VIRGENS À DERIVA
de Ruy Jobim Neto
(C) Ruy Jobim Neto
Registro na Biblioteca Nacional sob no. 461.919 (23/06/2009)
(da esq. para a dir., Vanessa Morelli, Débora Aoni e Fernanda Sophia em cena de "Virgens à Deriva", na Livraria da Vila, São Paulo. foto: Will Prado)
"Virgens à Deriva" foi apresentada pela primeira vez no 1o. Festival de Cenas Cômicas do Espaço Parlapatões, em São Paulo, no dia 24 de março de 2007, sob direção do autor, pela Cia. 011, com trilha sonora original de Gerson Grünblatt, figurinos de Katia Niman, co-direção de Vanessa Morelli, adereços e cenografia de Ruy Jobim Neto e tendo na composição do elenco original: PERSONAGENS:
Maria Teresa........Vanessa Morelli
Eusébia......Débora Aoni
Amália........Fernanda Sophia
CENA –
um bote imaginário, no palco. O cenário é o mar, na costa brasileira. Muito sol. Calor tropical, muy provavelmente da costa da Bahia. Três moças estão remando, suando, respirando com dificuldade, limpando o suor dos rostos com os bracinhos, enquanto a luz vai abrindo em resistência.
ÉPOCA – em algum ponto da história colonial brasileira, a ser descrito pelas personagens.
PERSONAGENS:
Maria Teresa
Eusébia
Amália
(enquanto remam, Maria Teresa faz uma breve pausa. Pega um papel que leva consigo, tirando de algum bolsículo do vestido. Pega um pote de tinta e uma pena. Relê para si uma parte, não gosta,abre o pote, leva a pena até ele e depois, no papel, reescreve com dificuldade – por causa da deriva - e sopra para secar a tinta. E finalmente começa a ler)
MARIA TERESA (lê como narradora)
- No ano da Graça do Senhor de Mil Quinhentos e Sessenta e Sete, mais precisamente numa terça-feira, à tarde, muitos homens e religiosas, canhões e mantimentos, foram para o fundo das águas e alguns deles até viraram comida de tubarões e de fabulosos monstros marinhos. De tudo, sobrou apenas um bote, ocupado por três belas raparigas, a saber: Maria Teresa, musa inspiradora de poeta trovador, Amália, filha única de traficante negreiro dos Açores e Eusébia, a mais novinha dentre as três, e que é pura e simplesmente filha de dono de uma formosa quinta na Beira. Todas virgens, virgens, sozinhas e náufragas a caminho da costa do Brasil . (à parte) Para facilitar a perfeita compreensão dos senhores presentes, a partir do nosso português arcaico, fizemos uma versão para as platéias contemporâneas, o que dispensa tecla SAP. (volta a ler a carta) Beijos desta que muito anseia por novidades nesta vida. Maria Teresa Aljubarrota. (à parte) Eu!
AMÁLIA –
Ai, Jesus, Maria, José! Que carta é essa, Maria Teresa?
EUSÉBIA –
Uma carta para a posteridade!
AMáLIA –
Eu não sabia que você sabia escrever.
MARIA TERESA –
Sei ler e escrever, ora pois.
EUSéBIA –
Uma carta para ser descoberta!
AMÁLIA –
É! Descoberta junto com os corpos de três virgens mortas! Mortas e perdidas no meio do Atlântico!
EUSéBIA –
Ai, Deus me livre e guarde (faz o sinal da Cruz ), Amália! Que pensamento funesto!
AMáLIA –
Funesto?
MARIA TERESA –
(explode alegremente) Que funesto destino aguarda estas três jovens virgens? (volta a escrever, lendo em voz alta) Quiçá encontrem vida inteligente, em terras do Brasil. Afinal, não é lá que em se plantando tudo dá? (pensa) E se plantarmos amor e aconchego? Dará no quê?
EUSÉBIA –
Maria Teresa, que insânia! Você pegou muito sol na sua cabeça, foi?
AMÁLIA –
Por que vocês duas não voltam a remar, ao invés de ficarem aí, falando sobre o nada?
