03/03/2014

OS PAPANGUS DO POTENGI 2014

OS PAPANGUS DO POTENGI tomaram conta das ruas ontem durante a abertura do carnaval de São Paulo do Potengi.
Resgatando uma das antigas tradições do carnaval da cidade, a gestão Naldinho aprovou o projeto de resgate deste movimento há tempos esquecido na cidade.
A proposta partiu do consultor de cultura Rosinaldo Luna e teve a participação ativa da Coordenação Municipal de Cultura e da Secretaria de Assistência Social.
Para o evento foi ministrada uma oficina de mascaras com crianças e adolescentes assistidos pelos programas sociais além de alunos das escolas municipais da cidade e atores do grupo Teatro Potengiense.
Foi um belo momento, alegre e colorido do carnaval do povo.










24/02/2014

Papietagem (Máscaras de papel)

Nos próximos dias 25 e 27 de fevereiro, termos momento muito gostosos em São Paulo do Potengi. Estamos realizando oficina de papietagem (colagem de papel) para confecção de máscaras
venezianas.
As máscaras serão usadas no próximo sábado de carnaval durante a estréia dos PAPANGUS DO POTENGI. O bloco visa resgatar a cultura dos papangús, que outrora coloria e enchia o carnaval potengiense de mistérios.
As inscrições aconteceram na sexta feira e foi bastante procurada. Uma nova ideia e um novo mecanismo de diversão e cultura para nosso município.
Ainda dá tempo de participar do bloco. Para isto basta estar vestido de papangu e claro, mascarado.
A principal característica dos papangús é o mistério em torno de sua identidade. Ninguém deve saber o rosto por traz da máscaras, o resto é irreverência e curtição.
Venha fazer sua inscrição, ainda dá tempo. A oficina acontecerá em dois dias em três turnos, escolha o seu e vamos juntos brincar o carnaval de antigamente.
I
nformações: Rosinaldo Luna 9182 9982 ou 9812 1267
Ou pessoalmente a partir das 8 horas da manhã desta terça, 25/01, na antiga sede do Pro-jovem. Antiga churrascaria. Estamos lhe aguardando.

17/02/2014


Para os interessados em participar do bloco OS PAPANGUS DO POTENGI, informamos que faremos oficinas de máscaras nos dias 25 e 27 deste.
Inspirado nos bailes de máscaras dos salões, o bloco sai às ruas com uma campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Dê um sentido cidadão ao seu carnaval.
Informações podem ser colhidas com Rosinaldo Luna, Julieta Araujo ou Conceição Alexandre.
Telefone para contato. 9408 2235 ou 9812 1267.

15/02/2014


Um novo tempo para a cultura está chegando. E o principal mecanismo para tal mudança é a politica cultural consistente, sem assistencialismos, mas com respeito pelo artista.  O Brasil está implementando o Sistema Nacional de Cultura, um modelo de gestão integrada baseada nos princípios do Sistema Único de Saúde e que já está permitindo a muitos artistas e produtores realizar seus projetos.
Para vocêentender um pouco melhor, transcrevi abaixo as 53 metas do PNC - Plano Nacional de Cultura, um dos mecanismos do Sistema.

