30/10/2010

Auto do Natal 2010


Diana Fontes e equipe nas oficinas para o AUTO DO NATAL 2010.








No último dia 29.10, no palácio dos esportes, encontrei-me com uma equipe de profissionais no mínimo apaixonante. As oficinas do Auto do Natal 2010, em caráter seletivo, mas apesar desta característica leve e deliciosa foi uma coisa apaixonante. Diana Fontes com sua bagagem incontestável, e o Doutor Macárius Maia, outra fera administrando uma oficina rápida para seleção de atores. O tempo dos exercícios perfeitamente cronometrado e os ganchos seqüenciais entre as oficinas foram mágicos. Esse processo delicioso fez os atores entregarem-se sem tabus, sem preconceitos e certamente felizes. A emoção saltava aos olhos de todos e num instante éramos arrebatados como pipas guiadas pelos mestres.
Outra coisa que me deixou feliz, perceber que ali além dos atores novatos e até pessoas que não eram atores,  muitos já com trabalhos realizados, como Pedro Queiroga, Rodrigo Bico, Ronaldo Negromonte, Ítala Viana, Cristina Moreno, e este atore que hora tenta escrever este artigo. Mas em outros dias também estavam estrelas com ao atriz/cantora/bailarina Babu, Barbara Cristina, Enio Cavalcante, todos humildemente participado de um processo onde concorremos todos ao mesmo papel. Mas sem rivalidades e com muito entrosamento e harmonia.
No início Diana pediu a palavra e falou de como é importante a troca das experiências, e eu concordo com isso. Às vezes a vaidade deixa o artista meio que cego. A troca de experiência faz com que este veja quanto é importante o jogo cênico, a humildade para poder decidir o outro e o coletivo. Sempre você é peça fundamental, mas não única no jogo cênico. Mesmo o ator em um monólogo não pode sentir-se único, em cena apesar da solidão do ator, está uma equipe de pessoas que contribuem para o espetáculo, e ele não estaria ali sem o trabalho do todo.
Parabéns pela qualidade na escolha da equipe do auto do natal deste ano, parabéns para Natal que conseguiu manter o espetáculo para este na e parabéns a nós atores e artistas em geral pela oficina tão leve e gostosa.
Quero muito estar no elenco do auto deste ano, mas só o fato de ter feito oficina já me deixou feliz.


By
Rosinaldo Luna

Nenhum comentário: