25/01/2017

Paris Jackson, filha de Michael Jackson, fala sobre abuso sexual, suicídio e “assassinato ao pai” em entrevista


Paris Jackson, a filha de Michael Jackson, está na capa da nova edição da revistaRolling Stone, com uma entrevista profunda, em matéria intitulada “Paris Jackson: a vida após Neverland”. A menina já tem 18 anos, mais de 50 tatuagens e, segundo seu irmão mais velho, Prince Michael, “é basicamente quem seu pai era: a única coisa diferente seria sua idade e seu gênero”. Sua força e sua fragilidade são associadas ao Rei do Pop.

Sobre a morte do pai, ela fala com dor. “Dizem que o tempo cura, mas não é verdade. Você apenas se acostuma. Eu vivo a vida com a mentalidade de ‘ok, perdi a única coisa que era importante para mim’, então, seguindo em frente, nada pode ser tão ruim quanto foi antes. Então, posso lidar com isso. Eu o sinto comigo o tempo todo”, diz a adolescente, que sonha com o pai regularmente.

Ela é convencida de que Michael foi assassinado. “Absolutamente. Porque é óbvio. Todos indícios apontam para isso. Soa totalmente como uma teoria da conspiração e uma besteira, mas os faz reais e todos da família sabem. Foi uma armadilha”. Quem queria matar Michael? “Um monte de gente”.

Entre suas tatuagens, uma é uma figura da capa do álbum “Dangerous”, outra é o logo de “Bad” e tem uma escrita à mão por pai, retirada de uma carta: “queen of my heart”. John LennonDavid BowiePrince e Van Hallen também estão entre as tattoos.

Na entrevista, Paris também falou sobre suas tentativas de suicídio – no plural. Antes do caso que ficou conhecido pela mídia, ela já havia tentado “múltiplas vezes”, em suas próprias palavras. Na última tentativa, o hospital a convenceu de fazer um programa de terapia domiciliar. Os motivos de sua vontade de morrer são vários… entre seus traumas, um abuso sexual, por parte de um cara muito mais velho, quando ela tinha 14 anos. “Não quero dar muitos detalhes, mas não foi uma boa experiência. Foi realmente duro para mim e, na época, não contei para ninguém.”

Sóbria e “mais feliz do que nunca”, a jovem agora tem como principal vício o cigarro. Quando fez 18 anos, se mudou da casa da avó Katharine. Passa quase o tempo integral com seu namorado Michael Snoddy, um baterista de 26 anos. Ainda está se descobrindo profissionalmente, mas gosta de fazer fotos como modelo.

Eu nasci com essa plataforma. Vou desperdiçá-la e fugir? Ou vou torna-la ainda maior e usá-la para coisas importantes?”. Paris conta que, um dia, seu pai a falou: “se você quiser ser maior do que eu, você pode, e se você não quiser também, você pode. Mas quero que seja feliz”. Ela conta que, por muito tempo, não sabia que seu pai era famoso mundialmente. “Eu pensava que seu nome era Pai, Papai. Não sabíamos quem ele era. Mas ele era nosso mundo. E nós éramos o mundo dele”.

“X-Men”: Fox encomenda piloto de série no universo dos mutantes



Segundo a Variety, a Fox encomendou oficialmente o piloto de uma nova série relacionada aos X-Men, feita em conjunto pela Marvel Television e a 20th TV.

O piloto de uma série é um episódio escrito justamente para apresentar a série a emissoras e produtoras (no caso dessa ideia, a própria Fox) que possam eventualmente encomendar uma temporada completa do projeto.

De acordo com o site, a série será focada num pai e numa mãe que descobrem que seus filhos são mutantes. A família então será forçada a fugir de um governo anti-mutante, unindo-se a um grupo clandestino para sobreviverem.

Esse é o segundo projeto da Marvel Entertainment na Fox – o primeiro é “Legion”, co-produção da Marvel com a FX, com estreia marcada para 8 de fevereiro (9 no Brasil).

A intenção é que essa nova série se aproxime mais do universo “X-Men”, tanto nos quadrinhos quanto no cinema; esse último a gente fica meio incerto, porque cada filme está num tempo diferente.

Matt Nix (“Burn Notice”) vai escrever o piloto, além de ser produtor executivo.

24/01/2017

Morre o mestre das artes plasticas potiguar.


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Morreu ontem aos 86 anos o artista plástico potiguar de mais expressividade na atualidade. Doryan Gray Caldas morreu de infarto após vários dias de internação hospitalar. A classe artística está enlutada e triste.

