Foto: Comitê Estadual de Cultura do RN |
Conferência Livre de Música segue até sexta-feira com programação gratuita
Evento reúne artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais em debates sobre políticas públicas e valorização da produção autoral potiguar.
A Conferência Livre de Música, uma iniciativa do Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte em parceria com a Rede Potiguar de Música, segue até sexta-feira (4) em Natal com programação gratuita. O evento é realizado em três espaços culturais da capital: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado e TECEsol.
Voltada para artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais, a conferência promove debates sobre políticas públicas, valorização da produção autoral e sustentabilidade da cadeia produtiva da música no estado. A proposta é fortalecer redes, ampliar estratégias de articulação e discutir caminhos mais justos para quem vive da música no Rio Grande do Norte.
No primeiro dia, a cerimônia de abertura e a mesa “Cultura Musical no Rio Grande do Norte” deram o tom das reflexões sobre a música como expressão artística, ferramenta de resistência, identidade coletiva e ativo econômico. A programação segue ao longo da semana com mesas temáticas, rodas de conversa e atrações culturais.
Para Rodrigo Bico, coordenador geral do Comitê Estadual de Cultura do RN, a conferência é uma oportunidade de articulação e construção coletiva: “Hoje é um pontapé inicial para a gente ouvir também gestores públicos, o Escritório Estadual do MinC, a nossa Secretária de Cultura do RN, e nos próximos dias vamos aprofundar mais com temáticas mais específicas, estimulando a auto-organização do setor, fazendo com que a gente consiga sair desse encontro com uma pauta de ações voltadas para a música do RN, onde o comitê possa dar suporte e estimular cada vez mais a participação social.”
Em fala, Ana Morena (Combo Cultural DoSol), destacou a importância de criar outros mecanismos além dos editais. “A gente precisa criar mecanismos que nos deem, minimamente, algum suporte para a circulação da nossa música, da nossa cultura. Falo de ações que podem funcionar em paralelo aos grandes editais – e não precisam ser grandes estruturas, nem investimentos gigantescos –, mas que sejam contínuas. Hoje, vemos muitas iniciativas pontuais, que até são bacanas, mas não se sustentam.Imagina o potencial que existe quando sociedade civil e políticas públicas caminham juntas, pensando possibilidades reais, construindo caminhos viáveis”, destaca.
À tarde, às 14h, ocorre a mesa “Por que o Rádio não Toca?”, dedicada a debater os desafios enfrentados por artistas autorais potiguares no sistema de radiodifusão local, com nomes como Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira, com mediação de Abner Moabe.
Ainda no mesmo dia, às 16h, será realizado um espaço de auto-organização do segmento da música, em formato de roda de conversa, voltado à articulação de estratégias coletivas, direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor. O dia se encerra com uma atração cultural às 21h, no Bardallos Comida & Arte, com show da cantora Tiquinha Rodrigues.
A conferência se despede na sexta-feira (4), às 19h, no TECEsol, com exibição de clipes potiguares e em seguida, a “Palestra Sonora - concerto imersivo”, em que os músicos Esso Alencar e Iury Matias apresentam versões personalizadas para canções de Babal, Carlos Zens, Chico Elion, Gilson Vieira, dentre outros, mostrando a riqueza criativa destes e outros compositores e incentivando uma maior apreciação destas obras no presente para promover um melhor alcance junto ao público atual. A Palestra contará com participação especial de Bárbara Cristina.
Conferência Livre de Música é uma ação do Comitê de Cultura do RN, coordenado pelo Grupo Facetas, Casarão da Poesia e Companhia Cultural Ciranduís, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio: Rede Potiguar de Música.
By Cecília Oliveira
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
📍3 DE JULHO (quarta-feira)
Local: Pinacoteca do Estado
09h | Mesa: Os Festivais Locais e a Contribuição para a Música Potiguar
Reflexão sobre o papel dos festivais na valorização da música local, seus impactos na cena cultural e no fortalecimento de vínculos comunitários.
Participantes: Anderson Foca, Jomardo Jomas, Mônica McDowell, Iury Matias, Frank Pajux, Natalia Santana, Luci Braga
Mediação: Cami Santiz
14h | Mesa: Por que o Rádio não Toca?
Debate sobre os desafios da produção musical autoral frente ao sistema de radiodifusão local, com foco na visibilidade dos artistas potiguares.
Participantes: Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira.
Mediação: Abner Moabe
16h | Espaço de Auto-organização do Segmento da Música
Roda de conversa sobre as estratégias coletivas de organização da cadeia produtiva da música no estado e os caminhos para o fortalecimento de direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor.
21h | Atração cultural
Show com Tiquinha Rodrigues, no Bardallos.
📍4 DE JULHO (sexta-feira)
Local: TECEsol
19h | Encerramento da conferência com mostra de videoclipes e apresentações imersivas que celebram a produção autoral do estado.
Palestra Sonora: Cena Musical Autoral Potiguar
Participação artística:
MAP – Música Autoral Potiguar
Performance: Esso Alencar & Iury Matias
Part. especial: Bárbara Cristina
Arranjos e direção musical: Iury Matias
Direção artística: Esso Alencar
SERVIÇO
Conferência Livre de Música
📅 Data: 2 a 4 de julho de 2025
📍 Locais: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado, TECESOL – Natal/RN
💰 Entrada gratuita