MARIA TERESA –
Mas não é sobre o nada!
EUSÉBIA –
Não me parece que é sobre o nada.
AMÁLIA –
Só eu que não perdi a minha cabeça, aqui, nessas águas? Escutem vocês duas! Vamos remar que é melhor, por que ainda tem muita água até chegar naquela praia.
EUSÉBIA –
(olha e sorri) A praia...
MARIA TERESA –
(olha e aponta) Praia à vista! Vamos remar, todas!
AMÁLIA –
(respira fundo) Até que enfim!
(gesticulam as três, como se estivessem com os remos pesados)
TODAS –
Rema, rema, rema, rema, rema...
EUSÉBIA -
(começa a rezar rapidamente, desesperadamente)
Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado por Vosso socorro e invocado Vosso auxílio, fosse por vós abandonado. Animadas, pois, com igual confiança a vós recorremos, ó Virgem das Virgens, não desprezais as nossas súplicas, oh, mãe do Verbo encarnado, mas dignai-vos propícia atendê-la. Amém.
AMÁLIA e MARIA TERESA -
(cortantes) Espera! ....Respira!.... Começa de novo!
TODAS -
(respiram profundamente. tempo. começam a rezar juntas e lentamente com cara de carola, piscando olhando pra cima)
Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado por Vosso socorro e invocado Vosso auxílio, fosse por vós abandonado. Animadas, pois, com igual confiança a vós recorremos, ó Virgem das Virgens, não desprezais as nossas súplicas, oh, mãe do Verbo encarnado, mas dignai-vos propícia atendê-la. Amém.
(respiram. tempo. voltam a remar)
MARIA TERESA –
E se cantássemos uma canção?
AMÁLIA –
Ai... Que canção, Maria Teresa?
EUSÉBIA –
Uma canção! Como as que a Madre Superiora cantava para a gente, nos ofertórios! Ah, cada uma mais linda que a outra!
MARIA TERESA –
Uma cantiga trovadoresca! ... Tal qual meu amigo cantava para mim, em seu alaúde...
EUSÉBIA –
Eu adorava ouvir...
AMÁLIA –
Uma canção não precisa ser tão... (ri) tão casta assim...
MARIA TERESA –
Uma cantiga de amigo!
EUSéBIA –
O Cântico dos Cânticos! (dá um tempo e começa a declamar, também se excitando)
Sua boca me cubra de beijos!
São mais suaves que o vinho tuas carícias,
e mais aromáticos que teus perfumes
é teu nome, mais que perfume derramado;
por isso as jovens de ti se enamoram.
Leva-me contigo! Corramos!
O rei introduziu-me em seus aposentos
(suspira fundo, treme, quase arrepiando)
(sorri tranqüila, ao final)
MARIA TERESA –
(excitando-se, à medida que declama, as outras olham)
Dizía la fremosinha:
«ai, Deus, val!
Com'estou d'amor ferida!
ai, Deus, val!
Dizía la ben talhada:
«ai, Deus, val!
Com'estou d'amor coitada!
ai, Deus, val!
«Com'estou d'amor ferida!
ai, Deus, val!
Non ven o que ben quería!
ai, Deus, val!
«Com'estou d'amor coitada!
ai, Deus, val!
Non ven o que muit'amava!
ai, Deus val!
(recompõe-se, sorri)
AMÁLIA –
(tempo) Vocês estão inspiradas, hein?
EUSÉBIA –
Você deve ter um grande sonho de amor, não tem, Amália?
MARIA TERESA –
Ela tem, sim!
EUSÉBIA –
Ai, conta!
AMÁLIA –
O que vocês sabem? O que vocês sabem, pergunto eu? Enquanto estamos aqui, no meio deste mar, quase chegando naquela praia, ali, (Eusébia olha em direção à praia), com este sol imenso em cima de nossas cabeças... O que é que temos? Digam?
MARIA TERESA –
(cai em si) Somos virgens.
