03/07/2025

Conferência Livre de Música segue até sexta-feira com programação gratuita

Foto: Comitê Estadual de Cultura do RN

 Conferência Livre de Música segue até sexta-feira com programação gratuita

Evento reúne artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais em debates sobre políticas públicas e valorização da produção autoral potiguar.


A Conferência Livre de Música, uma iniciativa do Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte em parceria com a Rede Potiguar de Música, segue até sexta-feira (4) em Natal com programação gratuita. O evento é realizado em três espaços culturais da capital: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado e TECEsol.


Voltada para artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais, a conferência promove debates sobre políticas públicas, valorização da produção autoral e sustentabilidade da cadeia produtiva da música no estado. A proposta é fortalecer redes, ampliar estratégias de articulação e discutir caminhos mais justos para quem vive da música no Rio Grande do Norte.


No primeiro dia, a cerimônia de abertura e a mesa “Cultura Musical no Rio Grande do Norte” deram o tom das reflexões sobre a música como expressão artística, ferramenta de resistência, identidade coletiva e ativo econômico. A programação segue ao longo da semana com mesas temáticas, rodas de conversa e atrações culturais.


Para Rodrigo Bico, coordenador geral do Comitê Estadual de Cultura do RN, a conferência é uma oportunidade de articulação e construção coletiva: “Hoje é um pontapé inicial para a gente ouvir também gestores públicos, o Escritório Estadual do MinC, a nossa Secretária de Cultura do RN, e nos próximos dias vamos aprofundar mais com temáticas mais específicas, estimulando a auto-organização do setor, fazendo com que a gente consiga sair desse encontro com uma pauta de ações voltadas para a música do RN, onde o comitê possa dar suporte e estimular cada vez mais a participação social.”


Em fala, Ana Morena (Combo Cultural DoSol), destacou a importância de criar outros mecanismos além dos editais. “A gente precisa criar mecanismos que nos deem, minimamente, algum suporte para a circulação da nossa música, da nossa cultura. Falo de ações que podem funcionar em paralelo aos grandes editais – e não precisam ser grandes estruturas, nem investimentos gigantescos –, mas que sejam contínuas. Hoje, vemos muitas iniciativas pontuais, que até são bacanas, mas não se sustentam.Imagina o potencial que existe quando sociedade civil e políticas públicas caminham juntas, pensando possibilidades reais, construindo caminhos viáveis”, destaca. 


Nesta quinta-feira (3), as discussões seguem na Pinacoteca do Estado, com início às 9h, na mesa “Os Festivais Locais e a Contribuição para a Música Potiguar”, que aborda o papel dos festivais na valorização da produção local e no fortalecimento dos vínculos comunitários. Estão entre os participantes Anderson Foca, Jomardo Jomas, Mônica McDowell, Iury Matias, Frank Pajux, Natalia Santana e Luci Braga, sob mediação de Cami Santiz.


À tarde, às 14h, ocorre a mesa “Por que o Rádio não Toca?”, dedicada a debater os desafios enfrentados por artistas autorais potiguares no sistema de radiodifusão local, com nomes como Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira, com mediação de Abner Moabe.


Ainda no mesmo dia, às 16h, será realizado um espaço de auto-organização do segmento da música, em formato de roda de conversa, voltado à articulação de estratégias coletivas, direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor. O dia se encerra com uma atração cultural às 21h, no Bardallos Comida & Arte, com show da cantora Tiquinha Rodrigues.


A conferência se despede na sexta-feira (4), às 19h, no TECEsol, com exibição de clipes potiguares e em seguida, a “Palestra Sonora -  concerto imersivo”, em que os músicos Esso Alencar e Iury Matias apresentam versões personalizadas para canções de Babal, Carlos Zens, Chico Elion, Gilson Vieira, dentre outros, mostrando a riqueza criativa destes e outros compositores e incentivando uma maior apreciação destas obras no presente para promover um melhor alcance junto ao público atual. A Palestra contará com participação especial de Bárbara Cristina. 


Conferência Livre de Música é uma ação do Comitê de Cultura do RN, coordenado pelo Grupo Facetas, Casarão da Poesia e Companhia Cultural Ciranduís, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio: Rede Potiguar de Música. 

By Cecília Oliveira


PROGRAMAÇÃO COMPLETA


📍3 DE JULHO (quarta-feira)

Local: Pinacoteca do Estado

09h | Mesa: Os Festivais Locais e a Contribuição para a Música Potiguar

Reflexão sobre o papel dos festivais na valorização da música local, seus impactos na cena cultural e no fortalecimento de vínculos comunitários.

Participantes: Anderson Foca, Jomardo Jomas, Mônica McDowell, Iury Matias, Frank Pajux, Natalia Santana, Luci Braga

Mediação: Cami Santiz

14h | Mesa: Por que o Rádio não Toca?

Debate sobre os desafios da produção musical autoral frente ao sistema de radiodifusão local, com foco na visibilidade dos artistas potiguares.

Participantes: Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira.

Mediação: Abner Moabe

16h | Espaço de Auto-organização do Segmento da Música

Roda de conversa sobre as estratégias coletivas de organização da cadeia produtiva da música no estado e os caminhos para o fortalecimento de direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor.

21h | Atração cultural

Show com Tiquinha Rodrigues, no Bardallos.


📍4 DE JULHO (sexta-feira)

Local: TECEsol

19h | Encerramento da conferência com mostra de videoclipes e apresentações imersivas que celebram a produção autoral do estado.

Palestra Sonora: Cena Musical Autoral Potiguar

Participação artística:

MAP – Música Autoral Potiguar

Performance: Esso Alencar & Iury Matias

Part. especial: Bárbara Cristina

Arranjos e direção musical: Iury Matias

Direção artística: Esso Alencar


SERVIÇO

 Conferência Livre de Música

📅 Data: 2 a 4 de julho de 2025

📍 Locais: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado, TECESOL – Natal/RN

💰 Entrada gratuita

02/07/2025

As Aventuras de Mike volta ao Teatro Riachuelo com novo show "O Hotel Assombrado" em setembro*

 *As Aventuras de Mike volta ao Teatro Riachuelo com novo show "O Hotel Assombrado" em setembro*


Uma aventura hilária e cheia de mistério trará Mike, Priminha Irritante, Bebê, Robson e toda a turma no dia 20 de setembro, às 16h, de volta ao palco do Teatro Riachuelo Natal no espetáculo “O Hotel Assombrado”, em uma jornada cheia de confusões, sustos divertidos e personagens irreverentes. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 80,00 na bilheteria do teatro ou no site Uhuu.com.


Na trama, a família decide aproveitar uma promoção irresistível e passa uns dias em um hotel que, segundo a Inteligência Artificial da Priminha, é habitado por fantasmas. A partir dessa descoberta, a jornada inicia prometendo um espetáculo divertido para toda a família, com músicas inéditas e originais, com participações interativas do público, sendo ainda um show visual com vídeo no telão, luzes e efeitos especiais.


As Aventuras de Mike é uma série nacional de livros infanto-juvenil, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no Brasil. No teatro, em um novo espetáculo, o intuito é proporcionar de forma lúdica para entreter crianças e adolescentes com histórias que ensinam sobre a união, amizade e ressaltam as doçuras da infância com muita brincadeira e bom humor que diverte toda a família. 



Criadores e autores dos livros e dos conteúdos audiovisuais de As Aventuras de Mike, o casal de publicitários Gabriel e Manu soma mais de 16 milhões de inscritos e 3 bilhões de views no Youtube, com os canais Falaidearo, Operação Cinema, Dearo e Manu e As Aventuras de Mike. Cada canal aborda conteúdos específicos, o canal As Aventuras de Mike conta a história de Mike, um típico garoto de 12 anos que prefere videogames e salgadinhos no lugar de Futebol e que junto de seu melhor amigo, o atrapalhado Nando, seus pais, sua capivara de estimação chamada Robson, seu irmão mais novo e sua irmã que tem o apelido de “Priminha Irritante”, se divertem e se envolvem em muitas confusões. 


Uma realização Pl4yce e uma produção local da Idearte Produções


*Serviço*

As Aventuras de Mike - O Hotel Assombrado

Teatro Riachuelo Natal

20 de setembro, 16h

Ingressos a partir de R$ 80,00 na bilheteria do teatro ou no site Uhuu.com.

Imersão em Natal vai mostrar como cultura organizacional pode transformar resultados de empresas*

 _Natal, 1º de julho de 2025_


*Imersão em Natal vai mostrar como cultura organizacional pode transformar resultados de empresas* 

Foto ilustrativa

Empresários, gestores, profissionais de RH e lideranças de diferentes setores têm encontro marcado no dia 1º de agosto, no espaço Neuma Leão, em Natal, para o MasterCulture, evento promovido pelo Grupo Scopo, que realiza consultoria especializada em gestão de pessoas e processos. O objetivo é provocar uma verdadeira transformação nas relações internas das empresas por meio de uma cultura organizacional clara, prática e alinhada aos objetivos estratégicos.


Com uma abordagem que integra teoria, prática e experiências reais de gestão, o MasterCulture pretende mostrar como o alinhamento entre cultura e estratégia pode impulsionar times mais engajados, colaborativos e de alta performance.


A programação contará com palestras dinâmicas, painéis temáticos e momentos de interação entre os participantes, num ambiente acolhedor e inspirador. Além disso, os participantes terão acesso a materiais exclusivos e uma experiência all inclusive. 


Entre os palestrantes estão nomes de destaque no cenário empresarial potiguar, como Clara Bezerra (diretora do Camarões), Túlio Dantas (CEO da WAWS), Igor Freire (CEO da Seu Boné), João Henrique (diretor do Grupo Gestus) e Katharina Alcântara (mentora e treinadora de líderes) e Steffano Antunes, CEO do Grupo Scopo e idealizador do evento. 


“O que a gente quer com essa imersão é proporcionar uma virada de chave nos líderes. Cultura não é discurso, é prática diária. Quando gestores compreendem isso e se comprometem com essa construção, os resultados aparecem de forma consistente e duradoura”, afirma Steffano. 


Os cases apresentados abordarão estratégias de gestão que aliam performance a senso de pertencimento, comunicação interna eficaz e a construção de relações autênticas nas organizações.


A imersão é voltada para quem acredita que a cultura organizacional é o alicerce para resultados consistentes e sustentáveis. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de contato com a equipe comercial do Grupo Scopo no perfil @grupo.scopo.


_ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO_

_SKA COMUNICAÇÃO_

PREMIADA CIA POTIGUAR APRESENTA NOVA PEÇA TEATRAL NESTE SÁBADO (5)

PREMIADA CIA POTIGUAR APRESENTA NOVA PEÇA TEATRAL NESTE SÁBADO (5)
Artista renomado, José Neto Barbosa, dirige a atriz Vênus de Morais, de Acari/RN
Por Wendel Gomes.

Foto divulgação 

O ensaio aberto do espetáculo Acordo de Paz integra a criação de um experimento teatral protagonizado por Vênus de Morais, atriz de Acari (RN). A montagem é o novo trabalho da premiada S.E.M. Cia. de Teatro, sob direção do artista potiguar José Neto Barbosa, conhecido pelo monólogo A Mulher Monstro.

A sessão ocorre neste sábado, 5 de julho, às 19h, na sede da companhia e da Poss Comunicação e Cultura, na Av. Maria Lacerda Montenegro, 2074 (CEP 59152-600). Os ingressos são gratuitos, com retirada limitada via plataforma Sympla. Haverá interpretação em Libras. Após a apresentação, o público participa de roda de conversa com mediação da artista e doutoranda Bia Crispim, para debate sobre arte e direitos humanos.

“É mais que teatro. É um acordo com a vida, apesar dos apagamentos históricos e das estatísticas que nos atravessam todos os dias”, desabafa a atriz Vênus de Morais. “Estamos convidando o público a acompanhar de perto a construção das cenas. É o tipo de arte que envolve quem assiste. Representa também uma nova etapa para a Companhia”, acrescenta o diretor José Neto Barbosa.

