24/10/2010


 Konstantin Stanislavski (1863 - 1938)
Por Trevor Jones e Bispo Bradley W.
Como fundador do primeiro na qualidade de "sistema", co-fundador da Teatro de Arte de Moscou (1897 -), e um médico eminente da escola naturalista de pensamento, de Konstantin Stanislavski inequivocamente desafiou as noções tradicionais de um processo dramático, estabelecendo-se como um dos pensadores mais pioneiro no teatro moderno.

Stanislavski cunhou frases como "encenação", lançou as bases da ópera moderna e deu fama instantânea para as obras de escritores tão talentosos e dramaturgos como Maksim Gorki e
Anton Chekhov. Seu processo de desenvolvimento do personagem, o "Método Stanislavski", foi o catalisador para o método de atuação, sem dúvida o sistema mais influentes agindo no palco moderno e tela. Tais renomadas escolas de atuar e dirigir como o Grupo de Teatro (1931 - 1941) e O Actors Studio (1947 -) são um legado da visão pioneira de Stanislavski.

Como todos os pensadores pioneiros, no entanto, Stanislavski estava sobre os ombros de gigantes. Grande parte do pensamento e filosofia de Stanislavski aplicado ao teatro deriva de seus antecessores. Pushkin, o herói original da Rússia literária e o pai da tradição realista nativa, escreveu que o objetivo do artista é a fonte de sentimentos verdadeiros sob determinadas circunstâncias, o que Stanislavski adotou como seu lema ao longo da vida artística. - Polyakova, Elena; Stanislavski

Konstantin Stanislavski nasceu Sergeyevich Alexeyev em Moscou, em 05 de janeiro de 1863, em meio à transição da escravidão feudal da Rússia czarista sob o governo de Pedro, o Grande, a livre iniciativa da Revolução Industrial. Mais de cem anos antes, o ancestral de Konstantin Alexei Petrov tinha quebrado as cadeias da servidão que os unia a família e ganhou status de imediato e riqueza como um mercador. Até o momento Konstantin nasceu, o negócio Alexeyev de ouro e prata produção discussão fez o nome de família conhecida em todo o mundo.
Prata e ouro não eram os únicos interesses da família Alexeyev. Enquanto Konstantin era ainda muito jovem, a família organizou um grupo de teatro chamado Círculo Alexeyev. Ao longo da sua subida a um importante papel no palco, Konstantin mantida a obrigação de seu negócio de família, organizando reuniões de acionistas e mantendo as contas em ordem. No entanto, sua preocupação com todos os aspectos da produção teatral, eventualmente, fez dele um dos principais membros do grupo de teatro da sua família.

Criados por um pai rico e generoso, Konstantin nunca foi curto de financiamento em suas performances na fase inicial. Em última análise, a fim de escapar do estereótipo do filho pródigo e de estar atento a reputação de sua família, na idade de 25, Konstantin assumiu o nome artístico de Stanislavski. No mesmo ano fundou a Sociedade de Arte e Literatura, como uma empresa amateaur no Teatro Maly, onde ganhou experiência na ética, estética e dramaturgia. Como ele evoluiu de forma independente, Stanislavski começou a desafiar ainda mais a abordagem tradicional do estágio. Em 1898, em colaboração com Vladimir Nemirovitch-Dantchenko, Stanislavski fundou a
Teatro de Arte de Moscou, Primeiro conjunto da Rússia teatro.
"O programa para a nossa empresa foi revolucionário. Protestamos contra a antiga maneira de agir e contra a teatralidade, contra o pathos artificial e declamação, e contra a afetação no palco, e inferior produções convencionais e decoração, contra o sistema de estrelas que tinha sido um mau efeito sobre o elenco, contra todo o arranjo dos jogos e contra os pobres repertórios dos teatros.” - Stanislavski
Usando o Teatro de Arte de Moscou como sua conduta, Stanislavski desenvolveu seu próprio sistema de formação no qual os atores que pesquisa a situação criada pelo roteiro, quebrar o texto de acordo com as motivações do seu personagem e recordar as suas próprias experiências, provocando ações e reações de acordo com essas motivações. O ator ideal seria fazer as suas motivações para agir idênticos aos do personagem no roteiro. Ele poderia, então, utilizar a repetição dessas emoções e experiências no papel da personagem, a fim de alcançar um desempenho mais genuíno. O melodrama do século 17 Czar Fyodor foi a primeira produção em que estas técnicas foram exibidos.
"Como é que um ato ator?... Como pode o ator aprender a inspirar-se? Que ele pode fazer para impulsionar-se em direção a esse estado de espírito necessário ainda maddeningly indescritível criativo? Stanislavski dedicou sua vida a explorar. Onde e como "procurar os caminhos para as fontes secretas de inspiração deve servir como o problema fundamental da vida de cada ator verdadeiro”... Se a capacidade de receber o espírito criativo em sua plena medida é dado ao gênio por natureza”, de Stanislavski perguntou: "então, talvez as pessoas comuns possam chegar a um estado como depois de uma grande quantidade de trabalho duro com eles mesmos - não em sua plena medida, mas pelo menos em parte." - Um método em sua loucura: A History of the Actors Studio
Usando este sistema, Stanislavski conseguiu como nenhum produtor ou diretor diante dele em traduzir as obras de dramaturgos de renome tais como Chekhov e Gorki, cujos escritos foram adequadamente adaptada ao seu método. Com a sua consciência social e ênfase na importância da imagem e do tema, em vez de enredo, eram telas em branco em que Stanislavski pôde exercer o seu lado artístico.

