Thabata.
Direção musical: Caio Padilha.
Preparação Vocal: Agamedes Rodrigues.
Figurinos: Lindemberg Farias e Manoel Evaristo.
Maquiagem: Alex Dant.
Assessoria de comunicação: Valmir Júnior.
Consultoria ambiental: Alan Roque.
Produção: Raquel Rocha.
Contra-regras: Márcio Bento e César Ferrari.
Oficinas em técnicas de Clowns e Máscaras : Cid França.
Costureira: Lela.
Artes gráficas: Brunno Martins
Elenco: Artêmio Monteiro, Edo Sadistic, Kathleen Louise, Lindemberg Farias, Manoel Evaristo, Márcio Bento, Pc Salles e Taunay Thabata.

Faixa etária: livre.
Gênero: Infanto-juvenil.
Duração: 50 minutos.
INGRESSOS:  R$ 5,00

Contatos: (84) 8813-1065 / cia.ventura@hotmail.com  


Fonte: Cia. Cênica Ventura
Rosinaldo Luna 

03/06/2011

Convite




PARTIDO DOS TRABALHADORES
DIRETÓRIO MUNICIPAL DE SÃO PAULO DO POTENGÍ/RN

CONVITE

          A discussão sobre uma emergente reforma política no Brasil vem sendo debatida pela sociedade através de atores que acreditam que a democracia, deve cada vez mais se aprofundar e representar a vontade popular com cidadãos participando, acompanhando, dialogando e opinando.
          Nesse sentido, o Partido dos Trabalhadores convida v. sª para neste dia 04/06 (sábado), participar de um debate sobre a Reforma Política, às 15 horas na Câmara Municipal de São Paulo do Potengí. O Debate terá como Palestrante a Deputada Federal Fátima Bezerra (Vice-Presidente do DN) e a Professora Brasília Ferreira, do Departamento de Ciências Sociais da UFRN.
          A Palestrante Deputada Fátima Bezerra foi designada pela Direção Nacional do PT e a Professora Brasília Ferreira pelo Deptº. de Ciências Sociais da UFRN para realizarem esses debates, onde irão falar sobre o que está em jogo na agenda da reforma política, e responderão a questões de interesse de todos os cidadãos como “por que o Brasil precisa dessa reforma”?
          Contamos com a presença de todo (a)s para fazermos uma grande discussão sobre o tema.
          Atenciosamente

Johan Adonis de Lima
Presidente do Diretório Municipal do PT.



.céu




Por que sou tão sensivel? por que? Uma folha cai e eu me lembro, recordo, construo, imagino, viajo, vou e nao volto. Acordando hoje fui invadido por um medo de ficar sozinho para sempre. Não que eu esteja. Mas estou. Morrendo de medo de me deixar envolver com a vida, estou escondido atras de uma rocha só enviando sinais de fumaça, quando vou dar conta de me entregar de novo? Qual a idade do céu?

Fernando Prado

01/06/2011

Ckrystal na Casa da Ribeira


A cantora Khristal estará no circuito Casa da Ribeira após retorno triunfal do Rio de Janeiro. A artista se apresentará domingo dia 05 de Junho com entrada franca. Uma excelente oportunidade de conferir o talento desta artista batalhadora que vem conquistando a cada dia, mais espaço no cenário cultural do estado e do país. 
A Khrystal é uma dessas pessoas deliciosas, carinhosas e cheias de energia que nos deixa com a impressão  de que vale a pena ter dado essa passadinha rápida aqui na terra só para ouvi-la cantar, pois não se consegue a plenitude sem boas energias e a voz, o carisma e a força desta artista nos dá a impressão que tudo está em perfeita sintonia. Vale muito a pena conferir.

Rosinaldo Luna

Circuito Casa da Ribeira
Ribeira
Dia 05/06/2011
19:00h
Entrada franca
Show: O TREM




30/05/2011

Pluft, o fantasminha no TAM.


Mais uma vez o classico Pluft, o fantasminha sobe ao palco do teatro Alberto Maranhão sob a batuta do grande Costa Filho. Quem puder levar filhos e sobrinhos é uma boa pedida, quem quiser curtir o espetáculo sozinho vale a pena. Serve muito para relembrar a infância e espantar o medo de nossos fantasmas, quu nem sempre são tão queridos quanto o Pluft!

Rosinaldo Luna

29/05/2011

O velório da marquesa de fátimo

Hilário o segundo capítulo da Blog novela do Junior D'Alberto. O texto rapido e simples, mostra a versatilidade do escritor que consegue descrever detalhes e minúcias na discrição dos ambientes. Me diverti pra valer e já estou esperando a publicação do terceiro capítulo.de A Marquesa de Fátimo. Ontem passei na rua em frente ao batalhão de Nova Descoberta e procurei ver a casa de primeiro andar onde foi velada a marquesa mas não ví nada. Será que esta Nova Descoberta é aqui mesmo ou em um mundo paralelo? 
Sei lá, na mente produtiva do talentoso escritor tudo pode. E ele sempre convence que é verdade, como ví, pessoalmente passsando num redemuinho um circo arabe em Pipa Voada Sobre Brancas Dunnas. Verdade mesmo, eu ví. 

Rosinaldo Luna

Marcilio Amorim

As pessoas passam na vida da gente  né?! Algumas passam e nem deixam rastro. Outras ficam gravadas na mamória, outras ainda ficam no coração, como amigos, pessoas importantes de verdade.
Encontrar essas pessoas depois de um tempo é sempre um momento nostálgico. Foi assim nesta semana, reencontrei o ator, produtor, Dj, e artista Marcílio Amorim. Poxa, havia um tempo que não o encontrava. Marcilio é desses caras qeue envolvem todos à sua volta. Em 1996, kkkk somos seculares, lá no início de sua carreira tive a oportunidade de dirigir o Marcílio em um espetáculo promovido péla STTU hoje SEMOB. Um texto do escritor Guto de Castro musical e levado as escolas municipais e shopping's da cidade. Foi uma grata experiência e naquela época, o marcilio já mostrava a que veio. Depois disto o tempo se encarregou de distanciarmos. 
Nos vemos sempre nas redes sociais, mas pessoalmente há muito tempo não nos víamos. Foi um bom momento, estamos mais maduros, e ele continua sua trajetória de jornalista, artista na busca de seu lougar ao sol. Ao meno no sol de Natal ele ljá encontrou. Sucesso kra e muitas realizações.Voce foi uma dessas pessoas que ficou macada no meu coração. 
De verdade!

Rosinaldo Luna

Lucinha Lira in canto! e In perdível!


Sem comentários

Nada a declarar!

Artista do ano

Foi eleita com merecimento ARTISTA DO ANO, no prêmio promovido pelo grande Toinho Silveira. Um merecido reconhecimento pelo trabalho majestoso dessa grande artista potiguar.
Parabens Khrstal.

26/05/2011

Força das comunidades mostra que o povo tem poder.

Uma movimentação que iniciou nas comunidades virtuais provocou muito tumulto hoje no fim do dia no cruzamento da Av. Hermes da Fonseca com a Av. Bernardo Vieira.
O grito de FORA MICARLA ecoava por todo o corredor juntamente com o barulho de apitos e buzinas. Raelamente, quando um povo, ou um grupo de pessoas resolvem tomar uma posição, tudo pode acontecer. Parecia uma grande farra mas era sério o movimento. Não consegui identificar o, ou os líderes desse movimento que surgiu no twitter e ganhou as ruas, a exemplo do movimento contra o preço da gasolina.
É uma pena que um povo tenha que gritar palavras de ordem pressionando a opinião pública em retirar do poder uma pessoa que esse mesmo povo colocou lá pelo voto. Parece que alguem foi enganado!
Aí fica a dúvida?! Quem enganou quem? O povo que deixou o político pensar que tem poder de Deus e está imune a todo e qualquer julgamento, e em nome disso pode  promover todas as barbáries ou o político que conseguiu convencer uma multidão, ao lcolocar em discurssão seus projetos de melhoria para a vida e o bem estar desse povo? Difícil saber.
Acho que os dois foram iludidos e agora, que bom, o povo tem voz.
A censura imposta mascaradamente pelo  poder oficial, torna-se nulo nesse novo meio de  comunicação, democrático, descompromissado, informal e poderosíssima: INTERNET.
 Vamos promover novos discursos, vamos propor novos movimentos, contra a corrupção, a falta de compromisso dos nossos gestores com a cultura, a  educação, a saúde. Vamos nessa  por uma sociedade mais justa, por uma nova postura política e por nossos direitos.

Rosinaldo Luna.

22/05/2011

Seleção de atores para filme


O cineasta Edson Soares está recrutando atores com biotipo europeu. Atores loiros ou ruivos, com olhos verdes ou azuis para comporem o elenco do filme NOVA AMSTERDÂ, TERRA DE SOL BANHADA DE SANGUE. Ele pede que apenas atores com esse biotipo e características se inscreva no momento. Se algeum estiver interssado envie currículum com foto de meio corpo, corpo inteiro e rosto para o  e-mail: luna-natal@hotmail.com, que será encaminhado ao cinesta.
O filme é um importante documento sobre a invasão holandesa no Rio Grande do Norte e já está com a produção a todo vapor. As filmagens iniciam em julho.

20/05/2011

Falta

Sinto falta da sua ausência,
sua indiferença.
Sinto falta de seu pesar,
sua dor sem motivo
seu lamento sem culpa.
Do seu cheiro
seu colo
seu carinho arredio.

Sinto falta do seu amor negado
intenso
embriagado cheirando a wisky.
Sinto falta do seu cabelo roçando meu corpo
me deixando ereto
louco pra te ter.

Sinto falta de saus lágriams de fel,
suas frases de lâminas afiadas
cortando minha alma.
Sinto falta de voce
de tudo
do todo.

Rosinaldo Luna



19/05/2011

Programa de Capacitação em Projetos Culturais 2011


O MINC dará continuidade ao curso de Capacitação em Projetos Culturais em 2011, poré, só a primeira e terceira etapas. A segunda etapa, as oficinas presenciais ficarão para 2012, uma pena, poes estou esperando ansioso para poder continuar o curso. Leia o artigo do site do minc.

Curso de nivelamento à distância e fase avançada são retomados
Boa notícia para aqueles que já participam ou pretendem ingressar no Programa de Capacitação em Projetos Culturais: terão continuidade em 2011 a primeira e a terceira etapas do Programa, que são o curso de nivelamento à distância, destinado a apresentar conceitos básicos do campo da cultura, e a fase avançada, com módulos para o aprofundamento de conteúdos.
As oficinas presenciais da segunda etapa – previstas para as cidades de Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA), Santarém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), Macapá (AP) e mais cinco cidades a serem posteriormente definidas – continuam mantidas, mas serão realizadas em 2012, devido ao corte orçamentário anunciado pelo Governo Federal no início deste ano.
O Programa de Capacitação em Projetos Culturais é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Itaú Cultural (IC).
Curso de nivelamento à distância (primeira etapa)
De livre acesso, a primeira etapa visa a apresentar conceitos básicos do campo da cultura, dentro dos módulos de “Políticas Públicas de Cultura”, “Economia e Financiamento da Cultura”, “Gestão Cultural” e “Direito Autoral”. As inscrições encontram-se abertas, podendo ser efetuadas até 30 de setembro, sendo que, no momento da inscrição, o candidato já opta pelo polo onde deseja realizar a oficina presencial, que fará caso tenha alcançado 70 pontos ou mais na avaliação.
O prazo para finalização da primeira etapa vai até 31 de outubro. Os aprovados recebem o certificado de conclusão do nivelamento, que tem valor de curso de extensão. Na seleção para a oficina presencial são considerados também a atuação profissional do candidato no setor cultural e o seu local de residência, com preferência para aqueles cujas atividades são desenvolvidas na cidade onde ocorrerá a oficina ou em municípios próximos.
Fase avançada (terceira etapa)
Aqueles que cursaram a oficina presencial já estão recebendo as convocações para se inscreverem, até 31/05, na fase avançada, que constará das disciplinas: “Política e Gestão Cultural” e “Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos”. O cumprimento com êxito de cada uma dá direito a um certificado de extensão. Essa é a terceira oferta dos módulos avançados do Programa, que tiveram início em julho de 2010 com as primeiras turmas piloto, na disciplina de “Projetos Culturais”, a qual se estendeu até setembro do ano passado. No início deste ano, houve a segunda oferta, na disciplina de “Política e Gestão Cultural”, realizada de janeiro a abril.
A terceira oferta, para a disciplina “Política e Gestão Cultural”, com carga horária de 30 horas, será destinada aos três seguintes grupos: aqueles que participaram com êxito das oficinas presenciais em 2010 e ainda não cursaram nenhuma disciplina do módulo avançado; aqueles que não se inscreveram na oferta de “Política e Gestão Cultural” realizada de janeiro a abril deste ano; e aqueles que, embora tenham se inscrito em 2010 nas turmas piloto da disciplina “Projetos Culturais”, não conseguiram concluir o curso.
No caso deste último grupo, a oportunidade se justifica porque, à época da turma piloto, não havia previsão de punição para a não conclusão. No entanto, pelo novo regulamento, aplicado a partir da 1ª turma de 2011 da disciplina “Política e Gestão Cultural”, aqueles que abandonarem o curso após terem se inscrito serão considerados evadidos e excluídos do módulo avançado, não podendo inscrever-se novamente.
Já a disciplina “Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos”, com carga horária de 15 horas, será destinada aos que cursaram “Política e Gestão Cultural” entre janeiro e abril deste ano.
“O MinC reconhece a importância do Programa para qualificar a elaboração de projetos culturais e otimizar a utilização dos recursos públicos no setor. Por isso nos empenhamos em não paralisar o curso, mantendo duas fases abertas”, disse o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), Henilton Menezes.
Divulgação de resultados e experiências
No intuito de divulgar os resultados alcançados e as atividades desenvolvidas pelos alunos, está sendo elaborada uma publicação, dentro da parceria estabelecida entre o MinC, o Sesi e o Instituto Itaú Cultural, apresentando o histórico e processo de concepção do Programa, assim como artigos redigidos pelos que participaram da disciplina “Política e Gestão Cultural”.
Para conhecer mais sobre a estrutura do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, acesse a página www.fgv.br/fgvonline/minc.
Outras informações
Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082
Fale com a Cultura no site do MinC www.cultura.gov.br

Rosinaldo Luna.

Produção Cultural

Produção Cultural

18/05/2011

Nova Blog Novela de Junior Dalberto

Junior Dalberto ataca novmente com um super blog novela. Repetirá certametne o sucesso da novala anterior. Sou muito fâ desse menino a quem admiro deste os anos 90 quando tive a feliz oportunidade de conhecê-lo e poder apreciar seu talento. Vou aguardar ansioso.

15/05/2011

Alerta de tsunami em Natal.


Hoje Natal recebeu um alerta de tsunami, dá pra acreditar? Dá. Uma cidade litorânia tem todas as possibilidades, graças a Deus não aconeceu e todo mundo ficou tranquilo, inclusive eu que não fui avisado nem vi em lugar nenhum, mas dizem que o corpo de bombeiros e a defesa civil ficou em alerta e foi dado a alerta de tsunami para todo o litoral do RN. Foi?

Rosinaldol Luna

11/05/2011


Chega!

Apartir de hoje não mais,
Apartir de agora jamais,
A partir deste instante
Daqui em diante, serás pó.
Lembranças perdidas,
Desbotadas,
Jogadas ao vento.

Hoje decidi.
Não acredito em ilusão,
Não existe nisso emoção,
Você não está aqui
Nunca esteve,
Jamais passou por mim.

Todo o sofrimento,
O pranto,
O olhar solto, ao vento
Todos os sonhos doces,
Eram pesadelos disfarçados
Impregnados de você.

Hoje,
A partir de hoje
Nunca mais teu fantasma
Me acordará,
Nem tão pouco embalará meu sono.

De hoje em diante
Matei você das minhas lembranças
Ficará apenas seu perfume de enxofre
Que o vento levará para bem longe
De mim.

Rosinaldo Luna.

AROMA




Degusto o aroma quente do meu
Inferno
Onde as chamas me consomem.

Presencio alheio
A todas as coisas que
Pinto com pena
Carmim

Pinto
O mar dos meus temores
Degusto só
Caetanenado o som
Sandália de prata
Que me faz
Pensar.

Vou pro samba
Do meu inferno
Particular
Vou sambar
Me afogar.

Rosinaldo Luna/Maio de 1999.

10/05/2011

Frase sobre o amor


Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
Fernando Pessoa

Frases




Haja ou não deuses, deles somos servos. 
Fernando Pessoa

08/05/2011

Origens da arte teatral


Existem várias teorias sobre a origem do teatro. Segundo Brockett, nenhuma delas pode ser comprovada, pois existem poucas evidencias e mais especulações. Antropologistas ao final do século XIX e no início do XX, elaboraram a hipótese de que este teria surgido a partir dos rituais primitivos (History of Theatre. Allyn e Bacon 1995 pg. 1). Outra hipótese seria o surgimento a partir da contação de histórias, ou se desenvolvido a partir de danças, jogos, imitações. Os rituais na história da humanidade começam por volta de 80.000 anos AC.
O primeiro evento com diálogos registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 AC (Staton e Banham 1996 pg. 241), que conta a história da morte e ressurreição de Osíris e a coroação de Horus ( Brockett, pg. 9). A palavra 'teatro' e o conceito de teatro, como algo independente da religião, só surgiram na Grécia de Pisístrato (560-510AC), tirano ateniense que estabeleceu uma dinâmica de produção para a tragédia e que possibilitou o desenvolvimento das especificidades dessa modalidade. As representações mais conhecidas e a primeira teorização sobre teatro vieram dos antigos gregos, sendo a primeira obra escrita de que se tem notícia, a Poética de Aristóteles.
Aristóteles afirma que a tragédia surgiu de improvisações feitas pelos chefes dos ditirambos, um hino cantado e dançado em honra a Dioniso, o deus grego da fertilidade e do vinho. O ditirambo, como descreve Brockett, provavelmente consistia de uma história improvisada cantada pelo líder do coro e um refrão tradicional, cantado pelo coro. Este foi transformado em uma "composição literária" por Arion (625-585AC), o primeiro a registrar por escrito ditirambos e dar a eles títulos.
As formas teatrais orientais foram registradas por volta do ano 1000 AC, com o drama sânscrito do antigo teatro Indu. O que poderíamos considerar como 'teatro chinês' também data da mesma época, enquanto as formas teatrais japonesas Kabuki, e Kyogen têm registros apenas no século XVII DC.

Alguns conceitos para se entender melhor o Teatro-treinamento

As vezes fico na noite procurando artigos que valam a pena publicar. Como não sou graduado, procuro sempre coisas que me acrescente qualidade no fazer teatral. Gosto muito dos artigos do Sr. Centurião, pois são bem claros e objetivos. É de uma linguagem esclarecedora, principalmente para quem está iniciando. E o teatro treinamento que é o foco da minha Cia,  está sempre representado em seus artigos. Boa leitura a todos. 
Por favor ao lerem comentem, pois gostaria de devolver uma impressão suas sobre os artigos ao professor. É muito importante, pois os artigos são publicados sem nenhum pagamento e estão aqui para o bem fazer de todos. 
Um abraço e boa leitura.
Alguns conceitos para se entender melhor o Teatro-treinamento
Para entendermos bem o que é teatro treinamento, precisamos entender melhor o que é teatro. Se você é um conhecedor dos mistérios do teatro, pule este artigo. Mas se você quer conhecer alguns conceitos fundamentais, vamos a duas definições:

Aristóteles: "A tragédia (o teatro) é a imitação da ação".
Na definição de Aristóteles, duas palavras-chave: imitação e ação.
Imitação indica simulação, cópia, alguma coisa que não é a coisa original, mas uma reprodução dela.
E a palavra ação, impregnada de tempo e movimento, sugere algo que se inicia, evolui e conclui, um acontecimento. Não foi por acaso que se desenvolveu uma forma cênica chamada happening.

Stanislavski: "O teatro é a representação da vida do espírito humano, ao vivo e em forma artística".
Em Stanislavski, quatro conceitos: representação, vida do espírito humano, ao vivo e forma artística.
Representação (re-presentar, tornar presente, repetir) traz a idéia de imitação previamente elaborada, de repetição da simulação.
A vida do espírito humano é, para Stanislavski, o escopo da representação. Sem dúvida, um conceito bastante amplo, universo no qual se inserem os nossos conflitos e contradições, fomes e medos e, sem dúvida, também o conhecimento, indissociável da vida do espírito humano.
Ao vivo - o teatro acontece no instante e no local onde é observado, o agente da representação e o seu observador estão no mesmo ambiente, na mesma hora. Não existe reprodução digital, fonográfica ou fotográfica da representação, que possa substituí-la. Essa característica diferencia o teatro das formas dramáticas projetadas, como o cinema e a televisão. A obra deixa de existir ao final da representação, não é possível apreciá-la depois. Quem não viu, visse.
Em forma artística, indica a pretensão do teatro a uma condição transcendente. A representação, além de re-tratar a vida do espírito humano ao vivo, deve receber tratamento estético elaborado. O teatro destina-se ao fruir estético, compartilhado entre quem assiste à ação imitada e quem a pratica. Daí a denominação espetáculo, que designa uma representação teatral e, genericamente, algo digno de se ver.

Ainda alguns conceitos básicos se fazem necessários:
Teatro - a palavra grega teatron designava o local destinado à acomodação das pessoas que assistiam à representação, nos anfiteatros. Literalmente, significa "lugar de onde se vê". Etimologicamente, o produto teatro é definido a partir do ponto de vista do consumidor.
Cena - a ação representada, em público, para ser apreciada. No teatro, todos os elementos são acessórios da cena, tudo deve convergir para que o impacto da ação representada sobre o observador seja máximo. Tal como todas as formas de arte, o teatro é linguagem. A cena é a síntese expressiva do teatro enquanto linguagem. É com este sentido que se encontra a palavra cena neste estudo.
Esta palavra também costuma ser empregada para designar partes de uma peça (ex.: a cena do balcão de Romeu e Julieta), ou o próprio espaço cênico (do grego skène - lugar onde se pratica a ação, palco), ou mesmo o cenário de uma peça. Para evitar confusões, diremos espaço cênico, palco, ou cenário. E quando nos referirmos a uma parte de uma peça, seremos explícitos.
Encenação - Sendo a cena a síntese expressiva do teatro, a encenação é a gramática da cena, o instrumental construtivo e analítico desta linguagem. Toda linguagem tem a sua gramática, que é o conjunto das convenções e elementos estruturais que a formam. O estudo da encenação compreende, portanto, o conhecimento de:
- convenções cênicas;
- estilos e tradições;
- elementos que compõem a cena.
Encenar - É empregar todos os componentes - o vocabulário - do teatro para a construção da cena, segundo regras gramaticais próprias, com objetivo de comunicar, sensorial e intelectualmente.
Ator - aquele que pratica a ação. Dentro da concepção grega, o celebrante do ritual.
Personagem - de persona, pessoa imaginária que é representada, imitada pelo ator. Ator, personagem e espectador são os elementos indispensáveis ao teatro. Se um deles não estiver presente, não há teatro. Todos os outros componentes são acessórios. Puristas discutem se personagem é termo feminino ou masculino. Por julgar a questão irrelevante, utilizaremos indistintamente o personagem ou a personagem.
Espectador - cúmplice do ator na representação. Sabe que se trata de uma imitação e reage como se estivesse diante da personagem a praticar a ação imaginada. De fato, a situação teatral é um jogo. O termo em inglês - "play" dá um bom indicativo. Como disse Peter Brook: "Uma peça é um jogo e um jogo é uma peça". Daí, talvez, a origem da expressão "pregar uma peça".
Peça - O termo é empregado tanto para designar um texto dramático quanto uma representação completa. Quando se pretende diferenciar, utiliza-se os termos texto e espetáculo, ou encenação. Uma peça é dividida em atos e cenas (ex.: a quarta cena do segundo ato).
Alberto Centurião
Fragmento do livro Teatro-treinamento, em fase de elaboração

Teatro Treinamento – A Linguagem

Alberto
Alberto Centurião Carvalho
Consultor de Marketing, O&M e RH, com experiência na coordenação e implantação programas de tre

 Centurião Carvalho
Consultor de Marketing, O&M e RH, com experiência na coordenação e implantação programas de treinamento.
Escritor.
Diretor, Ator e Autor teatral, estreou profissionalmente em 1970, tendo dirigido mais de duas dezenas de espetáculos.

Teatro é linguagem. Poderosa, com alto poder de síntese, rica de possibilidades estéticas e capaz de proporcionar impacto múltiplo e diversificado. Como toda linguagem, o Teatro tem gramática e vocabulário próprios e serve para comunicar qualquer conteúdo.
Não existem temas impossíveis para o teatro, assim como não existe uma temática preferencial. Política, religião, ciência, filosofia, ética, moral, o ridículo e as paixões humanas, o direito e a força, as razões pessoais e as razões de estado, a paz e a guerra, assuntos íntimos e públicos, individuais e coletivos, vêm sendo matéria do teatro há mais de dois mil e quinhentos anos.
Teatro é linguagem, assim como toda forma de expressão, artística ou não. Linguagem com códigos próprios, gramática própria e vocabulário específico, que se apropria do vocabulário de outras linguagens, utilizando-o dentro das suas próprias regras gramaticais. Por vocabulário, entendemos todos os elementos significantes (as palavras) de qualquer linguagem. Por exemplo a cor para a pintura, os movimentos para a dança, o espaço para a arquitetura etc.
Algumas características desta linguagem, entretanto, fazem dela um instrumento particularmente poderoso quando aplicado a qualquer programa educativo e, por extensão, de treinamento.
Assistir a uma peça de teatro, ou participar da ação dramática, é uma experiência diversa e diversificada. Diversa, porque foge ao padrão de vivência habitual, quotidiano. Diversificada, porque essa experiência expõe o indivíduo a um bombardeio de estímulos múltiplos e intensos, que raramente encontra em outras situações.
A atitude do indivíduo diante de uma peça, portanto, é de alerta. O nível de expectativa é sensivelmente mais alto do que o suscitado por qualquer atividade de treinamento convencional. O indivíduo tende a se manter num estado de prontidão, atento ao jogo, participando dele através da identificação, interagindo com os atores-personagens, seja ostensivamente, seja no silêncio de sua consciência e de suas emoções. O teatro gera um fato novo, uma quebra da rotina, que, aliada à diversão, potencializa o evento de treinamento, emprestando-lhe significado transcendente.
A possibilidade de apresentar cenas onde as situações se realizam, com as diversas personagens defendendo seus pontos de vista, proporciona ao teatro instrumentos muito eficazes para transmitir informação logicamente estruturada e desenvolver conceitos e idéias. O conflito, a analogia e a identificação são os principais recursos desse instrumental lógico.
Nada mais eficaz para explicar e demonstrar alguma idéia, do que fazer a coisa acontecer diante das pessoas. Observar a situação ocorrendo, presenciar o debate entre os pontos de vista conflitantes, conhecer cada uma das partes envolvidas e ter a oportunidade de identificar-se com elas, entendendo melhor os seus motivos e linhas de raciocínio, os valores e os sentimentos envolvidos. O teatro tem recursos ideais para proporcionar essa experiência.
A identificação despertada pela experiência teatral cria empatia com as personagens da cena e com as situações retratadas. Esta empatia gera aceitação e envolvimento com os conteúdos trabalhados, que são assimilados ao nível das emoções, além da razão.
Apresentar uma idéia, ou uma informação, vista por diferentes focos, por diferentes pessoas; fazer com ela ensaios e simulações, mergulhar nos sentimentos pessoais que desperta, esse é um milagre que o teatro pode realizar.
O potencial emotivo é maior do que em outras linguagens. A informação no teatro não é fria. Todo conteúdo veiculado através da cena viaja impregnado de emoção. Não se dissocia razão de emoção. Essa característica contribui para a superação de barreiras (defesas) emocionais e resistências psicológicas, ou mesmo ideológicas, aos temas tratados.
Através do jogo de identificação, o indivíduo se envolve emocionalmente, despojando-se de medos e preconceitos. A partir daí, feito uma criança, está disponível para a experiência. Entretanto, assim como a criança em seu jogo de faz-de-conta não perde a noção crítica das coisas, o espectador do teatro também permanece na posse de toda a sua capacidade intelectual, aguçada pelo alto nível de atenção. A visão crítica é preservada no teatro.
A experiência estética é significativa. A cena é objeto de fruir estético. A beleza está presente no teatro, proporcionando um nivel adicional de satisfação ao espectador. Bertolt Brecht, o mestre do teatro didático, autor de tantas peças didáticas, de propaganda ideológica, afirmou certa vez que "a função social do teatro é divertir". Antes de tudo, teatro é diversão, prazer. Assistir a uma peça é participar de um jogo prazeroso. E, divertindo, o teatro tem acesso irrestrito ao indivíduo.
Lembrando a definição de Stanislavski, que condiciona o teatro a "forma artística", concluímos que o fruir estético, mais do que um valor agregado, é via de acesso do teatro ao espectador. A expressão "assistir a uma peça" refere-se ao prazer de presenciar algo que vale a pena ser visto (e ouvido, e sentido).
Buscar uma forma artística não empresta por si só o status de obra de arte a qualquer representação teatral. Da mesma forma que nem toda pintura é arte, nem toda peça de teatro merece tal status. Muitas peças de teatro não alcançam a transcendência criativa e o nível de realização que caracterizam as obras de arte. Considero-as, com todo o respeito, peças de artesanato. Isso nada tem a ver, entretanto, com a temática e os objetivos da peça. Voltaremos ao assunto quando tratarmos do velho cisma entre arte pura e arte utilitária.
Ao atingir o espectador em três níveis - racional, emocional e estético, o teatro é capaz de gerar um registro muito mais consistente na sua memória. Esquece-se de um filme, um livro, um vídeo, uma aula. Mas não se esquece de uma peça de teatro. Mesmo quando não apreciada especialmente, uma peça de teatro é inesquecível. Certa vez, interrogado sobre o motivo por que se dedicava prioritariamente ao teatro e tão pouco ao cinema e à televisão, o ator Paulo Autran respondeu: "Porque eu me lembro de uma peça de teatro que assisti há dez anos e não me lembro de um filme que assisti há um ano, ou de um programa de televisão que assisti há uma semana."
Esta é uma característica do teatro, atingir em profundidade o espectador, criando uma experiência inesquecível. Transferido para um programa de treinamento, este fato resulta em alto índice de assimilação e retenção do conteúdo enfocado. Se duvida, faça uma rápida consulta à sua memória. Que peças você assistiu? Lembra-se de todas? Recorda-se de muitos detalhes? Peças assistidas há muitos anos estão obturadas à sua memória? Emoções são despertadas só de lembrar certa cena? Receio que sim. E dos livros que leu, lembra-se de todos, ou da maioria deles? Receio que não. Filmes? Provavelmente, menos ainda. Televisão? Quando? Na semana passada? Quem? Eu? Onde está Wally?
O poder de síntese da linguagem cênica é muito superior ao de outras linguagens. Ao lançar mão dos recursos expressivos (vocabulário) de todas as outras artes - literatura, pintura, escultura, música, dança, arquitetura - e incorporando ainda as novas tecnologias - projeção bi e tridimensional, iluminação, efeitos luminosos, sonoros e mecânicos - o teatro apodera-se de um vocabulário extremamente poderoso e adquire surpreendente poder de síntese, que permite a expressão de extenso conteúdo informativo em poucos minutos de cena.
Ao agregar elementos das outras artes, o Teatro atinge o espectador em três níveis, pois uma peça é algo para ser visto, ouvido e sentido. Como dizem os estudiosos de Programação Neurolingüística, trata-se de uma experiência total, que atinge o indivíduo pelos canais visual, auditivo e cinestésico (sensorial e intuitivo). Isto lhe permite comunicar, em curto espaço de tempo, um grande volume de informações. Dessa forma, uma peça de teatro equivale, em conteúdo, a pelo menos dez vezes mais tempo de treinamento convencional, com técnicas expositivas e vivenciais.
A presença do ser humano vivo em cena é o maior diferencial do teatro em relação ao cinema e ao vídeo, formas cênicas projetadas. As formas projetadas, bi ou tridimensionais, são frias, hipnóticas e, com exceção das transmissões ao vivo, previamente acabadas. A cena teatral é viva. O instante da criação é presenciado, proporcionando a experiência compartilhada entre ator e espectador, que se encontram num mesmo local, no mesmo instante. A relação interpessoal é possível no teatro. Stanislavski fala de "romper a quarta parede", estabelecendo-se o intercâmbio de energias psíquicas entre palco e platéia. Mesmo numa vídeo-conferência, a interação é restrita e não tem o potencial de integração proporcionado pelo teatro.
Mesmo quando elaborado previamente, o teatro sempre tem um componente improvisacional, abrindo-se para o inesperado. Não existem duas apresentações exatamente iguais de uma mesma peça. Improvisos e adaptações sempre são possíveis. Mais que isso, porém, a própria relação dos atores com os espectadores muda a cada sessão, pois se trata de uma troca emotiva e energética que depende das duas partes e do momento compartilhado. Esta abertura para o inesperado é um dos maiores encantos do teatro, constituindo-se em fator de atenção, interesse e registro mnemônico.
O filme, o vídeo, o quadro, a escultura, a música gravada, são obras concluídas, acabadas. Repetido mil vezes, um filme será sempre igual, salvo algum dano material ou acidente de projeção. No teatro, a repetição nunca será igual. Nisto reside parte do encantamento desta arte efêmera, que se perpetua em quem compartilhou o momento da criação.
Fazendo-se uma análise de custo x benefício de um espetáculo como evento de treinamento, pode-se verificar que o custo per capita é relativamente baixo. Isso porque uma apresentação teatral pode ser assistida por muito mais pessoas do que um treinamento convencional, sem perda de qualidade na assimilação. Além disso, por ser de curta duração, esta forma de treinamento terá impacto reduzido sobre a rotina de trabalho da empresa. 

Essa experiência a MÁSCARA CIA. DE TEATRO desenvolve desde 1996, quando iniciou seus trabalhos com As aventuras do Urbaninho com a STTU. Daí fomos para a Transportes Guanabara e ficamos durante quatro anos consecutivos desenvolvendo projetos de treinamento para os funcionários e coolaboradores da empresa.
A queda em evasção de renda fica em tornao de 42%, um indice elevadíssimo e muito positivo. Ale´m da guanabara trabalhamos com a Conceição, SETURN, PETROBRAS, Caixa e outras entidades importantes para o desenvolvimento da nossa cidade. 


O artigo do Centurião Carvalho é muito importante para quem quer trabalhar com teatro, pois mostra outros caminhos e dá a visão de como é vásto o campo pára o artista, apesar de ainda termos que combater preconceitos e outras formas de discriminação da arte.


Rosinaldo Luna

07/05/2011

Ministra na berlinda - No Congresso, no PT e entre os ativistas, crescem boatos sobre sua queda iminente

Andre Dusek/AE
Ana de Hollanda. Posições a respeito do Ecad ainda estão no centro da polêmica
"Uma pessoa não pode continuar no Ministério da Cultura para barrar uma política que já foi aprovada nas urnas. É isso que está em jogo. Se não existisse uma política construída, poderíamos ter um grau de tolerância maior (em relação à ministra), mas se ela achar que não pode conduzir essa política, deve ser substituída. Senão, pode acabar respingando na presidenta", disse o deputado José Nazareno Cardeal Fonteles, do PT do Piauí.

Fonteles assinou o manifesto que circula na internet, subscrito até ontem por mais de 2 mil pessoas, e que pede mudança urgente nos rumos do MinC. Nazareno integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Ontem, o deputado Alexandre Molon (PT-RJ) pediu uma audiência na Comissão de Educação e Cultura da Câmara para discutir as relações entre o MinC e o Ecad.

Os rumores sobre a queda de Ana de Hollanda tiveram o volume aumentado após revelações, pelo Estado e pelo jornal O Globo, de fraudes no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Ecad). A ministra manifestou-se abertamente, repetidas vezes, contra a fiscalização no órgão. O Globo chegou a divulgar emails de dirigentes do Ecad que se referem a uma certa "amiga do Ecad" no MinC.
Em Brasília, dois nomes já foram até cogitados publicamente para substituir Ana de Hollanda. Ambos são seus secretários: Marta Porto e Sérgio Mamberti. O primeiro surgiu no blog do jornalista Renato Rovai, que tem relações próximas no PT e edita a revista Forum. "Uma parte do setor petista que está no Ministério da Cultura tem conversado sobre o nome de Marta Porto, atual secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, para substituir a atual ministra Ana de Holanda", escreveu Rovai.

"Este blogue conversou com diferentes pessoas que foram consultadas sobre o que achavam da substituição. A articulação passa pela sala do presidente da Funarte, Antonio Grassi, que teria se convencido de que não está valendo à pena sustentar Ana de Holanda no cargo. Grassi, um dos principais articuladores do nome de Ana, discordou dela quando da retirada do Creative Commons do site do MinC, mas não levou o debate a público", finaliza o texto.
A contrariedade com a ministra também chegou ao Senado. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) diz que já há elementos suficientes para pedir uma CPI "sobre as relações do Ministério da Cultura com o Ecad", o que ele pretende fazer nos próximos dias. O senador Rodrigues pensa em inquirir a ministra sobre recente sabatina a que ela foi submetida no Congresso, na qual ela teria dito: "Vocês acham que a Dilma nomearia uma ministra com relações com o Ecad?" A se confirmar o conteúdo nos emails trocados entre dirigentes do Ecad, a ministra poderia ter mentido no plenário sobre suas relações com o órgão. "A gente parte do pressuposto de que o que é dito por um ministro de Estado é a verdade, mas o que ela disse não está combinando com os fatos que estão surgindo", afirmou.
Nota do MinC, ontem, dizia o seguinte: "Nessa reta de finalização do anteprojeto que atualiza a Lei de Direitos Autorais, é papel do MinC ter interlocução com todos os segmentos envolvidos no tema. Isso não significa, de maneira alguma, dar abertura para quaisquer tratativas que não as estritamente permitidas e recomendadas pela ética".
O ator José de Abreu, que manteve uma postura ponderada até alguns dias atrás, dizendo torcer pelo sucesso de Ana de Hollanda e de uma agenda positiva, já aderiu também ao movimento pela substituição da ministra. "Conversei com companheiros da base aliada. Parlamentares, membros dos partidos, ministros e ex-ministros. Refleti e cheguei a uma conclusão", disse o ator. "Na semana passada comuniquei à ministra que retirava meu apoio." Segundo Abreu, a Carta Aberta à Presidente Dilma já deveria ter circulado há dois meses, mas ele próprio pediu paciência aos militantes para segurar o documento.
Consultadas, fontes oficiais do MinC dizem considerar tudo uma boataria, plantada por interesses alheios ao debate que se trava no MinC neste momento. Mas os atos da ministra têm provocado reações imediatas. Nota do ministério desmentindo qualquer vinculação da pasta com o Ecad, ontem, indiretamente acusava a gestão anterior, de Juca Ferreira e Gilberto Gil, de não ter feito o debate sobre o direito autoral de forma transparente e democrática. Com isso, a grita contra Ana só fez crescer no Twitter.

A gaiola das Loucas


O Teatro Riachuelo recebe nesse mês de maio um dos maiores artistas do país. Miguel Falabela aterrisa em Natal com o espetáuclo A GAIOLA DAS LOUCAS, uma coméida premiadíssima e muito engraçada. Miguel com seu toque de midas, transformou a montagem em mais um socesso no eixo Rio/São paulo e se voce puder ver não se decepcionará certamente.

Rosinaldo Luna.

06/05/2011

Oratório de Nossa Senhora de Fatima


Atores do elenco do oratório

Elenco do Oratório prepara últimos detalhes

Quinta-feira, 05 de Maio de 2011, às 11h 59
A equipe da Fundação Parnamirim de Cultura prepara os últimos detalhes antes das apresentações do Oratório de Nossa Senhora Fátima. Nesta quinta-feira, as 150 pessoas que integram o elenco, entre atores, bailarinos, crianças e equipe técnica, participam do ensaio geral no Núcleo Belas Artes (galpão da Fundação) já com o novo figurino, a partir das 20h.
Na sexta-feira o grupo ensaia no palco que será montado na Praça da Paz de Deus, Centro. As apresentações do espetáculo serão nos dias 7 e 8 (sábado e domingo). 
Este ano o espetáculo foi intitulado “Oratório de Nossa Senhora de Fátima a História da Nossa Gente na Praça da Paz de Deus”.
De acordo com o diretor geral da peça, Lindemberg Farias, o objetivo é mostrar como Nossa Senhora de Fátima se tornou padroeira de Parnamirim, fazer com que os moradores reflitam sobre a importância da paróquia para a cidade, relembrar os primeiros padres do município, as primeiras catequistas, além de contar a história das aparições da Virgem Fátima aos três pastorinhos em Portugal.
Além dos atores da Fundação Parnamirim de Cultura, também integram o espetáculo,  pessoas da comunidade e da paróquia. O texto é do dramaturgo Véscio Lisboa e a trilha sonora é de Nilson Eloy.


Pupurri: Beco da Quarentena: Resistência Cultural

Pupurri: Beco da Quarentena: Resistência Cultural: "Por Clotilde Tavares Ontem eu participei de um evento que me deixou alegre, cheia de energia e esperançosa em relação à força da cult..."

04/05/2011

Amar verbo intransitivo







Se os olhares se cruzarem e neste momento,
houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta:
pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa ...

Se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça:
Deus te mandou um presente divino - o amor.

Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca
receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem
mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um para o outro ...

Se você conseguir, em pensamento,
sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado ...

Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a
outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura,
que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida ...

Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo estando ela de pijamas velhos,
chinelos de dedo e cabelos emaranhados ...

Se você não consegue trabalhar direito o dia todo,
ansioso pelo encontro que está marcado para a noite ...

Se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma,
um futuro sem a pessoa ao seu lado ...
É o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva.

Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e,
mesmo assim tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela ...

Se você preferir morrer, antes de ver a outra partindo ...
É o amor que chegou na sua vida !

Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia
o deixem cego para a melhor coisa da vida:
muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida,
mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.
Ou, às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais,
deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.

Preste atenção nos sinais e não deixe que as loucuras do dia-a-dia
o deixem cego para a melhor coisa da vida:
O amor ... 

Carlos Drumond de Andrade

Amar, verbo intransitivo.

Osama/Obama


Após dez anos de buscas e gastos altissimos do dinheiro público americano, o governo conseguiu(?) matar Osama Bin Laden o grande terrorista(?) Será?
Bom, tudo é uma questão de ótica. Será que o grande terrorista é o Al Kaeda ou os EUA, que invade países mundo a fora, comete atrocidades em nome do tio Sam e fica por isso mesmo? Será que se os atentados de 11 de setembro tivessem ocorrido em outro lugar, do terceiro mundo prinmcipalmente, os Estados Unidos teriam se empenhado tanto em combater o terror? Pois esses mesmos terroristas compram armas fabricadas e vendidas pelos EUA. E quantos inocentes não foram massacrados e quantas meninas e meninos não foram mortos, violentados e humilhados pelas "forças de paz" americanas?
Apesar de nãos aprovar as atirudes dos grupos terroristas, não posso ficar alienado às coisas. Os EUA são também terroristas e o Obama agora é o homem mais perigoso do mundo. Porém Bin Laden mesmo morto deixou o mundo morrendo de medo. Que Deus perdoe seus pecados se for possível!.
Mas uma dúvida? Osama foi mesmo assassinado ou isto é um golpe de marketing para elevar o índice de popularidade o presidente americano às vésperas de uma eleição?
Sei não viu?!

Rosinaldo Luna

02/05/2011

Mathias Van Keulen




Mathias VAn Keulen, personalidade holandêsa qeu de nome ao forte dos reis magos durante o período da invasão holandesa e é um personagem retratado no filme Nova Amsterdâ. O filme será rodade em Julho sobre a direção do cineaste Edson Soares.

Nova Amsterdâ

Locações do Nava Amsterdâ.

O Cineaste Edson Soares está em campo visitando as locações de seu novo filme que será rodade apartir de junho. Veja que lindo local.

Fundação Telefônica abre edital para projetos culturais

Maio é um mês interessante para o produtor cultural. Nesse mês costuma, além de novenas dedicadas à Maria Santíssima, eclodirem os varios editais de incentivo à cultua. A Fundação Telefônica acaba de abrir edital que pretende assistir jovens e adolescêntes. Os interessados podem começar a construir seus projetos.



A Fundação Telefônica lançou nesta quarta-feira (27/4) seu primeiro edital para seleção de projetos na área cultural. O objetivo é apoiar iniciativas que beneficiem crianças e adolescentes de modo a democratizar o acesso à cultura digital, bem como promover o protagonismo juvenil, incentivando tanto o consumo quanto a produção de obras e conteúdos em meios digitais. As inscrições estarão abertas até 30 de junho.

O lançamento marca um alinhamento da área de Arte e Tecnologia à estratégia central da Fundação. “O foco da instituição é contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e nós sentíamos falta de uma ação que, por meio do acesso ao conhecimento, pudesse facilitar o consumo de bens culturais, um elemento essencial para a formação desse público”, afirma Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. O executivo destaca que há carência de projetos culturais ligados à tecnologia que promovam a inserção do público infantojuvenil.

O edital vai selecionar projetos e artistas vinculados à tecnologia, que sejam inovadores em termos de linguagem, interatividade, criatividade ou forma de distribuição de seus conteúdos. A apresentação de propostas ou contrapartidas educativas, que promovam o acesso à cultura digital e o protagonismo sociocultural do público infantil, adolescente e jovem, será especialmente valorizada durante a seleção.

Os projetos devem estar inscritos na Lei Rouanet, de incentivo à cultura, nas áreas de Artes Visuais, Integradas, Cênicas, Audiovisual, Humanidades, Música ou Patrimônio Cultural, em diferentes modalidades, que vão desde mostras e concursos até e-books, vídeos, curtas-metragens, documentários, espetáculos com projeções e experiências multimídias, entre outros.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.fundacaotelefonica.org.br e são gratuitas.

Poderão ser inscritos projetos de pequeno, médio e grande porte, que solicitem um valor de até R$ 500 mil, cuja data de realização seja entre julho de 2011 e junho de 2012.

01/05/2011

GRANDE MACARRONADA DO NICA

Um evento cultural e gastronômico irá embalar São Paulo do Potengi nos domínios dos sabores. Uma promoção do chef Nicanor Ribeiro, no espaço do forró promete reunir o sabor do prato Italiano com, as cores do povo nordestino embalada pelo som do nosso foró. Todos devem prestigiar.


Tribuna do Norte | Arte em debate

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