O teatro de bonecos teve sua origem na mais remota antiguidade.
Acredita-se que os primitivos encantavam-se com suas sombras movendo-se
nas paredes, nessa época as mães teriam desenvolvido o TEATRO DE DEDOS,
projetando, com as mãos sombras diversas nas paredes para distrair os
filhos.
Com o passar do tempo, os homens começaram a modelar bonecos de barro,
sem movimentos a princípio. Mais tarde conseguiram articular a cabeça e
os membros dos bonecos, para, a seguir fazer representações com eles.
Na Índia, China e Jawa, também eram realizados teatro de bonecos. Os Egípcios ensinavam espetáculos sagrados nos quais
a divindade falava e era representada por uma figura articulada.
Na Grécia antiga os bonecos articulados tinham, além da importância
cultural, conotações religiosas. O Império romano assimilou da cultura
grega o teatro de bonecos, que rapidamente
se espalhou pela Europa.
Na idade média, os bonecos eram utilizados nas doutrinações
religiosas e apresentadas em feiras populares. Houve um período em que
os integrantes desses grupos de teatro foram muito
perseguidos porque representavam personagens que faziam críticas as autoridades religiosas.
Na Itália, o boneco mais conhecido foi o MACEUS, que antecedeu o
POLICHINELO. Na Turquia havia o KARAGÓZ, na Grécia, as ATALANAS, na
Alemanha, o KASPER, na Rússia, o PRETUSKA, em Jawa, o WAYANG, na
Espanha, o CRISTÓVAM, na Inglaterra, o PUNCH,
na França, o GUINHOL, no Brasil, o MAMULENGO.
Todos esses bonecos, de poucos recursos técnicos mas com grande
possibilidades expressivas, possuem algo em comum: A irreverência, a
espontaneidade, a não submissão ao estabelecido, a comicidade e por
vezes, a crueldade. Na América os fantoches foram trazidos pelos
colonizadores.
Entretanto,
os nativos já confeccionavam bonecos articulados, que imitavam
movimentos de homens e animais. Depois da primeira guerra, as marionetes
foram difundidas pelo mundo introduzidas nas escolas, principalmente na
Checoslováquia e nos Estados
Unidos.
No Brasil, os bonecos começaram a ser utilizados em representações no
século XVI. No tempo dos vice-reis eram muito apreciados. Foi no
nordeste que o teatro de bonecos apareceu com destaque, principalmente
em Pernambuco, onde até hoje é tradição. É o teatro MAMULENGO, rico em
situações cômicas e satíricas.
A muito tempo grupos vem se esforçando para desenvolver o teatro de
bonecos no Brasil, mas só a partir de meados do século passado os
resultados começaram a aparecer. Nos últimos anos, o teatro de bonecos
tomou grande impulso em nosso País, com o aperfeiçoamento da atuação dos
grupos. Esses grupos além de apresentarem seus trabalhos, desenvolve
oficinas do gênero e festivais de teatro de animação, tendo como apoio e
reconhecimento como forma de cultura e arte por parte da secretarias de
cultura e cooperativas de teatro.
FONTE: TEATRO CRISTÃO