Stanislavski claramente não poderia separar o teatro de seu contexto social. Ele via o teatro como um meio com significado social e educacional grande. Durante a agitação civil que levou à primeira revolução russa, em 1905, Stanislavski corajosamente refletia questões sociais no palco. Doze anos depois, durante o Outubro Vermelho, de 1917, o bolchevismo tinha se instalado e varreu a Rússia e a União Soviética foi estabelecida. Na violência de uma revolução, a proteção pessoal de Lênin, Stanislavski salvo de ser eliminado junto com o Czar dom. A URSS manteve fidelidade ao seu método de Stanislavski e socialmente consciente da produção e do seu teatro, começou a produzir peças de propaganda soviética.
"A revolução trovejou e fez suas exigências sobre nós. Ali começou um período de novas explorações, de reavaliação da idade e da busca de novos caminhos. Num momento em que o novo por causa do novo e da negação de tudo o que tinha vindo antes balanço realizado no teatro, não poderíamos rejeitar fora de mão tudo o que foi bom no passado... Este link com o passado e a vontade de mudar para um futuro desconhecido, as missões de busca do novo teatro - tudo Isso ajudou a manter-nos de sucumbir a perigosos "encantos" do formalismo... Nós não queríamos sucumbir, em vez disso, começamos nossa busca por novos caminhos, com cautela, mas obstinadamente”. - Stanislavski
Em 1918 Stanislavski estabeleceu o primeiro estúdio como uma escola para jovens atores e em seus anos mais tarde escreveu dois livros, Minha vida na arte e O ator e seu trabalho. Ambos foram traduzidos em mais de 20 idiomas. Através da sua liderança sincera profissional e educacional, Stanislavski divulgou seus conhecimentos para understudies numerosas, deixando um legado que não pode ser exagerada.
"Foi com um sentimento de profunda emoção e alegria que entramos na casa de Stanislavski: um velho alto, com cabelo branco de neve se levantou da poltrona para nos cumprimentar Foi o suficiente para podermos conversar com Stanislavski apenas 5 - 10 minutos para vir. se sentindo como uma nova pessoa nasce limpa de tudo o que pode ser "ruim" na arte”. - Khmelyov
Em 1938, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, Stanislavski morreu aos 75 anos, segurando o ideal de um mundo pacífico e socialmente responsável. Um mundo totalmente envolvido nas experiências e o intercâmbio de obras de arte que as pessoas de todas as nações se identificarem e estimar.
"Que a sabedoria do antigo guia da flutuabilidade e da vitalidade da juventude, deixe o dinamismo e a vitalidade da juventude sustentar a sabedoria do velho." - Stanislavski

Todo ator que deseje realmente grandente aprender deve entrar em contado com os livros e idéia deste grande pensador do teatro. Um méstre incansávem na busca da fidelidade cênica.
Leiam A PREPARAÇÃO DO ATOR  e A COMPOSIÇÃO DO PERSONÁGEM.

Rosinaldo Luna

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