O texto é assinado em colaboração com a dramaturga Fernanda Cunha e aborda a trajetória de mulheres trans e travestis pioneiras na política brasileira. A narrativa conecta essas histórias à vivência de Vênus, travesti negra do Seridó. A equipe de criação conta ainda com a prestigiada dramaturga Ave Terrena, de São Paulo.

Acordo de Paz é resultado do projeto Política Travesti, viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e Governo Federal. A dramaturgia tem apoio da Prefeitura do Natal, Secretaria Municipal de Cultura e Funcarte. A criação cênica contará com o apoio da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do RN e Governo do Estado.

Sobre a S.E.M. Cia. de Teatro:
A companhia reúne profissionais de Natal, com atuação também em Recife (PE). Há 13 anos, desenvolve ações formativas para artistas sem grupos fixos, investiga a arte militância e circula com monólogos protagonizados por José Neto Barbosa. Seus espetáculos já alcançaram mais de 70 mil pessoas em 15 estados, passando pelas cinco regiões do país e marcando presença em importantes festivais.

A S.E.M. Cia. já ocupou equipamentos culturais e, em parceria com a Poss Comunicação e Cultura, realizou oficinas de capacitação em cidades do Nordeste e do Sul. Estreou dois documentários e três espetáculos com circulação nacional, sendo eles Borderline, Quando a Vela Apaga e A Mulher Monstro, que segue apresentando desde 2016.

_____
Informações à Imprensa:
Poss Comunicação & Cultura
Contato: Wender Gomes - DRT 1974/RN
Telefone: (84) 99175-7289

Conferência Livre de Música discute os rumos da cena musical potiguar em Natal*

Materia enviada pela jornalista e ativista cultural Cecília Oliveira. 

 *Conferência Livre de Música discute os rumos da cena musical potiguar em Natal*



Foto: *Comunicação Comitê Estadual de Cultura do RN*

_Evento vai reunir artistas, gestores públicos e agentes culturais em torno de debates sobre políticas públicas e valorização da produção autoral._


Entre os dias 2 e 4 de julho, a cidade de Natal será palco da Conferência Livre de Música, iniciativa promovida pelo Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte em parceria com a Rede Potiguar de Música. O evento, que integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura, é gratuito e acontece em três espaços culturais da capital: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado e TECEsol.


A conferência reúne artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais em torno de debates sobre políticas públicas, valorização da produção autoral e sustentabilidade da cadeia produtiva da música no estado. O objetivo é refletir sobre os desafios e potências da cena musical potiguar, fortalecendo redes e estratégias de articulação no setor.


Para Felipe Nunis, artista interdisciplinar, antropólogo e coordenador metodológico do Comitê de Cultura do RN, a conferência é um espaço estratégico de mobilização e escuta. “A Conferência Livre de Música é um espaço fundamental para pensarmos coletivamente os caminhos da cena musical potiguar. Queremos discutir desde políticas públicas até os desafios da visibilidade e valorização da produção local. É um momento importante de articulação e construção de caminhos mais justos para quem vive da e faz a música em nossa cidade”, afirma.


"Um evento desse porte contribui consideravelmente para que o segmento avance numa maior compreensão da importância artística e também social da música no contexto potiguar. Levantar questões como o papel das rádios na distribuição desse conteúdo produzido localmente e até as atribuições das instituições públicas e da iniciativa privada, abre perspectivas para o fortalecimento profissional de toda a cadeia", acredita Esso Alencar, músico integrante da Rede Potiguar de Música desde a sua criação.


A programação tem início na terça-feira (2), às 15h, na Rampa Cultural, com a cerimônia de abertura e, em seguida, a mesa “Cultura Musical no Rio Grande do Norte”, que propõe uma reflexão sobre os múltiplos sentidos da música no estado – enquanto expressão artística, ferramenta de resistência, identidade coletiva e ativo econômico. Participam da conversa Ana Morena (Combo Cultural DoSol), Tatiane Fernandes, Mary Land Brito (Secult-RN), Fábio Lima (Ministério da Cultura) e integrantes do Comitê de Cultura do RN, com mediação de Esso Alencar, da Rede Potiguar de Música.


Na quarta-feira (3), as discussões seguem na Pinacoteca do Estado, com início às 9h, na mesa “Os Festivais Locais e a Contribuição para a Música Potiguar”, que aborda o papel dos festivais na valorização da produção local e no fortalecimento dos vínculos comunitários. Estão entre os participantes Anderson Foca, Jomardo Jomas, Mônica McDowell, Iury Matias, Frank Pajux, Natalia Santana e Luci Braga, sob mediação de Cami Santiz.


À tarde, às 14h, ocorre a mesa “Por que o Rádio não Toca?”, dedicada a debater os desafios enfrentados por artistas autorais potiguares no sistema de radiodifusão local, com nomes como Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira, com mediação de Abner Moabe.


Ainda no mesmo dia, às 16h, será realizado um espaço de auto-organização do segmento da música, em formato de roda de conversa, voltado à articulação de estratégias coletivas, direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor. O dia se encerra com uma atração cultural às 21h, no Bardallos Comida & Arte, com show da cantora Tiquinha Rodrigues.


A conferência se despede na quinta-feira (4), às 19h, no TECEsol, com exibição de clipes potiguares e em seguida, a “Palestra Sonora -  concerto imersivo”, em que os músicos Esso Alencar e Iury Matias apresentam versões personalizadas para canções de Babal, Carlos Zens, Chico Elion, Gilson Vieira, dentre outros, mostrando a riqueza criativa destes e outros compositores e incentivando uma maior apreciação destas obras no presente para promover um melhor alcance junto ao público atual. A Palestra contará com participação especial de Bárbara Cristina. 


A  

PROGRAMAÇÃO COMPLETA


📍2 DE JULHO (quarta-feira)

Local: Auditório da Rampa Cultural

15h | Abertura oficial

Cerimonial de boas-vindas com autoridades institucionais.

15h30 | Mesa: Cultura Musical no Rio Grande do Norte

A mesa propõe uma reflexão sobre os múltiplos sentidos e funções da música no estado, explorando seus usos como expressão artística, ferramenta de resistência, marcador identitário e ativo econômico.

Participantes:

Ana Morena (Combo Cultural DoSol), Tatiane Fernandes, Mary Land Brito (Secult-RN), Fábio Lima (Minc), Comitê de Cultura do RN

Mediação: Esso Alencar (Rede Potiguar de Música)


📍3 DE JULHO (quarta-feira)

Local: Pinacoteca do Estado

09h | Mesa: Os Festivais Locais e a Contribuição para a Música Potiguar

Reflexão sobre o papel dos festivais na valorização da música local, seus impactos na cena cultural e no fortalecimento de vínculos comunitários.

Participantes: Anderson Foca, Jomardo Jomas, Mônica McDowell, Iury Matias, Frank Pajux, Natalia Santana, Luci Braga

Mediação: Cami Santiz

14h | Mesa: Por que o Rádio não Toca?

Debate sobre os desafios da produção musical autoral frente ao sistema de radiodifusão local, com foco na visibilidade dos artistas potiguares.

Participantes: Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira.

Mediação: Abner Moabe

16h | Espaço de Auto-organização do Segmento da Música

Roda de conversa sobre as estratégias coletivas de organização da cadeia produtiva da música no estado e os caminhos para o fortalecimento de direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor.

21h | Atração cultural

Show com Tiquinha Rodrigues, no Bardallos.


📍4 DE JULHO (sexta-feira)

Local: TECEsol

19h | Encerramento da conferência com mostra de videoclipes e apresentações imersivas que celebram a produção autoral do estado.

Palestra Sonora: Cena Musical Autoral Potiguar

Participação artística:

MAP – Música Autoral Potiguar

Performance: Esso Alencar & Iury Matias

Part. especial: Bárbara Cristina

Arranjos e direção musical: Iury Matias

Direção artística: Esso Alencar


SERVIÇO

 Conferência Livre de Música

📅 Data: 2 a 4 de julho de 2025

📍 Locais: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado, TECESOL – Natal/RN

💰 Entrada gratuita

MONÓLOGOS DIÁRIOS? 📢

  Foto divulgação MONÓLOGOS DIÁRIOS? 📢 "Os monólogos diários são tudo aquilo que gostaríamos de falar, mas não temos a quem dizer, ent...