Este é o Blog do ator Rosinaldo Luna Neste espaço todos podem comentar, criticar e enviar mensagens. Aqui queremos desenvolver um novo modo de comunicação e divulgação de tudo que acontece na cultura do povo potiguar, portanto enviem seus comentarios e artigos que divulgaremos. Enviem suas fotos e material de divulgação que será democraticamente devulgado. Um grande abraço e sejam bem vindos.. Rosinaldo Luna
05/05/2013
03/05/2013
As Facetas de Hamlet por Patrício Jr.
Foto: Fábio Lima |
Ponderamos
bem o pouco tempo que tínhamos para a montagem, refletimos que para adentrarmos
em um processo colaborativo de construção dramatúrgica, necessitaríamos de um
tempo bem maior e com a possível presença do autor em alguns momentos,
hajavista a vida ocupada de Patrício Jr. e o pouco tempo que tínhamos,
resolvemos ser textocêntricos! Talvez, a primeiro momento tenhamos estranhado
um pouco, mas nos adaptamos muito bem e rapidamente. Chegamos a conclusão que o
Facetas não perderia sua essência ao tomar esta atitude, a nossa estética,
também irresponsável (no bom sentido da palavra) dialogava diretamente com o
texto, e sabíamos que a mesma apareceria com muita força no trabalho.
Passada
a decisão do textocentrismo, fomos a definição da linha do trabalho. Já há um
tempo estamos buscando a investigação com o trabalho do Palhaço Popular e com
vontade levar para as ruas de nosso bairro. Então, para casarmos o nosso desejo
com a montagem do Jovens Escribas em Cena, procuramos abordar o texto com essa
estética do palhaço desbocado e descomprometido com padrões éticos, e que, no
fim das contas, acabaram se relacionando muito bem entre si.
Monique
Oliveira coordenou os trabalhos de preparação de corpo e de aproximação com o
universo do Palhaço. Definimos o espaço Cênico como um Picadeiro em forma de
Arena e construído com tatames vermelhos. Passamos por um processo de imersão
no texto, apreendendo-o e na prática de sala tentando dar a nossa dinâmica ao
mesmo. Enxertamos nossos “cacos” nos momentos em que o texto dava brecha para
tal. Suprimimos algumas ações e citações que achamos desnecessárias, e/ou que
não se encaixavam no discurso do nosso Grupo. Tentamos ser bem fiéis as
rubricas e as indicações de Cenas propostas pelo autor, e fizemos do processo
uma grande brincadeira. E este clima de festa perdurou até os momentos antes da
apresentação, onde buscamos relações com as outras encenações já apresentadas
(do Grupo Clowns de Shakespeare e da Cia Bololô), como o peito nu de Ofélia que
foi interpretada por um homem (Omar Sena) e tinha uma relação direta com a Encenação
dos Clowns e o resto do Frango Assado deixado na cozinha do Barracão Clowns
pela Bololô e que havia sido utilizado em cena no dia anterior pelo mesmo
Grupo, referências que foram para a Cena e que lembram as intervenções que os
palhaços fazem ao chegar na cidade e incorporam coisas do lugar à dramaturgia
do espetáculo. Além de Omar Sena (Ofélia), estiveram em cena Enio Cavalcante
(Rei Cláudio), Giovanna Araújo (Rainha) e este que vos escreve e que atende
pelo nome de Rodrigo Bico (Hamlet), fizemos o elenco desta encenação ácida,
burlesca e sarcástica. E que levantou em nosso Grupo o grande desejo de
reapresentá-la em outras ocasiões. Da Direção Coletiva nós não conseguimos
escapar.
Fica
aqui o agradecimento pelo convite, que reitera uma parceria já duradoura entre
Clowns e Facetas e que nos aproximou dessa nova Cia que surge com muita força e
responsabilidade que é a Bololô. E também a grande alegria de encenar um texto
deste Jovem Escriba, que nos possibilitou um grande desafio e uma importante
reflexão a cerca dessa coisa que chamamos de Processo Colaborativo.
Rodrigo
Bico
Ator
e Diretor do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras HistóriasSolar Teatral com "A Ida ao Teatro"
O Solar Bela Vista, do SESI/RN, estreia esta sexta, 05/04, o Solar Teatral, uma parceria com a Rede Potiguar de Teatro que possibilitará a exibição, a cada primeira sexta-feira do mês, de espetáculos teatrais gratuitos abertos à população.
A estreia se dará com o o espetáculo A ida ao Teatro, uma divertida história de Karl Valentin, adaptada pelo Grupo de Teatro “Facetas, Mutretas e Outras Histórias...”, onde as cobranças mútuas e as frustrações da vida conjugal são colocadas em questionamento, levando o espectador ao riso e a reflexão sobre a teia das relações humanas.
Aproveite mais esse atividade cultural gratuita oferecida pelo SESI/RN. Os espetáculos entram na grade fixa da programação do Solar Bela Vista a partir deste mês de abril. Em maio teremos o Espetáculo "Pobres de Marré" do Grupo Carmim.