AMÁLIA –
Virgens! Somos tão virgens quanto possivelmente aquelas matas ali, que a gente vê daqui deste bote! Não sabemos nada do amor, da vida, dos prazeres carnais! Não sei se um dia viremos a saber! Tudo o que tínhamos ficou naquele navio naufragado, lá atrás. As freiras que vinham conosco agora estão mortas, possivelmente destroçadas por tubarões. Os marinheiros que comandavam aquela caravela agora não passam de meros fantasmas de si mesmos! E nós, aqui? O que somos? O que temos?
(Eusébia vê algo na praia, enquanto Amália segue falando)
AMÁLIA –
Não somos nada! Se um tubarão nos devorar agora, será muita a nossa sorte! Se chegarmos vivas naquela praia, com certeza estaremos condenadas ao degredo, à velhice sem ter conhecido os prazeres da carne, à morte por doença, por fome, por solidão!
MARIA TERESA –
Eu não quero morrer por solidão!
EUSÉBIA –
(de sopetão) Tem um homem na praia!
(todas olham)
EUSÉBIA –
Um homem vestido! (leva outro sopetão) E agora tem um outro homem, também! E está nu! Um homem nu, na praia!
(a partir deste momento, as três moças permanecem olhando em direção à praia)
AMÁLIA –
Uma canção não precisa ser tão...tão casta assim....
EUSÉBIA –
É muito maior do que nos sonhos de qualquer uma de nós!
MARIA TERESA –
Tem uma elevação! É maior que a própria vida! É a glória!
AMÁLIA –
No meu sonho de amor ... (as outras olham lentamente para Amália) ... Eu vislumbrava um navio, sempre um navio, como aqueles que meu pai possui, para traficar escravos... Eu vislumbrava este navio, que aparecia no meio de uma bruma... E dentro dele havia apenas homens...
EUSÉBIA –
Nus?
AMÁLIA –
Não. Havia apenas homens. Eles não possuíam rosto, eram apenas homens. E por serem apenas homens, sem rosto, eles vinham em minha direção. E me acariciavam... Eles me beijavam em todo o meu rosto, me arfavam pela nuca, me enlouqueciam o pescoço (fecha os olhos, sente o próprio sonho), desciam suas mãos fortes e quentes sobre o meu colo, e levantavam um dos meus seios... Beijavam um dos meus seios ... (em "seios", Maria Teresa tira uma luneta de um bolsículo de seu vestido, e começa a olhar em direção à praia). E eu gemia... Eu gemia! Os impulsos deles eram tão vigorosos, que não havia a necessidade de eles estarem nus para eu imaginá-los... E eu os imaginava...
EUSÉBIA –
Imaginava como?
AMÁLIA –
(de olhinhos cerrados) Eu os imaginava devastando meus tecidos, minhas composições, todo o meu substrato, todo o meu cerne! Eu não possuía mais nome, simplesmente não sabia mais de onde eu vinha, eu não queria mais coisa alguma...
EUSÉBIA –
Eu sei como é... ( Amália abre os olhos, Eusébia sorri para ela) Você se sente viva! É assim que eu quero me sentir, também! (torna a olhar para a praia) E vendo essas possibilidades... Possibilidades infinitas, presumo eu (olha para Amália), você começa a acreditar no seu próprio sonho de menina. (retorna o olhar em direção à praia) Você começa a pensar que tudo aquilo que você é tem um sentido... É como se soubéssemos, de antemão, a que viemos... (sorri) Porque fazemos parte do universo... Porque somos mulheres... É como se soubéssemos a resposta... Na ponta de nossas línguas...
(Maria Teresa abaixa a luneta, sorri marota)
MARIA TERESA –
Senhoras... Tomem os seus assentos... Vamos remar para a vida.
(todas, sorrindo, se posicionam no bote)
TODAS –
Rema, rema, rema, rema, rema...
MARIA TERESA –
Senhoras?... E se cantássemos uma canção?
(todas sorriem docemente, remam com vontade, a luz cai em resistência)
FIM
Este texto não deve ser montado sem autorização do autor. O não cumprimento desta determinação pode acarretar medidas legais.