Este é o Blog do ator Rosinaldo Luna
Neste espaço todos podem comentar, criticar e enviar mensagens. Aqui queremos desenvolver um novo modo de comunicação e divulgação de tudo que acontece na cultura do povo potiguar, portanto enviem seus comentarios e artigos que divulgaremos.
Enviem suas fotos e material de divulgação que será democraticamente devulgado.
Um grande abraço e sejam bem vindos..
Rosinaldo Luna
Trabalhar com cultura dentre outras coisas, é um imenso prazer.
Para nós que somos artistas então... É o direito adquirido de podermos viajar no tempo, seja para o futuro ou o passado e nos emocionarmos como se estivéssemos vivendo exatamente aquilo.
Hoje fiz uma viagem assim. Voltei ao passado e a minha infância de menino carente, morando no interior, sem informações nem brinquedos industrializados. E reencontrei minha fazenda de gado, nelore claro, formada por ossos de animais. Relembrei dos jogos de ludo e onça, das pernas de pau, do pião, dos cavalos de pau, da gangorra construídas por Tio Zé Aleixo que nos dava dentre outras alegrias, quedas terríveis e muitas gargalhadas dos primos.
Hoje me reencontrei e revi menino soltando pipa, atirando de baladeira, vibrando quando acertava um passarinho. Perdão mas não havia ainda a consciência ecológica, existia sim, a necessidade de alimentar-se.
Encontrei-me hoje menino brincante no Museu do Brinquedo que fica no IFRN do centro da cidade.
Quem quiser rever os mais diversos brinquedos ou levar seus filhos a uma viagem no tempo das brincadeiras, é muito fácil.
O Museu fica no IFRN Centro, na Av. Rio Branco, na subida do baldo em Natal e a entrada é franca.
Para dar uma aguçada no seu desejo registrei algumas fotos e compartilho com vocês agora.
Pau de arara
Bodoque, estilingues e espingarda artesanal
Armas artesanais de caça.
Bonecas de sabugo de milho.
Piões
Fazendinha de ossos de animais
Cavalo de pau
Brincadeiras dos cordões
Jogo de taboleiro - Onça
Brinquedos diversos
Brinquedos reciclados. Latinhas de refrigerantes e outros materiais.
Tenho andado bem contente com os rumos da cultura em São Paulo do Potengi. Mesmo ainda confuso no campo da comunicação e dos entendimentos de o que é cultura e de quem é a responsabilidade de promovê-la, as coisas estão caminhando.
Gostaria de explicar uma coisa: governo nenhum tem a obrigação de fazer cultura, eles não são artistas, o faze cultural deve ser de exclusividade de que é artista, de quem produz cultura. Aos gestores cabe o papel de criar mecanismos para a promoção e fruição das diversas manifestações culturais.
Digo isto,porque é comum cobrarem dos gestores responsabilidades práticas de gestores, quando na realidade, é do próprio artista o dever de criar projetos, de pensar e desenvolver seus projetos.
São Paulo do Potengi está no caminho certo. A prefeitura já encaminhou a Brasilia os documentos para a adesão ao SNC - Sistema Nacional de Cultura, um importante passo para o desenvolvimento cultural do município.
O SNC é um mecanismo importantíssimo que virá transforma a forma de fazer cultura no país e será também o fim do pedido de favores a quem quer que seja.
então, um recado aos ainda desavisados. Cultura é um produto, e assim como o comerciante investe em seu comercio, comprando e suprindo suas prateleiras, também o artista tem o dever e obrigação de produzir, e buscar patrocínios, de vender seu produto, não de "pedir" nada a ninguém. Quando solicitamos um patrocínio, estamos celebrando um contrato comercial, onde você investe um valor no meu produto cultural e eu te devolvo o seu investimento em propaganda.
A prefeitura, através da consultoria dispõe de várias informações sobre o SNC, se quiser se inteirar sobre esse sistema, procure a consultoria de cultura, teremos o maior prazer em conversar sobre o assunto. Venha vivenciar os novos rumos da cultura.
By Rosinaldo Luna
Ao longo de 2014, a cultura brasileira estará exposta no Wexner Center, galeria de arte contemporânea da Universidade de Ohio (Estados Unidos), que está realizando uma iniciativa interdisciplinar intitulada Via Brasil.
O projeto Via Brasil apresenta a complexidade e diversidade da nação brasileira e promove o intercâmbio internacional da universidade com a arte e cultura do Brasil.
O Wexner Center tem desenvolvido uma gama integrada de programas que abrangem exposições, filmes, vídeos, educação, juntamente com programações complementares do departamento de artes cênicas, tendo por fim, promover a compreensão e apreciação da arte contemporânea brasileira.
O conteúdo dos programas é resultado de quase três anos de pesquisa e viagens de curadores da universidade para o Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, entre outros lugares.
Desde 2011, curadores e educadores do Wexner Center têm trabalhado com artistas, curadores e críticos brasileiros. Em 2014, a série Cruzamentos faz uma investigação sobre a cultura visual brasileira contemporânea por meio de uma perspectiva artística da cultura do país com uma programação bastante diversificada.
Exposição | Cruzamentos: Arte Contemporânea no Brasil
A exposição 'Cruzamentos' explora o trabalho de 35 artistas brasileiros contemporâneos, entre os vários meios de expressão – muitos dos quais nunca foram amplamente expostos nos EUA – cujas práticas e influências são tão variadas quanto à composição social, racial e geográfica dos Estados Unidos.
‘Cruzamentos' oferece um olhar detalhado de 30 anos de produção artística, desde a queda da ditadura militar em 1985, e figura entre as exposições mais ambiciosas dos 25 anos da história do Wexner Center. A mostra cobre uma ampla gama de práticas artísticas – pintura, instalação, fotografia, escultura e imagem em movimento – e apresenta trabalhos produzidos especificamente para a exposição.
Série de Filmes | Cruzamentos: Documentário Brasileiro Contemporâneo
Série de filmes busca explorar o que é tão extraordinário sobre a recente onda de importantes documentários produzidos no Brasil. A série inclui 24 longas-metragens e 15 curtas-metragens que datam de 1974 até o presente e contará com a presença de vários dos cineastas nas apresentações. Apesar da série se concentrar na produção particularmente criativa e inovadora do século 21, ‘Cruzamentos' irá destacar cineastas brasileiros contemporâneos mais reconhecidos, incluindo obras precursoras importantes como Iracema (Jorge Bodanzky, Orlando Senna, 1974) e Vinte Anos Depois (Eduardo Coutinho, 1985).
Artes performativas contemporâneas no Brasil
Em fevereiro, a Companhia Urbana de Dança, grupo de dança hip-hop formado por coreógrafo brasileiro das favelas do Rio de Janeiro leva a estreia do espetáculo Eu Danço – 8 Solos no geral .
Em março, Gary Lucas – "Guitar Hero do homem pensante" – compartilhará uma partitura de música ao vivo para a exibição do show Esta noite encarnarei no teu cadáver, o clássico filme de terror celebrado por muitos fãs, do autor brasileiro José Mojica Marins (também conhecido como Zé do Caixão).
O mestre de percussão brasileiro Cyro Batista com seu quarteto de roda livre, também apresenta em março o show Um alegre deleite carnavalesco. Em abril, o artista de hip hop paulistano, Criolo, vai entreter o público com rap, samba, funk e ritmos africanos.
Programas educacionais e públicos
Os programas públicos destacam artistas da exposição Cruzamentos: Arte Contemporânea no Brasil, curadores do Wexner Center e do Brasil e outros estudiosos, incluindo vozes de especialistas da Ohio State.
Nos programas escolares, o seminário WorldView planejado para estudantes foi ampliada para dar espaço a dois excelentes filmes brasileiros: Waste Land e Doméstica. Também os populares treinamentos para adolescentes, WexLab, vão explorar aspectos da exposição Cruzamentos. Texto: Wilker Leal, estagiário Fonte: FBN/ Wexner Center Foto: Companhia Urbana de Dança - Eu danço — 8 solos no geral Edição: Ascom/ MinC
Estão abertas as inscrições para seis das dez linhas doFundo Setorial do Audiovisual lançadas no último dia 17 de dezembro. A partir de 15 de janeiro, é possível inscrever projetos nas chamadas PRODECINE 02/2013, PRODECINE 03/2013, PRODECINE 04/2013 e PRODAV 02/2013 (operando em regime de fluxo contínuo); PRODAV 03/2013 e PRODAV 04/2013. A partir de hoje, 15 de janeiro, é possível inscrever projetos nas chamadas PRODECINE 02/2013,PRODECINE 03/2013,PRODECINE 04/2013ePRODAV 02/2013(operando em regime de fluxo contínuo);PRODAV 03/2013ePRODAV 04/2013(em regime de concurso público).
A efetivação das inscrições deverá ser feita diretamente pelo site doBRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, agente financeiro do FSA. Além dos editais disponíveis no site do BRDE, os proponentes devem consultar o Regulamento geral do PRODAV no portal da ANCINE. O documento estabelece diretrizes e condições para a aplicação dos recursos do FSA nas ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Audiovisual – PRODAV, já que os editais fazem diversas remissões ao Regulamento.
No total, a operação da quinta convocatória do FSA disponibiliza recursos de cerca de R$ 400 milhões, montante equivalente à soma dos valores oferecidos nas quatro convocatórias anteriores, numa ação sem precedentes na política pública para o setor no Brasil.
A chamada PRODECINE 02/2013 (R$ 55 milhões) é voltada para o investimento na aquisição de direitos de distribuição de longas-metragens, com aporte na produção. O objetivo é permitir o planejamento da ocupação do mercado de salas por longas-metragens nacionais de produção independente, estreitando a relação entre produtoras e distribuidoras.
A chamada pública PRODECINE 03/2013tem seu foco no investimento em comercialização de longas-metragens de produção independente, para exibição em salas de cinema, com ênfase em filmes de baixo e médio orçamento. Nesta chamada, será investido um total de R$ 5 milhões, sendo R$ 200 mil por projeto, com lançamento mínimo em 10 salas, para viabilizar o lançamento de mais filmes brasileiros no mercado.
A chamada pública PRODECINE 04/2013 (R$ 15 milhões) é voltada para a complementação do orçamento de produção de longas-metragens, permitindo agilidade na conclusão de obras em estágios avançados de realização.
A nova linha PRODAV 02/2013 (R$ 30 milhões) destina-se a financiar a produção de conteúdos brasileiros independentes e projetos pré-selecionados para as grades de programação dos canais de televisão aberta e por assinatura. As programadoras serão as proponentes, mas os investimentos serão contratados com as produtoras independentes, na modalidade participação em projeto.
A chamada pública PRODAV 03/2013 (R$ 18 milhões) prevê a seleção, em regime de concurso público, de propostas de incubação de núcleos criativos em empresas produtoras ou desenvolvedoras de projetos, e é voltada ao desenvolvimento de carteira de projetos de obras seriadas e não seriadas e de formatos de obra audiovisual, brasileiros de produção independente, destinados aos segmentos de televisão aberta e por assinatura, salas de exibição e vídeo por demanda (VOD). As inscrições se encerram no dia 10 de março.
Já a chamada PRODAV 04/2013(R$ 10 milhões) prevê a seleção, também em regime de concurso público, de propostas de desenvolvimento de projetos de produção independente destinados aos segmentos de TV aberta e por assinatura, salas de exibição e vídeo por demanda (VOD). O desenvolvimento dos projetos receberá o estímulo e o suporte de laboratórios de desenvolvimento em todas as regiões do país. As inscrições se encerram no dia 31 de março.
As inscrições para duas outras linhas, em regime de concurso público – PRODECINE 01/2013 e PRODECINE 05/2013, voltadas para a produção de longas-metragens – estão abertas desde o dia 26 de dezembro, e seguem aceitando propostas até o dia 17 de fevereiro – quando serão abertas as inscrições para as duas chamadas restantes, PRODAV 01/2013 e PRODAV 05/2013.
O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília recebe entre os dias 21 e 26 de janeiro a primeira Mostra de Arte Sensorial e Inclusiva que convida companhias e artistas que assumem o desafio de propor outras formas de construção da arte por meio de obras e espetáculos que cruzam a fronteira das formas convencionais de expressão, apresentando outras perspectivas e propondo novas alternativas de vivenciar a arte. A mostra interage com diferentes linguagens e públicos, demonstrando como é possível potencializar o sistema sensorial, quebrando a lógica dominante de que todos os sentidos são sempre necessários para perceber e participar do processo de produção e fruição artística.
A iniciativa oferece oficinas, palestras, intervenções e espetáculos cênicos nacionais, direcionados para todos os públicos, produzidos na iminência do corpo e das experiências diversas (por pessoas com deficiência ou não). Espetáculos que rompem com a linearidade que se estabelece entre as formas convencionais de produzir e experimentar a arte.
O foco do projeto é demonstrar as várias possibilidades de a arte ser fruída por todos, não apenas no que se refere ao espaço físico do local onde será realizada, mas nas possibilidades que a arte sensorial cria para os processos de inclusão social desde a produção até a forma de se perceber o produto artístico.
A mostra também tem como objetivos apresentar obras e espetáculos que rompem com a linearidade que se estabelece entre as formas convencionais de produzir e experimentar a arte; divulgar obras e espetáculos que dialoguem com os diferentes sentidos (sensorialidade humana) e produza efeito de criticidade nos espectadores quanto ao caráter multissensorial da experiência, mostrando que há outras formas além das convencionais de produzir arte; demonstrar como as pessoas com deficiência (o outro extremo do cordão da sensorialidade) constroem e podem se incluir no processo criativo da arte e na formação de plateia.
A ideia também é demonstrar como, com a variedade das formas de fazer artístico, a arte se torna possível para todos, independente das limitações físicas ou sensoriais vividas para incentivar a formação de uma plateia reflexiva em relação às barreiras sócioculturais impostas para as pessoas com deficiência (ou aquelas que experimentam e vivenciam o mundo com outras sensorialidades), especialmente as constituídas no campo artístico (seja na produção, execução ou público);
Outro foco é contribuir para consolidar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, principalmente no que toca às disposições do artigo 30 aprovadas em 2008 pelo Congresso Nacional;
A EIFL é uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede na Europa, que trabalha com bibliotecas para permitir o acesso à informação digital para jovens e crianças de países em desenvolvimento e transição.
Atualmente a organização possui consórcios nacionais com bibliotecas de mais de 45 países em desenvolvimento na África, Ásia, Europa e América Latina. Baseados no slogan: Conhecimento sem fronteiras, a EIFL está disponibilizando uma chamada para bolsas de desenvolvimento de novos serviços que utilizam tecnologias de informação e comunicação para atender as necessidades de crianças e jovens.
Confira as informações de como concorrer ao edital:
A concessão
Você pode solicitar um subsídio de até EUA US$ 20.000.
O projeto que você está se candidatando deve atender:
Uma abordagem inovadora para atender às necessidades de crianças e jovens, e
Usar a tecnologia digital de maneiras novas e criativas, e
Trabalhar em parceria com os departamentos governamentais ou agências, organizações da sociedade civil ou inovadores de tecnologia.
Prazo para as inscrições
A chamada será encerrada em 31 de janeiro de 2014.
Você está interessado em se candidatar?
Por favor, leia todas as informações importantes cuidadosamente antes de desenvolver uma proposta e preencher o formulário de inscrição.
Se você não encontrar as respostas que precisa na informação que se segue, por favor, entre em contato com o e-mail de Perguntas Frequentes (FAQ) da EIFL: plip@eifl.net.
Até 31/01/2014 estão abertas as incrições para a Seleção de Projetos Cinematográficos BNDES 2013 Visa apoiar projetos de produção e finalização de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, nos gêneros Ficção, Animação e Documentário.
Estão abertas as inscrições para o CINEfoot 2014. O festivalrecebe inscrições de curtas, médias e longas-metragens que tenham como abordagem principal o tema “FUTEBOL”. São aceitos trabalhos produzidos em qualquer suporte ou gênero e não há restrições quanto ao ano de realização da obra. As inscrições para as Mostras Competitivas podem ser efetuadas até 17 de fevereiro de 2014, através do site do festival.
Para participar, os realizadores precisam preencher o formulário de inscrição e enviar uma cópia do filme para a Comissão de Seleção do festival. Acesse aqui o Regulamento e saiba como participar.
A quinta edição do CINEfoot acontecerá de 22 a 27 de maio, no Rio de Janeiro, e de 29 de maio a 03 de junho, em São Paulo. Faça parte dessa torcida!
Estão abertas as inscrições para o FILO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA 2014, que vai acontecer no período de 22 de agosto a 7 de setembro. Ficha de inscrição Para participar da seleção artística do Festival de Londrina é necessário preencher estaFICHA DE INSCRIÇÃO(download) e enviá-la junto com o material complementar, pelos correios, até o dia 20 de fevereiro de 2014 (vale a data de postagem). As inscrições podem contemplar teatro, dança, circo, espetáculos infantis e infanto-juvenis. O material (impresso e digitalizado) a ser enviado pelos Correios deve conter: - Ficha de inscrição preenchida; - Release do espetáculo; - Histórico do grupo; - Críticas e matérias do espetáculo; - Currículo do diretor; - 6 fotos digitalizadas em alta resolução; - Relação das músicas utilizadas no espetáculo, com duração e autoria. Endereço para envio do material FILO - Festival Internacional de Londrina Divisão de Artes Cênicas/CC/UEL A/C: Luiz Bertipaglia / Paulo Braz Av. Celso Garcia Cid, 205 - Centro – CEP 86010-490 – Londrina–PR Condições econômicas oferecidas pelo Festival 1 – Cachê 2 - Despesas referentes a passagens aéreas ou rodoviárias 3 – Hospedagem 4 - Refeições 5 - Transporte local Seleção Os projetos inscritos serão analisados pela Comissão Organizadora do FILO e/ou por curadores convidados. Os principais critérios para análise das propostas são a qualidade artística e sua viabilidade técnica e financeira, sempre observando o perfil e o conceito do Festival. A Comissão de Avaliação e Curadoria é soberana em suas escolhas, não cabendo recursos ou esclarecimentos posteriores. O ato da inscrição pressupõe plena concordância com os termos oferecidos pela organização do Festival. Resultados Os grupos inscritos serão informados pela organização do Festival sobre o resultado da seleção, por e-mail ou telefone, em data a ser divulgada posteriormente ao período de inscrição. Os espetáculos pré-selecionados também serão divulgados em lista no site www.filo.art.br. A ficha de inscrição deverá ser preenchida em sua íntegra, impressa e anexada ao material do grupo enviado pelos correios. Os espetáculos selecionados terão 10 dias após o comunicado para envio de outros materiais e documentos que serão solicitados pelo Festival, entre eles, carta de liberação dos direitos autorais e pagamentos dos referidos direitos. Festival Internacional de Londrina Comissão Organizadora fonte: http://www.filo.art.br/portal/index.php/site/internas/chamada/inscricao_filo_2014
Munich, 31 October 2013 - KALIBER35 Munich International Short Film Festival announces its 9th edition. From the 19th to the 25th of June 2014, in the Bavarian capital, the International Competition will showcase 35 short films from all over the world, presented in five categories named after the five tastes SWEET, SOUR, BITTER, SALTY and UMAMI according to their tone.
KALIBER35 is calling filmmakers to submit their short films before the 31st of January 2014. All the directors of the 35 selected short films will be invited to Munich to attend the festival, meet the local audience as well as local and international film professionals, and compete to win valuable awards in cash, kind or services. To see the complete regulation for submissions, please click here.
The festival's lucky number, 35 (from 35mm print), will also be the leading motive of theKURZ&KNAPP (SHORT&TIGHT) Kinosportcup, where professional as well as amateur filmmakers are challenged to write, shoot, edit and complete a short film in just 35 hours.
Further information on the International Competition and on the KURZ&KNAPP Kinosportcup will be released soon, so remind to check our website regularly. To be sure not to miss our updates, you are invited to fan our Facebook page by clicking on the icon on the right side of this page.
Queridos e queridas, companheiros e simpatizantes da cultura em todas as suas manifestações e nuances.
Estamos encerrando um ano de muitas conquistas. principalmente para o pessoal de São Paulo do Potengi.
Encerramos este 2013 com a chave e a porta de ouro.
Realizamos um auto de natal digno de ser presentado em qualquer lugar para qualquer platéia.
Enfrentamos todas as dificuldades de logísticas, e experiência dos atores, que não são atores, ou não eram atores, mas que se dispuseram com muita garra e dedicação levar para o palco a história do nascimento de Jesus agregando à esta as manifestações da cultura popular.
Na segunda apresentação do AUTO DE NATAL - UM REI NASCEU NO POTENGI tivemos um sucesso de público inesperado. O espetáculo teve como cenário a igreja matriz de São Paulo do Potengi e encantou todos os presentes. Lagrimas de emoção ainda ecoavam hoje pela manhã ao visitar alguns amigos na cidade.
Nossos agradecimentos ao patrocinador, Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, e a toda a população que colaborou com o sucesso deste evento. foi lindo ver as lagrimas, os sorrisos, os diversos abraços e apertos de mão de tantas pessoas que vários minutos esperaram para parabenizar esse velho artista na praça depois da apresentação.
Este é o valor do pagamento do artista.
Muito feliz, muito feliz 2013 e muito mais feliz 2014 para todos nós.
Ao grupo TETRO POTENGIENSE muito obrigado por tudo, por vocês serem essa energia e essa garra. Beijo no coração de cada um. Até 2014.
Parabéns São Paulo do Potengi pelos seus 70 Anos de emancipação. Este ano está terminando com muitas conquistas para todos os potengienses. No campo da cultura temos agora um gestor comprometido, que está decidido em mudar o cenário cultural da cidade, oferecendo eventos de qualidade. Claro, ainda modesto mas qeu em crescendo e fixando o nome dos artistas e do municipio no cenáriuo cultural do estado e nacional. Esse ano, dentre outars atividade tivemos a APIXÃO DE CRISTO, OFICINAS DE INCLÇUSÃO ATRAVÉS DA ARTE COM O CAP'S 12; MÚSICA, TEATRO, MASCARAS EM PAPEL MACHÊT, E UM BELO TEXTO SOBRE A LOUCURA protagonizado pelo ator José Nerivan Silvestre. Tivemos um performance duratne o desfile patriótico do & de Setembro. Participamos da semana de saúde em São Tomé com o texto sobre a loucura. Montamos a campanha da diarréia com os agentes de saúde, que irão representar o municipio em Brasília no proximo ano. Realizamos a II Conferência Municipal de Cultura, participamos da II Conferência Estadual de Cultura. Iniciamos o processo de adesão municipal os Sistema Nacional de Cultura, estamos aguardando apenas o retornoa do MINC par acomeçarmos os trâmites para criação da SEc. Municipal de Cultura, Fundo Municipál de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais. E para finalizar, enserramos o ano com o Belo espetáculo AUTO DO NATAL 2013 - UM REI NASCEU NO POTENGI, Tudo isto sem contar todo o movimento cultural realizado nas escolas com total apóio da Prefeitura de São Paulo do Potengi. Parabéns potengiense um belo futuro nos aguarda. Prabéns prefeito Naldinho Cassimiro de Araújo pela visão de futuro. Um povo pode crescer ingnorante porém não sobreviverá se cultura.
Pois é pessoal... Sonho realizado.