29/04/2013
CALENDÁRIO DE OFICINAS - Oficinas de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura
Confira aqui a programação completa:
Mato Grosso (MT) Cuiabá – 13 A 15 de março
Mato Grosso do Sul (MS) Campo Grande – 20 a 22 de março
Roraima (RR) Boa Vista – 26 a 28 de março
Goiás (GO) Goiânia – 03 a 05 de Abril
Amapá (AP) Macapá – 10 a 12 de abril
Tocantis (TO) Palmas – 17 a 19 de abril
Pernanbuco (PE) Recife – 24 a 26 de abril
Rio Grande do Norte (RN) Natal – 08 A 10 de Maio
Bahia (BA) Salvador – 15 a 17 de maio
Ceará (CE) Fortaleza – 22 a 24 de maio
Maranhão (MA) São Luiz -27 A 29 de maio
Rio de Janeiro/Espírito Santo (RJ) – Rio de Janeiro – 05 a 07 de junho
São Paulo (SP) São Paulo – 12 a 14 de junho
Minas Gerais (MG) Belo Horizonte – 19 a 21 de junho
Rio grande do Sul (RS) Porto Alegre – 26 a 28 de junho
Santa Catarina (SC) Florianópolis – 03 a 05 de julho
Paraná (PR) Curitiba – 10 a 12 de julho
Oficinas de implementação serão realizadas pelo MinC em todas as regiões do Brasil
Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura
O Ministério da Cultura (MinC) realizará
Oficinas de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura
em todas as regiões do país. Sob a coordenação da Secretaria de
Articulação Institucional (SAI/MinC), os encontros começam nesta
quarta-feira, 13 de março, e seguem até o mês de julho, com previsão de
capacitação de 569 gestores.
A oficina desta quarta-feira será
realizada em Cuiabá, no Mato Grosso, no Deville Cuiabá (Avenida Isaac
Póvoas, 1.000), com duração até o dia 15.
Em todo o país serão implementadas 17
oficinas para capacitar os agentes culturais para a implementação de
Sistemas de Cultura em estados e municípios.
A partir do Acordo de Cooperação
Federativa assinado com o MinC, os entes se comprometem a criar e a
estruturar os Sistemas de Cultura e seus componentes (órgão gestor,
conselho de política cultural, conferências, comissão intergestores,
plano de cultura, sistema de financiamento da cultura, sistema de
informações e indicadores culturais, programa de formação na área da
cultura e sistemas setoriais).
Confira a programação elaborada para cada região.
Metodologia
Cada oficina apresentará os conceitos,
princípios e componentes do Sistema Nacional de Cultura (SNC), por meio
de metodologia de palestras e debates com mediação e utilização de
exercícios práticos sobre planejamento de atividades para a construção
dos sistemas. O material didático referente às oficinas será
disponibilizado pelo MinC em apostilas e também em formato digital.
Os encontros terão duração de três dias e
as atividades serão ministradas por equipe de servidores da SAI/MinC,
em colaboração com as Representações Regionais do Ministério e
colaboradores dos governos estaduais e municipais. As oficinas serão
analisadas por consultores da Unesco.
Para o diretor de Programas Integrados e
Sistema Nacional de Cultura do MinC, Bernardo Novais da Mata Machado, a
“inclusão do SNC à Constituição Nacional pede a aceleração da efetiva
implementação dos sistemas nacional, estaduais e municipais”.
Recentemente, o SNC passou a fazer parte do arcabouço jurídico
brasileiro com a promulgação da Emenda Constitucional nº 71/2012.
Até o momento, 23 estados, o Distrito
Federal e 1.515 municípios assinaram o Acordo de Cooperação Federativa.
Destes, cerca de 800 municípios já cumpriram todas as fases de
formalização do acordo iniciando o processo de construção dos seus
Sistemas de Cultura.
SNC
O SNC é um modelo de gestão e promoção
conjunta de políticas públicas de Cultura, pactuadas entre os entes da
Federação e a sociedade civil. Esse novo mecanismo assegura a
transparência e o controle social do setor cultural, a partir da
implementação de Conselhos de Política Cultural, Conferências de Cultura
e outras formas de participação de produtores culturais e da comunidade
em geral.
Prêmio Culturas Populares
Período de inscrições foi prorrogado. Interessados poderão se inscrever até 5 de julho
As inscrições para o Prêmio Culturas Populares 2012, que terminariam em abril, foram prorrogadas para até o dia 5 de
julho. Aberto em novembro do ano passado, o edital é desenvolvido pelo
Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da
Diversidade Cultural (SCDC). A prorrogação do prazo está disposta na
Portaria nº 9, publicada na edição desta segunda-feira, 25, do Diário Oficial da União (seção 1, página 25).Nesta edição do prêmio, a homenagem é direcionada ao ator, produtor e cineasta Amácio Mazzaropi, nascido em São Paulo em 9 de abril de 1912. O concurso selecionará 350 candidatos, incluindo o homenageado. Serão escolhidos Mestres (170 prêmios), Grupos/Comunidades (170 prêmios) e Mestres in memoriam (10 prêmios). O investimento total é de R$ 5 milhões.
