16/11/2010

UM PLANO ESTRATÉGICO PARA TODOS OS BRASILEIROS.


UM PLANO ESTRATÉGICO PARA TODOS OS BRASILEIROS.
O PNC – PLANO NACIONAL DE CULTURA, busca abranger as demandas culturais de todos os brasileiros, de todas as realidades, situações econômicas, localizações, origens étnicas e demais situações de identidade.
O PNC e um plano de estratégias e diretrizes de políticas públicas que vem a promover a difusão, fruição e distribuição, além de oferecer aceso igualitário a todos os brasileiros nas mais diversas regiões do país.
Considerando que a diversidade cultural é o maior patrimônio da população brasileira, no âmbito do Plano Nacional de Cultura significa transcender as linguagens artísticas, sem comprometer sua importância. Esse plano retoma o sentido da palavra cultura e se propõe a “cultivar” as infinitas possibilidades de criação simbólica expressas em modos de vida, motivações, crenças religiosas, valores, práticas, rituais e identidades. As políticas culturais devem reconhecer e valorizar esse capital simbólico, por meio do fomento à sua expressão múltipla, gerando qualidade de vida, auto-estima e laços de identidade entre os brasileiros.
Os indicadores de acesso a bens e equipamentos culturais no Brasil, refletem conhecidas desigualdades e estão entre os piores do mundo. Apenas uma pequena parcela da população tem o hábito da leitura. Poucos freqüentam teatros, museus ou cinemas. A infra-estruturar cultural, os serviços e os recursos públicos alocados em cultura demonstram ainda uma grande concentração em regiões, territórios e estratos sociais.
A cultura também deve ser vista e aproveitada como fonte de oportunidade e geração de ocupações produtivas e de renda protegida e promovida pelos meios de Estado. A implementação do PNC apoiará de forma qualitativa o crescimento econômico brasileiro.
Na medida em que pactua linhas de ação condizentes com uma ampla construção federativa da política de cultura, o PNC deverá se tronar uma peça articuladora de diferentes políticas, planos, encontros, fóruns que aprofundem os compromissos gerais firmados.
Basicamente o SNC se constitui num modelo para gestão conjunta de políticas públicas, democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da federação e a sociedade civil. Representa, assim, um novo paradigma de gestão pública em nosso País.
O Sistema Nacional de Cultura cuidará, entrei outras ações, da operacionalização do PNC, ordenando o pacto de responsabilidades e a cooperação das instituições envolvidas.  Por outro lado, são as ações decorrentes do Plano que darão forma e consistência ao Sistema, de modo que a consolidação dos dois caminhará de forma conjunta.
Em síntese, o Plano, o Sistema e o Fundo, são as três ações que tornarão possíveis para o pequeno produtor, ou o mestre de cultura popular, visionar uma melhoria na qualidade do seu trabalho e ver nisso uma possibilidade de viver de forma digna da sua cultura. E esse sonho todo artista acalenta. Eu principalmente, não vejo a hora de tudo isso começar a funcionar a todo vapor. Já estamos bem adiantados. Natal já tem o Fundo Municipal de cultura, que apesar de pequeno, já é um estímulo à promoção de pequenos projetos, e no nível nacional também já foi aprovado e publicado em diário oficial o Fundo Nacional de Cultura. Portanto senhores artistas, pequem suas malas mágicas, seu papéis amarelados pelo tempo e vamos produzir cultura.
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Rosinaldo Luna

02/11/2010

Tribuna do Norte | Teatro em construção

Tribuna do Norte | Teatro em construção

Teatro em Parnamirim. Construção em andamento


Dilma Rousef, primeira presidente mulher do país continente.
Muito tranqüila a eleição no segundo turno. Poucas filas ou quase nenhuma nas secções, até os fiscais e coordenadores de partidos, que sempre lotam e tumultuam as salas de votação não compareceram, e quando compareceram vieram em números mínimos diminuindo os conflitos de praxes. As cindo horas da tarde desligamos a urna e por volta das dezenove horas veio a confirmação! Dilma Rousef estava eleita. O Brasil já tem uma mulher na direção do país. Uma guerreira, uma mulher forte, de gênio forte, de comportamento forte e cara de fera. Uma fortaleza capaz de suportar dentre outras coisas vinte e dois dias de torturas consecutivas, e eu sou capaz de imaginar quais torturas e o nível de dores que essa guerreira foi capaz de suportar em nome de uma causa, o fato é que temos essa mulher comandando nosso país.
Hoje o Brasil conseguiu provar que é um país que está perdendo o perfil machista e que acredita na força das mulheres para comandar e administrar estados, municípios, empresas, uma vez que sempre administraram de forma competentíssima, a família, a casa, o trabalho e a vida de todos que a cercam.
Agora temos quatro anos para colhermos os frutos dessa escolha. Espero muito que os projetos da administração anterior continuem o PAC, as conferências públicas, onde o povo tem voz para propor e discutir os assuntos inerentes a cada área, os programas sociais e principalmente que consigamos manter a inflação em stand by.
Meu medo ficou maior em ver as companhias que estarão novamente ao lado dela! A primeira cara que vi foi do José Dirceu, confesso gelei e continuo frio. Como pode se fazer um governo sério com um assessor como ele? Outro, o Palocci, também está do ladinho dela e certamente mais uma vez estará lá desviando verbas e fazendo o que ele sabe fazer muito bem.
Meu Deus, até quando queremos confiar em alguém e este não é digno de confiança? Como falei anteriormente: Preparem os dentes.para termos uma presidenta competente e de mãos e ficha limpa.
Mas eu quero estar enganado. Vamos torcer
Eu espero de coração que não, mas...

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Rosinaldo Luna

30/10/2010

PRODUÇÃO CULTURAL SEGUNDA CONVERSA


Produção Cultural - Segunda Conversa
 A IDÉIA
Para começarmos, vamos pensar no que gostaríamos de montar. Um espetáculo de temática adulta? Um infantil ou infanto-juvenil? Ou seria um musical? Pesquisamos textos e autores, dentro da linha de trabalho e proposta que queremos trabalhar. Definido o texto partiremos pra próxima etapa. Se não sou produtor nem ninguém no grupo entende de elaboração e gestão de projetos é aconselhável convidar um produtor para montar e gerir de forma segura e com conhecimento técnico nossa idéia. Mostramos a idéia inicial e começamos a pensar na viabilidade da execução e elaboração propriamente dita. É importante que as idéias sejam bem claras para que o produtor tenha condições de absorvê-la ao máximo e imprimi-la no papel. É essencial que esta idéia seja muito clara desde o início, para assim o produtor poder “comprá-la”. Afinal, se ele não acreditar na idéia, como poderá transformá-la em produto e convencer aos patrocinadores em investir no projeto? Devemos anotar tudo em papel ou no computador para não esquecer nenhum ponto discutido. Geralmente nesta fase as coisas ainda estão um pouco misturadas e fica difícil administrar o turbilhão de idéias que ferve na cabeça do grupo ou do diretor, por outro lado, comprada a idéia pelo produtor, este também começa uma avalanche de idéias para realizar. Por isso é importante anotar tudo para não perder a linha. Quando conseguirmos criar o esqueleto do projeto e definirmos as idéias pré-eliminares, partiremos para os questionamentos, mas isso é assunto para outra conversa.



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Rosinaldo Luna

NATAL EM NATAL


NATAL EM NATAL
Começou o corre-corre. O Natal em Natal já está em pleno movimento. O Auto do Natal promovido pela FUNCARTE está em fase e as de testes  e as oficinas começam pra valer pós o feriadão. O desfile de Natal, aquele que acontece na praça cívica, em Petrópolis, também está prestes a iniciar sua fase de ensaios. A Festa do Menino Deus, auto produzido pela Fundação José Augusto não acontecerá esse ano,, uma vergonnha para to estado e uma tristeza para a classe artística que perde uma oportunidade de trabalho. Além do auto  que está sendo montado   os testes para o musical Beco da Alma, já   divulgou o resultado dos primeiros vinte atores. Estes passarão por nova audição para aí sim, retirarem os atores que comporãoo espetáculo. Eu particularmente torço que a talentosa Babú fiqeu no elenco peça.  O texto da maravilhosa Claudia Magalhães, a música de Danilo Guanais e direção de João Marcelino certamente é certeza de sucesso.  Desta vez não se usou o critério do talento amigo da equipe, o famoso QI. As pessoas interessadas em participar foram convidadas a realizar uma inscrição e todo o processo foi eliminatório, até atores conhecidos da produção, tiveram que passar por todo o processo, como um simples mortal, até onde fiquei sabendo. Se for realmente assim, BRAVO estamos melhorando, e até que em fim teremos uma produção democrática e justa, que não poderá excluir talentos promissores por não ser amigo ou parente de alguém da produção. Para o Auto do Natal a diretora Diana Fontes convidou alguns pupilos para o elenco principal, claro, não vejo nisto nenhuma prática ilícita ou erronia por parte da direção e produção do espetáculo. O fato é que com atores convidados, como é o caso do elenco principal do Auto do Natal, ou através de testes como no musical O Beco da Alma, a produção teatral está a todo vapor. Os artistas se articulam, correm atrás de fotos, currículos, matérias de jornais e toda sorte de elementos que possam garantir a participação dos mesmos em pelo menos uma das montagens do fim de ano. Todos correndo para garantir o 13º. Salário. Brincadeiras à parte, os cachês dos espetáculos do Natal em Natal estão bem acima da média dos pagos pelas produções durante o ano. No Auto do Natal o cachê para os atores do primeiro elenco será de R$ 4.000,00. Quatro mil reais é um cachê bom para o artista local, que faz seus trabalhos por valores muito inferiores á isto. Mas sabemos que o ideal está longe de acontecer, pois se partirmos do princípio de que por lei o artista local tem direito a receber 10% do valor do artista nacional, e o auto do natal é um espetáculo misto, no mínimo um cachê de um cantor da envergadura do Fagner, ou Elba ramalho não sairá por menos que RS 70.000,00, isso daria R$ 14.000,00 que deveria ser pago para os nossos artistas locais por dois dias de espetáculo, sem contar ensaios e transportes.
Mas por enquanto, vamos nos contentando com o cachê que os produtores podem nos pagar, porém, não devemos deixar do lembrar sempre os direitos conquistados. E esperamos que tudo corra bem, para os artistas, produtores e principalmente para a cidade que a cada ano recebe mais turistas em busca de belezas naturais e atividades culturais de boa qualidade.
Além dos espetáculos teatrais, desfiles temáticos e shows musicais ainda acontecerá um grande espetáculo de dança, promovido pela Capitania das Artes, a feira do livro, o festival de cinema... Muita coisa mesmo acontecendo na cidade e trabalho para todos os seguimentos da cultura. Parabéns e Feliz Natal em Natal.
Vamos viver e aproveitar

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Rosinaldo Luna

Auto do Natal 2010


Diana Fontes e equipe nas oficinas para o AUTO DO NATAL 2010.








No último dia 29.10, no palácio dos esportes, encontrei-me com uma equipe de profissionais no mínimo apaixonante. As oficinas do Auto do Natal 2010, em caráter seletivo, mas apesar desta característica leve e deliciosa foi uma coisa apaixonante. Diana Fontes com sua bagagem incontestável, e o Doutor Macárius Maia, outra fera administrando uma oficina rápida para seleção de atores. O tempo dos exercícios perfeitamente cronometrado e os ganchos seqüenciais entre as oficinas foram mágicos. Esse processo delicioso fez os atores entregarem-se sem tabus, sem preconceitos e certamente felizes. A emoção saltava aos olhos de todos e num instante éramos arrebatados como pipas guiadas pelos mestres.
Outra coisa que me deixou feliz, perceber que ali além dos atores novatos e até pessoas que não eram atores,  muitos já com trabalhos realizados, como Pedro Queiroga, Rodrigo Bico, Ronaldo Negromonte, Ítala Viana, Cristina Moreno, e este atore que hora tenta escrever este artigo. Mas em outros dias também estavam estrelas com ao atriz/cantora/bailarina Babu, Barbara Cristina, Enio Cavalcante, todos humildemente participado de um processo onde concorremos todos ao mesmo papel. Mas sem rivalidades e com muito entrosamento e harmonia.
No início Diana pediu a palavra e falou de como é importante a troca das experiências, e eu concordo com isso. Às vezes a vaidade deixa o artista meio que cego. A troca de experiência faz com que este veja quanto é importante o jogo cênico, a humildade para poder decidir o outro e o coletivo. Sempre você é peça fundamental, mas não única no jogo cênico. Mesmo o ator em um monólogo não pode sentir-se único, em cena apesar da solidão do ator, está uma equipe de pessoas que contribuem para o espetáculo, e ele não estaria ali sem o trabalho do todo.
Parabéns pela qualidade na escolha da equipe do auto do natal deste ano, parabéns para Natal que conseguiu manter o espetáculo para este na e parabéns a nós atores e artistas em geral pela oficina tão leve e gostosa.
Quero muito estar no elenco do auto deste ano, mas só o fato de ter feito oficina já me deixou feliz.


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Rosinaldo Luna