Depois de acalentar pro alguns longos anos, saiu do papel e tomou vida o texto escrito por mim para homenagear Monsenhor Expedito e a Ir. Verena (Selma).
foi muito emocionante ver todos os personagens da escola sacra, da cultura popular e os contemporâneos mesclando-se e intercalando-se para narrarem a mais bela historia de todos os tempos. O NASCIMENTO DO MENINO DEUS.
Foi delicioso ver os(as) garotos (as) superando seus muros e se jogando no imaginário para darem vida aos personagens.
A praça Monsenhor Expedito foi tomada pro centenas de pessoas hipnotizadas pelas luzes e pela historia encenada ao ar livre.
Agora já pensamos no novo espetáculo antes de A PAIXÃO DE CRISTO 2014 que acontecera em grande estilo, certamente.
Quero agradecer a todos que contribuíram para a realização deste espetáculo:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DO POTENGI
SEC. MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS,
SEC. MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
COORDENAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA
FAZENDO BELO MONTE
FAZENDA SANTA TEREZA
JULIETA
NORMA
DALVA
NECI
DARQUINHA
JOSÉ ELIAS
BRANCA
MOACIR FARIAS
CONCEIÇÃO
CRUZINHA
Prefeito Naldinho
Primeira dama Vênus Cavalcante e ao povo de São Paulo do
Potengi.
A história do nascimento de Jesus contada pelo viés do cotidiano árduo do artista de teatro. Este é o mote para a dramaturgia do espetáculo ‘A Estrada: ou o Milagre da Fé’, uma das duas peças que será encenada na programação do Natal em Natal, no entorno da Árvore de Mirassol (Zona Sul) e do Ginásio Nélio Dias (Zona Norte).
Sem a caracterização de um auto natalino, o espetáculo traz menos coreografia e mais teatralidade. O elenco é mais enxuto e, apesar dos personagens bíblicos travestidos da gente comum do dia-a-dia, a fé transmitida pela peça está menos relacionada à religião e mais atrelada à batalha cotidiana do artista e ao sentimento (fé) de que a arte pode redimir pessoas.
A sinopse parte de uma trupe de atores mambembe chamada Atores do Sol, que chega em Natal no mês de dezembro. Eles trazem um repertório variado de peças de teatro. Sendo o período natalino e com a cidade chamada Natal, escolhem contar a história do nascimento de Cristo. E nesse processo, as situações básicas do acontecimento bíblico são representadas.
Neste caso não há mais a mistura do nascimento de Cristo com a história de Natal, comumente vista nos últimos autos natalinos. A história do Menino Jesus, na verdade, serve de sustentação para outra mensagem. Na trupe há atores cansados da vida dura do teatro e desejam uma vida mais convencional e rentável. Então, surge o milagre da fé na arte: de que a vida de artista pode valer a pena.
“Essa discussão simboliza uma discussão cotidiana do artista: continuar fazendo arte, ou seja a metáfora de estar na estrada, ou ter uma profissão mais convencional, tipo um bancário, sei lá. E esse dilema envolve a trama e traz outras problemáticas do cotidiano teatral. Toda pessoa de teatro vai se reconhecer na peça”, acredita a dramaturga Clotilde Tavares.
Para Clotilde, os questionamentos da trupe são intrínsecos ao dia-a-dia do fazer teatral. E não só do teatro profissional. “Uma hora um personagem diz: ‘Ah, mas queria que fosse assim; eu fico bem assim’. Aí outro diz: ‘Não é o que é bom pra você, mas o que é bom para o espetáculo’. E esses embates existem até em grupos de teatro escolares”, acrescenta.
Personagens e flashes mobs
A trupe que chega a Natal é familiar. O pai Teotônio herdou do pai a tradição do teatro mambembe. Fruto do casamento com Albina veio Marcelo, Manolo, Lúcio e Jane. A criança Elias foi adotada quando encontrada na rua, com fome. E ela é uma criança especial. Algo nele não é convencional. Elias fala coisas que ninguém entende, como se pela boca de um anjo ou profeta. Tem ainda Eulália, de 30 anos, que entrou na trupe fugida de um casamento tradicional infeliz e da severidade do pai. Essa é a trupe que viaja numa kombi.
