24/10/2010

Origem da Expressão Merda.


A origem
A origem da expressão “merda” do teatro
Quem vive no mundo do teatro, dificilmente não fala merda antes de entrar no palco. O que muitos não sabem, sejam aqueles que utilizam a expressão ou aqueles que por ventura as ouvem, é que desconhecem a origem da expressão.
A expressão “merda” usada no teatro surgiu na França. Um ator iria apresentar a peça mais importante de sua vida, estava nervosíssimo, pois na platéia estariam os mais importantes críticos da cidade. No percurso de sua casa ao teatro encontrou muitos obstáculos. Primeiro, deparou-se com um incêndio, teve que desviar e acabou se perdendo. Como quem tem “boca vai a Roma”, conseguiu chegar ao teatro. Na porta do teatro para completar suas asneiras, pisou em um cocô. Entrou, atuou e saiu muito feliz com a melhor atuação de sua vida.
Assim, a expressão “merda” tem o mesmo significado de boa sorte e é sempre usada antes das apresentações. Lembrando que, nunca se deve agradecer com obrigado ou de nada quando alguém lhe desejar “merda”, deve responder apenas “merda” ou ficar calado.Portanto, merda a todos.

Daniel Burgos
Professor de língua portuguesa e espanhola, especializando em literatura mato-grossense.
Trabalha no projeto “teatro encena” da escola Ramon Sanches Marques
Daniel Burgos
Publicado no Recanto das Letras em 19/04/2008


OUTRA TESE PARA “MERDA”:
Para quem não sabe: MUITA MERDA PRA VOCÊ! Ou apenas Merda! É assim que os atores e personas do mundo teatral desejam sorte um para o outro. Por mais que seja engraçada essa forma de querer o bem, esta frase, nascida na França de Molière, o berço do teatro moderno, vem sendo repetida a séculos por todo o mundo. Sua conotação de bonância partiu da grande quantidade de escrementos deixada pelos equinos que puxavam as carruagens que por sua vez levavam os nobres para apreciar os espetáculos teatrais, e quanto mais carruagens nos estacionamentos perante ao teatro, mais merda espalhada ao final do espetáculo e desse modo a enorme quantidade da mesma representava o quanto foi concorrido o evento daquela noite. Ao passar do tempo, a cada início de temporada o mais esperado entre os artistas envolvidos era exatamente “muita merda” espalhada por todo o redor do teatro, e assim foi se criando o hábito de desejar: MERDA! Se assim é, desejamos aqui para nossa nova coluna dedicada ao teatro exatamente isso, MERDA! aprenderam?
Daniel Burgos
Professor de língua portuguesa e espanhola, especializando em literatura mato-grossense.
Trabalha no projeto “teatro encena” da escola Ramon Sanches Marques
Daniel Burgos
Publicado no Recanto das Letras em 19/04/2008
Código do texto: T953424


Quem é o Sr Bertold Bretch

Sr. Brecht Nasceu pingos da Virada do Século, não dia 10 de fevereiro de 1898. Como elemento MESMO Disse in viveu tempos negros: VIU a 1um Grande Guerra, VIU um massacrada serviços Revolução nd Alemanha e SEUS Líderes sindicais assassinados barbaramente Serém.
Viu uma fome nsa Anos 20, VIU um Ascensão de Hitler, VIU um Perseguição de Perto. Em 1933 VIU o Incêndio do parlamento Alemão - o Reichstag - e compreende Que tinha Chegado Uma Nova era .. Sabia Que OS proprios nazistas fogo Colocado tinham nenhum parlamento e um Colocado culpa nsa comunistas. Como Aumentar perseguições iam. Era Hora de Fugir.
Um fugiu Dai Partir de País in País, com uma Cima semper in mala do Armário, semper Sabendo Que Bem Vindo nao era. FINALMENTE nsa ESTADOS UNIDOS sentiu na Carne O Que era uma Caça Às Bruxas. O anticomunismo estava Mais Forte do Que Nunca nenhum País Que se Dizia uma Liberdade da Terra.
A pesar de Todas As perseguições - Ou talvez justamente Por ELAS - o Sr. Nunca Parou Bertolt de escrever. Escreveu de Tudo: poesia, teatro, Ensaios, Roteiros de cinema. Mas atuarem da SUA Produção serviços Enorme tinha Grandes Dificuldades parágrafo sobreviver: Dinheiro Curto, Dificuldades com uma Língua (por Causa das Mudanças sucessivas de País), e, sobretudo o Constante Rótulo - Comunista.
Depois do Fim da Guerra Volta parágrafo SUA Alemanha, MAS ELA SABE Que nao era Mais uma MESMA: ERAM OS andamentos das Duas Alemanhas. Num Curto Período de tempo FINALMENTE Brecht TeVe o Seu teatro EO Seu Coletivo de Trabalho: o Berliner Ensemble. Instalado há in Que MESMO Teatro 1928, pingos da SUA fuga, fez hum Enorme Sucesso com uma Ópera dos Três vinténs, e COM ESSA Companhia Que FINALMENTE vai colocar in Poder Prática o Seu Trabalho. Em 1954 o Berliner Ensemble uma FAZ SUA Primeira Grande Viagem Pela Europa, a EA Partir Dai o nomo do Sr. Bertolt Brecht Passará um hum serviços dos nomos Mais IMPORTANTES par o teatro não Século Vinte.

Discutido, criticado, Atacado, perseguido. EntreTanto UMA Coisa Certa e: o Sr. Bertolt Brecht lutou Durante Toda uma Vida SUA Pelos oprimidos. Claramente assumiu Posições de Esquerda e procurou colocar uma Luta de classes sem palco. Nunca de forma dogmática. Sempre Buscando uma dialética dúvida. Por ISSO parágrafo incontáveis teatreiros do Mundo INTEIRO elementos Não É O Sr. Bertolt Brecht, MAS SIM O Nosso Companheiro de Trabalho Brecht, OU bb Como elementos se assinava letras minúsculas semper in. Um Companheiro de Luta, Uma Luta Longa e Difícil, tão Que FIM tera quando nao existirem Mais Diferentes classes Sociais.
Morre Prematuramente EAo 58 Anos sem dia 14 de agosto de 1956. Mas Seu Nome e Sua Luta continuarão vivos enquanto SUAS Peças Idéias e SUAS continuarem Aí por. Entre Tantas Coisas OUTRAS nsa bb ensinou Que o teatro divertir DEVE. Entao bom divertimento!

Luiz Fernando Lobo
01 de Outubro de 1997



Quem é o Sr. Bertold Bretch



 Konstantin Stanislavski (1863 - 1938)
Por Trevor Jones e Bispo Bradley W.
Como fundador do primeiro na qualidade de "sistema", co-fundador da Teatro de Arte de Moscou (1897 -), e um médico eminente da escola naturalista de pensamento, de Konstantin Stanislavski inequivocamente desafiou as noções tradicionais de um processo dramático, estabelecendo-se como um dos pensadores mais pioneiro no teatro moderno.

Stanislavski cunhou frases como "encenação", lançou as bases da ópera moderna e deu fama instantânea para as obras de escritores tão talentosos e dramaturgos como Maksim Gorki e
Anton Chekhov. Seu processo de desenvolvimento do personagem, o "Método Stanislavski", foi o catalisador para o método de atuação, sem dúvida o sistema mais influentes agindo no palco moderno e tela. Tais renomadas escolas de atuar e dirigir como o Grupo de Teatro (1931 - 1941) e O Actors Studio (1947 -) são um legado da visão pioneira de Stanislavski.

Como todos os pensadores pioneiros, no entanto, Stanislavski estava sobre os ombros de gigantes. Grande parte do pensamento e filosofia de Stanislavski aplicado ao teatro deriva de seus antecessores. Pushkin, o herói original da Rússia literária e o pai da tradição realista nativa, escreveu que o objetivo do artista é a fonte de sentimentos verdadeiros sob determinadas circunstâncias, o que Stanislavski adotou como seu lema ao longo da vida artística. - Polyakova, Elena; Stanislavski

Konstantin Stanislavski nasceu Sergeyevich Alexeyev em Moscou, em 05 de janeiro de 1863, em meio à transição da escravidão feudal da Rússia czarista sob o governo de Pedro, o Grande, a livre iniciativa da Revolução Industrial. Mais de cem anos antes, o ancestral de Konstantin Alexei Petrov tinha quebrado as cadeias da servidão que os unia a família e ganhou status de imediato e riqueza como um mercador. Até o momento Konstantin nasceu, o negócio Alexeyev de ouro e prata produção discussão fez o nome de família conhecida em todo o mundo.
Prata e ouro não eram os únicos interesses da família Alexeyev. Enquanto Konstantin era ainda muito jovem, a família organizou um grupo de teatro chamado Círculo Alexeyev. Ao longo da sua subida a um importante papel no palco, Konstantin mantida a obrigação de seu negócio de família, organizando reuniões de acionistas e mantendo as contas em ordem. No entanto, sua preocupação com todos os aspectos da produção teatral, eventualmente, fez dele um dos principais membros do grupo de teatro da sua família.

Criados por um pai rico e generoso, Konstantin nunca foi curto de financiamento em suas performances na fase inicial. Em última análise, a fim de escapar do estereótipo do filho pródigo e de estar atento a reputação de sua família, na idade de 25, Konstantin assumiu o nome artístico de Stanislavski. No mesmo ano fundou a Sociedade de Arte e Literatura, como uma empresa amateaur no Teatro Maly, onde ganhou experiência na ética, estética e dramaturgia. Como ele evoluiu de forma independente, Stanislavski começou a desafiar ainda mais a abordagem tradicional do estágio. Em 1898, em colaboração com Vladimir Nemirovitch-Dantchenko, Stanislavski fundou a
Teatro de Arte de Moscou, Primeiro conjunto da Rússia teatro.
"O programa para a nossa empresa foi revolucionário. Protestamos contra a antiga maneira de agir e contra a teatralidade, contra o pathos artificial e declamação, e contra a afetação no palco, e inferior produções convencionais e decoração, contra o sistema de estrelas que tinha sido um mau efeito sobre o elenco, contra todo o arranjo dos jogos e contra os pobres repertórios dos teatros.” - Stanislavski
Usando o Teatro de Arte de Moscou como sua conduta, Stanislavski desenvolveu seu próprio sistema de formação no qual os atores que pesquisa a situação criada pelo roteiro, quebrar o texto de acordo com as motivações do seu personagem e recordar as suas próprias experiências, provocando ações e reações de acordo com essas motivações. O ator ideal seria fazer as suas motivações para agir idênticos aos do personagem no roteiro. Ele poderia, então, utilizar a repetição dessas emoções e experiências no papel da personagem, a fim de alcançar um desempenho mais genuíno. O melodrama do século 17 Czar Fyodor foi a primeira produção em que estas técnicas foram exibidos.
"Como é que um ato ator?... Como pode o ator aprender a inspirar-se? Que ele pode fazer para impulsionar-se em direção a esse estado de espírito necessário ainda maddeningly indescritível criativo? Stanislavski dedicou sua vida a explorar. Onde e como "procurar os caminhos para as fontes secretas de inspiração deve servir como o problema fundamental da vida de cada ator verdadeiro”... Se a capacidade de receber o espírito criativo em sua plena medida é dado ao gênio por natureza”, de Stanislavski perguntou: "então, talvez as pessoas comuns possam chegar a um estado como depois de uma grande quantidade de trabalho duro com eles mesmos - não em sua plena medida, mas pelo menos em parte." - Um método em sua loucura: A History of the Actors Studio
Usando este sistema, Stanislavski conseguiu como nenhum produtor ou diretor diante dele em traduzir as obras de dramaturgos de renome tais como Chekhov e Gorki, cujos escritos foram adequadamente adaptada ao seu método. Com a sua consciência social e ênfase na importância da imagem e do tema, em vez de enredo, eram telas em branco em que Stanislavski pôde exercer o seu lado artístico.

Stanislavski claramente não poderia separar o teatro de seu contexto social. Ele via o teatro como um meio com significado social e educacional grande. Durante a agitação civil que levou à primeira revolução russa, em 1905, Stanislavski corajosamente refletia questões sociais no palco. Doze anos depois, durante o Outubro Vermelho, de 1917, o bolchevismo tinha se instalado e varreu a Rússia e a União Soviética foi estabelecida. Na violência de uma revolução, a proteção pessoal de Lênin, Stanislavski salvo de ser eliminado junto com o Czar dom. A URSS manteve fidelidade ao seu método de Stanislavski e socialmente consciente da produção e do seu teatro, começou a produzir peças de propaganda soviética.
"A revolução trovejou e fez suas exigências sobre nós. Ali começou um período de novas explorações, de reavaliação da idade e da busca de novos caminhos. Num momento em que o novo por causa do novo e da negação de tudo o que tinha vindo antes balanço realizado no teatro, não poderíamos rejeitar fora de mão tudo o que foi bom no passado... Este link com o passado e a vontade de mudar para um futuro desconhecido, as missões de busca do novo teatro - tudo Isso ajudou a manter-nos de sucumbir a perigosos "encantos" do formalismo... Nós não queríamos sucumbir, em vez disso, começamos nossa busca por novos caminhos, com cautela, mas obstinadamente”. - Stanislavski
Em 1918 Stanislavski estabeleceu o primeiro estúdio como uma escola para jovens atores e em seus anos mais tarde escreveu dois livros, Minha vida na arte e O ator e seu trabalho. Ambos foram traduzidos em mais de 20 idiomas. Através da sua liderança sincera profissional e educacional, Stanislavski divulgou seus conhecimentos para understudies numerosas, deixando um legado que não pode ser exagerada.
"Foi com um sentimento de profunda emoção e alegria que entramos na casa de Stanislavski: um velho alto, com cabelo branco de neve se levantou da poltrona para nos cumprimentar Foi o suficiente para podermos conversar com Stanislavski apenas 5 - 10 minutos para vir. se sentindo como uma nova pessoa nasce limpa de tudo o que pode ser "ruim" na arte”. - Khmelyov
Em 1938, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, Stanislavski morreu aos 75 anos, segurando o ideal de um mundo pacífico e socialmente responsável. Um mundo totalmente envolvido nas experiências e o intercâmbio de obras de arte que as pessoas de todas as nações se identificarem e estimar.
"Que a sabedoria do antigo guia da flutuabilidade e da vitalidade da juventude, deixe o dinamismo e a vitalidade da juventude sustentar a sabedoria do velho." - Stanislavski

Todo ator que deseje realmente grandente aprender deve entrar em contado com os livros e idéia deste grande pensador do teatro. Um méstre incansávem na busca da fidelidade cênica.
Leiam A PREPARAÇÃO DO ATOR  e A COMPOSIÇÃO DO PERSONÁGEM.

Rosinaldo Luna
Começar a trabalhar com Produção Cultural

Sugerir como alguém pode começar a trabalhar com produção cultural não é uma tarefa muito simples. É preciso entender que nem todo mundo está no mesmo momento de vida. Uma pessoa de 16 anos provavelmente irá pensar em trabalhar no backstage de um show. Uma pessoa de 30 anos talvez queira gerenciar a carreira artística de um músico. Uma pessoa de 50 anos pode se mostrar interessada em trabalhar com projetos culturais mais amplos, com impacto social. Enfim, há muitas situações diferentes, que variam conforme a idade, situação financeira, localização geográfica, grau de escolaridade, etc.

É comum se pensar em trabalhar com produção cultural quando se é jovem. E aqui não estou me referindo a juventude somente como período biológico estabelecido, mas como um estado de espírito. A pessoa jovem quer viver experiências intensas e trabalhar com a cultura é uma experiência intensa. Eu sempre me emociono quando termina um show ou um espetáculo de teatro em que trabalhei na produção. Eu sei que aquela produção que eu realizei passou a fazer parte da vida de muitas pessoas. E tornou a minha vida melhor.

Mas esse estado "jovem" de ser traz também muitos questionamentos. O adolescente que está cursando ensino médio começa ouvir sua família falar que ele deve "tomar um rumo na vida" com a conotação de que o tal rumo é trabalhar para ganhar muito dinheiro. O "jovem" que não aceita que a sua vida deve ser somente casar, ter filhos, ser refém de expectativas de sucesso (o que é sucesso?) dos grupos sociais com quem convive, também começa a pensar que faz sentido escolher uma atividade que lhe dê mais liberdade para viver a sua vida. O "jovem" que é músico, ator, dançarino, escritor, malabarista, poeta, que curte cinema, moda, arte da gastronomia, design, iluminação, que não aceita discursos equivocados de que "cultura não dá dinheiro", fica horas pensando em como conciliar a vontade de estar no meio artístico e sobreviver dignamente.

Para todos estes jovens, a primeira sugestão é: busque informações detalhadas sobre o que você quer fazer.

Há muitas formas de se fazer isso. As mais conhecidas são "dar um google" com palavras-chaves, pesquisar em livros e revistas, entrevistar pessoas que trabalham na atividade que você pretende fazer e por fim, a mais arriscada, que é começar a fazer um estágio ou trabalhar por um período em algo que você desconfia que é o que você procura, mas que ainda não tem bem certeza.

Além de buscar informações sobre o que você quer fazer, acho importante que paralelamente se façam outros dois movimentos importantes: autoconhecimento e aprender a gestionar sua carreira profissional. Com o autoconhecimento, você poderá perceber quais são as "trocas" que você necessita no seu momento atual de vida. Pode inclusive "projetar" cenários de sua vida para o futuro. Aprendendo a gerenciar sua carreira profissional, você poderá realizar ações que alavanquem o seu desenvolvimento profissional.

Então, a coisa toda pode funcionar mais ou menos assim: você começa a se autoconhecer e ver se realmente quer trabalhar com a cultura; na medida que isso vá ficando evidente, você começa a buscar informações sobre como trabalhar nesta área. Na medida que começa a trabalhar nesta área, começa a aprender a gerenciar sua carreira para que o trabalho lhe proporcione alcançar os seus objetivos.

É importante pensar ainda o seguinte: por mais que você pesquise e planeje, você nunca terá a garantia de que irá dar certo. Mas se não pesquisar e planejar, se não se implicar para que as coisas aconteçam, nunca elas vão acontecer.

Publicado originalmente em
Produtor Cultural Independente.

21/10/2010

Baratas de Palco: A origem da expressão "merda" no teatro

Baratas de Palco: A origem da expressão "merda" no teatro: "A origem da expressão “merda” do teatro Quem vive no mundo do teatro, dificilmente não fala merda antes de entrar no palco. O que muitos não..."

Produção teatral







A partir de agora iremos iniciar uma conversa sobre produção teatral. Não sou um expert no assunto, nem quero ser pretensioso, mas gostaria de dividir com todos o pouco que conheço.

Além de todo o processo de montagem e os profissionais envolvidos em um projeto, o produtor é o motor que faz tudo isso acontecer. É o produtor que elabora o projeto executivo, faz os contatos, orçamento, contrata equipe, atores, figurinistas e tudo que se fizer necessário para o sucesso do espetáculo. E também função do produtor elaboração do projeto de marketing do espetáculo; criação de mídia, release, folders, cartazes, VT, spot de rádio, contato com jornais etc. Ele é tão importante quanto o ator que torna vido o personagem e dá vida ao espetáculo.

Vamos conversar um pouco sobre isso?

Uma produção começa por um a idéia de texto. O que gostaríamos de montar? Depois iniciam os questionamentos: Que púbico queremos atingir? Quem poderá patrocinar? Quais os locais para apresentações? Qual a viabilidade do projeto? Existem riscos? Detectá-los e pensar nas estratégias de anulá-los; Qual o critério de seleção do elenco? Marcar a reunião de elenco ou audição.

Na próxima conversa, irmos tratar sobre a concepção da idéia e os primeiros passos da montagem.

Até lá.



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Rosinaldo Luna

Obs. Nesta etapa pensamos o projeto, o texto e iniciamos a elaboração do projeto executivo.




É a hora...

É a hora...

Conferência Municipal de Cultura/S. Paulo do Potengi - RN
Mais uma vez me pego escrevendo sobre política, e mais uma vez afirmo que não quero transformar este blog em um blog de conteúdo político. Mas fica difícil fugir do assunto, afinal a política é a forma mais ativa de promoção à cultura. Através desta cria-se leis e instrumentos públicos para promoção dos movimentos culturais, da cultura do povo.  E aí está o motivo deste artigo. Não quero levantar bandeira, mas uma coisa é fazer política e outra é comentar política. É sabido que esse governo está mergulhado em escândalos de todas as sortes, mas também é do conhecimento de todos que a corrupção é uma pratica comum entre os brasileiros. Infelizmente para os que não conseguem conceber esta prática é difícil engolir. Eu sou uma dessas pessoas que não consegue defender bandeira nenhuma, e às vezes me sinto até omisso e frustrado quando me pego espectador passivo de desmandos e escândalos, por não militar e nenhuma frente. Principalmente nós artistas, devemos estar engajado em algo que possa oferecer mudança para o país. Mas sou muito desacreditado dos gestores que ai estão e me mantenho a margem. E neste espaço quero poder manifestar minhas opiniões e pensamente de forma livre e quando possível imparcial. Mas, devemos dar a Cesar o que é de Cesar, como falou Jesus Cristo.  Esse governo está implantando o SNC- SISTEMA NACIONAL DE CULTURA; já escrevi sobre isto, inclusive está editada uma síntese do seminário do SNC aqui no RN. Pela primeira vez os artistas populares poderão disputar os recursos da cultura com os mesmos direitos que os grandes astros têm, de igual para igual. Hoje é possível para mim, ou qualquer outro artista nordestino, ou nortista, concorrer em iguais condições com os grandes produtores e com as mesmas chances de ganharmos o edital. Hoje existe um programa que objetiva reconhecer o trabalho dos mestres da cultura popular. Os prêmios patrocinados pelo MINC procuram resgate esses homens e mulheres , que esquecidos pelo tempo estão CAD vez mais distantes do povo. Poucos são os jovens que sabem o que significa um pastoril, uma folia de reis, a importância do conhecimento dos mateiros para a ciência farmacêutica, muito não tiveram a oportunidade de ouvir o canto lamentoso do aboio dos vaqueiros nordestinos. Nem tiveram seus ouvidos embalados pelo som seco dos bilros tocando a confecção de mais renda na almofada. Antes isto não era possível, e sinceramente nem me atrevia a pensar assim. Portanto, vendo que oposição no país é sinônimo de erradicação de obras e projetos dos governos anteriores, mesmo que isso prejudique toda a nação, estou num dilema profundo. Eleger um candidato que fez alguma coisa, ou o que abriu pra comunidade as discussões sobre saúde, assistência social, cultura!? O governo que realizou as conferências e fóruns e foi até as comunidades e rincões mais distantes, discutir com os profissionais e técnicos de cada área, soluções e projetos para melhorar a qualidade dos serviços e oferecer condições dignas de trabalhos para todos que produzem arte no país? Portanto devemos eleger quem? Quem verdadeiramente poderá dar continuidade aos projetos de incentivo à cultura, ou quem não tem talvez, o mesmo compromisso com os avanços que conquistamos. É a hora de pensar e antes do dia “D” visitem os sites oficiais, leiam o blog do SNC, acessem o site do                MINC, WWW.cultura.gov.br e decidam pela cultura. Decidam pelo que for melhor para a nação e para você. Eu confesso, estou decidindo, mas certamente não podemos anular ou dar voto de protesto, o cidadão consciente deve sim eleger seus governantes de maneira consciente e analítica, sem paixões ou partidarismos e acima de tudo, sem envolvimento com movimentos que incitem à violência

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Rosinaldo Luna

20/10/2010

O TEATRO VAI À ESCOLA

Só quem é artista consegue entender o que é um aplauso. Sentir o calor da platéia quando se sente satisfeita com o que acabou de assistir. É uma coisa inefável o que se refere ao prazer, principalmente quando a platéia é formada por crianças. Não é fácil controlar uma platéia de mine-gênios doidos por ver o seu personagem se perder no enredo e ser engolido por eles. As crianças sabem como manipular e se divertem quando conseguem dominar a cena. O ator atordoado com o bombardeio de palavras, questionamentos, exclamações e inflexões às vezes deixa-se levar e entra perigosamente no jogo deles. Isto pode trazer um resultado muito bom no ritmo do espetáculo mas, se o ator não souber o momento exato de retornar ao texto, todo o espetáculo estará perdido. No último dia quinze de outubro tivemos o prazer de mais uma vez nos defrontarmos com uma platéia inteligente e participativa. O espetáculo A BONEQUINHA DE PANO, visitou o EXTENSIVO COLÉGIO E CURSO. Lá estivemos realizando espetáculo para uma platéia de alunos. Alunos estes, que estão sendo formados para serem cidadãos críticos e conscientes. Percebemos que estão sendo criados alunos que no futuro serão pessoas analíticas, conscientes e participativas. Foi difícil para a bonequinha de pano narrar e historia dela com sua dona, dada a participação de uma pequena sapeca que durante todo o espetáculo pontuou o texto com a sua participação. Muito bom. Durante todo o espetáculo a Letícia participou, e sim, muitas vezes fiquei apreensivo, quase não consegui dominar o tempo da comédia e manter o fio da meada. Mas foi muito bom. O elenco ficou muito feliz com o resultado do trabalho e acredito que a escola também. E isso nos faz sentir um desejo imenso de estarmos novamente em cena o mais rápido possível. Uma sensação muito boa e gratificante.
Quando iniciamos este espetáculo há alguns anos atrás, tínhamos um objetivo principal. O ofício da Bonequinha é a assistência. Portanto, além de levar cultura e diversão para os alunos das escolas privadas podemos ainda oferecer àquelas crianças que não têm a oportunidade de freqüentar as salas de cinemas ou os teatros, um momento lúdico e cultural. Para isto, a Bonequinha vai até essas crianças através de entidades de assistência ao menos carente.
Uma dessas instituições interessadas é a Casa do Bem, uma casa administrada pelo jornalista Flávio Rezende, que mantém projetos sociais importantíssimos na comunidade. E nós vamos sim ter o maior prazer em apresentar o espetáculo de maneira totalmente gratuita para aquelas crianças assistidas pela Casa.
Essa é mais uma oportunidade de através da cultura realizar a promoção cultural a inclusão desses pequenos cidadãos na sociedade consumidora de bens culturais.
Por enquanto estamos aguardando a data do espetáculo.

