19/05/2011

Programa de Capacitação em Projetos Culturais 2011


O MINC dará continuidade ao curso de Capacitação em Projetos Culturais em 2011, poré, só a primeira e terceira etapas. A segunda etapa, as oficinas presenciais ficarão para 2012, uma pena, poes estou esperando ansioso para poder continuar o curso. Leia o artigo do site do minc.

Curso de nivelamento à distância e fase avançada são retomados
Boa notícia para aqueles que já participam ou pretendem ingressar no Programa de Capacitação em Projetos Culturais: terão continuidade em 2011 a primeira e a terceira etapas do Programa, que são o curso de nivelamento à distância, destinado a apresentar conceitos básicos do campo da cultura, e a fase avançada, com módulos para o aprofundamento de conteúdos.
As oficinas presenciais da segunda etapa – previstas para as cidades de Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA), Santarém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), Macapá (AP) e mais cinco cidades a serem posteriormente definidas – continuam mantidas, mas serão realizadas em 2012, devido ao corte orçamentário anunciado pelo Governo Federal no início deste ano.
O Programa de Capacitação em Projetos Culturais é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Itaú Cultural (IC).
Curso de nivelamento à distância (primeira etapa)
De livre acesso, a primeira etapa visa a apresentar conceitos básicos do campo da cultura, dentro dos módulos de “Políticas Públicas de Cultura”, “Economia e Financiamento da Cultura”, “Gestão Cultural” e “Direito Autoral”. As inscrições encontram-se abertas, podendo ser efetuadas até 30 de setembro, sendo que, no momento da inscrição, o candidato já opta pelo polo onde deseja realizar a oficina presencial, que fará caso tenha alcançado 70 pontos ou mais na avaliação.
O prazo para finalização da primeira etapa vai até 31 de outubro. Os aprovados recebem o certificado de conclusão do nivelamento, que tem valor de curso de extensão. Na seleção para a oficina presencial são considerados também a atuação profissional do candidato no setor cultural e o seu local de residência, com preferência para aqueles cujas atividades são desenvolvidas na cidade onde ocorrerá a oficina ou em municípios próximos.
Fase avançada (terceira etapa)
Aqueles que cursaram a oficina presencial já estão recebendo as convocações para se inscreverem, até 31/05, na fase avançada, que constará das disciplinas: “Política e Gestão Cultural” e “Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos”. O cumprimento com êxito de cada uma dá direito a um certificado de extensão. Essa é a terceira oferta dos módulos avançados do Programa, que tiveram início em julho de 2010 com as primeiras turmas piloto, na disciplina de “Projetos Culturais”, a qual se estendeu até setembro do ano passado. No início deste ano, houve a segunda oferta, na disciplina de “Política e Gestão Cultural”, realizada de janeiro a abril.
A terceira oferta, para a disciplina “Política e Gestão Cultural”, com carga horária de 30 horas, será destinada aos três seguintes grupos: aqueles que participaram com êxito das oficinas presenciais em 2010 e ainda não cursaram nenhuma disciplina do módulo avançado; aqueles que não se inscreveram na oferta de “Política e Gestão Cultural” realizada de janeiro a abril deste ano; e aqueles que, embora tenham se inscrito em 2010 nas turmas piloto da disciplina “Projetos Culturais”, não conseguiram concluir o curso.
No caso deste último grupo, a oportunidade se justifica porque, à época da turma piloto, não havia previsão de punição para a não conclusão. No entanto, pelo novo regulamento, aplicado a partir da 1ª turma de 2011 da disciplina “Política e Gestão Cultural”, aqueles que abandonarem o curso após terem se inscrito serão considerados evadidos e excluídos do módulo avançado, não podendo inscrever-se novamente.
Já a disciplina “Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos”, com carga horária de 15 horas, será destinada aos que cursaram “Política e Gestão Cultural” entre janeiro e abril deste ano.
“O MinC reconhece a importância do Programa para qualificar a elaboração de projetos culturais e otimizar a utilização dos recursos públicos no setor. Por isso nos empenhamos em não paralisar o curso, mantendo duas fases abertas”, disse o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), Henilton Menezes.
Divulgação de resultados e experiências
No intuito de divulgar os resultados alcançados e as atividades desenvolvidas pelos alunos, está sendo elaborada uma publicação, dentro da parceria estabelecida entre o MinC, o Sesi e o Instituto Itaú Cultural, apresentando o histórico e processo de concepção do Programa, assim como artigos redigidos pelos que participaram da disciplina “Política e Gestão Cultural”.
Para conhecer mais sobre a estrutura do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, acesse a página www.fgv.br/fgvonline/minc.
Outras informações
Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082
Fale com a Cultura no site do MinC www.cultura.gov.br

Rosinaldo Luna.

Produção Cultural

Produção Cultural

18/05/2011

Nova Blog Novela de Junior Dalberto

Junior Dalberto ataca novmente com um super blog novela. Repetirá certametne o sucesso da novala anterior. Sou muito fâ desse menino a quem admiro deste os anos 90 quando tive a feliz oportunidade de conhecê-lo e poder apreciar seu talento. Vou aguardar ansioso.

15/05/2011

Alerta de tsunami em Natal.


Hoje Natal recebeu um alerta de tsunami, dá pra acreditar? Dá. Uma cidade litorânia tem todas as possibilidades, graças a Deus não aconeceu e todo mundo ficou tranquilo, inclusive eu que não fui avisado nem vi em lugar nenhum, mas dizem que o corpo de bombeiros e a defesa civil ficou em alerta e foi dado a alerta de tsunami para todo o litoral do RN. Foi?

Rosinaldol Luna

11/05/2011


Chega!

Apartir de hoje não mais,
Apartir de agora jamais,
A partir deste instante
Daqui em diante, serás pó.
Lembranças perdidas,
Desbotadas,
Jogadas ao vento.

Hoje decidi.
Não acredito em ilusão,
Não existe nisso emoção,
Você não está aqui
Nunca esteve,
Jamais passou por mim.

Todo o sofrimento,
O pranto,
O olhar solto, ao vento
Todos os sonhos doces,
Eram pesadelos disfarçados
Impregnados de você.

Hoje,
A partir de hoje
Nunca mais teu fantasma
Me acordará,
Nem tão pouco embalará meu sono.

De hoje em diante
Matei você das minhas lembranças
Ficará apenas seu perfume de enxofre
Que o vento levará para bem longe
De mim.

Rosinaldo Luna.

AROMA




Degusto o aroma quente do meu
Inferno
Onde as chamas me consomem.

Presencio alheio
A todas as coisas que
Pinto com pena
Carmim

Pinto
O mar dos meus temores
Degusto só
Caetanenado o som
Sandália de prata
Que me faz
Pensar.

Vou pro samba
Do meu inferno
Particular
Vou sambar
Me afogar.

Rosinaldo Luna/Maio de 1999.