Dorian estreou na arte em 1950, junto com os primeiros e grandes amigos Newton Navarro e Ivon Rodrigues, no 1º Salão de Arte Moderna de Natal. Seu primeiro livro se deu 11 anos depois, em 1961, intitulado “Instrumento de Sonho”.

Meryl Streep é indicada ao Oscar pela vigésima vez e bate recorde


A atriz Meryl Streep foi indicada ao Oscar de melhor atriz por seu papel na comédia musical “Florence: Quem é Essa Mulher?". Esta foi a vigésima vez que ela recebeu uma indicação ao prêmio, sendo que levou a estatueta três vezes. Com isso, Meryl amplia seu recorde de mais indicações, contando apenas as categorias de atuação.

O seu mais recente prêmio de melhor atriz veio por sua interpretação da primeira-dama britânica Margaret Thatcher no filme “A dama de ferro” (2011).

As duas vitórias anteriores aconteceram em 1980, quando levou o prêmio de atriz coadjuvante por “Kramer vs. Kramer”; e em 1983, quando venceu a categoria de melhor atriz por seu trabalho em “A escolha de Sofia”.

Desta vez, ela concorre pelo papel em um filme baseado em uma história real, a deFlorence Foster Jenkins (1868-1944), uma cantora amadora. A atriz de 67 anos já foi indicada 29 vezes ao Globo de Ouro.

Fonte: PontoZero

22/01/2017

Teatro de Bonecos do Nordeste é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

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A brincadeira continua. O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste - Mamulengo, Babau, João Redondo, Cassimiro Coco (TBPN) foi aprovado, com unanimidade, como Patrimônio Cultural do Brasil e inscrito no Livro de Formas de Expressão do Patrimônio Cultural Brasileiro. A decisão foi anunciada, na manhã desta quinta-feira, dia 05 de março, na 78ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que ocorreu na Sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. O pedido de inclusão foi solicitado pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), o que afirma a tendência de uma apropriação da sociedade sobre suas manifestações.
Os 22 conselheiros foram favoráveis ao parecer lido pelo relator Conselheiro Luiz Viana Queiroz. Com a aprovação do registro, o Teatro de Bonecos passa a ter proteção institucional, ou seja, mais uma garantia de salvaguarda deste bem cultural, que já se mantém vivo com a força de seus praticantes.
Em depoimento, momentos após a decisão, a presidente da ABTB, Ângela Escudeiro, diz que “é de grande relevância o reconhecimento de uma linguagem artística que possui tanto alcance nas suas comunidades. Para os mestres que trabalham com esta prática é como se da terra seca começasse a surgir a água que alimenta; alimenta a alma e o trabalho deles. Além disso, dá uma visão ampla para a sociedade que vai mexer com as políticas culturais”.
A brincadeira
O Teatro de Bonecos do Nordeste se tornou uma tradicional brincadeira, com origens no hibridismo cultural, durante o período de colonização do Brasil. A troca intensa possibilitou uma diversidade de temáticas: religiosa, profana ou de costumes populares. E, apesar deste bem ser amplamente conhecido como mamulengo, em cada contexto se desenvolveu de forma diferenciada, por isso, possui diversas denominações: Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo e Calunga no Rio Grande do Norte; Babau na Paraíba; Mamulengo em Pernambuco.
A brincadeira começa com a montagem da empanada, uma espécie de barraca. Depois disso, os brincantes se colocam na parte de trás e então começa o espetáculo com os bonecos em cena e a introdução de um texto poético, a loa. Além da narrativa, a peça contém elementos surpresas, sugeridos, muitas vezes, pelo mestre a partir de um conhecimento prévio sobre o público, por exemplo.
Esta forma de expressão carrega elementos fundamentais para a sustentabilidade da identidade, memória e ainda desempenha um papel agregador que legitima as práticas cotidianas nessas regiões. Dessa maneira, tornou-se uma referência cultural que vem se atualizando, ao longo do tempo, mas que mantém relações de tradição, pertencimento e coletividade no universo cultural na qual se desenvolve.
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, assim, constitui-se não apenas como um Brinquedo ou, simplesmente, um traço do folclore, envolve, sobretudo, a produção de conhecimento criativo, artístico e com uma forte carga de representação teatral.
De acordo com Fernando Augusto Santos, que pesquisa a brincadeira dos bonecos, este tipo de fazer teatro está estreitamente relacionado a grupos sociais específicos e enraizado no cotidiano dessas comunidades “por suas características, meios e modos de trabalho e sobremaneira por seu caráter dramático, que lhe faz representar, reinventar e mesmo transfigurar a cultura, a coletividade e o mundo, que lhes são próprios e nos quais sobrevive”.
Assim, pela representatividade que possui essa manifestação, a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos vêm se articulando para que O Teatro de Bonecos seja reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Iphan e pela sociedade. No texto de inscrição ressalta-se o que este bem “trata-se de uma expressão teatral genuína da cultura brasileira e muito peculiar do nordeste brasileiro, rica da genialidade de seus criadores e na empatia que estabelece com seu público”.
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
O Conselho, que avalia os processos de tombamento e registro, é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 23 conselheiros que representam instituições como o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e mais 13 representantes da sociedade civil, com conhecimento nos campos de atuação do Iphan.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
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Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
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Fonte: IPHAN