Lista geral das metas do Plano Nacional da Cultura 
Meta 1) Sistema Nacional de Cultura institucionalizado e implementado, com 100%
das Unidades da Federação (UF) e 60% dos municípios com sistemas de cultura
institucionalizados e implementados
Meta 2) 100% das Unidades da Federação (UF) e 60% dos municípios atualizando o
Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC)
Meta 3) Cartografia da diversidade das expressões culturais em todo o território
brasileiro realizada
Meta 4) Política nacional de proteção e valorização dos conhecimentos e expressões
das culturas populares e tradicionais implantada:
Meta 5) Sistema Nacional de Patrimônio Cultural implantado, com 100% das Unidades
da Federação (UF) e 60% dos municípios com legislação e política de patrimônio
aprovadas
Meta 6) 50% dos povos e comunidades tradicionais e grupos de culturas populares
que estiverem cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores
Culturais (SNIIC), atendidos por ações de promoção da diversidade cultural
Meta 7) 100% dos segmentos culturais com cadeias produtivas da economia criativa
mapeadas
Meta 8) 110 territórios criativos reconhecidos
Meta 9) 300 projetos de apoio à sustentabilidade econômica da produção cultural
local
Meta 10) Aumento em 15% do impacto dos aspectos culturais na média nacional de
competitividade dos destinos turísticos brasileiros
Meta 11) Aumento em 95% no emprego formal do setor cultural
Meta 12) 100% das escolas públicas de educação básica com a disciplina de Arte no
currículo escolar regular com ênfase em cultura brasileira, linguagens artísticas e
patrimônio cultural
Meta 13) 20 mil professores de Arte de escolas públicas com formação continuada
Meta 14) 100 mil escolas públicas de educação básica desenvolvendo
permanentemente atividades de Arte e Cultura
Meta 15) Aumento em 150% de cursos técnicos, habilitados pelo Ministério da
Educação (MEC), no campo da Arte e Cultura com proporcional aumento de vagas
Meta 16) Aumento em 200% de vagas de graduação e pós-graduação nas áreas do
conhecimento relacionadas às linguagens artísticas, patrimônio cultural e demais áreas
da cultura, com aumento proporcional do número de bolsas
Meta 17) 20 mil trabalhadores da cultura com saberes reconhecidos e certificados pelo
Ministério da Educação (MEC)
Meta 18) Aumento em 100% no total de pessoas qualificadas anualmente em cursos,
oficinas, fóruns e seminários com conteúdo de gestão cultural, linguagens artísticas,
patrimônio cultural e demais áreas da cultura
Meta 19) Aumento em 100% no total de pessoas beneficiadas anualmente por ações
de fomento à pesquisa, formação, produção e difusão do conhecimento
Meta 20) Média de 4 livros lidos fora do aprendizado formal por ano, por cada
brasileiro
 Meta 21) 150 filmes brasileiros de longa-metragem lançados ao ano em salas de
cinema
Meta 22) Aumento em 30% no número de municípios brasileiros com grupos em
atividade nas áreas de teatro, dança, circo, música, artes visuais, literatura e artesanato
Meta 23) 15 mil Pontos de Cultura em funcionamento, compartilhados entre o
governo federal, as Unidades da Federação (UF) e os municípios integrantes do
Sistema Nacional de Cultura (SNC)
Meta 24) 60% dos municípios de cada macrorregião do país com produção e
circulação de espetáculos e atividades artísticas e culturais fomentados com recursos
públicos federais
Meta 25) Aumento em 70% nas atividades de difusão cultural em intercâmbio nacional
e internacional
Meta 26) 12 milhões de trabalhadores beneficiados pelo Programa de Cultura do
Trabalhador (Vale Cultura)
Meta 27) 27% de participação dos filmes brasileiros na quantidade de bilhetes
vendidos nas salas de cinema
Meta 28) Aumento em 60% no número de pessoas que frequentam museu, centro
cultural, cinema, espetáculos de teatro, circo, dança e música
Meta 29) 100% de bibliotecas públicas, museus, cinemas, teatros, arquivos públicos e
centros culturais atendendo aos requisitos legais de acessibilidade e desenvolvendo
ações de promoção da fruição cultural por parte das pessoas com deficiência  METAS DO PLANO NACIONAL DE CULTURA 13
Meta 30) 37% dos municípios brasileiros com cineclube
Meta 31) Municípios brasileiros com algum tipo de instituição ou equipamento
cultural, entre museu, teatro ou sala de espetáculo, arquivo público ou centro de
documentação, cinema e centro cultural, na seguinte distribuição: 35% dos municípios
com até 10 mil habitantes com pelo menos um tipo; 20% dos municípios entre 10 mil
e 20 mil habitantes com pelo menos dois tipos; 20% dos municípios entre 20 mil e 50
mil habitantes com pelo menos três tipos; 55% dos municípios entre 50 mil e 100 mil
habitantes com pelo menos três tipos; 60% dos municípios entre 100 mil e 500 mil
habitantes com pelo menos quatro tipos; 100% dos municípios com mais de 500 mil
habitantes com pelo menos quatro tipos:
Meta 32) 100% dos municípios brasileiros com ao menos uma biblioteca pública em
funcionamento
Meta 33) 1.000 espaços culturais integrados a esporte e lazer em funcionamento
Meta 34) 50% de bibliotecas públicas e museus modernizados
Meta 35) Gestores capacitados em 100% das instituições e equipamentos culturais
apoiados pelo Ministério da Cultura
Meta 36) Gestores de cultura e conselheiros capacitados em cursos promovidos ou
certificados pelo Ministério da Cultura em 100% das Unidades da Federação (UF) e
30% dos municípios, dentre os quais, 100% dos que possuem mais de 100 mil
habitantes
Meta 37) 100% das Unidades da Federação (UF) e 20% dos municípios, sendo 100%
das capitais e 100% dos municípios com mais de 500 mil habitantes, com secretarias
de cultura exclusivas instaladas
Meta 38) Instituição pública federal de promoção e regulação de direitos autorais
implantada
Meta 39) Sistema unificado de registro público de obras intelectuais protegidas pelo
direito de autor implantado
Meta 40) Disponibilização na internet dos seguintes conteúdos, que estejam em
domínio público ou licenciados: 100% das obras audiovisuais do Centro Técnico do
Audiovisual (CTAv) e da Cinemateca Brasileira; 100% do acervo da Fundação Casa de
Rui Barbosa (FCRB); 100% dos inventários e das ações de reconhecimento realizadas
pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); 100% das obras de
autores brasileiros do acervo da Fundação Biblioteca Nacional (FBN); 100% do acervo
iconográfico, sonoro e audiovisual do Centro de Documentação da Fundação Nacional
das Artes (Cedoc/Funarte)
Meta 41) 100% de bibliotecas públicas e 70% de museus e arquivos disponibilizando
informações sobre seu acervo no SNIIC 14
Meta 42) Política para acesso a equipamentos tecnológicos sem similares nacionais
formulada
Meta 43) 100% das Unidades da Federação (UF) com um núcleo de produção digital
audiovisual e um núcleo de arte tecnológica e inovação
Meta 44) Participação da produção audiovisual independente brasileira na
programação dos canais de televisão, na seguinte proporção: 25% nos canais da TV
aberta; 20% nos canais da TV por assinatura
Meta 45) 450 grupos, comunidades ou coletivos beneficiados com ações de
Comunicação para a Cultura
Meta 46) 100% dos setores representados no Conselho Nacional de Política Cultural
(CNPC) com colegiados instalados e planos setoriais elaborados e implementados
Meta 47) 100% dos planos setoriais com representação no Conselho Nacional de
Política Cultural (CNPC) com diretrizes, ações e metas voltadas para infância e
juventude
Meta 48) Plataforma de governança colaborativa implementada como instrumento de
participação social com 100 mil usuários cadastrados, observada a distribuição da
população nas macrorregiões do país
Meta 49) Conferências Nacionais de Cultura realizadas em 2013 e 2017, com ampla
participação social e envolvimento de 100% das Unidades da Federação (UF) e 100%
dos municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC)
Meta 50) 10% do Fundo Social do Pré-Sal para a cultura
Meta 51) Aumento de 37% acima do PIB, dos recursos públicos federais para a cultura
Meta 52) Aumento de 18,5% acima do PIB da renúncia fiscal do governo federal para
incentivo à cultura
Meta 53) 4,5% de participação do setor cultural brasileiro no Produto Interno Bruto
(PIB)





13/02/2014

Os papangús do potengi.




 Papangu

 Mascarado que sai a rua geralmente em grupos, embrulhado de lençóis, coberto de dominós ou disfarçado de todas as maneiras; fantasia sem luxo, nem brilhos. O grupo mais conhecido é o da cidade de Bezerros - Pernambuco. O termo  vem de uma espécie grosseira, à espécie de  farricoco, que tomava parte nas extintas procissões de cinzas, caminhando  à sua frente, armado de um comprido relho, com que ia fustigando o pessoal que impedia a sua marcha. Sob o título "O Papa-Angu", circulou em 1846 um periódico político em Recife.

Fonte: "Dicionário do Carnaval de Pernambuco", Profª. Nelly Medeiros de Carvalho e Sophia Karlla Almeida Mota (Universidade Federal  de Pernambuco).
Existem várias versões que contam a origem de uma tradição centenária: Os papangus do carnaval de Bezerros, cidade localizada no agreste Pernambucano.

Segundo o professor Ronaldo J. Souto Maior, fundador do Instituto de Estudos Históricos, Arte e Folclore dos Bezerros, a origem dos Papangus de Bezerros data de 1881. O papa-angu nasceu de uma brincadeira de familiares dos senhores de engenhos, que saiam mascarados e mal vestidos para visitar os amigos nas festas de entrudo (antigo carnaval do século dezenove) e comiam angu, comida típica do agreste pernambucano. Por isso, as crianças passaram a chamar os mascarados de papa-angu.

Antigamente o papangu tinha a máscara confeccionada com coité (cuia do fruto) ou com jornal e goma, cuja pintura era feita com azeitona preta, açafrão e folha de fava. Possuía chocalhos ao redor da roupa, que era enfeitada com palha de banana e na mão levava um maracá de coco seco com pedra dentro, trajavam roupas velhas, rasgadas com remendos e meias nas mãos, por isso eram conhecidos como Papangus Pobres.

A história foi mudando e a partir dos anos 60, as roupas velhas foram substituídas por caftas ou túnicas compridas e estampadas, que vestem dos pés à cabeça, colocam as máscaras para ficarem totalmente cobertos, pois a meta é se esconder, ganhando a farra sem ser identificados. Atualmente, a matéria-prima usada nas máscaras é o papel colê e machê.

A principal regra desta importante tradição carnavalesca é manter o sigilo sobre as máscaras que serão usadas, para que ninguém venha a ser reconhecido. Então, quando vai chegando à época próxima do carnaval, os foliões procuram confeccionar suas fantasias em segredo, para não correrem o risco de ser desmascarados antes da festa. Outros pontos foram mantidos: a troca de roupa em lugares desconhecidos, às "visitas" aos amigos e, antes de cair na folia, o costume de comer angu, que é normalmente fornecido pelos moradores locais.

A partir desse ano, São Paulo do Potengi reviverá a cultura do papangu que será vivenciada  através das oficinas de máscaras.
Buscando inspiração nas mascaras venezianas, daremos um novo olhar sobre o popular bloco de sujos que outrora invadia os becos e ruas da cidade.

 O bloco de panpangu será acompanhado de orquestra de ou carro de som, desfilando pelas principais ruas da cidade até o Pavilhão do Povo, quartel-general do carnaval, onde outros foliões se juntarão à festa.
Além da folia em si, este bloco trará um diferencial. Será um bloco carnavalesco que trabalhará sempre uma campanha social a cada ano. Neste carnaval o bloco distribuirá informativos da campanha de combate à exploração sexual de jovens e adolescentes, combatendo assim o abuso sexual a estas crianças. Fato corriqueiro e que a sociedade teima em se fazer de despercebida por estes abusos acontecerem principalmente dentro das famílias. E isto não discrimina nível social, econômico ou educacional. É uma prática que acontece em todas as camadas sociais.





04/02/2014

TEATRO POTENGIENSE EM NOVA MONTAGEM; PAIXÃO DE CRISTO 2014

 

O grupo TEATRO POTENGIENSE está novamente correndo em busca de novos rumos. E o novo projeto é a montagem de A PAIXÃO DE CRISTO - A ANATOMIA DE UMA PAIXÃO.
O espetáculo tem adaptação livre do diretor Rosinaldo luna e será encenado em praça pública. O público terá a oportunidade de assistir um espetáculo diferente, moderno, contemporâneo e cheio de truques.
Quem for assistir o trabalho do grupo irá se surpreender. Só para se ter uma ideia, o grupo pretende realizar alguns truques no palco.
Com uma concepção pop rock e um texto dinâmico, o espetáculo terá uma média de setenta pessoas em cena: atores, bailarinos e figurantes.
Porém nesse momento o grupo necessita reunir o maior numero de pessoas interessadas em participar da atividade e conhecer de perto o processo de montagem de um espetáculo desse porte. São eletricistas, marceneiros, mecânicos, costureiras, pintores, artesãos. Se você gosta de qualquer uma dessas atividades venha somar conosco e realizar o maior espetáculo do potengi.
A reunião acontece nessa quarta-feira, 05 de fevereiro na antiga sede do PRO JOVEM, churrascaria. Estaremos aguardando você e sua turma a partir das 19 horas.


Carlão Mipibú (Pilatos) e Verônica Lopes (Cláudia Procura)

03/02/2014

Caravana Cultural Marista.

Semana passada recebi uma mensagem de um amigo me falando sobre a Caravana Cultural Marista. Um projeto itinerante de cultura realizada pela instituição e que visita algumas cidades selecionadas. São apenas três cessões por ano. Chegando em São Paulo do Potengi, A Sra. Geisa Rocha me encontrou e marcamos para conversar. E recebi dela a mesma informação que me repassou o Xavier. Sobre a Caravana Cultural Marista. Geisa é a coordenadora do centro de artesanato. Uma mulher comprometida com a cultura e o meio ambiente e está formando parceria com a consultoria de cultura e coordenação de cultura para viabilizarmos, juntos novos mecanismos de fomento e fruição da cultura.
Hoje  fui conversar como coordenador do projeto Carlos Henrique, que recebeu a mim e ao fomentador Xavier com muita simpatia.
conversamos sobre o projeto e principalmente sobre a possibilidade de levarmos para São Paulo do Potengi.
Essa ação traz 100 alunos do colégio Marista, com shows de música, teatro, dança. Oficinas diversas e muita cultura.
O projeto fica na cidade três dias, e abraça além das apresentações do Marista, artistas e grupos da cidade.
Realiza-se um cortejo cultural pelas ruas da cidade, e cria-se assim um evento compartilhado com toda a comunidade, mostrando a identidade cultural do povo.
Esperamos poder trazer para São Paulo do Potengi, mais um evento cultura







l de qualidade.

Museu do brinquedo - IFRN Centro/Natal


Trabalhar com cultura dentre outras coisas, é um imenso prazer.
Para nós que somos artistas então... É o direito adquirido de podermos viajar no tempo, seja para o futuro ou o passado e nos emocionarmos como se estivéssemos vivendo exatamente aquilo.
Hoje fiz uma viagem assim. Voltei ao passado e a minha infância  de menino carente, morando no interior, sem informações nem brinquedos industrializados. E reencontrei minha fazenda de gado, nelore claro, formada por ossos de animais. Relembrei dos jogos de ludo e onça, das pernas de pau, do pião, dos cavalos de pau, da gangorra construídas por Tio Zé Aleixo que nos dava dentre outras alegrias, quedas terríveis e muitas gargalhadas dos primos.
Hoje me reencontrei e revi menino soltando pipa, atirando de baladeira, vibrando quando acertava um passarinho. Perdão mas não havia  ainda a consciência ecológica, existia sim, a necessidade de alimentar-se.
Encontrei-me hoje menino brincante no Museu do Brinquedo que fica no IFRN do centro da cidade.
Quem quiser rever os mais diversos brinquedos ou levar seus filhos a uma viagem no tempo das brincadeiras, é muito fácil.
O Museu fica no IFRN Centro, na Av. Rio Branco, na subida do baldo em Natal e a entrada é franca.
Para dar uma aguçada no seu desejo  registrei algumas fotos e compartilho com vocês agora.



Pau de arara

Bodoque, estilingues e espingarda artesanal

Armas artesanais de caça.

Bonecas de sabugo de milho.

Piões

Fazendinha de ossos de animais

Cavalo de pau 
Brincadeiras dos cordões 
Jogo de taboleiro - Onça 
Brinquedos diversos

Brinquedos reciclados. Latinhas de refrigerantes e outros materiais. 

Pipas

By Rosinaldo Luna


29/01/2014

Novos rumos da cultura.

Tenho andado bem contente com os rumos da cultura em São Paulo do Potengi. Mesmo ainda confuso no campo da comunicação e dos entendimentos de o que é cultura e de quem é a responsabilidade de promovê-la, as coisas estão caminhando.
Gostaria de explicar uma coisa: governo nenhum tem a obrigação de fazer cultura, eles não são artistas, o faze cultural deve ser de exclusividade de que é artista, de quem produz cultura. Aos gestores cabe o papel de criar mecanismos para a promoção e fruição das diversas manifestações culturais.
Digo isto,porque é comum cobrarem dos gestores responsabilidades práticas de gestores, quando na realidade, é do próprio artista o dever de criar projetos, de pensar e desenvolver seus projetos.
São Paulo do Potengi está no caminho certo. A prefeitura já encaminhou a Brasilia os documentos para a adesão ao SNC - Sistema Nacional de Cultura, um importante passo para o desenvolvimento cultural do município.
O SNC é um mecanismo importantíssimo que virá transforma a forma de fazer cultura no país e será também o fim do pedido de favores a quem quer que seja.
então, um recado aos ainda desavisados. Cultura é um produto, e assim como o comerciante investe em seu comercio, comprando e suprindo suas prateleiras, também o artista tem o dever e obrigação de produzir, e buscar patrocínios, de vender seu produto, não de "pedir" nada a ninguém. Quando solicitamos um patrocínio, estamos celebrando um contrato comercial, onde você investe um valor no meu produto cultural e eu te devolvo o seu investimento em propaganda.
A prefeitura, através da consultoria dispõe de várias informações sobre o SNC, se quiser se inteirar sobre esse sistema, procure a consultoria de cultura, teremos o maior prazer em conversar sobre o assunto. Venha vivenciar os novos rumos da cultura.
By Rosinaldo Luna

Projeto Via Brasil promove o intercâmbio da cultura brasileira


Ao longo de 2014, a cultura brasileira estará exposta no Wexner Center, galeria de arte contemporânea da Universidade de Ohio (Estados Unidos), que está realizando uma iniciativa interdisciplinar intitulada Via Brasil.

O projeto Via Brasil apresenta a complexidade e diversidade da nação brasileira e promove o intercâmbio internacional da universidade com a arte e cultura do Brasil.

O Wexner Center tem desenvolvido uma gama integrada de programas que abrangem exposições, filmes, vídeos, educação, juntamente com programações complementares do departamento de artes cênicas, tendo por fim, promover a compreensão e apreciação da arte contemporânea brasileira.

O conteúdo dos programas é resultado de quase três anos de pesquisa e viagens de curadores da universidade para o Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, entre outros lugares.

Desde 2011, curadores e educadores do Wexner Center têm trabalhado com artistas, curadores e críticos brasileiros. Em 2014, a série Cruzamentos faz uma investigação sobre a cultura visual brasileira contemporânea por meio de uma perspectiva artística da cultura do país com uma programação bastante diversificada.

Exposição | Cruzamentos: Arte Contemporânea no Brasil 

A exposição 'Cruzamentos' explora o trabalho de 35 artistas brasileiros contemporâneos, entre os vários meios de expressão – muitos dos quais nunca foram amplamente expostos nos EUA – cujas práticas e influências são tão variadas quanto à composição social, racial e geográfica dos Estados Unidos.

‘Cruzamentos' oferece um olhar detalhado de 30 anos de produção artística, desde a queda da ditadura militar em 1985, e figura entre as exposições mais ambiciosas dos 25 anos da história do Wexner Center. A mostra cobre uma ampla gama de práticas artísticas – pintura, instalação, fotografia, escultura e imagem em movimento – e apresenta trabalhos produzidos especificamente para a exposição.

Série de Filmes | Cruzamentos: Documentário Brasileiro Contemporâneo 

Série de filmes busca explorar o que é tão extraordinário sobre a recente onda de importantes documentários produzidos no Brasil. A série inclui 24 longas-metragens e 15 curtas-metragens que datam de 1974 até o presente e contará com a presença de vários dos cineastas nas apresentações. Apesar da série se concentrar na produção particularmente criativa e inovadora do século 21, ‘Cruzamentos' irá destacar cineastas brasileiros contemporâneos mais reconhecidos, incluindo obras precursoras importantes como Iracema (Jorge Bodanzky, Orlando Senna, 1974) e Vinte Anos Depois (Eduardo Coutinho, 1985).

Artes performativas contemporâneas no Brasil 

Em fevereiro, a Companhia Urbana de Dança, grupo de dança hip-hop formado por coreógrafo brasileiro das favelas do Rio de Janeiro leva a estreia do espetáculo Eu Danço – 8 Solos no geral .

Em março, Gary Lucas – "Guitar Hero do homem pensante" – compartilhará uma partitura de música ao vivo para a exibição do show Esta noite encarnarei no teu cadáver, o clássico filme de terror celebrado por muitos fãs, do autor brasileiro José Mojica Marins (também conhecido como Zé do Caixão).

O mestre de percussão brasileiro Cyro Batista com seu quarteto de roda livre, também apresenta em março o show Um alegre deleite carnavalesco. Em abril, o artista de hip hop paulistano, Criolo, vai entreter o público com rap, samba, funk e ritmos africanos.

Programas educacionais e públicos 

Os programas públicos destacam artistas da exposição Cruzamentos: Arte Contemporânea no Brasil, curadores do Wexner Center e do Brasil e outros estudiosos, incluindo vozes de especialistas da Ohio State.

Nos programas escolares, o seminário WorldView planejado para estudantes foi ampliada para dar espaço a dois excelentes filmes brasileiros: Waste Land e Doméstica. Também os populares treinamentos para adolescentes, WexLab, vão explorar aspectos da exposição Cruzamentos.
Texto: Wilker Leal, estagiário
Fonte: FBN/ Wexner Center
Foto: Companhia Urbana de Dança - Eu danço — 8 solos no geral
Edição: Ascom/ MinC

23/01/2014

Inscrições abertas para linhas do Fundo Setorial do Audiovisual

Estão abertas as inscrições para seis das dez linhas do Fundo Setorial do Audiovisual  lançadas no último dia 17 de dezembro. A partir de 15 de janeiro, é possível inscrever projetos nas chamadas PRODECINE 02/2013, PRODECINE 03/2013, PRODECINE 04/2013 e PRODAV 02/2013 (operando em regime de fluxo contínuo); PRODAV 03/2013 e PRODAV 04/2013. A partir de hoje, 15 de janeiro, é possível inscrever projetos nas chamadas PRODECINE 02/2013,PRODECINE 03/2013, PRODECINE 04/2013 e PRODAV 02/2013 (operando em regime de fluxo contínuo); PRODAV 03/2013 e PRODAV 04/2013 (em regime de concurso público).

A efetivação das inscrições deverá ser feita diretamente pelo site doBRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, agente financeiro do FSA.  Além dos editais disponíveis no site do BRDE, os proponentes devem consultar o Regulamento geral do PRODAV no portal da ANCINE. O documento estabelece diretrizes e condições para a aplicação dos recursos do FSA nas ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Audiovisual – PRODAV, já que os editais fazem diversas remissões ao Regulamento.
No total, a operação da quinta convocatória do FSA disponibiliza recursos de cerca de R$ 400 milhões, montante equivalente à soma dos valores oferecidos nas quatro convocatórias anteriores, numa ação sem precedentes na política pública para o setor no Brasil.
A chamada PRODECINE 02/2013 (R$ 55 milhões) é voltada para o investimento na aquisição de direitos de distribuição de longas-metragens, com aporte na produção. O objetivo é permitir o planejamento da ocupação do mercado de salas por longas-metragens nacionais de produção independente, estreitando a relação entre produtoras e distribuidoras.
A chamada pública  PRODECINE 03/2013 tem seu foco no investimento em comercialização de longas-metragens de produção independente, para exibição em salas de cinema, com ênfase em filmes de baixo e médio orçamento. Nesta chamada, será investido um total de R$ 5 milhões, sendo R$ 200 mil por projeto, com lançamento mínimo em 10 salas, para viabilizar o lançamento de mais filmes brasileiros no mercado.
A chamada pública PRODECINE 04/2013 (R$ 15 milhões) é voltada para a complementação do orçamento de produção de longas-metragens, permitindo agilidade na conclusão de obras em estágios avançados de realização.
A nova linha PRODAV 02/2013 (R$ 30 milhões) destina-se a financiar a produção de conteúdos brasileiros independentes e projetos pré-selecionados para as grades de programação dos canais de televisão aberta e por assinatura. As programadoras serão as proponentes, mas os investimentos serão contratados com as produtoras independentes, na modalidade participação em projeto.
A chamada pública PRODAV 03/2013 (R$ 18 milhões) prevê a seleção, em regime de concurso público, de propostas de incubação de núcleos criativos em empresas produtoras ou desenvolvedoras de projetos, e é voltada ao desenvolvimento de carteira de projetos de obras seriadas e não seriadas e de formatos de obra audiovisual, brasileiros de produção independente, destinados aos segmentos de televisão aberta e por assinatura, salas de exibição e vídeo por demanda (VOD). As inscrições se encerram no dia 10 de março.
Já a chamada PRODAV 04/2013 (R$ 10 milhões) prevê a seleção, também em regime de concurso público, de propostas de desenvolvimento de projetos de produção independente destinados aos segmentos de TV aberta e por assinatura, salas de exibição e vídeo por demanda (VOD).  O desenvolvimento dos projetos receberá o estímulo e o suporte de laboratórios de desenvolvimento em todas as regiões do país. As inscrições se encerram no dia 31 de março.
As inscrições para duas outras linhas, em regime de concurso público – PRODECINE 01/2013 e PRODECINE 05/2013, voltadas para a produção de longas-metragens – estão abertas desde o dia 26 de dezembro, e seguem aceitando propostas até o dia 17 de fevereiro – quando serão abertas as inscrições para as duas chamadas restantes, PRODAV 01/2013 e PRODAV 05/2013.
 
Texto: Ancine
Edição: Ascom/MinC


http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/inscricoes-abertas-para-linhas-do-fundo-setorial-do-audiovisual/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fnoticias-destaques%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_OiKX3xlR9iTn%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1

1ª Mostra de arte sensorial e Inclusiva - Teatro cego


O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília recebe entre os dias 21 e 26 de janeiro a primeira Mostra de Arte Sensorial e Inclusiva que convida companhias e artistas que assumem o desafio de propor outras formas de construção da arte por meio de obras e espetáculos que cruzam a fronteira das formas convencionais de expressão, apresentando outras perspectivas e propondo novas alternativas de vivenciar a arte. A mostra interage com diferentes linguagens e públicos, demonstrando como é possível potencializar o sistema sensorial, quebrando a lógica dominante de que todos os sentidos são sempre necessários para perceber e participar do processo de produção e fruição artística.
A iniciativa oferece oficinas, palestras, intervenções e espetáculos cênicos nacionais, direcionados para todos os públicos, produzidos na iminência do corpo e das experiências diversas (por pessoas com deficiência ou não). Espetáculos que rompem com a linearidade que se estabelece entre as formas convencionais de produzir e experimentar a arte.
O foco do projeto é demonstrar as várias possibilidades de a arte ser fruída por todos, não apenas no que se refere ao espaço físico do local onde será realizada, mas nas possibilidades que a arte sensorial cria para os processos de inclusão social desde a produção até a forma de se perceber o produto artístico. 
A mostra também tem como objetivos apresentar obras e espetáculos que rompem com a linearidade que se estabelece entre as formas convencionais de produzir e experimentar a arte; divulgar obras e espetáculos que dialoguem com os diferentes sentidos (sensorialidade humana) e  produza efeito de criticidade nos espectadores quanto ao caráter multissensorial da experiência, mostrando que há outras formas além das convencionais de produzir arte; demonstrar como as pessoas com deficiência (o outro extremo do cordão da sensorialidade) constroem e podem se incluir no processo criativo da arte e na formação de plateia.
A ideia também é demonstrar como, com a variedade das formas de fazer artístico, a arte se torna possível para todos, independente das limitações físicas ou sensoriais vividas para incentivar a formação de uma plateia reflexiva em relação às barreiras sócioculturais impostas para as pessoas com deficiência (ou aquelas que experimentam e vivenciam o mundo com outras sensorialidades), especialmente as constituídas no campo artístico (seja na produção, execução ou público);
Outro foco é contribuir para consolidar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, principalmente no que toca às disposições do artigo 30 aprovadas em 2008 pelo  Congresso Nacional;

Serviço:
Dias: 21 a 26  de janeiro
Horário: 21h 
Local: CCBB / Brasília
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília
Edição: Ascom / MinC

14/01/2014

Organização internacional convida bibliotecas públicas e comunitárias para se candidatar a bolsas


A EIFL é uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede na Europa, que trabalha com bibliotecas para permitir o acesso à informação digital para jovens e crianças de países em desenvolvimento e transição.
Atualmente a organização possui consórcios nacionais com bibliotecas de mais de 45 países em desenvolvimento na África, Ásia, Europa e América Latina. Baseados no slogan: Conhecimento sem fronteiras, a EIFL está disponibilizando uma chamada para bolsas de desenvolvimento de novos serviços que utilizam tecnologias de informação e comunicação para atender as necessidades de crianças e jovens.
Confira as informações de como concorrer ao edital:
A concessão
Você pode solicitar um subsídio de até EUA US$ 20.000.
Quem pode se inscrever?
As bibliotecas públicas e comunitárias em desenvolvimento e transição.
O projeto que você está se candidatando deve atender:
  • Uma abordagem inovadora para atender às necessidades de crianças e jovens, e
  • Usar a tecnologia digital de maneiras novas e criativas, e
  • Trabalhar em parceria com os departamentos governamentais ou agências, organizações da sociedade civil ou inovadores de tecnologia.
Prazo para as inscrições
A chamada será encerrada em 31 de janeiro de 2014.
Você está interessado em se candidatar?
Por favor, leia todas as informações importantes cuidadosamente antes de desenvolver uma proposta e preencher o formulário de inscrição.
Se você não encontrar as respostas que precisa na informação que se segue, por favor, entre em contato com o e-mail de Perguntas Frequentes (FAQ) da EIFL: plip@eifl.net.
Para maiores informações: Clique aqui e acesse o site da EIFL.
Caso queira concorrer a uma bolsa: Clique aqui e acesse os critérios do edital.

07/01/2014

Seleção de Projetos Cinematográficos BNDES 2013 - tem inscrições até 31/01/2014





Até 31/01/2014 estão abertas as incrições para a Seleção de Projetos Cinematográficos BNDES 2013 Visa apoiar projetos de produção e finalização de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, nos gêneros Ficção, Animação e Documentário.