Tem ainda o carpinteiro Benício, que ajuda a montar o cenário da apresentação da trupe em Natal. Durante seu trabalho, no meio da rua, Benício conhece Maria Déa: uma adolescente grávida, expulsa de casa por que engravidou. Benício e Maria Déa se juntam à trupe. Eles representariam José, o carpinteiro, e Maria, grávida de Jesus. Outros personagens bíblicos também entrarão em cena a partir de flash mobs (aglomeração instantânea de pessoas para determinada ação inusitada previamente combinada).
“Os flash mobs são apostas nossas para melhor envolvimento do público”. O diretor Henrique Fontes adiantou ainda que partiu da ideia da reprodução de quadros renascentistas. Ou seja: imagens estáticas que ganham movimento na peça. Mas apenas uma tem fala, que parte do menino (profeta) Elias. Nas outras cenas, personagens “se desmontam” e viram outros personagens em poucos movimentos. A inspiração para essa montagem cênica, conta Henrique, surgiu de uma exposição sobre Rembrandt, na Holanda.
“Lá eles reproduziram figuras do quadro Cavaleiro Noturno. Criaram uma situação, estourou o alarme de um shopping, corre um ladrão com figurino do século 18, depois aparecem outras figuras desse texto, entram galinhas. E no fim eles meio que dão vida ao quadro de Rembrandt. A última cena reproduz a imagem estática do quadro”, relata Henrique Fontes.
Apresentação do espetáculo está agendada para 12, 13 e 14 de dezembro, na Árvore de Mirassol, e 19, 20 e 21, no entorno do Ginásio Nélio Dias
Dando um control-c, control-v na noticia abaixo. aos artistas com projetos e em busca de patrocínio o BNDES está com edital aberto até 18 e dezembro. Ainda dá tempo de inscrever os seu e ter a oportunidade de mostrar seu trabalho de forma digna e com muita visibilidade. Não perca tempo e inscreva. Leia a matéria abaixo.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES abriu, esta semana, processo de seleção de projetos de eventos culturais para patrocínio entre 1º de março e 30 de agosto de 2014. O foco da iniciativa são as áreas de cinema, música, literatura e dança. Projetos de produção de festivais, mostras, espetáculos, feiras e outras iniciativas poderão ser inscritos até o dia 18 de dezembro.
As propostas serão analisadas por comitê formado por equipes da área de Comunicação do banco. A previsão é que o resultado seja divulgado em fevereiro de 2014. Os critérios considerados para a seleção incluem a concepção criativa do projeto, a proposta de conteúdo, o potencial de comunicação e a contribuição para a difusão e o fomento da cultura brasileira.
Em 2013, o BNDES investiu cerca de R$ 15 milhões em 39 projetos de patrocínio cultural. Para 2014, os recursos disponíveis devem ser mantidos no mesmo patamar.
Dr. Marcos Bulhões, criador da performance em ação.
Quem passou pelo Meadway Mall, shopping localizado em tirol, Natal, ontem por volta das 15h foi surpreendido por uma performance urbana que vem rodando o mundo.
Trata-se de um projeto encabeçado pelo ator e diretor teatral potiguar, Dr. Marcos Bulhões.
a performance que já passou por várias capitais importantes da Europa, como Londres e Paris. CEGOS chegou a Natal e mobilizou cerca de 50 atores performers. Dentre estes a atriz, teatróloga, folclorista e encantadora figura Clotilde Tavares, a que este ator tem um imenso respeito.
As ruas e o shopping Meadway foram tomados por estatuas de argila em um protesto contra o consumismo. O curioso é que o shopping, maior símbolo desse movimento, apoiou e permitiu que o trabalho fosse realizado dentro do mesmo.
Um trabalho diferente e impactante que agradou e chamou a a tenção de todos que passaram no local. Parabéns Marcos Bulhões pelo belo projeto.