22/06/2011

Eita! ... É noite de São João!!!

Hoje é noite de São João
Vai amanhecer o dia. 
É madrugada 
E não chegou que eu queria.

É madrugada 
Até agoa nada
Meu bem não apareçe.

Pois é, as adivinhações de casamento, os castigos pro Santo casamenteiro, oa brincadeiras em redor da fogueira. Tudo isto já está ficando esquecido no tempo.
Lembro ainda criança, do milho assado na brasa, as comidas típicas, a confraternização em torno da fogueira. Era um verdadeiro derramamento de cultura no povo, inocente como é a cultura e o povo.
Naquele tempo, e não faz tanto tempo assim, dava-se mais valor às brincadeiras quea os tumultos dos grandes shows, já haviam sim, mas de forma mais modesta.

O grande embalador da noite era sem dúvida o Seu Luiz Gonzaga, que para a turma que infelizmente não conheceu o bom forró, talvez não saiba quem foi o rei do baião e o tamanho de sua importância para a cultura brasileira, e principalmente par a cultura nordestina. Seu Luiz levou para o mundo nossas tradições e cultura, foi por seu intermédio que o povo do nordeste ficou conhecido e apartir daí, pela sua tradição e diversificada cultra.

Como todo nordestino que migrou para o sudeste em busca de novas perspectivas, seu Luiz foi levando no matulão (sacola feita de saco de estopas) sua sanfona, como relata em música:

"Quando eu vim do sertão seu moço do meu brodocó,
minha mala era um saco, e o cadeado era um nó". 

Foi futurar, como se fala, e conseguiu se afirmar como um dos maiores artistas brasileiros. Um rei, com uma coroa em forma de cahpéu de couro. Um orgulho para o povo nordestino. Mas hoje, a qualidade prezada pelo rei, caiu na futilidade das letras sem sentido, onde impera a pornografia, os grupos e bandas, e bundas, apelativas e vulgares.

Essa semana estava passando na rua, em Parnamirim, e li numa frase" Arraiá das Primas" em alusão à casa das primas. Pow, todo mundo sabe que "primas" no caso da música é uma maneira grosseira de citar as prostitutas que lutam e sofrem os doces oficios das damas da noite. Agora ninguém, acredito, num país tão preconceituoso, quer ver uma filha "prima". Pelo preconceito e pelo sofrimento. O mesmo rapaz que quer ir dormir na casa das primas outro dia, queria botar fogo no cabaré e por aí vai.
Diferença das letras de seu Luiz:

" Olha pro céu meu amor,
Vê como ele está lindo. 
Olha praquele balão multi-cor
Que lá no céuu vai subindo. 

Pura poesia, muita saudade das minhas noites de São João. Do São João do carneirinho, as mães faziam questão de dizer quem foi e qual a importância desse personagem na vida do salvador.
Voce sabe? Então me responda.
Quem foi São João?
E porque se acende a fogueira?

Viva são João,
Vamos comemorar, comer canjica, pamonha, quentão, vamos ser compadre de fogueria, padrinho de fogueira e namorar no quentinho da fogueira de São João, com as bençãos de Santo e Antonio e confirmação de São Pedro.

"E São João disse e 
São Pedro confirmou
Que voce fosse meu compadre 
Que Jesus Cristo mandou".

Rosinaldo Luna.





Nenhum comentário: