29/01/2014

Novos rumos da cultura.

Tenho andado bem contente com os rumos da cultura em São Paulo do Potengi. Mesmo ainda confuso no campo da comunicação e dos entendimentos de o que é cultura e de quem é a responsabilidade de promovê-la, as coisas estão caminhando.
Gostaria de explicar uma coisa: governo nenhum tem a obrigação de fazer cultura, eles não são artistas, o faze cultural deve ser de exclusividade de que é artista, de quem produz cultura. Aos gestores cabe o papel de criar mecanismos para a promoção e fruição das diversas manifestações culturais.
Digo isto,porque é comum cobrarem dos gestores responsabilidades práticas de gestores, quando na realidade, é do próprio artista o dever de criar projetos, de pensar e desenvolver seus projetos.
São Paulo do Potengi está no caminho certo. A prefeitura já encaminhou a Brasilia os documentos para a adesão ao SNC - Sistema Nacional de Cultura, um importante passo para o desenvolvimento cultural do município.
O SNC é um mecanismo importantíssimo que virá transforma a forma de fazer cultura no país e será também o fim do pedido de favores a quem quer que seja.
então, um recado aos ainda desavisados. Cultura é um produto, e assim como o comerciante investe em seu comercio, comprando e suprindo suas prateleiras, também o artista tem o dever e obrigação de produzir, e buscar patrocínios, de vender seu produto, não de "pedir" nada a ninguém. Quando solicitamos um patrocínio, estamos celebrando um contrato comercial, onde você investe um valor no meu produto cultural e eu te devolvo o seu investimento em propaganda.
A prefeitura, através da consultoria dispõe de várias informações sobre o SNC, se quiser se inteirar sobre esse sistema, procure a consultoria de cultura, teremos o maior prazer em conversar sobre o assunto. Venha vivenciar os novos rumos da cultura.
By Rosinaldo Luna

Nenhum comentário: