Alberto
Alberto Centurião Carvalho
Consultor de Marketing, O&M e RH, com experiência na coordenação e implantação programas de tre
Consultor de Marketing, O&M e RH, com experiência na coordenação e implantação programas de treinamento.
Escritor.
Diretor, Ator e Autor teatral, estreou profissionalmente em 1970, tendo dirigido mais de duas dezenas de espetáculos.
Teatro é linguagem. Poderosa, com alto poder de síntese, rica de possibilidades estéticas e capaz de proporcionar impacto múltiplo e diversificado. Como toda linguagem, o Teatro tem gramática e vocabulário próprios e serve para comunicar qualquer conteúdo.
Não existem temas impossíveis para o teatro, assim como não existe uma temática preferencial. Política, religião, ciência, filosofia, ética, moral, o ridículo e as paixões humanas, o direito e a força, as razões pessoais e as razões de estado, a paz e a guerra, assuntos íntimos e públicos, individuais e coletivos, vêm sendo matéria do teatro há mais de dois mil e quinhentos anos.
Teatro é linguagem, assim como toda forma de expressão, artística ou não. Linguagem com códigos próprios, gramática própria e vocabulário específico, que se apropria do vocabulário de outras linguagens, utilizando-o dentro das suas próprias regras gramaticais. Por vocabulário, entendemos todos os elementos significantes (as palavras) de qualquer linguagem. Por exemplo a cor para a pintura, os movimentos para a dança, o espaço para a arquitetura etc.
Algumas características desta linguagem, entretanto, fazem dela um instrumento particularmente poderoso quando aplicado a qualquer programa educativo e, por extensão, de treinamento.
Assistir a uma peça de teatro, ou participar da ação dramática, é uma experiência diversa e diversificada. Diversa, porque foge ao padrão de vivência habitual, quotidiano. Diversificada, porque essa experiência expõe o indivíduo a um bombardeio de estímulos múltiplos e intensos, que raramente encontra em outras situações.
A atitude do indivíduo diante de uma peça, portanto, é de alerta. O nível de expectativa é sensivelmente mais alto do que o suscitado por qualquer atividade de treinamento convencional. O indivíduo tende a se manter num estado de prontidão, atento ao jogo, participando dele através da identificação, interagindo com os atores-personagens, seja ostensivamente, seja no silêncio de sua consciência e de suas emoções. O teatro gera um fato novo, uma quebra da rotina, que, aliada à diversão, potencializa o evento de treinamento, emprestando-lhe significado transcendente.
A possibilidade de apresentar cenas onde as situações se realizam, com as diversas personagens defendendo seus pontos de vista, proporciona ao teatro instrumentos muito eficazes para transmitir informação logicamente estruturada e desenvolver conceitos e idéias. O conflito, a analogia e a identificação são os principais recursos desse instrumental lógico.
Nada mais eficaz para explicar e demonstrar alguma idéia, do que fazer a coisa acontecer diante das pessoas. Observar a situação ocorrendo, presenciar o debate entre os pontos de vista conflitantes, conhecer cada uma das partes envolvidas e ter a oportunidade de identificar-se com elas, entendendo melhor os seus motivos e linhas de raciocínio, os valores e os sentimentos envolvidos. O teatro tem recursos ideais para proporcionar essa experiência.
A identificação despertada pela experiência teatral cria empatia com as personagens da cena e com as situações retratadas. Esta empatia gera aceitação e envolvimento com os conteúdos trabalhados, que são assimilados ao nível das emoções, além da razão.
Apresentar uma idéia, ou uma informação, vista por diferentes focos, por diferentes pessoas; fazer com ela ensaios e simulações, mergulhar nos sentimentos pessoais que desperta, esse é um milagre que o teatro pode realizar.
O potencial emotivo é maior do que em outras linguagens. A informação no teatro não é fria. Todo conteúdo veiculado através da cena viaja impregnado de emoção. Não se dissocia razão de emoção. Essa característica contribui para a superação de barreiras (defesas) emocionais e resistências psicológicas, ou mesmo ideológicas, aos temas tratados.
Através do jogo de identificação, o indivíduo se envolve emocionalmente, despojando-se de medos e preconceitos. A partir daí, feito uma criança, está disponível para a experiência. Entretanto, assim como a criança em seu jogo de faz-de-conta não perde a noção crítica das coisas, o espectador do teatro também permanece na posse de toda a sua capacidade intelectual, aguçada pelo alto nível de atenção. A visão crítica é preservada no teatro.
A experiência estética é significativa. A cena é objeto de fruir estético. A beleza está presente no teatro, proporcionando um nivel adicional de satisfação ao espectador. Bertolt Brecht, o mestre do teatro didático, autor de tantas peças didáticas, de propaganda ideológica, afirmou certa vez que "a função social do teatro é divertir". Antes de tudo, teatro é diversão, prazer. Assistir a uma peça é participar de um jogo prazeroso. E, divertindo, o teatro tem acesso irrestrito ao indivíduo.
Lembrando a definição de Stanislavski, que condiciona o teatro a "forma artística", concluímos que o fruir estético, mais do que um valor agregado, é via de acesso do teatro ao espectador. A expressão "assistir a uma peça" refere-se ao prazer de presenciar algo que vale a pena ser visto (e ouvido, e sentido).
Buscar uma forma artística não empresta por si só o status de obra de arte a qualquer representação teatral. Da mesma forma que nem toda pintura é arte, nem toda peça de teatro merece tal status. Muitas peças de teatro não alcançam a transcendência criativa e o nível de realização que caracterizam as obras de arte. Considero-as, com todo o respeito, peças de artesanato. Isso nada tem a ver, entretanto, com a temática e os objetivos da peça. Voltaremos ao assunto quando tratarmos do velho cisma entre arte pura e arte utilitária.
Ao atingir o espectador em três níveis - racional, emocional e estético, o teatro é capaz de gerar um registro muito mais consistente na sua memória. Esquece-se de um filme, um livro, um vídeo, uma aula. Mas não se esquece de uma peça de teatro. Mesmo quando não apreciada especialmente, uma peça de teatro é inesquecível. Certa vez, interrogado sobre o motivo por que se dedicava prioritariamente ao teatro e tão pouco ao cinema e à televisão, o ator Paulo Autran respondeu: "Porque eu me lembro de uma peça de teatro que assisti há dez anos e não me lembro de um filme que assisti há um ano, ou de um programa de televisão que assisti há uma semana."
Esta é uma característica do teatro, atingir em profundidade o espectador, criando uma experiência inesquecível. Transferido para um programa de treinamento, este fato resulta em alto índice de assimilação e retenção do conteúdo enfocado. Se duvida, faça uma rápida consulta à sua memória. Que peças você assistiu? Lembra-se de todas? Recorda-se de muitos detalhes? Peças assistidas há muitos anos estão obturadas à sua memória? Emoções são despertadas só de lembrar certa cena? Receio que sim. E dos livros que leu, lembra-se de todos, ou da maioria deles? Receio que não. Filmes? Provavelmente, menos ainda. Televisão? Quando? Na semana passada? Quem? Eu? Onde está Wally?
O poder de síntese da linguagem cênica é muito superior ao de outras linguagens. Ao lançar mão dos recursos expressivos (vocabulário) de todas as outras artes - literatura, pintura, escultura, música, dança, arquitetura - e incorporando ainda as novas tecnologias - projeção bi e tridimensional, iluminação, efeitos luminosos, sonoros e mecânicos - o teatro apodera-se de um vocabulário extremamente poderoso e adquire surpreendente poder de síntese, que permite a expressão de extenso conteúdo informativo em poucos minutos de cena.
Ao agregar elementos das outras artes, o Teatro atinge o espectador em três níveis, pois uma peça é algo para ser visto, ouvido e sentido. Como dizem os estudiosos de Programação Neurolingüística, trata-se de uma experiência total, que atinge o indivíduo pelos canais visual, auditivo e cinestésico (sensorial e intuitivo). Isto lhe permite comunicar, em curto espaço de tempo, um grande volume de informações. Dessa forma, uma peça de teatro equivale, em conteúdo, a pelo menos dez vezes mais tempo de treinamento convencional, com técnicas expositivas e vivenciais.
A presença do ser humano vivo em cena é o maior diferencial do teatro em relação ao cinema e ao vídeo, formas cênicas projetadas. As formas projetadas, bi ou tridimensionais, são frias, hipnóticas e, com exceção das transmissões ao vivo, previamente acabadas. A cena teatral é viva. O instante da criação é presenciado, proporcionando a experiência compartilhada entre ator e espectador, que se encontram num mesmo local, no mesmo instante. A relação interpessoal é possível no teatro. Stanislavski fala de "romper a quarta parede", estabelecendo-se o intercâmbio de energias psíquicas entre palco e platéia. Mesmo numa vídeo-conferência, a interação é restrita e não tem o potencial de integração proporcionado pelo teatro.
Mesmo quando elaborado previamente, o teatro sempre tem um componente improvisacional, abrindo-se para o inesperado. Não existem duas apresentações exatamente iguais de uma mesma peça. Improvisos e adaptações sempre são possíveis. Mais que isso, porém, a própria relação dos atores com os espectadores muda a cada sessão, pois se trata de uma troca emotiva e energética que depende das duas partes e do momento compartilhado. Esta abertura para o inesperado é um dos maiores encantos do teatro, constituindo-se em fator de atenção, interesse e registro mnemônico.
O filme, o vídeo, o quadro, a escultura, a música gravada, são obras concluídas, acabadas. Repetido mil vezes, um filme será sempre igual, salvo algum dano material ou acidente de projeção. No teatro, a repetição nunca será igual. Nisto reside parte do encantamento desta arte efêmera, que se perpetua em quem compartilhou o momento da criação.
Fazendo-se uma análise de custo x benefício de um espetáculo como evento de treinamento, pode-se verificar que o custo per capita é relativamente baixo. Isso porque uma apresentação teatral pode ser assistida por muito mais pessoas do que um treinamento convencional, sem perda de qualidade na assimilação. Além disso, por ser de curta duração, esta forma de treinamento terá impacto reduzido sobre a rotina de trabalho da empresa.
Essa experiência a MÁSCARA CIA. DE TEATRO desenvolve desde 1996, quando iniciou seus trabalhos com As aventuras do Urbaninho com a STTU. Daí fomos para a Transportes Guanabara e ficamos durante quatro anos consecutivos desenvolvendo projetos de treinamento para os funcionários e coolaboradores da empresa.
A queda em evasção de renda fica em tornao de 42%, um indice elevadíssimo e muito positivo. Ale´m da guanabara trabalhamos com a Conceição, SETURN, PETROBRAS, Caixa e outras entidades importantes para o desenvolvimento da nossa cidade.
O artigo do Centurião Carvalho é muito importante para quem quer trabalhar com teatro, pois mostra outros caminhos e dá a visão de como é vásto o campo pára o artista, apesar de ainda termos que combater preconceitos e outras formas de discriminação da arte.
Rosinaldo Luna