10/05/2011

Frase sobre o amor


Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
Fernando Pessoa

Frases




Haja ou não deuses, deles somos servos. 
Fernando Pessoa

08/05/2011

Origens da arte teatral


Existem várias teorias sobre a origem do teatro. Segundo Brockett, nenhuma delas pode ser comprovada, pois existem poucas evidencias e mais especulações. Antropologistas ao final do século XIX e no início do XX, elaboraram a hipótese de que este teria surgido a partir dos rituais primitivos (History of Theatre. Allyn e Bacon 1995 pg. 1). Outra hipótese seria o surgimento a partir da contação de histórias, ou se desenvolvido a partir de danças, jogos, imitações. Os rituais na história da humanidade começam por volta de 80.000 anos AC.
O primeiro evento com diálogos registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 AC (Staton e Banham 1996 pg. 241), que conta a história da morte e ressurreição de Osíris e a coroação de Horus ( Brockett, pg. 9). A palavra 'teatro' e o conceito de teatro, como algo independente da religião, só surgiram na Grécia de Pisístrato (560-510AC), tirano ateniense que estabeleceu uma dinâmica de produção para a tragédia e que possibilitou o desenvolvimento das especificidades dessa modalidade. As representações mais conhecidas e a primeira teorização sobre teatro vieram dos antigos gregos, sendo a primeira obra escrita de que se tem notícia, a Poética de Aristóteles.
Aristóteles afirma que a tragédia surgiu de improvisações feitas pelos chefes dos ditirambos, um hino cantado e dançado em honra a Dioniso, o deus grego da fertilidade e do vinho. O ditirambo, como descreve Brockett, provavelmente consistia de uma história improvisada cantada pelo líder do coro e um refrão tradicional, cantado pelo coro. Este foi transformado em uma "composição literária" por Arion (625-585AC), o primeiro a registrar por escrito ditirambos e dar a eles títulos.
As formas teatrais orientais foram registradas por volta do ano 1000 AC, com o drama sânscrito do antigo teatro Indu. O que poderíamos considerar como 'teatro chinês' também data da mesma época, enquanto as formas teatrais japonesas Kabuki, e Kyogen têm registros apenas no século XVII DC.

Alguns conceitos para se entender melhor o Teatro-treinamento

As vezes fico na noite procurando artigos que valam a pena publicar. Como não sou graduado, procuro sempre coisas que me acrescente qualidade no fazer teatral. Gosto muito dos artigos do Sr. Centurião, pois são bem claros e objetivos. É de uma linguagem esclarecedora, principalmente para quem está iniciando. E o teatro treinamento que é o foco da minha Cia,  está sempre representado em seus artigos. Boa leitura a todos. 
Por favor ao lerem comentem, pois gostaria de devolver uma impressão suas sobre os artigos ao professor. É muito importante, pois os artigos são publicados sem nenhum pagamento e estão aqui para o bem fazer de todos. 
Um abraço e boa leitura.
Alguns conceitos para se entender melhor o Teatro-treinamento
Para entendermos bem o que é teatro treinamento, precisamos entender melhor o que é teatro. Se você é um conhecedor dos mistérios do teatro, pule este artigo. Mas se você quer conhecer alguns conceitos fundamentais, vamos a duas definições:

Aristóteles: "A tragédia (o teatro) é a imitação da ação".
Na definição de Aristóteles, duas palavras-chave: imitação e ação.
Imitação indica simulação, cópia, alguma coisa que não é a coisa original, mas uma reprodução dela.
E a palavra ação, impregnada de tempo e movimento, sugere algo que se inicia, evolui e conclui, um acontecimento. Não foi por acaso que se desenvolveu uma forma cênica chamada happening.

Stanislavski: "O teatro é a representação da vida do espírito humano, ao vivo e em forma artística".
Em Stanislavski, quatro conceitos: representação, vida do espírito humano, ao vivo e forma artística.
Representação (re-presentar, tornar presente, repetir) traz a idéia de imitação previamente elaborada, de repetição da simulação.
A vida do espírito humano é, para Stanislavski, o escopo da representação. Sem dúvida, um conceito bastante amplo, universo no qual se inserem os nossos conflitos e contradições, fomes e medos e, sem dúvida, também o conhecimento, indissociável da vida do espírito humano.
Ao vivo - o teatro acontece no instante e no local onde é observado, o agente da representação e o seu observador estão no mesmo ambiente, na mesma hora. Não existe reprodução digital, fonográfica ou fotográfica da representação, que possa substituí-la. Essa característica diferencia o teatro das formas dramáticas projetadas, como o cinema e a televisão. A obra deixa de existir ao final da representação, não é possível apreciá-la depois. Quem não viu, visse.
Em forma artística, indica a pretensão do teatro a uma condição transcendente. A representação, além de re-tratar a vida do espírito humano ao vivo, deve receber tratamento estético elaborado. O teatro destina-se ao fruir estético, compartilhado entre quem assiste à ação imitada e quem a pratica. Daí a denominação espetáculo, que designa uma representação teatral e, genericamente, algo digno de se ver.

Ainda alguns conceitos básicos se fazem necessários:
Teatro - a palavra grega teatron designava o local destinado à acomodação das pessoas que assistiam à representação, nos anfiteatros. Literalmente, significa "lugar de onde se vê". Etimologicamente, o produto teatro é definido a partir do ponto de vista do consumidor.
Cena - a ação representada, em público, para ser apreciada. No teatro, todos os elementos são acessórios da cena, tudo deve convergir para que o impacto da ação representada sobre o observador seja máximo. Tal como todas as formas de arte, o teatro é linguagem. A cena é a síntese expressiva do teatro enquanto linguagem. É com este sentido que se encontra a palavra cena neste estudo.
Esta palavra também costuma ser empregada para designar partes de uma peça (ex.: a cena do balcão de Romeu e Julieta), ou o próprio espaço cênico (do grego skène - lugar onde se pratica a ação, palco), ou mesmo o cenário de uma peça. Para evitar confusões, diremos espaço cênico, palco, ou cenário. E quando nos referirmos a uma parte de uma peça, seremos explícitos.
Encenação - Sendo a cena a síntese expressiva do teatro, a encenação é a gramática da cena, o instrumental construtivo e analítico desta linguagem. Toda linguagem tem a sua gramática, que é o conjunto das convenções e elementos estruturais que a formam. O estudo da encenação compreende, portanto, o conhecimento de:
- convenções cênicas;
- estilos e tradições;
- elementos que compõem a cena.
Encenar - É empregar todos os componentes - o vocabulário - do teatro para a construção da cena, segundo regras gramaticais próprias, com objetivo de comunicar, sensorial e intelectualmente.
Ator - aquele que pratica a ação. Dentro da concepção grega, o celebrante do ritual.
Personagem - de persona, pessoa imaginária que é representada, imitada pelo ator. Ator, personagem e espectador são os elementos indispensáveis ao teatro. Se um deles não estiver presente, não há teatro. Todos os outros componentes são acessórios. Puristas discutem se personagem é termo feminino ou masculino. Por julgar a questão irrelevante, utilizaremos indistintamente o personagem ou a personagem.
Espectador - cúmplice do ator na representação. Sabe que se trata de uma imitação e reage como se estivesse diante da personagem a praticar a ação imaginada. De fato, a situação teatral é um jogo. O termo em inglês - "play" dá um bom indicativo. Como disse Peter Brook: "Uma peça é um jogo e um jogo é uma peça". Daí, talvez, a origem da expressão "pregar uma peça".
Peça - O termo é empregado tanto para designar um texto dramático quanto uma representação completa. Quando se pretende diferenciar, utiliza-se os termos texto e espetáculo, ou encenação. Uma peça é dividida em atos e cenas (ex.: a quarta cena do segundo ato).
Alberto Centurião
Fragmento do livro Teatro-treinamento, em fase de elaboração

Teatro Treinamento – A Linguagem

Alberto
Alberto Centurião Carvalho
Consultor de Marketing, O&M e RH, com experiência na coordenação e implantação programas de tre

 Centurião Carvalho
Consultor de Marketing, O&M e RH, com experiência na coordenação e implantação programas de treinamento.
Escritor.
Diretor, Ator e Autor teatral, estreou profissionalmente em 1970, tendo dirigido mais de duas dezenas de espetáculos.

Teatro é linguagem. Poderosa, com alto poder de síntese, rica de possibilidades estéticas e capaz de proporcionar impacto múltiplo e diversificado. Como toda linguagem, o Teatro tem gramática e vocabulário próprios e serve para comunicar qualquer conteúdo.
Não existem temas impossíveis para o teatro, assim como não existe uma temática preferencial. Política, religião, ciência, filosofia, ética, moral, o ridículo e as paixões humanas, o direito e a força, as razões pessoais e as razões de estado, a paz e a guerra, assuntos íntimos e públicos, individuais e coletivos, vêm sendo matéria do teatro há mais de dois mil e quinhentos anos.
Teatro é linguagem, assim como toda forma de expressão, artística ou não. Linguagem com códigos próprios, gramática própria e vocabulário específico, que se apropria do vocabulário de outras linguagens, utilizando-o dentro das suas próprias regras gramaticais. Por vocabulário, entendemos todos os elementos significantes (as palavras) de qualquer linguagem. Por exemplo a cor para a pintura, os movimentos para a dança, o espaço para a arquitetura etc.
Algumas características desta linguagem, entretanto, fazem dela um instrumento particularmente poderoso quando aplicado a qualquer programa educativo e, por extensão, de treinamento.
Assistir a uma peça de teatro, ou participar da ação dramática, é uma experiência diversa e diversificada. Diversa, porque foge ao padrão de vivência habitual, quotidiano. Diversificada, porque essa experiência expõe o indivíduo a um bombardeio de estímulos múltiplos e intensos, que raramente encontra em outras situações.
A atitude do indivíduo diante de uma peça, portanto, é de alerta. O nível de expectativa é sensivelmente mais alto do que o suscitado por qualquer atividade de treinamento convencional. O indivíduo tende a se manter num estado de prontidão, atento ao jogo, participando dele através da identificação, interagindo com os atores-personagens, seja ostensivamente, seja no silêncio de sua consciência e de suas emoções. O teatro gera um fato novo, uma quebra da rotina, que, aliada à diversão, potencializa o evento de treinamento, emprestando-lhe significado transcendente.
A possibilidade de apresentar cenas onde as situações se realizam, com as diversas personagens defendendo seus pontos de vista, proporciona ao teatro instrumentos muito eficazes para transmitir informação logicamente estruturada e desenvolver conceitos e idéias. O conflito, a analogia e a identificação são os principais recursos desse instrumental lógico.
Nada mais eficaz para explicar e demonstrar alguma idéia, do que fazer a coisa acontecer diante das pessoas. Observar a situação ocorrendo, presenciar o debate entre os pontos de vista conflitantes, conhecer cada uma das partes envolvidas e ter a oportunidade de identificar-se com elas, entendendo melhor os seus motivos e linhas de raciocínio, os valores e os sentimentos envolvidos. O teatro tem recursos ideais para proporcionar essa experiência.
A identificação despertada pela experiência teatral cria empatia com as personagens da cena e com as situações retratadas. Esta empatia gera aceitação e envolvimento com os conteúdos trabalhados, que são assimilados ao nível das emoções, além da razão.
Apresentar uma idéia, ou uma informação, vista por diferentes focos, por diferentes pessoas; fazer com ela ensaios e simulações, mergulhar nos sentimentos pessoais que desperta, esse é um milagre que o teatro pode realizar.
O potencial emotivo é maior do que em outras linguagens. A informação no teatro não é fria. Todo conteúdo veiculado através da cena viaja impregnado de emoção. Não se dissocia razão de emoção. Essa característica contribui para a superação de barreiras (defesas) emocionais e resistências psicológicas, ou mesmo ideológicas, aos temas tratados.
Através do jogo de identificação, o indivíduo se envolve emocionalmente, despojando-se de medos e preconceitos. A partir daí, feito uma criança, está disponível para a experiência. Entretanto, assim como a criança em seu jogo de faz-de-conta não perde a noção crítica das coisas, o espectador do teatro também permanece na posse de toda a sua capacidade intelectual, aguçada pelo alto nível de atenção. A visão crítica é preservada no teatro.
A experiência estética é significativa. A cena é objeto de fruir estético. A beleza está presente no teatro, proporcionando um nivel adicional de satisfação ao espectador. Bertolt Brecht, o mestre do teatro didático, autor de tantas peças didáticas, de propaganda ideológica, afirmou certa vez que "a função social do teatro é divertir". Antes de tudo, teatro é diversão, prazer. Assistir a uma peça é participar de um jogo prazeroso. E, divertindo, o teatro tem acesso irrestrito ao indivíduo.
Lembrando a definição de Stanislavski, que condiciona o teatro a "forma artística", concluímos que o fruir estético, mais do que um valor agregado, é via de acesso do teatro ao espectador. A expressão "assistir a uma peça" refere-se ao prazer de presenciar algo que vale a pena ser visto (e ouvido, e sentido).
Buscar uma forma artística não empresta por si só o status de obra de arte a qualquer representação teatral. Da mesma forma que nem toda pintura é arte, nem toda peça de teatro merece tal status. Muitas peças de teatro não alcançam a transcendência criativa e o nível de realização que caracterizam as obras de arte. Considero-as, com todo o respeito, peças de artesanato. Isso nada tem a ver, entretanto, com a temática e os objetivos da peça. Voltaremos ao assunto quando tratarmos do velho cisma entre arte pura e arte utilitária.
Ao atingir o espectador em três níveis - racional, emocional e estético, o teatro é capaz de gerar um registro muito mais consistente na sua memória. Esquece-se de um filme, um livro, um vídeo, uma aula. Mas não se esquece de uma peça de teatro. Mesmo quando não apreciada especialmente, uma peça de teatro é inesquecível. Certa vez, interrogado sobre o motivo por que se dedicava prioritariamente ao teatro e tão pouco ao cinema e à televisão, o ator Paulo Autran respondeu: "Porque eu me lembro de uma peça de teatro que assisti há dez anos e não me lembro de um filme que assisti há um ano, ou de um programa de televisão que assisti há uma semana."
Esta é uma característica do teatro, atingir em profundidade o espectador, criando uma experiência inesquecível. Transferido para um programa de treinamento, este fato resulta em alto índice de assimilação e retenção do conteúdo enfocado. Se duvida, faça uma rápida consulta à sua memória. Que peças você assistiu? Lembra-se de todas? Recorda-se de muitos detalhes? Peças assistidas há muitos anos estão obturadas à sua memória? Emoções são despertadas só de lembrar certa cena? Receio que sim. E dos livros que leu, lembra-se de todos, ou da maioria deles? Receio que não. Filmes? Provavelmente, menos ainda. Televisão? Quando? Na semana passada? Quem? Eu? Onde está Wally?
O poder de síntese da linguagem cênica é muito superior ao de outras linguagens. Ao lançar mão dos recursos expressivos (vocabulário) de todas as outras artes - literatura, pintura, escultura, música, dança, arquitetura - e incorporando ainda as novas tecnologias - projeção bi e tridimensional, iluminação, efeitos luminosos, sonoros e mecânicos - o teatro apodera-se de um vocabulário extremamente poderoso e adquire surpreendente poder de síntese, que permite a expressão de extenso conteúdo informativo em poucos minutos de cena.
Ao agregar elementos das outras artes, o Teatro atinge o espectador em três níveis, pois uma peça é algo para ser visto, ouvido e sentido. Como dizem os estudiosos de Programação Neurolingüística, trata-se de uma experiência total, que atinge o indivíduo pelos canais visual, auditivo e cinestésico (sensorial e intuitivo). Isto lhe permite comunicar, em curto espaço de tempo, um grande volume de informações. Dessa forma, uma peça de teatro equivale, em conteúdo, a pelo menos dez vezes mais tempo de treinamento convencional, com técnicas expositivas e vivenciais.
A presença do ser humano vivo em cena é o maior diferencial do teatro em relação ao cinema e ao vídeo, formas cênicas projetadas. As formas projetadas, bi ou tridimensionais, são frias, hipnóticas e, com exceção das transmissões ao vivo, previamente acabadas. A cena teatral é viva. O instante da criação é presenciado, proporcionando a experiência compartilhada entre ator e espectador, que se encontram num mesmo local, no mesmo instante. A relação interpessoal é possível no teatro. Stanislavski fala de "romper a quarta parede", estabelecendo-se o intercâmbio de energias psíquicas entre palco e platéia. Mesmo numa vídeo-conferência, a interação é restrita e não tem o potencial de integração proporcionado pelo teatro.
Mesmo quando elaborado previamente, o teatro sempre tem um componente improvisacional, abrindo-se para o inesperado. Não existem duas apresentações exatamente iguais de uma mesma peça. Improvisos e adaptações sempre são possíveis. Mais que isso, porém, a própria relação dos atores com os espectadores muda a cada sessão, pois se trata de uma troca emotiva e energética que depende das duas partes e do momento compartilhado. Esta abertura para o inesperado é um dos maiores encantos do teatro, constituindo-se em fator de atenção, interesse e registro mnemônico.
O filme, o vídeo, o quadro, a escultura, a música gravada, são obras concluídas, acabadas. Repetido mil vezes, um filme será sempre igual, salvo algum dano material ou acidente de projeção. No teatro, a repetição nunca será igual. Nisto reside parte do encantamento desta arte efêmera, que se perpetua em quem compartilhou o momento da criação.
Fazendo-se uma análise de custo x benefício de um espetáculo como evento de treinamento, pode-se verificar que o custo per capita é relativamente baixo. Isso porque uma apresentação teatral pode ser assistida por muito mais pessoas do que um treinamento convencional, sem perda de qualidade na assimilação. Além disso, por ser de curta duração, esta forma de treinamento terá impacto reduzido sobre a rotina de trabalho da empresa. 

Essa experiência a MÁSCARA CIA. DE TEATRO desenvolve desde 1996, quando iniciou seus trabalhos com As aventuras do Urbaninho com a STTU. Daí fomos para a Transportes Guanabara e ficamos durante quatro anos consecutivos desenvolvendo projetos de treinamento para os funcionários e coolaboradores da empresa.
A queda em evasção de renda fica em tornao de 42%, um indice elevadíssimo e muito positivo. Ale´m da guanabara trabalhamos com a Conceição, SETURN, PETROBRAS, Caixa e outras entidades importantes para o desenvolvimento da nossa cidade. 


O artigo do Centurião Carvalho é muito importante para quem quer trabalhar com teatro, pois mostra outros caminhos e dá a visão de como é vásto o campo pára o artista, apesar de ainda termos que combater preconceitos e outras formas de discriminação da arte.


Rosinaldo Luna

07/05/2011

Ministra na berlinda - No Congresso, no PT e entre os ativistas, crescem boatos sobre sua queda iminente

Andre Dusek/AE
Ana de Hollanda. Posições a respeito do Ecad ainda estão no centro da polêmica
"Uma pessoa não pode continuar no Ministério da Cultura para barrar uma política que já foi aprovada nas urnas. É isso que está em jogo. Se não existisse uma política construída, poderíamos ter um grau de tolerância maior (em relação à ministra), mas se ela achar que não pode conduzir essa política, deve ser substituída. Senão, pode acabar respingando na presidenta", disse o deputado José Nazareno Cardeal Fonteles, do PT do Piauí.

Fonteles assinou o manifesto que circula na internet, subscrito até ontem por mais de 2 mil pessoas, e que pede mudança urgente nos rumos do MinC. Nazareno integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Ontem, o deputado Alexandre Molon (PT-RJ) pediu uma audiência na Comissão de Educação e Cultura da Câmara para discutir as relações entre o MinC e o Ecad.

Os rumores sobre a queda de Ana de Hollanda tiveram o volume aumentado após revelações, pelo Estado e pelo jornal O Globo, de fraudes no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Ecad). A ministra manifestou-se abertamente, repetidas vezes, contra a fiscalização no órgão. O Globo chegou a divulgar emails de dirigentes do Ecad que se referem a uma certa "amiga do Ecad" no MinC.
Em Brasília, dois nomes já foram até cogitados publicamente para substituir Ana de Hollanda. Ambos são seus secretários: Marta Porto e Sérgio Mamberti. O primeiro surgiu no blog do jornalista Renato Rovai, que tem relações próximas no PT e edita a revista Forum. "Uma parte do setor petista que está no Ministério da Cultura tem conversado sobre o nome de Marta Porto, atual secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, para substituir a atual ministra Ana de Holanda", escreveu Rovai.

"Este blogue conversou com diferentes pessoas que foram consultadas sobre o que achavam da substituição. A articulação passa pela sala do presidente da Funarte, Antonio Grassi, que teria se convencido de que não está valendo à pena sustentar Ana de Holanda no cargo. Grassi, um dos principais articuladores do nome de Ana, discordou dela quando da retirada do Creative Commons do site do MinC, mas não levou o debate a público", finaliza o texto.
A contrariedade com a ministra também chegou ao Senado. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) diz que já há elementos suficientes para pedir uma CPI "sobre as relações do Ministério da Cultura com o Ecad", o que ele pretende fazer nos próximos dias. O senador Rodrigues pensa em inquirir a ministra sobre recente sabatina a que ela foi submetida no Congresso, na qual ela teria dito: "Vocês acham que a Dilma nomearia uma ministra com relações com o Ecad?" A se confirmar o conteúdo nos emails trocados entre dirigentes do Ecad, a ministra poderia ter mentido no plenário sobre suas relações com o órgão. "A gente parte do pressuposto de que o que é dito por um ministro de Estado é a verdade, mas o que ela disse não está combinando com os fatos que estão surgindo", afirmou.
Nota do MinC, ontem, dizia o seguinte: "Nessa reta de finalização do anteprojeto que atualiza a Lei de Direitos Autorais, é papel do MinC ter interlocução com todos os segmentos envolvidos no tema. Isso não significa, de maneira alguma, dar abertura para quaisquer tratativas que não as estritamente permitidas e recomendadas pela ética".
O ator José de Abreu, que manteve uma postura ponderada até alguns dias atrás, dizendo torcer pelo sucesso de Ana de Hollanda e de uma agenda positiva, já aderiu também ao movimento pela substituição da ministra. "Conversei com companheiros da base aliada. Parlamentares, membros dos partidos, ministros e ex-ministros. Refleti e cheguei a uma conclusão", disse o ator. "Na semana passada comuniquei à ministra que retirava meu apoio." Segundo Abreu, a Carta Aberta à Presidente Dilma já deveria ter circulado há dois meses, mas ele próprio pediu paciência aos militantes para segurar o documento.
Consultadas, fontes oficiais do MinC dizem considerar tudo uma boataria, plantada por interesses alheios ao debate que se trava no MinC neste momento. Mas os atos da ministra têm provocado reações imediatas. Nota do ministério desmentindo qualquer vinculação da pasta com o Ecad, ontem, indiretamente acusava a gestão anterior, de Juca Ferreira e Gilberto Gil, de não ter feito o debate sobre o direito autoral de forma transparente e democrática. Com isso, a grita contra Ana só fez crescer no Twitter.

A gaiola das Loucas


O Teatro Riachuelo recebe nesse mês de maio um dos maiores artistas do país. Miguel Falabela aterrisa em Natal com o espetáuclo A GAIOLA DAS LOUCAS, uma coméida premiadíssima e muito engraçada. Miguel com seu toque de midas, transformou a montagem em mais um socesso no eixo Rio/São paulo e se voce puder ver não se decepcionará certamente.

Rosinaldo Luna.

06/05/2011

Oratório de Nossa Senhora de Fatima


Atores do elenco do oratório

Elenco do Oratório prepara últimos detalhes

Quinta-feira, 05 de Maio de 2011, às 11h 59
A equipe da Fundação Parnamirim de Cultura prepara os últimos detalhes antes das apresentações do Oratório de Nossa Senhora Fátima. Nesta quinta-feira, as 150 pessoas que integram o elenco, entre atores, bailarinos, crianças e equipe técnica, participam do ensaio geral no Núcleo Belas Artes (galpão da Fundação) já com o novo figurino, a partir das 20h.
Na sexta-feira o grupo ensaia no palco que será montado na Praça da Paz de Deus, Centro. As apresentações do espetáculo serão nos dias 7 e 8 (sábado e domingo). 
Este ano o espetáculo foi intitulado “Oratório de Nossa Senhora de Fátima a História da Nossa Gente na Praça da Paz de Deus”.
De acordo com o diretor geral da peça, Lindemberg Farias, o objetivo é mostrar como Nossa Senhora de Fátima se tornou padroeira de Parnamirim, fazer com que os moradores reflitam sobre a importância da paróquia para a cidade, relembrar os primeiros padres do município, as primeiras catequistas, além de contar a história das aparições da Virgem Fátima aos três pastorinhos em Portugal.
Além dos atores da Fundação Parnamirim de Cultura, também integram o espetáculo,  pessoas da comunidade e da paróquia. O texto é do dramaturgo Véscio Lisboa e a trilha sonora é de Nilson Eloy.


Pupurri: Beco da Quarentena: Resistência Cultural

Pupurri: Beco da Quarentena: Resistência Cultural: "Por Clotilde Tavares Ontem eu participei de um evento que me deixou alegre, cheia de energia e esperançosa em relação à força da cult..."

04/05/2011

Amar verbo intransitivo







Se os olhares se cruzarem e neste momento,
houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta:
pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa ...

Se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça:
Deus te mandou um presente divino - o amor.

Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca
receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem
mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um para o outro ...

Se você conseguir, em pensamento,
sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado ...

Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a
outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura,
que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida ...

Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo estando ela de pijamas velhos,
chinelos de dedo e cabelos emaranhados ...

Se você não consegue trabalhar direito o dia todo,
ansioso pelo encontro que está marcado para a noite ...

Se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma,
um futuro sem a pessoa ao seu lado ...
É o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva.

Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e,
mesmo assim tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela ...

Se você preferir morrer, antes de ver a outra partindo ...
É o amor que chegou na sua vida !

Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia
o deixem cego para a melhor coisa da vida:
muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida,
mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.
Ou, às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais,
deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.

Preste atenção nos sinais e não deixe que as loucuras do dia-a-dia
o deixem cego para a melhor coisa da vida:
O amor ... 

Carlos Drumond de Andrade

Amar, verbo intransitivo.

Osama/Obama


Após dez anos de buscas e gastos altissimos do dinheiro público americano, o governo conseguiu(?) matar Osama Bin Laden o grande terrorista(?) Será?
Bom, tudo é uma questão de ótica. Será que o grande terrorista é o Al Kaeda ou os EUA, que invade países mundo a fora, comete atrocidades em nome do tio Sam e fica por isso mesmo? Será que se os atentados de 11 de setembro tivessem ocorrido em outro lugar, do terceiro mundo prinmcipalmente, os Estados Unidos teriam se empenhado tanto em combater o terror? Pois esses mesmos terroristas compram armas fabricadas e vendidas pelos EUA. E quantos inocentes não foram massacrados e quantas meninas e meninos não foram mortos, violentados e humilhados pelas "forças de paz" americanas?
Apesar de nãos aprovar as atirudes dos grupos terroristas, não posso ficar alienado às coisas. Os EUA são também terroristas e o Obama agora é o homem mais perigoso do mundo. Porém Bin Laden mesmo morto deixou o mundo morrendo de medo. Que Deus perdoe seus pecados se for possível!.
Mas uma dúvida? Osama foi mesmo assassinado ou isto é um golpe de marketing para elevar o índice de popularidade o presidente americano às vésperas de uma eleição?
Sei não viu?!

Rosinaldo Luna

02/05/2011

Mathias Van Keulen




Mathias VAn Keulen, personalidade holandêsa qeu de nome ao forte dos reis magos durante o período da invasão holandesa e é um personagem retratado no filme Nova Amsterdâ. O filme será rodade em Julho sobre a direção do cineaste Edson Soares.

Nova Amsterdâ

Locações do Nava Amsterdâ.

O Cineaste Edson Soares está em campo visitando as locações de seu novo filme que será rodade apartir de junho. Veja que lindo local.

Fundação Telefônica abre edital para projetos culturais

Maio é um mês interessante para o produtor cultural. Nesse mês costuma, além de novenas dedicadas à Maria Santíssima, eclodirem os varios editais de incentivo à cultua. A Fundação Telefônica acaba de abrir edital que pretende assistir jovens e adolescêntes. Os interessados podem começar a construir seus projetos.



A Fundação Telefônica lançou nesta quarta-feira (27/4) seu primeiro edital para seleção de projetos na área cultural. O objetivo é apoiar iniciativas que beneficiem crianças e adolescentes de modo a democratizar o acesso à cultura digital, bem como promover o protagonismo juvenil, incentivando tanto o consumo quanto a produção de obras e conteúdos em meios digitais. As inscrições estarão abertas até 30 de junho.

O lançamento marca um alinhamento da área de Arte e Tecnologia à estratégia central da Fundação. “O foco da instituição é contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e nós sentíamos falta de uma ação que, por meio do acesso ao conhecimento, pudesse facilitar o consumo de bens culturais, um elemento essencial para a formação desse público”, afirma Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. O executivo destaca que há carência de projetos culturais ligados à tecnologia que promovam a inserção do público infantojuvenil.

O edital vai selecionar projetos e artistas vinculados à tecnologia, que sejam inovadores em termos de linguagem, interatividade, criatividade ou forma de distribuição de seus conteúdos. A apresentação de propostas ou contrapartidas educativas, que promovam o acesso à cultura digital e o protagonismo sociocultural do público infantil, adolescente e jovem, será especialmente valorizada durante a seleção.

Os projetos devem estar inscritos na Lei Rouanet, de incentivo à cultura, nas áreas de Artes Visuais, Integradas, Cênicas, Audiovisual, Humanidades, Música ou Patrimônio Cultural, em diferentes modalidades, que vão desde mostras e concursos até e-books, vídeos, curtas-metragens, documentários, espetáculos com projeções e experiências multimídias, entre outros.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.fundacaotelefonica.org.br e são gratuitas.

Poderão ser inscritos projetos de pequeno, médio e grande porte, que solicitem um valor de até R$ 500 mil, cuja data de realização seja entre julho de 2011 e junho de 2012.

01/05/2011

GRANDE MACARRONADA DO NICA

Um evento cultural e gastronômico irá embalar São Paulo do Potengi nos domínios dos sabores. Uma promoção do chef Nicanor Ribeiro, no espaço do forró promete reunir o sabor do prato Italiano com, as cores do povo nordestino embalada pelo som do nosso foró. Todos devem prestigiar.


Tribuna do Norte | Arte em debate

Tribuna do Norte | Arte em debate

30/04/2011

Tribuna do Norte | "Acho que viver de música é difícil em qualquer lugar", diz Rejane Luna

Tribuna do Norte | "Acho que viver de música é difícil em qualquer lugar", diz Rejane Luna

Para pensar!


Delegados na II Conferência Estadualde Cultura, Rosinaldo Luna, Stefani Campos, Gilvan e o novo Representante do MInc no Nordeste, Fàbio Lima.

Estou preocupado com a parada brusca que o movimento cultural está sofrendo. Durante o governo do presidente Luna, principalmente nos dois últimos anos, o processo de discussão em todo do fazer artístico foi acirradíssimo, fazendo com que muitos de nós acreditássemos piamente que ‘agora sim, vai ser verdade, vou poder sonhar em viver da minha arte’, porém agora estou na dúvida. Tudo parou as conferências, as reuniões, os encontros não estão mais sendo divulgados. Pior ainda aqui no snosso estado, parece que cultura não tem realmente importância e que os gestores das entidades culturais estão lá pelo único motivo de ser agregado político de algum político.
Será que isto procede? Não, sei, nós já tivemos administradores de teatro que eram aletriciasta, colunista social, e outros especialistas que tinham muito a acrescentar, mas que não eram sequer admiradores da arte. Lembro que na segunda conferência estadual de c ultura que aconteceu em 2009, saímos de lá com a certeza que estaríamos em maio nvametne discutindo o resultado das propostas priorizadas na conferência estadual. Nunca, nunca mesmo houve sequer um contato, uma intenção de realizá-la.
Os editais de apoio a cultura, nem pensar. Você acesa o site do ministério da cultura, e vai ver que a maioria dos estados estão sim com seus editais durante todo o ano. Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, e até Sergipe, um estado com um território menor que o nosso está lá, propondo ao artista que apresente projeto, pois têm patrocínios par tais propostas. No Rio Grande do Norte é uma vergonha, não tem edital e quando acontece fica como o Festival Agosto, onde o pagamento dos cachês para serem realizados é um deus nos acuda o pagamento dos pontos de culturas, outra dor de cabeça. Ou seja, nossos gestores não estão ou não querem compromisso com a cultura, e que certamente o cargo, a pompa de ser diretor de um órgão cultural, é só mais um cargo sem a responsabilidade em desenvolver o que propõe o cargo.
No âmbito nacional não é diferente, parou tudo. Até os cursos em parceria com FGV, estão parados. Eu estou esperando há um tempo que aconteça o segundo momento da oficina de nivelamento em gestão e elaboração de projetos realizado pela FGV e o MInc. Até agora não veio nenhum comunicado além do que avisava sobre a suspensão do curso até segunda ordem, basta saber quem dá a segunda ordem. Uma pena, pois para nós artistas é imprescindível esse tipo de aperfeiçoamento.
Esta ausência faz artistas como Diana Fontes, Costa Filho, ficarem com seus projetos correndo o risco de não irem ao ar por falta de patrocínio.
Tenho contatos com produtores de todo o Brasil, e todos estão com patrocinadores ávidos por projetos para patrocinar, porém, quando vem pro RN nenhum empresário se interessa! Será que não é a hora de os gestores e nós artistas propormos uma conversa, um fórum, conferência um bate papo com esses empresários para mostrarmos o quanto é importante e que o mercado cultural é muito rentável?
Acredito que todo artista já passou pela sensação de estar pedindo esmolas, e muitas vezes desrespeitados pelos empresários menos sensíveis?
Então pergunto, será que o artista potiguar é menos importante que os seus compatriotas? Ou somos uma classe desorganizada e egoísta que vivemos trancadas dentro de nossas próprias armaduras?
Só podemos mudar esse cenário quando o artista reunido, forçar o poder público a além de investir, der a resposta para nossas necessidades.
Não é cabível um estado onde inaugura-se um teatro onde o artista local não pode entrar. O teatro Riachuelo é a maior agressão ao artista potiguar por ser tão inacessível. O Conselho Estadual de Cultura e Municipal também, não existem? È preciso que essas entidades entrem em defesa do artista. Tenho um pensamento que diz o seguinte: Todo empreendimento comercial aonde venha a existir três salas de cinema que uma destas salas seja um espaço para cine-teatro, eonde forem projetadas acima de quatro salas de cinema, exista um teatro, e que essas empresas ofereçam propostas para a de formação de platéia em conjunto com os conselhos e artistas da terra.
É injusto para todos nós que um espetáculo com a qualidade do Dolores da Cláudia Magalhães e o Isaac Galvão, talvez não suba ao palco do Riachuelo, mas que um grupo de comédia stand AP, venha aqui, sem cenário, sem maiores despesas e cobrem ingressos caríssimos, enquanto nós sofremos para colocar um espetáculo a R$ 20,00 no TCP ou no TAM, e que mesmo assim não dá público. Espetáculos de qualidade superiores a muitos que vem do eixo Rio e São Paulo não encontram espaços para suas apresentações.
Gostaria de propor uma conversa para cobrar tudo isto dos gestores. Quem acompanha o PNC, sabe que as propostas existem e são viável, o vale cultura, os editais, a mais cultura tudo propõe uma qualidade e movimentação para o artista. E isto tem um tempo para estar funcionando plenamente, é 2018. Neste ano todo o sistema deve estar funcionando e atendendo às necessidades do artista e do povo. Mas se não nos movimentarmos, o governo irá fiar parado no tempo e na elaboração de projetos que visem a aumentar ou criar impostos para financiar a corrupção e pagar as mordomias dos políticos e nós continuaremos à margem.

Pensemos nisso.


Rosinaldo Luna




Eu quero a sorte de uma amor tranquilo
Com sabor de fruta mordida.
Nós na batida,
No embalo da rede
Matando a Sede na saliva.

Cazuza.
By
Rosinaldo Luna

29/04/2011

Libertem Ai Weiwei!

Avisem aos amigos, compartilhem nas comunidades e vamos assim romper a barreira do governo chinês que arbitrariamente prende o mais importante artista da atualidade e sumiu com o mesmo. Nem a família, nem seus advogaods sabem do paradeiro apesar de o governo ser obrigdo por lei em comunicar o paradeiro de presos na china.
è importante que todos nós artistas criemos uma corrente contra a censura, contra a ditadura de grupos do poder que abusivametne tomam nossos destinos nas nmãos e manipulam vidas em nome do poder.
Vejam que no oriente méido os governos autoritários estão caindo, o povo está querendo liberdade, de expressão, de ir e vir e de expresar sua arte.

"Temeroso pelos protestos pró-democracia que têm varrido o mundo, o governo tem reprimido centenas de artistas, intelectuais, estudantes e cidadãos chineses críticos ao governo. Mas ao redor do mundo, artistas e amantes da arte começaram a se manifestar em solidariedade a Ai.

A elite chinesa é uma grande consumidora de arte contemporânea, e está planejando uma grande feira de arte em Beijing. Se artistas e galerias internacionais permanecerem distantes da China até que Ai seja libertado, eles atingirão o regime. Vamos construir uma onda global massiva de apoio para que os principais artistas e galerias parem de exibir suas obras na China até que Ai Weiwei seja libertado. Nós entregaremos a petição na próxima Bienal de Veneza e em outras mostras."

Obs: O artigo está circulando na internet e faz parte de uma campanha que pretende pressionar o governo chinês a libertar o artista.

Rosinaldo Luna.

Um casamento de príncipe.




Perfeição e detalhes, essa é a tônica inglesa. Desde a pontualidade britânica, folclórica e conhecida em todo o mundo aos protocolos seguidos à risca. O tempo rigorosamente seguido, minutos, segundos, nos dá a sensação de respeito e compromisso com o povo.
Nenhum atraso, nem os segundos que a princesa Diana atrasou renovaram-se no casamento do Príncipe William, ou melhor, tudo foi diferente. Tudo mais clean e sóbrio, e principalmente mais elegante.
Lembro ainda de algum detalhe do casamento da Diana, começando pelo vestido elegante e sóbrio. Perfeito.
A Rainha demonstrando um semblante tão lindo que até aprece minha avó. Deu vontade de dar um abraço e pedir colo. Se não fossem os protocolos acho que ela seria uma avó maravilhosa, dessas que sentam no chão com os netinhos e viram os bichinhos das estórias infantis.

Agora os chapéus... Vou te contar, será que as mulheres inglesas pensam que as alegorias usadas no casamento é bonito? Tão extravagantes que nem no carnaval do rio se acha cabeças de passistas tão extravagantes. Os das netas da rainha que o diga.

A cumplicidade entre os noivos, principalmente o príncipe, é outro aspecto que destoa dos pais dele. Enquanto Diana tinha cara de quem estava indo à forca, o que não foi diferente para ela, a princesa Katharine, manteve-se altiva, tranqüila e linda. Outro detalhe, os dois formam um casal lindíssimo, enquanto que a feiúra do príncipe Charles destoava com a beleza da princesa Diana. A gente pôde ver que o príncipe está apaixonado, está nos olhares que dirigia a ela.
Mas os protocolos são muitos e acho que é preciso fazer uma faculdade de formação para serem príncipes e princesas. Até o aceno é controlado. A mão não pode ficar muito acima do ombro, a Rainha não pode cantar os hinos da igreja, etc, etc, etc... A princesa não vai poder chorar em público, não usar o cabelo solto nem jogar banco imobiliário e tem que andar sempre dois passos atrás do marido. Se a rainha não estiver com fome ninguém come, pois não se pode iniciar a refeição antes da Rainha e nem continuar comendo após a mesma parar de comer, ou seja, se ela não for com sua cara você morre de fome, uma tortura.
Outro protocolo intrigante, a princesa tem obrigatoriamente que trocar de roupa três vezes por dia e não pode repetir nenhuma peça. Bom, sobre a obrigatoriedade dsicute-se, pois Diana descumpriu várias vezes. Bom, em se falando de Diana tudo era desobediência e quebra de protocolo, pois trocou de parceiro sexual algumas vezes, mesmo casada com o príncipe Charlie.
Mas no fim das contas todos nós meros mortais gostaríamos de seu príncipe ou princesa ao menos por um dia, afinal esse imaginário preenche nossas fantasias desde a infância. Elegemos o par ideal de príncipe encantado ou a princesa dos meus sonhos, Jesus Cristo como Rei dos Reis, e estamos em pleno século XXI venerando a mais popular monarquia do mundo. Somos mais de dois bilhões de pessoas acompanhando pela TV ou internet o casamento da realiza, um sucesso de público e crítica.
E agora mais de um milhão de pessoas estão em frente aos portões do palácio de Buckingham somente para ver o beijo real, pois na igreja o noivo não pode beijar a noiva, mas todo mundo espera o momento especial no balcão do palácio. O buquê da noiva não é jogado para os convidados, mas depositado no memorial dos soldados mortos. O beijo tão esperado saiu com forma de selinho com direito a repeteco, este um pouquinho mais demorado coroado com um vôo razante dos aviões da real força aérea britânica que tradicionalmente saúda os noivos. Agora o casal vai morar em uma ilha nos país de Gales onde o príncipe Willian trabalha como piloto de elicóptero de resgato na força aérea.
Enfim, casaram-se, foi lindo e o povo inglês está de parabéns pelo casal elegante e belo que hoje representa.
Portando a filha de casal de aeronautas hoje recebeu o titulo de duquesa de Cambridge. E eu estive lá, na cerimônia, só não fui convidado para a recepção no castelo de Bachingan, mas o Obama não foi convidado nem pra cerimônia.



Rosinaldo Luna.

26/04/2011

Teatro em São Paulo do Potengi


É complicado falar. Mas fazer teatro na terrinha de maneira séria é muito difícil. Claro que nos últimos tempos  novas idéias estão surgindo e que de alguma forma contribuirá para o retorno do movimetno cultural no município.

A companheira Ester conseguiu aprovar dois projetos culturais e assim aos poucos o movimento retomará o seu lugar. A cidade novamente deverá sofrer um "bum" e relembrar os áureos tempos do Grupo Raízes.
Por outro lado, o professor Wallace está montando trabalho de teatro educativo sobre a dengue em parceria do Jhonatas Farias, que escreveu o texto, montará e apresentará por esses dias.
Eu havia dito que não mais falaria de cultura em São Paulo do Potengi, mas acho qeu vale a pena divulgar que apesar da falta de interesse dos gestores, o povo está se mobilizando.
Em relação à cultura desenvolvida pelo governo local, conheço e dou meu aplauso para a Secretaria de Ação Social que vem sempre contribuindo com espetáculos, mas está na hora de realizar espetáculos de verdade para atrair gente, gerar emprego e renda e divulgar o nome da cidade.