Insight Insano

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Insight Insano
@Rosinaldo Luna

(Em num canto um banco alto, branco, no outro canto uma máscara veneziana. Como que em mágica surge um ser quase translúcido. Percebe-se uma angustia e uma inquietude. Ele caminha de um lado a outro do palco freneticamente. Tiques e balbucios são ouvidos. Uma música desconcertante acompanha a ação. O personagem vê no canto a máscara. Pára a contemplá-la, aproxima-se, de início com um pouco de medo, observa, pega a máscara cuidadosamente, como que dali possa sair algo perigoso. Observa-a, experimenta-a. Torna a coloca-la no mesmo lugar. Música vem em crescendo e para abruptamente. ).
ICARO- (Um grito de loucura!) Ahhhhhhhhhhhhh!!!(PAUSA. DENTRO DO OLHO DA PLATÉIA) Meus ouvidos estão explodindo, minha boca está seca e...
OS DOIS- eu estou aqui, há dias, há meses, perdido, preso neste lugar que não é o que nele existe de verdade... Não é o que nele existe de verdade...
ICARO- Meu nome é Ícaro... Dizem que foi um cara que tinha asas e que morreu quando voava muito perto do sol porque as asas eram de cera... Deveria ser um louco...
ICARO*-... Meu nome é Ícaro... Dizem que foi um cara que tinha asas e que morreu quando voava muito perto do sol porque as asas eram de cera... Deveria ser um louco...
OS DOIS- Eu não... Jamais seria louco o suficiente para ir tão longe...
ICARO- Fora de cogitação, não sei nadar... não sei nadar... (Uma música vem em crescendo e cresce como que cavando lembranças, Os dois entram em zen. Como que dopados por seus medicamentos)
ICARO*- Desde que nasci que vivo assim preso entre paredes inexistentes, vendo rostos inexistentes... Como agora...
ICARO- Vejo rostos, vejo faces me olhando...
ICARO*- Vejo rostos, vejo faces me olhando...
ICARO- Sério... Não, não pensem que estou louco. Isto não é loucura. Isto não é loucura. Isto não é loucura. (GRITANDO) É a mais pura verdade, (SUPLICANTE) é a mais pura verdade, é a mais pura verdade... (DOÇE) a mais pura verdade... (Gargalhando) Até outro dia foi engraçado... (Música cresce. Como que confessando um grande segredo) Uma moça... A mesma moça, a mesma moça, a mesma moça... Aquela (Aponta para a máscara) Esteve aqui...
ICARO*- (DOÇE. APAIXONADO) Ela sempre está aqui. Me observa. Ela quer me ver louco... Ela não que em ver louco, Ela quer me ver louco....
ICARO- (FEROZ. COMO UM ANIMAL FERIDO) Ela sempre está aqui. Me observa. Ela quer me ver louco... Ela não que em ver louco, Ela quer me ver louco....
OS DOIS- Sei lá... (CONFUSOS) Às vezes meus pensamentos entram em desalinho, e não consigo pensar com clareza... Mais o fato é que ela sempre está aqui. As vezes penso em perguntar quem é ela... Mais me falta coragem. (COMO CONFESSANDO) Vai pensar que sou louco... Você não está acreditando?
ÍCARO- (MÚSICA)  Desde que nasci que estou aqui nesse lugar, sem paredes, sem chão, sem tetos... Um lugar onde vim parar sozinho ou me colocaram... ou me colocaram... ou me colocaram... Mais agora que quero sair....
ÍCARO*- (ANGUSTIADO) Vejo rostos... Muitos rostos... Eles me observam através das cortinas, e acredito que têm medo de mim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ICARO- (ENVERGONHADO) Sinto medo deles também, eu confesso. Eu confesso...
ÍCARO*- Sinto medo deles também, eu confesso. Eu confesso... Tenho medo porque eles pensam que sou perigoso, mais como? Como eu sou perigoso?... Como que sou perigoso?... Como que sou...
OS DOIS- Porque pensam que sou perigoso se nem ao menos se dão ao trabalho de me conhecerem...
ÍCARO- Desde que nasci estou aqui, preso no 35° andar desse lugar que me angustia, que me separa de mim. Vejo de um lado minha alma, no outro minha face. Oculta. Misteriosa. Mais eu estou aqui... Eu estou aqui... Eu estou aqui... (Grita para alguém lá em baixo)
OS DOIS- Olá! Porque não aproveita e entra? Vem tomar um chá comigo...
ÍCARO- É o jornaleiro, sempre passa a essa hora, apressado, nunca para...  Olha de longe e de longe mesmo joga o jornal que nunca leio e que tem sempre a mesma data, eu  vejo as datas. Aliás adoro datas. Adoro... Ado... (Busca no ar objetos, observa encantado. Joga os para o alto, um a um como quem despreza folhas de papéis)
OS DOIS- (SUAVES) Na geladeira tenho leite com chocolate... Aceita um biscoitinho com chá... Somos civilizados... ___ Ou! Está uma delicia, docinho...
ÍCARO- Que merda...
ÍCARO*- Que merda...
OS DOIS_ Que merda... (DIVERTINDO-SE. RIEM COMO CRIANÇAS) Está doce, odeio açúcar, não posso tomar açúcar, minha taxa de glicose não permite.  Não podemos ser antipáticos à primeira visita. Aliás nunca devemos ser antipáticos... Sim senhor, obrigado senhor, muito agradecido senhor... Vá se lascar senhor. (CAEM NA GARGALHADO)
ICARO- (Sóbrio. Informativo) Isso queremos dizer na maioria das vezes mais... ÍCARO*- (Num grito) Você está louco!

OS DOIS- (SERENO) Na geladeira temos leite e chocolate... (NOUTRO TOM) Desde que nasci que vivo aqui... desde que nasci, me colocaram aqui, ou eu mesmo vim sozinho, eu vim sozinho... Desde que nasci.
ÍCARO- (VINDO DO FUNDO DO PALCO COMO UM PALESTRANTE) Às vezes penso que morri e que este lugar é lugar nenhum... mais como? Sei que quando morremos vamos pro céu... Ou pro inferno... Não... Não morri...
ÍCARO*- Acho a morte um espetáculo quase teatral... (ICARO VAI SE TRANSFORMANDO. VESTE VESTIDO PRETO, LONGO, CHAPÉU COM VÉU DE TULE PRETO. ESTÃO ELEGANGES SENHORAS DE PRETO AGORA) O cenário, o velório... Os Inimigos... Uma viúva chorando e verbalizando o quanto ele era bom, o quanto era companheiro. Eu não perderia isto por nada... (GRITAM DIVERTIDAMENTE) Eu prefiro morrer a não ir pro meu velório...
ICARO-- No dia do meu velório eu mesmo vou recepcionar cada expectador que vier me ver deitado no caixão. Cada convidado... Cada convidado. Vai ser muito divertido... Aliás estão todos convidados por mim a estarem presentes no meu velório... Vamos rir muito com o pranto da boa senhora. A viúva apaixonada... (Pega uma máscara negra... Veste. Em prantos contidos)
ÍCARO*- Sei que quando morremos vamos pro céu... Ou pro inferno... Não... Não morri...
MULHER DE PRETO- Ou meu amor... Não vai embora, veja a vida como chora como é triste essa canção... Vou senti tanta saudade... Não.. Não ... Não... Como vou viver. Acabou a luz da minha vida, o ar que eu respiro... E nossos filhos meu amado?... Quem vai cuidar deles?... E como serão minhas noites sem você ao meu lado?...(Cai em prantos ... soluçando...Arranca violentamente a máscara)
ICARO*- (CRUEL) No íntimo está remoendo as grosserias, as traições e pensando tudo ao contrário...
MULHER DE PRETO- (RECOMPONDO-SE) Vai desgraçado, vai que eu agora vou me esbaldar... Vou sair todas as noites e conhecer todos os homens que puder...
ICARO*- E os filhos já se digladiando sobre os bens e a partilha da herança... As vezes penso que são tão verdadeiros... Mais no fundo são lobos que parecerem cordeirinhos... 
MULHER DE PRETO- Desde que eu nasci que eu vivo aqui... Estou lembrando...
OS DOIS- Era meia-noite e o Sol brilhava no horizonte
Um negro careca penteava sua linda cabeleira loira com um pente sem dentes
Pertinho dali, a 100 mil milhas de distância
Enquanto um cego analfabeto lia um jornal
Sem letras, de ponta cabeça

Um surdo-mudo sentado em pé em uma pedra de madeira feita de barro dizia:
(Surdo-mudo) __ A vida é como uma canoa, que navega de cabeça pra baixo nas ondas de um poço sem água.