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Rosinaldo Luna

Coisas da Política

COISAS DA CULTURA POLÍTICA.
Não é minha especialidade, nem quero que este blog se torne um blog político, nem faço questão do mesmo ser politicamente correto. Mas, no momento o assunto é esse.  Claro que política é algo que todo cidadão deve conhecer, discutir, analisar. Mas também sabemos que o tempo passa e não acontece nada de novo apesar das muitas promessas. Continua sempre o mesmo curral com os mesmos oprimidos e seus opressores analisando as dentaduras. Continuamos presas fáceis dos predadores coronéis que ainda hoje manipulam vontades populares em troca de algum benefício insignificante e promessa de renovação.
 Chega a ser divertido o discurso de renovação política: Chegou a sua vez de renovar. Votem em candidato tal filho do político fulano de tal que há pelo menos trinta anos se mantém enricando ilicitamente no poder, pulando de partido em partido e cargo em cargo: senador, governador, deputado, ministro, e por aí vai. Outro na maior cara–de-pau prometendo fazer o que ninguém conseguiu realizar nos governos anteriores, mesmo ele sendo um desses anteriores várias vezes. E deixando claro que é o candidato do Lula, que quer a oportunidade e a confiança do povo para fazer a diferença. Caramba, se você teve trinta anos de chance de fazer direito e nunca acertou será que vai ser agora?
A noiva do Chuk desenterrada dos porões do calabouço militar, toda esticadinha  e preenchida no Pitangui house, botocada e porcelanicamente maquiada se tornou linda aos olhos do povo. Só que ninguém sabe do verdadeiro passado dela. Surgiu de repente das sombras e globalmente ocupou o cenário político nacional e veio a ser a candidata do governo, a promessa de continuidade dos programas que na verdade enriquece os muitos ricos, achata a classe média enquanto oferecem aos pobres e miseráveis  um pirulito alucinógeno que custa alguns reais e é representado pelo cartãozinho do bolsa família.
Não quero ser pessimista, mas observando bem, o que ficará desse movimento todo chamado onda vermelha? Sabemos que vivemos uma ditadura velada e covarde onde todos os personagens dessa ópera trágica se digladiam para convencer o povo que estão do lado do Lula e da Dilma. Mesmo sabendo que têm muito a perder. O fabuloso programa de bolsa renda criada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, incompetentemente modificado e renomeado bolsa família.
Deu medo ao ver a cara nada simpática da ex, até que em fim, já vai tarde, Vilma tentando se convencer que tudo que falava sobre Lula e Dilma era verdade quando estava estampado no semblante que ela sentia medo, pelo que estava falando. Pois  sabia que também iria se ferrar. Vem a questão dos fichas limpas, onde os corruptos já com comprovado currículum na arte de desviar dinheiro público vêm a  público se auto-proclamar idôneos e honestos. E ainda querem impedir que Tiririca assuma o mandato. O único candidato coerente e verdadeiro que apareceu nas telas e desceu atravessadamente pelas goelas dos brasileiros. Melhor discurso da propaganda eleitoral gratuita. Sem falar na entrevista pós-vitória. Quando foi interpelado pelo repórter sobre seus projetos de governo o sábio homem falou com franqueza e simplicidade: “Eu não sei o que isso...” Quer verdade maior? Integridade mais digna de admiração que essa?
É isto que acontece com a grande maioria dos eleitos. Nenhum destes que foram eleitos agora têm conhecimento técnico para legislar. Não seria tempo de exigir capacitação para se pleitear um cargo? Será sinal de prudência entregar os domínios do país nas mãos de pessoas sem capacidade nem condições de administrar? Agora o TRE quer impedir que o homem assuma por ser analfabeto é piada. Eu sou analfabeto em medicina, em tecnologia e em muitas áreas. Ninguém nasce especialista em nada. A medida é no mínimo injusta. Uma vez que ele não é o único analfabeto na questão. Quem deve ser impedido de qualquer coisa e ter o mandato, registro seja lá o que for caçado é o partido e a coligação que aceitou a candidatura do persona em questão.
Agora, temo pelo que nos espera. Conversando com um amigo essas dias, desses amigos informados e com conteúdo para uma boa discussão, ele me falou; “Estamos perdidos se Dilma for eleita. Voltaremos aos tempos da inflação alta. É a falência do país. O RN está completamente falido. Não tem dinheiro para nada e o país está se sustentando de forma mentirosa e falsa. E agora que não tem mais como esconder a onda de caus que vem por aí, felizes os que conseguirem comprar a bala pra atirar no ouvido”.  Eu acredito nesse rapaz. Além dos contatos quentinhos e consistentes, ele é editor de um respeitado jornal da cidade e antenado com o mundo. Escritor, economista e critico como conhecimento de causa. E me fez uma pergunta: “Como é que existe uma crise mundial, onde as maiores potências sofreram quedas gigantescas e o Brasil, que é um país de terceiro mundo nem se abalou com o caso. A Espanha, o terceiro país mais rico da Europa, está quebrada, os EUA a maior potência do mundo está falindo, até o Japão que tem uma economia sólida e uma sabedoria impar para superar crises também sofreu, não é um atrevimento um país latino, mergulhado em corrupção com uma dívida interna que atingiu a cifra dos trilhões querer dizer que é o bam-bam-bam?!
Eu estou com medo mesmo do que vem por aí. Espero que ao menos fique o dinheiro do feijão. Apesar de que há quinze dias comprei feijão por R$ 2, 49 e na última sexta fui ao mercado e já comprei de R$ 4,80. Isso não é inflação?! Fiquemos atentos e preparemos os dentes, pois chegou á época do ranger.


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Rosinaldo Luna

10/03/2010

Bonequinha no minuto

personagens tristes - Pesquisa Google

personagens tristes - Pesquisa Google

Tristeza

Tristeza!


É o que sinto em relação à cultura em SPP. Não pela cultura, mas pelo tratamento que está sendo dado à mesma. É revoltante ver que existem recursos a disposição, e ninguém com interesse par captá-los. Estive durante algum tempo iludidamente envolvido com a administração, na ilusão de que talvez dessa vez alguém pudesse dar o apoio necessário par o andamento da cultura em nosso município.

Mas ledo engano. Tudo continua como no século XX antes da criação da linguagem.

Me deixa triste ver jovens como Stefanie Campos, nossa representante no II Conferência Nacional de Cultura, tendo que esperar uma resposta sobre o pagamento de quatro diárias, dega-se de passagem, que a prefeitura ainda está vendo como pagá-las. Sabe-se que o dinheiro existe e que não tem nenhum impecílio legal para tanta demora no pagamento. Inclusive, enquanto estive na direção da cultura, tenho várias diárias que nunca foram pagas, também não foram cobradas ainda. e que voluntariamente trabalhei durante os meses de Agosto a Dezembro de 2009. Sem que me fosse dado o apoio e muito menos o respeito, pelo profissional que sou. Mas tudo bem. Vejo também a nossa companheira Larissa, brigando par implantar o ponto de cultura no Centros Social, também sem encontrar apoio. Mas, nesse caso, apoio dos artistas e sociedade civil. Me pergunto, a cultura potengiense, se resumiu apenas ao bloco das quengas e nos carros de mala aberta, empurrando som de péssima qualidade e altos decibéis nos ouvidos dos vizinhos? Será que a cultura local está definitivamente ligada aos meninos e meninas nas esquinas, se prostituindo e fazendo besteiras para chamar a atenção e se auto-afirmarem, ou atolarem?

Ouvir de um secretário municipal que cultura em São Paulo do Potengi não tem futuro e que ELE, não gosta de cultura é de deixar qualquer um indignado. Mas foi o que meu ouvido ouviu de quem deveria defender a cultura do municipio. E isso foi a gota d'água. Até então estava trabalhando de GRAÇA, sem cobrar nem as passagens, mas ouvir isso foi demais para mim. Espero que a secretaria municipal de cultura, venha a existir, que pela experiência e comprometimento dos gestores, quem sabe, o secretário seja algum dono de banca de cd pirata. Afinal, pirataria e tirar virou o maior símbolo da cultura brasileira. que os artistas caiam na real, e comecem a criar mecanismos e promovam de forma independente seus projetos. Eu estou produzindo, q quero mostrar par quem quiser ver e for capaz de entender, que a CULTURA TEM FUTURO EM SÃO PAULO DO POTENGI E QUE QUEM NÃO GOSTE DE CULTURA, MUDE DE PLANETA, pois, até para nascer nascer o personagem em questão, pela idade, deve ter nascido pelas mão de uma parteira curiosa. Que forma mais cultural de vir ao mundo. Que tristeza.

03/01/2010

BONEQUINHA NO BOSQUE







Bem!
Sabe aquela
sensação de missão cumprida?
É assim que estou me sentindo. A apresentação da Bonequinha de Pano no projeto
BOSQUE EM CENA,
no parque das dunas foi um sucesso. Superando minhas expectativas. Isto só vem a provar que acertei em cheio na escolha do elenco: Jonas Farias, Lêza Flor, Hélia Farias. Os três atores potengienses. E aos poucos, a
cultura de São Paulo do Potengi
está saindo dos limites da cidade. Agora a grande surpresa foi ver que o espetáculo agrada todos os públicos; criança, adultos, homens e mulheres. Todos embarcando na estoria de uma boneca sapeca e inteligente. O público de hoje, formado por pais e filhos, chegou a me emocionar, quando das cenas interativas, todos participaram, da coreografias, e ao final, todos terminaram deitados uns nos ombros dos outros, atendendo ao pedido da bonequinha.
Foi lindo.
Para os atores, que não estão tão acostumados com esses movimentos do publico, foi maravilhoso. Estes relataram da felicidade de "brincar com a boneca", e é isso mesmo que a arte é. Uma grande brincadeira. E gente, como é bom ser artista. Só quem tem na veia o dom da arte, sente e absorve toda a energia do público, consegue entender o que estou falando.
Portanto, fico feliz em estar mais uma vez colaborando par o desenvolvimento cultural de São Paulo do Potengi, de poder trazer esses artistas para salas e ambientes mais desenvolvidos culturalmente. Na apresentação a produtora cultural Itala Viana, já nos pediu para levar o espetáculo para o TCP- Teatro de Cultura Popular em duas ocasiões em 2010, datas a confirmar, diretores de escolas, que ficaram com o contato do grupo pra contratar o espetáculo, e o próprio Marcos, administrador do anfiteatro do Parque ficou encantado com o espetáuclo e falou que pretende levar-lo novamente para o mesmo local. Então, vamos fazer cultura, e vamos parar de falar que prefeito A não fez nada q prefeito B não vai fazer. A cultura é feita pelo povo, os gestores públicos estão alí para procurar meios de valorizar e incentivar a fomentação desta, mas cabe ao artista exigir,com responsabilidade e inteligencia condições dignas e projetos para produzir sua arte.
Feliz 2010 para nós todos e viva a arte potengiense.



Rosinaldo Luna.
Vejam as fotos.

30/12/2009

Bonequinha no Parque.


Pois é turma.
Aos poucos os artistas potengienses estão saindo dos limites do municipio. Neste domingo dia 03/01/2010, estaremos com apresentação da Bonequinha de Pano na parque da dunas em Natal. Neste parque, antigo bosque dos namorados acontecem todoso os domingos prigramação volrtada para o público infantil e o espetáculo foi convidado a integrar a grade do programa cultura do governo do estado. Para nós é muito importante participar. Isso que dizer qeu a cultura de são Paulodo Potengi está saido dos limites do munciipio e que nós artistas podemos mostrar para os nossos gestores que temos capacidade de desenvolver um trabalho de qualidade e divulgar o nome do municipio pelo país afora. Prova disto é que o resultado da conferência estadual de cultura foi totalmente positivo. Conseguimos colocar um delegado estadual, titular, a companheira Sthefannye Campos e o primeiro suplente também, é do municipio, o diretor de cultura, ator Rosinaldo Luna. Que já realiza trabalhos pelo pais afora há 25 anos, e que até agra ninguem deu o devido valor ao que ele desenvolve. Sempre trazendo cultura para o nosso municipio. Quem lembra do grupo raizes, de Rubenice, João Maria?. Foi por intermédio dele, Rosinaldo, que o grupo surgiu e conseguiu se firmar no cenário cultural do estadoe,coincidência ounão, foi no primeiro mandato do prefeito Azevêdo que as coisasa aconteceram. Em relação à eleição dos delegados, isso mostra o trablaho de base realizado pela direção de cultura do muncipio que atua ativamente no mivimento cultural e têm penetração nós orgãos que gerem a cultura do nosso estado. Sem falar no conhecimento e contatos mantidos com os inumeros grupos e artistas potiguares nas mais diversas áreas da cultura; música, teatro, cinema, literatura, artes plásticas. Precisamos apenas que os nossos gestoras acreditem nisto e invista co vontade na cultura.
Portando, VAMOS TODOS AO PARQUE DAS DUNAS.
O espetáuculo acontecerá no domingo 03/01/2010
as 9:00H
No parque das dunas
Em Natal.

26/11/2009

Reunião do Conselho Municipal de Cultura


O Conselho municipal de Cultura, reunido no dia 25/11/2009, na Escola Municipal Dep. Djalma Marinho, discutiu e analisou o relatório da I Conferência Municipal de Cultura de São Paulo do Potengi e concluiu que:

Faz-se necessário e urgente a instalação de um espaço físico para a realização de ações culturais: oficinas, capacitações, palestras, exposições, eventos voltados para o resgate e crescimento da cultura do município.