Sem pretencionismos, Nova Gerusalém era apnas um pedaço de chão seco, como quase toda o semi-árido, e um visionário achou qeu alí no meio da caatinga, aquela imensidão seca podria transformar ser o cenário de uma grande fonte de renda e está ai.

Nova Jerusalém, o maior teatro a céu aberto do mundo, nordestino e forte como o nosso povo. Então porque São Paulo do Potengi tem que ter apenas movimento isolados e tímidos do fazer cultual?
A terra de Antonio Aleixo, do Maestro Tiãozinho, do mestre Esmerino Cassimiro e do F. Silva, merece ser mais bem cuidada o olhada com carinho. Espero que com os novos mecanismos de incentivo esse povo consiga procuzir cultura de qaualidade.
Vamos torcer e esperar.
À todos um Bom Espetáculo.

RosinaldoLuna

Teatro


Vamos ao teatro.
Todos ao teatro .

Amar


Só quem conhece a dor de amor
Sabe realmente o qeu é amar.

Nota oficial divulgada por Chico César:


Quero transcrever aqui a nota oficial divulgada pelo Chico César sobre a polêmica de não contratar artistas e bandas para tocarem o São João da Paraiba, e veja se ele não está coberto de razão. Chamam-o de intolerante, e outras coisas mais,  com a inteligência de um grande mestre, que ele é, divulgou nota que diz o seguinte:

Leia nota oficial divulgada por Chico César:
Tem sido distorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição. São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava "Zezé, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver".
Intolerância é excluir da programação do rádio paraibano (concessão pública) durante o ano inteiro, artistas como Parrá, Baixinho do Pandeiro, Cátia de França, Zabé da Loca, Escurinho, Beto Brito, Dejinha de Monteiro, Livardo Alves, Pinto do Acordeon, Mestre Fuba, Vital Farias, Biliu de Campina, Fuba de Taperoá, Sandra Belê e excluí-los de novo na hora em que se deve celebrar a música regional e a cultura popular”.
Secretário de Estado da Cultura – Chico César

Esse é um baixinho que merece estar onde está, e se a pressão política não conseguir convencer o governador a exonerá-lo, a política tem disso, está igualmente de parabens.  Chega de pornofonia, chega de bandas de um só vocalista e de tanta vulgaridade ,m letras, em dança e em tudo.
Parabéns Grande Chico César.


Rosinaldo Luna

25/04/2011

Que bommmm!

Tantas visitas na páscoa, que bom. Ador receber os amigos, porém escrevam aqlguma coisa, falem para saber que esteve me visitando ok? Comentem, podem criticar claro.

21/04/2011

Já passamos de mil visitas


Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Pois é, o blog já passou de mil visitas. Que felicidade, porém ainda está faltando comentários galera. Apesar de não pretender muita coisa com isso, gostrtia de saber a opinião de voces sobre as coisas qeu blogo ok?  Então comentem powwww. Um abraço e muiot obrigado ok?!

Rosinaldo Luna

Paixão de Cristo

Foto retirada da matéria da Tribuna do Norte

                    
Ainda me emociono com a estória do Jesus Cristo. Sempre. Ontem à noite fui assistir a estréia da paixão contada elos atores da Fundação Parnamirim de Cultura. E mais uma vez me emocionei. Não pela interpretação, pois ainda são muito inexperientes, porém dentre todos aqueles meninos e meninas que corajosamente subiram ao palco tem alguns talentos por lapidar. Afinal, valeu minha noite. A estória é maravilhosa, simplesmente o homem méis inteligente da terra continua a emocionar e angariar seguidores em todo planeta por todos esses milênios.            
                     Dá pra ver perfeitamente o poder podre da “igreja”, da política, principalmente o poder do o povo sobre o estado e o perigo que é uma massa manipulada. Parece até papo de político de esquerda, mas foi exatamente isso que aconteceu. Uma massa ignorante manipulada por meia dúzia de sumos sacerdotes escrotos, que temiam única e exclusivamente perderem seus postos quando do advento de um novo rei. Coroado ou não.
                     O povo estava nas ruas pedindo reformas contra um governo ditatorial, que massacrava o povo e exaltava a burguesia, ops! Já vimos isso em algum lugar?! E o espertíssimo Poncio Pilatos resolve lavar as mãos pela vida do Jesus passando à massa o poder de decidir sobre a vida e a morte do nazareno. Tudo que o povo quer o poder, com isso o astucioso governador de Jerusalém dá o que o povo pede a inda sai como um homem generoso e sem culpa pela morte de mais um inocente.
                     Porém, o Jesus é preso, chicoteado, e crucificado na cruz, a mais terrível maneira de morrer já inventada pelo homem. Foi assim, com “coroa de rei” que Jesus Cristo faleceu, numa tortura insuportável, numa humilhação terrível e como um marginal. Tudo isso em nome do estado e do poder.
                     Bom, mas deixando o fator política, volto-me ao fato do mito. Por ser criado na religião católica, acredito que Jesus Cristo é filho de Deus, e que Deus existe. Não sei a forma que ele tem, nem como ele se manifesta, porém creio muito no filho de Deus. Por vários motivos, e quando vejo a páscoa se aproximando costumo procurar ver os vários espetáculos encenados sobre a morte e ressurreição. Emociono-me sempre. Ontem levei meu filho de três anos para assistir comigo, e foi muito interessante, aquela estória tão forte e comovente, tão adulta conseguiu prender a atenção dele por todo o tempo. Ficamos La os dois inebriados pelo roteiro e ele todo o tempo perguntando quem eram aqueles homens, porque prenderam o papai do céu, porque estavam pregando ele naquela cruz. Isto mostra que em qualquer idade é possível entender a estória da vida de Jesus e muito bem.
                     Em relação ao espetáculo em si, gostei. Não teria como ser diferente. Os meninos estão fazendo as primeiras oficinas de teatro na Fundação Parnamirim de Cultura, e estão muito verdinhos. Mas tem alguns que se sobressaem. O Cristo moderno e sem barba, aparentemente bem mais jovem conseguiu em alguns momentos emocionar. Detalhes deixaram a desejar, mas nada que comprometesse o resultado final.
                     Porém sou meio alegorista. Acho que com um pouco de criatividade, daria para deixar alguns figurinos com aspécto de luxo. Os sacerdotes do tempo poderiam sem mais pomposos, o figurino do Herodes também. Com elementos vivos, escravos, odaliscas, tudo bem marcadinho ficaria lindo. Mas vale também entender que o tempo de montagem foi mínimo, um pouco mais ou menos de um mês. Muito pouco.
                     Bom o fato é que o espetáculo aconteceu com dignidade, e o Ramon, o diretor do espetáculo está de parabéns pelo feito. Agora, cabe à fundação investir mais nos seus espetáculos. É preciso que os gestores vejam a cultura com fonte de renda e atração para o turismo. Quando todos passarem a ver a arte com esta ótica tudo será diferente.
                     Por enquanto, parabéns aos atores e técnicos por realizarem uma Paixão de Cristo, com dignidade, e conservando o historia do maior homem que a humanidade já conheceu o Jesus Cristo, o salvador do mundo. A todos o meu aplauso.

Rosinaldo Luna.