Enquanto isso, na sua direita ao lado esquerdo um jacaré voava nadando devagar em alta velocidade

As vacas pulavam de galho em galho a procura de seus ninhos em rítmo de Yê-Yê-Yê
Os passarinhos pastavam o capim que nascia no asfalto.
No outro lado da cidade, em um bosque sem árvores, um elefante descansava
Aliviadamente apavorado, debaixo da sombra de um couve sem folha
Os animais observavam, de olhos fechados, uma mulher gritando baixo em voz alta:

MULHER DE PRETO- Prefiro me matar, do que perder a vida! (PAUSA)

ICARO*- Os quatro profetas, eram três: Moisés e José... Eram só três...
O mundo era uma bola quadrada, que girava em torno da lua.
A lua, me disseram, é feita de massa de pizza, por um padeiro inglês em uma padaria de subúrbio... (QUASE SUSSURRANDO) E as marcas que vemos daqui são narizes... Por isso não vemos nossos narizes... Você sabe onde foi parar o seu nariz? Alguém aí viu o seu próprio nariz?... (NUM GRITO) Eles estão lá, na lua... Na lua... Meu nariz está na lua... Lá na lua... Vocês sabiam que foi o nariz que instaurou a II Guerra Mundial?... Foi por culpa dele, do nariz... do nariz...Foi por ele que Hitler pretendia invadir a lua... Dizem que Hitler pretendia invadir a lua, ele e um batalhão de mascarados para resgatar os narizes dos judeuses... Hitler quer ir pra lua para fazer um holocausto nasal...

OS DOIS- ( Deseperados ) Nãooooooooooooooooooooo... Não deixem Hitler invadir a lua.. Santo Deus, vai achatar nossos narizes... Va achatar nossos narizes... Vai achatar... (Noutro tom) Existe também uma segunda teoria que não vemos nossos narizes porque eles estão sempre fora das faces, fuçando a vida alheia... Mais você vai me dizer que..-.

ICARO*- Não!! Eu não costumo me meter na vida de ninguém...

ÍCARO- (RI DEBOCHADAMENTE)... Todos nós adoramos observar a vida alheia... Mais isto não é loucura...

ICARO*- Mentiraaa... Aliás, mentir é esporte predileto do ser humano... Todos os homens mentem... Já nascemos com um chip de milhares de terabite de mentiras prontas...
ICARO- Ou vão me dizer que estão achando esse texto lindo, ou querem me convencer que estão adorando minha performance...
ÍCARO*- Ou vão me dizer que estão achando esse texto lindo, ou querem me convencer que estão adorando minha performance...
ICARO- Talvez até estejam gostando de ver meu corpinho nada mal, tudo de bom... Talvez esteja adorando ver meu corpinho... mais como. Como... Como... Você pode até ver meu corpo mais nunca a minha alma! Ela não deixa que você veja minha alma... (PEDALANDO A BICICLETA). A mentira nos permite flutuar serenamente na zona de conforto, como o vórtice de um tornado que suavemente vai cruzando a testa do careca motorista do taxi cor de abobora. E como um vestido de festa esconde as marcas de catapora nas pernas da moça. Como a calça que esconde a genitália ameaçadora do rapaz jovem que fica ereto até com o desenho do bob Sponja ...
ICARO*- Eu não sou louco.. Não sou louco...O que nos faz parecer loucos são elas, sempre elas... Essas vestimentas que criamos para esconder todas as nossas verdades, as nossas vergonhas, porém, elas também escondem o que temos de melhor, de mais bonito, porque onde existe o belo está também o verdadeiro belo, o ser.

ÍCARO- Na geladeira temos leite com chocolate... Porque não sobe e vem tomar um café conosco, esta quentinho... uma delicia... Ele sempre foge feito uma tartaruga em corrida da São Silvestre...

ICARO*- Todos os dias,,, todos os dias,,, todos os dias,,, Você não está acreditando? Você não esta acreditando? Eu não estou mentindo, aliás eu odeio mentiras... Minha razão não me permite mentir...

ICARO- Na geladeira temos leite e chocolate... Eu lembro direitinho... Estive lá. Lembro a data. 31/12/de um ano qualquer... Iemanjá dançava funk na beira do rio que na realidade era de leite e mel... as meninas engravidavam pequenos cachorrinhos de pelúcia rosa e os pais comiam vísceras de bois criados em imensos aquários de água salgada retirada de um deserto de areia marciano... Os meninos empinavam bonecas de salto alto enquanto trocavam batons e brinquinhos entre risos inocentes e sonhavam com seus vestido e festas de debutantes... Obedientemente um padre observava tudo sobriamente vestindo seu nudes desavergonhado e se masturbava assistindo um vídeo sobre o mani craft... Obedientemente protegido por uma imensa máscara de gás carbônico estéril... (DANÇAM)

MULHER DE PRETO- Um dia decidiram que duas pessoas diferentes não se permite viver igualmente... Ele era um rapaz muito bom, educado, trabalhador. Dor... Ele também era um rapaz muito bom, educado, trabalhador. Mas ensinaram que a ele tudo... Ele no entanto foi ensinado que a ele nada... Nada... E decidiu que poderia se divertir ATROPELANDO sua bicicleta porque era mais barata que o carro que estonteantemente cruzava o oceano sobre as nuvens do pó que o consumia, e que papai escondia porque não pode ser... não pode ser... Minha cabeça está em confusão, esse menino é uma vítima social de alto padrão...(CONSTATA A ÚLTIMA FRASE ME PÂNICO. CONGELA. ATERRADOR)
ICARO*-(GRITANDO) Não!.. Porque você fez isso com ele? Ele só queria trabalhar... E de repente veio aquele monstro cor de noite e o atropelou com suas quatro rodas e uma boca enorme de 400 cavalos e o arremessou para fora do acostamento... jogou ele para longe de sua família, para distante da ciclovia que ligava sua mente a realidade...
ICARO- Ela estava nua... ela estava nua... Ela estava nua expondo todas as vergonhas... Vistam a realidade, porque ela está nua e crua... Nua e crua... nua e crua... Porque fazem isto as vítimas inocentes da ciclovia?
OS DOIS- Desde que eu nasci, lembro direitinho o dia e a hora que eu nasci... Foi no mesmo dia do meu aniversário de 18 anos... Foi no mesmo dia... Mesmo dia... Foi no mesmo dia que começam a modelar minha máscara... (UMA EUFORIA VAI CRESCENDO ATÉ ATINGIR O ÁPICE. PARAM. OLHAR PERDIDO)
ICARO*- Todo os dias as pessoas vão colocando máscaras na cara da gente, sem cerimônia, sem pedir licença, vão enchendo nossas faces de máscaras, um a pós outra,
ÍCARO-Todo os dias as pessoas vão colocando máscaras na cara da gente,  vão enchendo nossas faces, uma após outra uma após outra ao seu bel prazer, e nem se incomodam em perguntar o quanto estamos incomodados com isso... incomodados com isso... incomodados com isso...
ÍCARO*- (GRITANDO ALUCINADO) Como loucos vamos ficando atordoados, perdidos em nossa psique, sem entendermos o papel que realmente representamos na vida, como loucos.. Afogamos nosso Eu nesta loucura com cheiro de álcool a 70%...

ICARO- Eu não sou louco.. Não sou louco...O que nos faz parecer loucos são elas, . Elas, sempre elas... As máscaras que criamos para esconder todas as nossas verdades, as nossas vergonhas, porém, elas também escondem o que temos de melhor, de mais bonito, porque onde existe o belo está também o verdadeiro belo, o ser.

ICARO*- Retirem suas máscaras senhores, e vejam o mundo de outra forma.. Todos somos diferentes... Diferentes enquanto iguais, iguais nas diferenças...

OS DOIS- Iguais na intolerância com o próximo, iguais na ignorância e no medo de aceitar os outros com suas diferenças, e iguais também quando cobramos que nos aceitem enquanto não aceitamos as diferenças alheias... Retirem suas máscaras agora e vamos viver em harmonia...

MULHER DE PRETO- E se pensam que sou louco... Observem... Loucos somos, quando pensamos ser normais...

(DE UM ROMPANTE ARANCA O VESTIDO E PRECEBE-SE QUE O ATOR ESTÁ NÚ).
EM PROJEÇÃO
"A loucura é apenas uma forma sinceramente subjetiva de se ver as coisas"
Retirem suas máscaras...
BALCK OUT


(Bibliografia)
Fragmentos do poema Diário de um louco de Gogol.
Rosinaldo Luna
Setembro 2012 .

Contatos: luna-natal@hotmail.com
fones: (84)99182 9982
           (84)988980892



Texto disponível para montagem mediante autorização do autor.

21/01/2017

Madonna faz discurso contra Donald Trump em Nova York: confira!




Na véspera da cerimônia de posse de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos, a Rainha do Pop Madonna fez um discurso contra o novo político. “Ele, na verdade, está nos fazendo um grande serviço, porque chegamos ao fundo do poço, ao ponto mais baixo. Daqui, só podemos subir, então o que vamos fazer? Temos duas escolhas: destruição e criação. Eu escolho criação”, declarou a cantora, em um evento no Brooklym Museum, para tratar de “arte em tempos de protesto”.

No museu, Madonna também exibiu um vídeo do autor James Baldwin, uma de suas inspirações. Ela já tinha exibido o mesmo em 2013, quando fez o projeto “Secret Revolution”, dedicado às pessoas que têm seus direitos negados e abusados. Além disso, ela estava vestida com uma camisa preta com a palavra “feminista” estampada em branco.

A cantora disse que está tentando encontrar lógica na eleição de Trump, de uma maneira positiva. Ela ficou chocada por ele ter derrotado Hillary Clinton, mas deve haver alguma explicação cósmica para isso. “Realmente acredito que Trump foi eleito por alguma razão, para nos mostrar o quanto nos tornamos preguiçosos, desunidos, desatentos quanto à nossa liberdade e nossos direitos de americanos. Sinto que as pessoas esqueceram o que está escrito na Constituição. Sempre dizem que a hora mais escura é antes do amanhecer, e sinto que isso tinha que acontecer para unir as pessoas, então vamos começar essa festa”, disparou.

Transcrito do Ponto Zero

06/09/2016

Livro escrito por Renato Russo aos 15 anos, sobre banda fictícia, é editado




Em 1975, Renato Russo (1960 - 1996) tinha apenas 15 anos quando se viu preso a uma cama por conta de grave doença, epifisiólise, que atacou a cartilagem e os ossos que ligavam a perna esquerda à bacia do então adolescente. Renato aproveitou o repouso forçado para escrever a biografia da fictícia banda de rock The 42nd Street Band.

Inédito, o livro vai ser lançado em outubro pela editora Companhia das Letras como parte dos tributos ao artista por conta dos 20 anos da morte de Russo. O livro The 42nd Street Band narra a toda da trajetória do grupo inglês liderado pelo tecladistaEric Russell, alter-ego do cantor e compositor carioca, que formaria o grupo punkAborto Elétrico em 1978 e criaria a banda Legião Urbana em 1982.

Fonte. Ponto Zero

Retornooo

Olá. Voltando depois de um tempo sem postar. Estive ocupado com outras coisas e terminou que deixei de lado um pouco deste espaço que pretendo retomar as publicações. Em breve novidades.s

11/12/2015

Tudo pronto para o Auto do Natal de São Paulo do Potengi


A três anos dávamos inicio ao mais ousado projeto teatral de São Paulo do Potengi. Hoje este projeto, com todas as dificuldades esta se tornando um dos eventos de maior sucesso na região.
Espetáculo democrático e gratuito que abriga todos que desejarem participar e mostrar talento.
neste ano o AUTO DO NATAL - UM REI NASCEU NO POTENGI vem sendo composto não só por atores apenas, mas também pelo apoio dos comerciantes e pessoas comuns que muitas vezes nos procuram para divulgar seus nomes e marcas, aliando forças aos nossos patrocinadores principais, Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi e Web Radio São Paulo, outras empresas também patrocinam nosso espetáculo. E outras mais estão chegando para somar.

Rosinaldo Luna

Patrocinio:




Apoio Cultural:







22/10/2015

O sucesso de um casamento



O grupo Teatro Potengiense emplaca mais um trabalho no cenário potiguar. O CASAMENTO DO ZÉ BIRICO DA SILVA E CATIRINA DE OITIÇICA é uma farsa irresponsável baseada no folguedo de Reis que vem circulando por diversos municípios do estado.
De maneira irreverente e leve s historia do amor entre os dois, Birico e Catirina ganha as praças levando muito graça e gargalhadas.
Aconteceram apresentações em Natal, Canguaretama, Pedro Velho e São Paulo do Potengi. E novos convites não param de chegar: Monte Alegre, Espirito Santo, Caiçara do Rio dos Ventos, Canguaretama e Pedro Velho são os próximos destinos. 
O grupo pode ser contactado através das redes sociais: 
Face book: Teattro Potengiense
Twitter: @TeatrPotengiense
Instagram; teatropotengiense
e pelos fones 9 9182 9982 com Rosinaldo Luna.

06/08/2015

Tramas – Encontro Latino-americano de Formações em Teatro


Nos próximos dias 8 a 10 de agosto, os Clowns de Shakespeare realizam em Natal o Tramas – Encontro Latino-americano de Formações em Teatro. Este encontro faz parte do projeto Laboratório Clowns, selecionado pelo Programa Rumos Itaú Cultural, e tem como objetivo a criação da escola livre de teatro dos Clowns.
Durante os três dias, em atividades sempre gratuitas e abertas ao público, o Tramas irá receber importantes nomes do teatro brasileiro e latino-americano para discutir os caminhos do ensino de teatro, seja no âmbito acadêmico ou não.

Os convidados são:
Charo Francés – Atriz, diretora e uma das fundadoras do Grupo Malayerba, do Equador, um dos mais importantes da América Latina. É a diretora do Laboratório Malayerba, projeto continuado de formação realizado pelo grupo.
Chico Pelúcio – Diretor e ator do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, e diretor geral do Galpão Cine Horto, Centro Cultural criado pelo grupo.
Ivam Cabral – Ator, diretor, dramaturgo e produtor da Cia. Os Satyros (SP), é um dos fundadores da SP Escola de Teatro, onde atualmente exerce a função de diretor executivo.
Jefferson Alves – Doutor em educação pela UFRN, onde atua como professor no Departamento de Educação.
Lenilton Teixeira – Diretor e ator do Grupo Estandarte (Natal/RN), é mestre em teatro pela UFRN.
Lydia del Picchia – Atriz do Grupo Galpão (Belo Horizonte/MG), é Coordenadora Pedagógica dos projetos de formação do Galpão Cine Horto.
Maria Thaís – Professora da ECA/USP, coordenou e implantou o projeto da criação da Escola Livre de Santo André, e foi consultora para a implantação da SP Escola de Teatro.
Robson Haderchpek – Professor de teatro da UFRN e diretor do grupo Arkhétypos (Natal/RN)
Sávio Araújo – Professor de teatro da UFRN, onde é coordenador do CENOTEC – Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena.
Tânia Farias – Atuadora do coletivo gaúcho Ói Nóis Aqui Traveiz, é coordenadora dos projetos Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo e Ói Nóis na Memória.

“Trata-se de um momento muito especial não apenas para os Clowns e para o projeto da criação da nossa escola, como para o teatro potiguar, uma vez que teremos a oportunidade de reunir uma quantidade significativa de grandes nomes do teatro brasileiro e latino-americano, grandes mestres que estarão juntos para pensarmos as possíveis formações no teatro”, afirmou Fernando Yamamoto, um dos coordenadores do projeto.
A programação acontecerá de sábado (08) a segunda (10), no Barracão Clowns, sempre das 15h às 22h, com as seguintes atividades:

Sábado
Tarde:   Mesa-redonda sobre A formação atoral e de outras especialidades no teatro, com Sávio Araújo e Lydia del Picchia. Mediação de César Ferrario (Clowns de Shakespeare)
Noite:    Mesa-redonda sobre Formas de organização e gestão de escolas de teatro, com Ivam Cabral e Chico Pelúcio (Grupo Galpão e Diretor geral do Galpão Cine Horto). Mediação de Renata Kaiser (Clowns de Shakespeare)

Domingo
Tarde:   Mesa-redonda sobre a relação da academia e as escolas livres de teatro, com Maria Thaís e Jefferson Alves. Mediação de Lenilton Teixeira.
Noite:    Mesa-redonda sobre o Ensino de Teatro na América Latina, com Charo Francés e Tânia Farias. Mediação de Fernando Yamamoto (Clowns de Shakespeare)

Segunda
Tarde:   Grupos de trabalho sobre temas relativos às questões discutidas nas mesas-redondas, sob a coordenação de Robson Haderchpek.
Noite:    Encontro de discussão e avaliação dos GTs e do Encontro, sob a coordenação de Robson Haderchpek.


Detalhes

Início:
sábado agosto 8 @ 4:00 pm
Final:
segunda-feira agosto 10 @ 10:00 pm
Preço:
Livre
Evento Categoria:

Local

Barracão Clowns
Avenida Amintas Barros, 4661 
Natal, Rio Grande do Norte 59075-250Brazil
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