Inscrições abertas até 31 de janeiro de 2014.

mais: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Cultura/Cinema/Selecao/Edital_2013

5º CINEfoot tem inscrições abertas para mostra competitiva


Estão abertas as inscrições para o CINEfoot 2014. O festival recebe inscrições de curtas, médias e longas-metragens que tenham como abordagem principal o tema “FUTEBOL”. São aceitos trabalhos produzidos em qualquer suporte ou gênero e não há restrições quanto ao ano de realização da obra. As inscrições para as Mostras Competitivas podem ser efetuadas até 17 de fevereiro de 2014, através do site do festival.
Para participar, os realizadores precisam preencher o formulário de inscrição e enviar uma cópia do filme para a Comissão de Seleção do festival. Acesse aqui o Regulamento e saiba como participar.
A quinta edição do CINEfoot acontecerá de 22 a 27 de maio, no Rio de Janeiro, e de 29 de maio a 03 de junho, em São Paulo. Faça parte dessa torcida!

http://www.cinefoot.org/rolou-a-bola/

06/01/2014

Inscrições para o FILO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA 2014

FILO 2014


Estão abertas as inscrições para o FILO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA 2014, que vai acontecer no período de 22 de agosto a 7 de setembro.
Ficha de inscrição
Para participar da seleção artística do Festival de Londrina é necessário preencher esta FICHA DE INSCRIÇÃO (download) e enviá-la junto com o material complementar, pelos correios, até o dia 20 de fevereiro de 2014 (vale a data de postagem).
As inscrições podem contemplar teatro, dança, circo, espetáculos infantis e infanto-juvenis.
O material (impresso e digitalizado) a ser enviado pelos Correios deve conter:
- Ficha de inscrição preenchida;
- Release do espetáculo;
- Histórico do grupo;
- Críticas e matérias do espetáculo;
- Currículo do diretor;
- 6 fotos digitalizadas em alta resolução;
- Relação das músicas utilizadas no espetáculo, com duração e autoria.
Endereço para envio do material
FILO - Festival Internacional de Londrina
Divisão de Artes Cênicas/CC/UEL
A/C: Luiz Bertipaglia / Paulo Braz
Av. Celso Garcia Cid, 205 - Centro – CEP 86010-490 – Londrina–PR
Condições econômicas oferecidas pelo Festival
1 – Cachê
2 - Despesas referentes a passagens aéreas ou rodoviárias
3 – Hospedagem
4 - Refeições
5 - Transporte local
Seleção
Os projetos inscritos serão analisados pela Comissão Organizadora do FILO e/ou por curadores convidados. Os principais critérios para análise das propostas são a qualidade artística e sua viabilidade técnica e financeira, sempre observando o perfil e o conceito do Festival.
A Comissão de Avaliação e Curadoria é soberana em suas escolhas, não cabendo recursos ou esclarecimentos posteriores. O ato da inscrição pressupõe plena concordância com os termos oferecidos pela organização do Festival.
Resultados
Os grupos inscritos serão informados pela organização do Festival sobre o resultado da seleção, por e-mail ou telefone, em data a ser divulgada posteriormente ao período de inscrição. Os espetáculos pré-selecionados também serão divulgados em lista no site www.filo.art.br.
A ficha de inscrição deverá ser preenchida em sua íntegra, impressa e anexada ao material do grupo enviado pelos correios.
Os espetáculos selecionados terão 10 dias após o comunicado para envio de outros materiais e documentos que serão solicitados pelo Festival, entre eles, carta de liberação dos direitos autorais e pagamentos dos referidos direitos.
Festival Internacional de Londrina
Comissão Organizadora

fonte:
http://www.filo.art.br/portal/index.php/site/internas/chamada/inscricao_filo_2014

Inscrições abertas para o KALIBER 35 - Festival Internacional de Curtas-metragens de Munique



ALL FOR ENTRIES 2014


Munich, 31 October 2013 - KALIBER35 Munich International Short Film Festival announces its 9th edition. From the 19th to the 25th of June 2014, in the Bavarian capital, the International Competition will showcase 35 short films from all over the world, presented in five categories named after the five tastes SWEET, SOUR, BITTER, SALTY and UMAMI according to their tone.

KALIBER35 is calling filmmakers to submit their short films before the 31st of January 2014. All the directors of the 35 selected short films will be invited to Munich to attend the festival, meet the local audience as well as local and international film professionals, and compete to win valuable awards in cash, kind or services. To see the complete regulation for submissions, please click here.

The festival's lucky number, 35 (from 35mm print), will also be the leading motive of theKURZ&KNAPP (SHORT&TIGHT) Kinosportcup, where professional as well as amateur filmmakers are challenged to write, shoot, edit and complete a short film in just 35 hours.

Further information on the International Competition and on the KURZ&KNAPP Kinosportcup will be released soon, so remind to check our website regularly. To be sure not to miss our updates, you are invited to fan our Facebook page by clicking on the icon on the right side of this page.