O Prêmio tem como objetivo reconhecer a atuação de Mestres e Grupos/Comunidades responsáveis por iniciativas exemplares que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras. Também poderão participar projetos que desenvolvam atividades de retomada de práticas populares em processo de esquecimento e difusão das expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem.
As inscrições poderão ser realizadas pela internet, por meio do Sistema SalicWeb, ou por via postal, sendo necessário, em ambos os casos, encaminhar a documentação e anexos exigidos pelo Edital.
Entre na página da SCDC, leia a matéria na íntegra e acesse o Edital e todos os anexos.
(Ascom/MinC)
(Fonte: SCDC/MinC)
Cultura nordestina em debate.
Audiência pública vai discutir resgate da cultura nordestina no RN
A deputada estadual Márcia Maia (PSB-RN) promove no próximo dia 07 de
maio, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, às 14 horas, uma
audiência pública para tratar do resgate da cultura nordestina através
dos festejos juninos no Rio Grande do Norte.
Não apenas no estado, mas em toda a região Nordeste, os festejos juninos
acontecem nos meses de junho e julho com festivais de quadrilhas
tradicionais, estilizadas e com arraiás de rua, evento que mobiliza os
diversos seguimentos da sociedade para uma prática cultural que
evidencia os artistas locais e valoriza a cultura popular.
Além dos representantes de grupos juninos da capital e de todas as
regiões do estado, representantes de municípios e do Governo do RN
também foram convidados para ampliar o debate em favor do incentivo à
cultura popular nordestina.
“É necessário que o Governo do Estado apoie essas iniciativas de forma
consistente para o fortalecimento da identidade cultural do nosso povo. A
continuidade dessas atividades passa por esse apoio e, por isso,
queremos trazer esta discussão para a Casa Legislativa a fim de
encontrar alternativas com tal propósito”, afirmou a parlamentar
pessebista.
Fonte: Blog do Robson Pires.
28/04/2013
Alimento para a alma
O Vale-Cultura é a primeira política pública governamental a pôr na mão do trabalhador um recurso para o consumo cultural
O alimento para a alma é a ocupação do Ministério da Cultura.
Três projetos estruturantes no Legislativo, um projeto de 360 CEUs das Artes e Esportes, a recuperação e digitalização do acervo dos nossos principais museus e da Biblioteca Nacional, o início do Museu Afro Brasileiro, em Brasília, para contar a história do nosso povo e uma articulação para potencializar nosso "soft power" no exterior são as pautas do "alimento".
Na última semana como senadora, fui relatora do Sistema Nacional da Cultura, e o aprovamos. No terceiro mês como ministra, trabalhamos a aprovação do Vale-Cultura (VC), que conquistamos. Agora, na Câmara, o Procultura, substituto --para melhor-- da Lei Rouanet.
O VC é a primeira política pública governamental a pôr na mão do trabalhador um recurso voltado para o consumo cultural.
Silvia é comerciária em Belo Horizonte, Carlos é operário em São Paulo, Joaquim é funcionário dos Correios em Belém, e Ruth, cabeleireira em Maceió. Todos querem ter acesso ao cartão magnético com os R$ 50 do VC. Poderão? Sim, se ganharem até cinco salários mínimos e se suas empresas aderirem.
Estarão habilitadas as empresas que têm lucro real (com desconto de Imposto de Renda até 1%) e as tributadas pelo "lucro presumido". Estas não terão incentivo fiscal, mas não serão tributadas nestes R$ 50, que poderão ser utilizados para adquirir ingressos de cinema, teatro, museus, shows, livros, CDs, DVDs, instrumentos musicais, entre outros produtos culturais.
Essa inclusão permitirá que padarias, cabeleireiros, lojas, pequenas e médias empresas possam entrar. O instigante é que não temos a mais leve ideia de em que ou como o povo vai escolher gastar este dinheiro.
O impacto do VC será para duas pontas: para aqueles que dificilmente têm acesso ao consumo cultural e na produção cultural.
Com a sua aprovação, o programa beneficiará diretamente até 18 milhões de brasileiros e tem potencial de injeção de até R$ 11 bilhões por ano na economia nacional, gerando renda e emprego. Neste primeiro ano, calculamos que serão injetados R$ 300 milhões.
Estamos cientes das dificuldades no Norte e Nordeste. Empresas são menos numerosas e a produção cultural tem menos ofertas. As pesquisas do Ibope e da Fundação Perseu Abramo têm mostrado essa carência de equipamentos culturais. São 89% os municípios com menos de 50 mil habitantes. A maioria deles não tem cinema, muito menos museu ou teatro. Poucos têm livraria.
A partir dessa constatação, o ministério investirá em editais para que circos possam ser aparelhados para apresentar teatro e cinema, para que a nova Lei Rouanet --o Procultura-- dê pontos para isenção fiscal a espetáculos itinerantes e em projetos que privilegiem os locais mais carentes culturalmente.
Temos conversado com prefeitos para incentivarem as livrarias e cinemas de suas cidades assim como para que fortaleçam a produção cultural já existente.
A expansão e o investimento nos Pontos de Cultura (excelente criação de Gilberto Gil que dá condição de trabalho cultural para grupos sem estrutura) também fazem parte desta articulação.
Com apoio da Câmara de Gestão da Presidência, o ministério se moderniza, atua nas suas instituições coligadas --sete, entre elas a Ancine, hoje com a tarefa e os recursos para fazer o cinema brasileiro e o setor audiovisual acontecerem na TV e no mundo. Dilma deixará um legado estruturante, além de uma marca na cultura nacional.
MARTA SUPLICY, 68, ministra da Cultura, foi prefeita de São Paulo (2001-2004), ministra do Turismo (2007-2008) e senadora (2011-2012)
Fonte: Folha de São Paulo27/04/2013
Foi Ariano Suassuna quem disse!
O texto abaixo foi copíado descaradamente de um post que está rolando no facebook e que eu concordo plena e totalmente. Lembro-me de uma música do Genival Lacerda,"Ele tá de olho", Lançada há algum tempo atrás e que era uma assinte aos bons costumes. À época, era impensado um repertório "fuleramentoso" tão escroto como o de hoje. Bom, me incomoda muito ver meninas dançando ao som de músics tipo, mulher rolêra, e outra pérolas do FORRUIM cearense, que junto com seus cantores de única voz e cabelos de cahpinha invadiram a tv e nossas casas. Mas deixemos que o mestre dê sua própia impressão sobre o "movimento muiscal brasileiro"
Rosinaldo Luna
Ariano Suassuna falando do forró atual...
‘Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!’. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma plateia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são ‘gaia’, ‘cabaré’, e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.
Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.
Porém o culpado desta ‘desculhambação’ não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando- se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de ‘forró’, parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.
Aqui o que se autodenomina ‘forró estilizado’ continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem ‘rapariga na plateia’, alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é ‘É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!’, alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.
Ariano Suassuna
‘Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!’. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma plateia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são ‘gaia’, ‘cabaré’, e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.
Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.
Porém o culpado desta ‘desculhambação’ não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando- se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de ‘forró’, parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.
Aqui o que se autodenomina ‘forró estilizado’ continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem ‘rapariga na plateia’, alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é ‘É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!’, alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.
Ariano Suassuna
UM BREVE HISTÓRICO DO TEATRO DE BONECOS
O teatro de bonecos teve sua origem na mais remota antiguidade.
Acredita-se que os primitivos encantavam-se com suas sombras movendo-se nas paredes, nessa época as mães teriam desenvolvido o TEATRO DE DEDOS, projetando, com as mãos sombras diversas nas paredes para distrair os filhos.
Com o passar do tempo, os homens começaram a modelar bonecos de barro, sem movimentos a princípio. Mais tarde conseguiram articular a cabeça e os membros dos bonecos, para, a seguir fazer representações com eles.
Na Índia, China e Jawa, também eram realizados teatro de bonecos. Os Egípcios ensinavam espetáculos sagrados nos quais
a divindade falava e era representada por uma figura articulada.
Na Grécia antiga os bonecos articulados tinham, além da importância cultural, conotações religiosas. O Império romano assimilou da cultura grega o teatro de bonecos, que rapidamente
se espalhou pela Europa.
Na idade média, os bonecos eram utilizados nas doutrinações religiosas e apresentadas em feiras populares. Houve um período em que os integrantes desses grupos de teatro foram muito
perseguidos porque representavam personagens que faziam críticas as autoridades religiosas.
Na Itália, o boneco mais conhecido foi o MACEUS, que antecedeu o POLICHINELO. Na Turquia havia o KARAGÓZ, na Grécia, as ATALANAS, na Alemanha, o KASPER, na Rússia, o PRETUSKA, em Jawa, o WAYANG, na Espanha, o CRISTÓVAM, na Inglaterra, o PUNCH,
na França, o GUINHOL, no Brasil, o MAMULENGO.
Todos esses bonecos, de poucos recursos técnicos mas com grande possibilidades expressivas, possuem algo em comum: A irreverência, a espontaneidade, a não submissão ao estabelecido, a comicidade e por vezes, a crueldade. Na América os fantoches foram trazidos pelos colonizadores.
Entretanto, os nativos já confeccionavam bonecos articulados, que imitavam movimentos de homens e animais. Depois da primeira guerra, as marionetes foram difundidas pelo mundo introduzidas nas escolas, principalmente na Checoslováquia e nos Estados
Unidos.
No Brasil, os bonecos começaram a ser utilizados em representações no século XVI. No tempo dos vice-reis eram muito apreciados. Foi no nordeste que o teatro de bonecos apareceu com destaque, principalmente em Pernambuco, onde até hoje é tradição. É o teatro MAMULENGO, rico em situações cômicas e satíricas.
A muito tempo grupos vem se esforçando para desenvolver o teatro de bonecos no Brasil, mas só a partir de meados do século passado os resultados começaram a aparecer. Nos últimos anos, o teatro de bonecos tomou grande impulso em nosso País, com o aperfeiçoamento da atuação dos grupos. Esses grupos além de apresentarem seus trabalhos, desenvolve oficinas do gênero e festivais de teatro de animação, tendo como apoio e reconhecimento como forma de cultura e arte por parte da secretarias de cultura e cooperativas de teatro.
FONTE: TEATRO CRISTÃO
Acredita-se que os primitivos encantavam-se com suas sombras movendo-se nas paredes, nessa época as mães teriam desenvolvido o TEATRO DE DEDOS, projetando, com as mãos sombras diversas nas paredes para distrair os filhos.
Com o passar do tempo, os homens começaram a modelar bonecos de barro, sem movimentos a princípio. Mais tarde conseguiram articular a cabeça e os membros dos bonecos, para, a seguir fazer representações com eles.
Na Índia, China e Jawa, também eram realizados teatro de bonecos. Os Egípcios ensinavam espetáculos sagrados nos quais
a divindade falava e era representada por uma figura articulada.
Na Grécia antiga os bonecos articulados tinham, além da importância cultural, conotações religiosas. O Império romano assimilou da cultura grega o teatro de bonecos, que rapidamente
se espalhou pela Europa.
Na idade média, os bonecos eram utilizados nas doutrinações religiosas e apresentadas em feiras populares. Houve um período em que os integrantes desses grupos de teatro foram muito
perseguidos porque representavam personagens que faziam críticas as autoridades religiosas.
Na Itália, o boneco mais conhecido foi o MACEUS, que antecedeu o POLICHINELO. Na Turquia havia o KARAGÓZ, na Grécia, as ATALANAS, na Alemanha, o KASPER, na Rússia, o PRETUSKA, em Jawa, o WAYANG, na Espanha, o CRISTÓVAM, na Inglaterra, o PUNCH,
na França, o GUINHOL, no Brasil, o MAMULENGO.
Todos esses bonecos, de poucos recursos técnicos mas com grande possibilidades expressivas, possuem algo em comum: A irreverência, a espontaneidade, a não submissão ao estabelecido, a comicidade e por vezes, a crueldade. Na América os fantoches foram trazidos pelos colonizadores.
Entretanto, os nativos já confeccionavam bonecos articulados, que imitavam movimentos de homens e animais. Depois da primeira guerra, as marionetes foram difundidas pelo mundo introduzidas nas escolas, principalmente na Checoslováquia e nos Estados
Unidos.
No Brasil, os bonecos começaram a ser utilizados em representações no século XVI. No tempo dos vice-reis eram muito apreciados. Foi no nordeste que o teatro de bonecos apareceu com destaque, principalmente em Pernambuco, onde até hoje é tradição. É o teatro MAMULENGO, rico em situações cômicas e satíricas.
A muito tempo grupos vem se esforçando para desenvolver o teatro de bonecos no Brasil, mas só a partir de meados do século passado os resultados começaram a aparecer. Nos últimos anos, o teatro de bonecos tomou grande impulso em nosso País, com o aperfeiçoamento da atuação dos grupos. Esses grupos além de apresentarem seus trabalhos, desenvolve oficinas do gênero e festivais de teatro de animação, tendo como apoio e reconhecimento como forma de cultura e arte por parte da secretarias de cultura e cooperativas de teatro.
FONTE: TEATRO CRISTÃO
MANIPULAÇÃO DE FANTOCHES
O
boneco é um objeto inanimado até que o manipulador lhe dá vida. Essa
vida é expressa pelo modo como o manipulador manipula o seu boneco. Essa
é a maneira a se considerar em dar
vida a um boneco.
Para primeiro dominar a técnica de manipulação de bonecos, é necessário que o ator conheça os movimento de suas mãos antes de começar a trabalhar com o boneco em si. Conhecer o movimento de cada dedo, movimentar o pulso e criar ritmos em cada movimento. Feito isso o ator-manipulador estará adquirindo percepção e domínio do movimento das mãos, educando-as para adquirir o máximo de sincronismo e naturalidade quando estiver interpretando com o fantoche.
Podemos observar que as nossas mãos estão em constante movimento ( Juntamente com os braços e o corpo ), com elas também nos comunicamos através de gestos, ora demonstrando algo, ora expressando um sentimento. Antes de começarmos a trabalhar a parte da manipulação, vamos primeiro trabalhar o corpo e a voz, conhecer a postura correta de se manipular um boneco.Para isso começaremos com exercícios básicos de aquecimento físico, alongamento e relaxamento para o corpo e braços.
1. Mantenha-se em pé, coluna reta com os braços paralelo ao corpo.
2. Respire e solte o ar por duas vezes.
3. Passe o braço direito por cima da cabeça e segure o rosto do lado esquerdo e puxe inclinando a cabeça para o direito. Faça o mesmo procedimento com o braço esquerdo passando-o por cima da cabeça e segure o rosto do lado direito e puxe inclinando a
cabeça para a esquerda.
4. Movimente a cabeça para cima e para baixo, para os lados.
5. Relaxe a cabeça e agora gire os ombros 8 vezes para frente e para trás.
6. Relaxe os ombros e agora gire os braços oito vezes para frente e para trás.
7. Estique os braços para frente alongando-os e solte relaxando, repita quatro vezes.
8. Coloque os braços ao lado do corpo e apertando-os ao sovaco, tente fazer o movimento como se tivesse batendo asas, mas somente do cotovelo até as mãos, faça com rapidez e depois solte e relaxe, repita por quatro vezes.
9. Inspire e expire. Agora respire ofegante e lentamente usando sempre o diafragma.
10. Faça um aquecimento de coluna.
Primeiro desça a cabeça; depois o peito ; barriga ; cintura; quadris; coxa; enrolando o corpo até o chão. Permaneça por um momento, conte até cinco vá desenrolando o corpo subindo por último a cabeça. Repita o movimento por três vezes.
11- Trabalhe os pés. Fazendo movimento para cima e para baixo. Agora faça movimento em círculo por cinco vezes, para dentro e para fora. Faça o mesmo exercício só que agora com os joelhos.
12- Respire e repita o exercício 9.
13- Estique os braços para frente com as mãos abertas como se fosse um sinal de pare.
Fonte: Teatro Cristão.
Os Perigos de Vitória
O espetáculo infantil volta ao palco da Casa
da Ribeira. A peça conta a história de uma menina que descobre, um dia
antes do seu 12º aniversário, que os pais fizeram uma negociata na sua
infância e a prometeram à Tirana Drago para ser escrava numa mina de
ouro. Desesperada, Vitória inicia uma jornada para enfrentar a Tirana e
evitar que seja mais uma escrava dessa mina. No caminho, ela se depara
com obstáculos e guardiões. Coisas terríveis e maravilhosas acontecem
nos caminhos escolhidos por Vitória.
O elenco é formado pelos atores Hugo Ferreira, Glacyane Azevedo, Jociel Luis, Luana Vencerlau e Marina Chuva, selecionados por meio do edital Cena Aberta Formação. Ao longo de quatro meses, eles foram conduzidos por uma equipe de profissionais reconhecidos na área teatral da cidade, responsáveis por criar e desenvolver, através de processo colaborativo, um espetáculo de teatro para crianças.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Henrique Fontes
Assistente de Direção: Quitéria Kelly
Dramaturgia: Clotilde Tavares
Cenário, figurino e desenho de luz: João Marcelino
Aderecista: André Ferreira
Trilha Original: Luiz Gadelha
Preparadora vocal: Heliana Pinheiro
Preparadora corporal e direção de movimento: Ana Cláudia Viana
O elenco é formado pelos atores Hugo Ferreira, Glacyane Azevedo, Jociel Luis, Luana Vencerlau e Marina Chuva, selecionados por meio do edital Cena Aberta Formação. Ao longo de quatro meses, eles foram conduzidos por uma equipe de profissionais reconhecidos na área teatral da cidade, responsáveis por criar e desenvolver, através de processo colaborativo, um espetáculo de teatro para crianças.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Henrique Fontes
Assistente de Direção: Quitéria Kelly
Dramaturgia: Clotilde Tavares
Cenário, figurino e desenho de luz: João Marcelino
Aderecista: André Ferreira
Trilha Original: Luiz Gadelha
Preparadora vocal: Heliana Pinheiro
Preparadora corporal e direção de movimento: Ana Cláudia Viana
Oficina de Pinhole em Natal
No próximo domingo, a Aphoto vai realizar uma “Oficina
de Pinhole”, usando latas de leite em pó como câmera fotográfica. A técnica Pinhole
é secular (Pinhole significa buraco de agulha), remonta do início da fotografia
quando não havia equipamentos sofisticados para capturar a luz.
A “Oficina de Pinhole” vai facilitar a compreensão
dos princípios elementares da ótica como refração e difração da luz, além de
contribuir para a educação do olhar e estimular a criação de imagens a partir
do aproveitamento de novos métodos da criação fotográfica.
SERVIÇO
Oficina de Pinhole
Data
| 28 de abril (domingo)
Local
| Parque das Dunas (Mãe Terra)
Horário
| 09h00
Valor
| R$ 10,00
Informes
| 84 8896-5436
A
inscrição é feita na hora do evento. A taxa de inscrição é para custear os
materiais de revelação das fotografias.
Solenidade de lançamento oficial dos Agentes de Leitura do RN acontece no próximo dia 1º com grande passeio ciclístico por Natal
Consolidando o Programa
Agentes de Leitura e chegando a sua etapa final, a Secretaria Extraordinária de
Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) e a Secretaria do Estado da
Educação e da Cultura (SEEC) promoverão no dia 01 de maio, a partir das 8h30, solenidade
de assinatura do Termo de Cooperação Técnico Financeiro e entrega dos 50 mil
livros, bicicletas, camisetas, mochilas e bonés aos jovens
selecionados, que após capacitação estão prontos para começarem o seu
importante trabalho de “bibliotecas móveis” e disseminadores da leitura nos
seus 41 municípios de origem.
O projeto abrange 41 municípios
do Estado do RN. São 550 agentes em todo o Estado mobilizando um acervo de 50
mil exemplares nos próximos 12 meses, levando livro e estimulando a leitura de
porta em porta, nos bairros, nas praças, escolas em todas as comunidades. E,
para a solenidade de entrega dos kits com livros e bicicletas, haverá um grande
passeio ciclístico, pelas ruas de Natal, celebrando o momento tão importante e
o Dia do Trabalhador, com a participação dos jovens selecionados no projeto,
saindo do Corpo de Bombeiros, na Av. Prudente de Morais, e chegando na Praça
Cívica, onde acontecerá a assinatura Termo de Cooperação Técnico Financeiro.
Os jovens selecionados serão
recebidos em Natal já na terça-feira, 30, no qual ficarão hospedados no Centro
de Ação Integrada à Criança – Caic de Lagoa Nova e terão palestras e atividades
culturais, de preparação para o grande dia de assinatura de seus contratos, que
darão início a esse importante trabalho, que em muito acrescentará para o
crescimento e desenvolvimento da literatura em nosso Estado.
Lançado no primeiro semestre de
2012, o programa, que ocorre em co-parceria entre o Governo Federal e Governo
Estadual, contemplou jovens e adultos com idade entre 18 e 29 anos, que em
breve devem iniciar as atividades objetivando o acesso à leitura e a
socialização de comunidades excluídas da sociedade, com baixo índice de
desenvolvimento humano e educação. E, para serem capacitados os agentes tiveram
um semana de treinamento com professores capacitados, tornando-os aptos a
levarem às famílias de baixa renda a leitura e, assim, incentivar e ampliar a
leitura e diminuir os índices de analfabetismo no nosso Estado.
26/04/2013
DVD da ‘MDNA Tour’, de Madonna, deverá ser lançado em maio
Madonna
anda trabalhando no tão alardeado “Projeto Secreto”, esse último mês. Entretanto,
isso não será empecilho para o lançamento do registro oficial de sua mais
recente turnê, a “MDNA Tour”, no próximo
mês de maio.
O DVD/Blue-Ray do show foi
captado em Miami, em novembro de 2012, antes dos shows da cantora no Brasil, que
passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Com direção de Stéphane Sennour e Danny Tull, responsáveis pelos DVDs da “Sticky & Sweet Tour”, “Confessions
Tour” e dos filmes “W.E.”, e “I Am Because We Are”, provavelmente o
material trará algum documentário bônus e clipes do disco MDNA.
CANNES 2013 | Divulgada lista de filmes concorrentes no festival
A
organização da 66ª edição do Festival de cinema de Cannes divulgou a lista com
os concorrentes para o ano de 2013.
Entre
os diretores indicados, temos Joele
Ethan Coen (Onde os Fracos Não Têm
Vez), Roman Polanski (O Escritor Fantasma), Steven Soderberg (Terapia de Risco) e Sophia
Coppola (Encontro e Desencontros).
A
atriz e ícone cult Audrey Tautou (Amélie Poulain) será a apresentadora da
festa, que terá Steven Spielberg
como Presidente do júri.
Agendado
para acontecer entre os dias 15 e 26 de maio, o Festival contará com “O Grande
Gatsby”, de Baz Luhrmann, como filme de abertura, e “Zulu”, de Jérome Salle no
encerramento.
Confira
a lista de indicados a 66ª edição do Festival de cinema de Cannes:
Em Competição:
Un Château en Italie
- Valeria Bruni-Tedeschi
Inside Llewyn Davis - Joel e Ethan Coen
Michael Kohlhaas - Arnaud Despallières
Jimmy P. (Psychotherapy of a Plains Indian) - Arnaud Desplechin
Heli - Amat Escalante
Le Passé - Asghar Farhadi
The Immigrant - James Gray
Grisgris - Mahamat-Saleh Haroun
Tian Zhu Ding - Jia Zhangke
Soshite Chichi Ni Naru - Kore-Eda Hirokazu
La Vie D'Adèle - Abdellatif Kechiche
Wara No Tate - Takashi Miike
Jeune et Jolie - François Ozon
Nebraska - Alexander Payne
La Vénus à La Fourrure - Roman Polanski
Behind The Candelabra - Steven Soderbergh
La Grande Bellezza - Paolo Sorrentino
Borgman - Alex Van Warmerdam
Only God Forgives - Nicolas Winding Refn
Inside Llewyn Davis - Joel e Ethan Coen
Michael Kohlhaas - Arnaud Despallières
Jimmy P. (Psychotherapy of a Plains Indian) - Arnaud Desplechin
Heli - Amat Escalante
Le Passé - Asghar Farhadi
The Immigrant - James Gray
Grisgris - Mahamat-Saleh Haroun
Tian Zhu Ding - Jia Zhangke
Soshite Chichi Ni Naru - Kore-Eda Hirokazu
La Vie D'Adèle - Abdellatif Kechiche
Wara No Tate - Takashi Miike
Jeune et Jolie - François Ozon
Nebraska - Alexander Payne
La Vénus à La Fourrure - Roman Polanski
Behind The Candelabra - Steven Soderbergh
La Grande Bellezza - Paolo Sorrentino
Borgman - Alex Van Warmerdam
Only God Forgives - Nicolas Winding Refn
Um Certo Olhar:
Bling Ring - A Gangue de
Hollywood - Sofia Coppola
Omar - Hany Abu-Assad
Death March - Adolfo Alix Jr.
Fruitvale Station - Ryan Coogler
Les Salauds - Claire Denis
Norte, Hangganan Ng Kasaysayan - Lav Diaz
As I Lay Dying - James Franco
Miele - Valeria Golino
L'Inconnu du Lac - Alain Guiraudie
Bends - Flora Lau
L'Image Manquante - Rithy Panh
La Jaula de Oro - Diego Quemada-Diez
Anonymous - Mohammad Rasoulof
Sarah Préfère La Course - Chloé Robichaud
Grand Central - Rebecca Zlotowski
Omar - Hany Abu-Assad
Death March - Adolfo Alix Jr.
Fruitvale Station - Ryan Coogler
Les Salauds - Claire Denis
Norte, Hangganan Ng Kasaysayan - Lav Diaz
As I Lay Dying - James Franco
Miele - Valeria Golino
L'Inconnu du Lac - Alain Guiraudie
Bends - Flora Lau
L'Image Manquante - Rithy Panh
La Jaula de Oro - Diego Quemada-Diez
Anonymous - Mohammad Rasoulof
Sarah Préfère La Course - Chloé Robichaud
Grand Central - Rebecca Zlotowski
Fora de Competição:
All is Lost - J.C. Chandor
Blood Ties - Guillaume Canet
Blood Ties - Guillaume Canet
Exibições à
Meia-noite:
Monsoon Shootout - Amit Kumar
Blind Detective - Johnnie To
Blind Detective - Johnnie To
Tributo a Jerry
Lewis:
Max Rose
- Daniel Noah
Exibições Especiais:
Muhammad Ali's Greatest Fight - Stephen Frears
Stop The Pounding Heart - Roberto Minervini
Week end of a Champion - Roman Polanski
Seduced and Abandoned - James Toback
Otdat Konci - Taisia Igumentseva
Stop The Pounding Heart - Roberto Minervini
Week end of a Champion - Roman Polanski
Seduced and Abandoned - James Toback
Otdat Konci - Taisia Igumentseva
Sessão de Gala - Tributo à Índia:
Faroeste Caboclo | Filme se encontra em fase de finalização
O blog da O2 Filmes divulgou
uma matéria informando aos fãs do Legião
Urbana que o longa baseado na famosa música “Faroeste Caboclo” se encontra em fase de finalização.
O colorista Luciano Foca e o diretor Renê Sampaio junto a sua equipe, vêm
dando os retoques finais ao material.
Oblivion | Novo filme de Tom Cruise estreia liderando as bilheterias brasileira
Com um público de mais de
315 mil expectadores, o novo filme de Tom
Cruise, “Oblivion”, estreou nos
cinemas nacionais no topo do ranking dos mais vistos, superando a animação “Os Croods”, que antes dominava a
preferência do público.
O longa fala sobre o
pós-apocalíptico e traz o herói Jack Harper (Cruise), responsável pela
manutenção dos equipamentos de segurança na terra, como protagonista, anos após
a destruição do planeta pelos alienígenas. Poucos dias antes de finalizar seu
trabalho no planeta, o rapaz conhece uma mulher em uma espaçonave, que vai
mostrar uma nova visão a respeito do que realmente ocorreu no passado.
Sob direção e roteiro de Joseph Kosinski (Tron – O Legado), o projeto vem sendo pensado há oito anos, quando
o cineasta aportou em Los Angeles.
Trazendo Olga Kurylenko (Amor Pleno),
Melissa Leo (Invasão à Casa Branca), Nicolaj
Coster-Waldau (Mama) e Morgan Freeman (Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge), o filme tem a missão de
trazer Tom Cruise (Encontro Explosivo) novamente ao topo
das bilheterias mundiais.
Será que o veterano consegue?25/04/2013
Cher | Novo álbum de inéditas pode contar com dueto com Christina Aguilera
Depois de dividirem a cena
no musical “Burlesque”, as
atrizes/cantoras Christina Aguilera
e Cher poderão voltar em novo dueto
no novo disco de estúdio da veterana do show bizz.
Segundo alguns sites de
entretenimento, o material, já finalizado, deverá chegar as lojas ainda em 2013
com as participações de Lady Gaga, Pink, Jak Shears e Aguilera.
Possivelmente o primeiro
single será o da faixa “The Greatest
Thing”, dueto com Gaga, confirmado no ano passado por Cher.
Esse será o primeiro álbum
de inéditas da cantora de 66 anos desde 2001, e deverá acompanhar uma nova
turnê mundial.
24/04/2013
Ponto Zzero - Seu blog de cultura Pop: Oblivion | Novo filme de Tom Cruise estreia lidera...
Ponto Zzero - Seu blog de cultura Pop: Oblivion | Novo filme de Tom Cruise estreia lidera...: Com um público de mais de 315 mil expectadores, o novo filme de Tom Cruise , “ Oblivion ”, estreou nos cinemas nacionais no topo do ra...
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