Também foi discutido a possibilidade de utilizar o espaço do centro de treinamento que está sento instalado no antigo matadouro municipal. Mas depois de discurção e análise ficou visto que não há condições de utilizar aquele espaço devido às ações de Sec. de Assistência Social, uma vez que, a demanda de capaçitações e cursos e grande e o numero de pessoas assistidas por aquela secretaria é muito grande, necessitando para isso um espaço exclusivo para seus cursos e projetos.

Portanto este conselho decide reivindicar, conforme a necessidade e dentro de suas atribuições legais espaço para suas atividades, conforme assinaram os presentes conselheiros.


José Rosinaldo de Luna

Presidente.


Relação dos presentes:

José Rosinaldo de Luna

Carlos Magno diniz

Verônica Maria de Luna

Claudio Roberto de Souza

Sueli Targino Costa da Silva

Janir Cesar da Costa

Francisco Edmilson dos Santos

25/11/2009

A fé popular


A fé popular sempre me encantou. É bonito de ver no mês de maio, ou era bonito, as procissões de lanternas. Os cantos, os benditos. Hoje não se vê mais essas manifestações, ou pouco se vê. Lembro da tristeza que senti quando da procissão de São José. Uns poucos gatos pingados, e nenhum entusiasmo. Parecia que as pessoas que estavam ali, não estavam lã. Eram dois corpos distintos e independente. Enquanto uns cantavam os cânticos, outros passavam e distribuíam acenos, riam, falavam coisas engraçadas uns para os outros. Acredito que isso estava acontecendo porque tinha um grupo de senhoras que olhava as pessoas nas calçadas, em frente às suas casas, comentavam algo e riam. Como aquelas pessoas riam, riam mais que rezavam. Eu lembro que quando pequeno, haviam algumas procissões no mangericão, no cabaço, e era uma das coisas mais bonitas que aconteciam. Essas imagens ainda guardo na mente até hoje, Lembro da procissão de seu ZéRita lá no mangericão, dona Marilda era a rezadeira oficial, ainda hoje é, e havia um respeito profundo. Todas as pessoas adultas iam ali para rezar de verdade, apenas as crianças, essas sim, aproveitavam para se divertir, brincar, e comer muito na festa que acontecia depois. Lembro dos bolos pretos, de leite, das galinhas arrematadas no leilão. Aquilo tudo, vim a entender algum tempo depois, trazia todo um significado. Mas hoje é difícil ver esses acontecimento da maneira que deve acontecer, com o desvelo e respeito que realmente deve acontecer. Mas como tudo na vida muda, a fé também muda, as formas de expressar a fé também muda, e as culturas também vão tomando outras formas, se moldando á época, sofisticando-se e finalmente, morrendo.
O papel do artista é conservar e resgatar os saberes sem deixar que estes desapareçam simplesmente. Vamos zelar por isso?
Rosinaldo Luna

23/11/2009

CULTURASPP

CULTURASPP
Uma das coisas mais gratificantes nos últimos tempos, para mim, foi poder ver e sentir toda a efervescência cultural no RN. O Festival Agosto de Teatro, que acontece todos os anos no mês de agosto em Natal, esse ano trauxe uma vriedade incrível de excelentes espetáculos. Dentre muitos, destaco a Cia. Alegria Alegria com o espetáculo AUTO DO CALDEIRÃO. Um espetáculo de rua, baseado em fatos reais com uma concepção plastica encantadora, com uma utilização perfeita dos elementos populares. O mais bonito cortejo que já vi, a cena que abre o espetáculo, o efeito das mascaras e as vestes dos retirantes? profetas?, ou, romeiros/profetas, personagens que ainda povoam e resistem às novas tecnologias ou adaptam-se à elas. Para nós que temos contato permanente com o povo do interior, com as raízes e os saberes da nossa cultura mais pura, estamos acostumados às figuras encontradas no texto. Mas mesmo assim, prace que tudo aquilo é uma coisa nova. De fato é, quando vestida da roupagem artística. A direção e o trabalho de corpo do ator e diretor do espetáculo, o nosso veterano Grimário Farias, nos afirma que muitos Paulos Autrans e Fernandas Montenegros existem aqui, bem pertinho de nós, no seu mundo pouco divulgado econhecido. Mas estamos aí atuando e preservando nosso patrimônio cultural mateiras e imaterial.
O auto do caldeirão é um lindo espetáculo que pretendo trazêr para nossa cidade em breve, por enquanto, vejam o vídeo da participação do grupo em Aracaju. divirtam-se.

Rosinaldo Luna.
Diretor de Cultura né!?


II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

Aos interessados em cultura no nosso município!
As noticias da II Conferência Estadual de Cultura estão quentinhas!
Atenção delegados Municipais de Cultura. A II Conferência Estadual de Cultura já está marcada. Acontecerá nos dias 9 e 10 de Dezembro. Ainda não está confirmado o local mas estaremos lá com certeza. Todos os delegados devem comparecer. Será três delegados os titulares, em caso de impossibilidade do titular, irá o suplente. Bem, faz algum tempo que São Paulo do Potengi não está, não aparece, não acontece em nada no campo cultural. Graças a Deus está chegando o tempo de mudar isso. Com o apoio do governo municipal e federal, dentro do Sistema Nacional de Cultura, será viabilizado o desenvolvimento cultural aqui, inclusive com a implantação do fundo municipal de cultura. A I Conferência Municipal de Cultura serviu par tratar desses e outros assuntos, e também retiram ideias e propostas para um planejamento cultural. Portanto, os delegados municipais e conselheiros devem estar ciente da importância do sue papel nesse processo. Portanto, vamos pensando no que colocar, nas propostas da II conferência de Cultura, a nível estadual para tentarmos chegar até a nacional em Brasília. Para isso vamos ver o video da leitura do Texto Base da Conferência.