Coma-se, devore-se e perceba que
tudo que está em ti nada é seu, nem o pensamento...são máscaras... Máscaras que
permitimos modelar por outros, que não são nós mesmos, que não estão
preocupados conosco, mas obrigar nos fazer o que eles querem, que sejamos o que eles próprios jamais serão.
Somos moldados para poderem esconder-se por trás de nós ou de si mesmos...
(Ícaro)
Com esta fala, Ícaro convida a uma
mudança, a partir de dentro. Esse grito conscientiza todos que estamos sempre
preocupados em agradar o outro. E isto vai nos fechando, nos adoecendo até o
momento que nos conscientizamos e quebramos a carcaça. Os padrões e protocolos
que nos aprisionam.
Durante
a pandemia o ator se reinventou, buscou novos formatos e descobriu novas formas de trabalhar. Invadiram as redes
sociais, os streams, e partiram numa avalanches de lives, de video,
performances e toda sorte de recursos criativos para não parar suas atividades
e claro, não enlouquecerem. O resultado foi a descoberta de novos formatos e de
novas formas de levar o teatro até os lugares mais improváveis, seja na telo da
tv, do computador ou dos aparelhos celulares, o teatro esteve presente. Curando
o tédio do isolamento e afastando os sintomas da depressão.
É nesse cenário que se desenvolve
a temática do INSIGHT INSANO, monólogo escrito e encenado por Rosinaldo Luna,
ator potiguar que traz para o palco seu Ícaro, personagem preso nos labirintos
da mente, perdido no limbo, sem noção do espaço tempo, porém em busca de si.
Ícaro está preso em sua mente e a única referência do externo é um jornaleiro
que passa diariamente e que é uma holografia de si num passado distante, que
passa todos os dias, no mesmo horário e que repete o mesmo ritual: joga um
jornal e vai embora ignorando os gritos solitários do Ícaro o convidando para
um chá.
Inspirado em dois textos
psicológicos, O DIARIO DE UM LOUCO de Nicolai Gogol, teatrólogo russo e A VALSA
Nº 06 de um dos maiores
teatrólogos brasileiros, Nelson Rodrigues; Rosinaldo Luna foi buscar nesses
dois autores, material para tratar sobre a loucura.
Tomando como base os padrões impostos pela sociedade: beleza,
estéticos e materiais, temos em cena um homem enlouquecido sob a pressão social
e os conflitos constantes por enquadramentos em discurso e posturas
politicamente corretos, que geralmente vem de forma vertical, de cima para
baixo e onde o simples fato de questionar pode tomar um rumo desastroso
para o questionador.
A proposta desenvolvida é muito nova para
todos os artistas envolvidos no processo. Os ensaios foram de forma virtual até
as últimas semanas da montagem, partindo para o palco apenas para os desenhos
de luz e som. A forma on line traz novos elementos que interferem de formas
diversas. O gato, o cachorro do vizinho, o carro que para a visita que chega de
forma inesperado no meio do ensaio, ou uma chuva torrencial que cai de repente
não dando tempo para recolher material, uma vez que o ensaio se deva na área
externa da casa. É talvez o trabalho mais solitário já realizado pelo ator.
Este novo ambiente obriga o ator a desenvolver maneiras de distanciamento total
dessas interferências.
O patrocínio para a montagem foi
possível devido ao edital de auxilio emergencial da #LeiAldirBlanc
#GovernoFederal, que tornou possível cobrir alguns custos, porém, foi preciso
usar a verba de forma criativa e econômica, o que fez o ator arregaçar as
mangas e desenvolver um cenário desmontável, com baixo custo porém funcional,
construir figurinos, elementos de cenografia etc. Os adereços de cena foram
construídos com técnicas de artesanatos utilizando papel, papelão, revistas e
cola. Produtos que seriam destinados ao lixo mas que nas mãos do artistas
viraram objetos únicos para serrem usadas na peça. Tornando o trabalho também importante
na construção do equilíbrio ecológico.
Fazer cultura nesse país,
especialmente teatro nunca foi fácil. O ator sempre quebrou pedras com as unhas
para construir suas estórias. Geralmente sem apoio, sem reconhecimento e sem
espaços adequados para a plena realização do espetáculo. O ofício do artista
sempre foi dolorido, seja em que área atue, sempre foi assim.
Nesses últimos tempos a coisa
piorou, foram os primeiros a pararas atividades e serão os últimos a retomar,
ao menos de forma presencial e plena. Porém a magia da arte é inerente a alma
do artista. Se fortalece a cada muralha que precisam traspor. Aliás, a pandemia
desencadeou dentre outros problemas uma nova onda de dor, a depressão; doença
tratada como tabu por muitos, silenciosa, cruel e dolorosa. Mortal.
INSIGHT INSANO se faz necessário
para todos os públicos, especialmente para empresas que buscam qualidade de
vida para seus colaboradores, para alunos dos diversos cursos na área de saúde,
principalmente saúde mental, encontros, conferências, simpósios, além da
sociedade em geral.
É um espetáculo feito para você
se questionar, se perturbar, te tirar do lugar.
A estreia acontecerá no dia
20/08/2021, as 19:30h no auditório da Se. Municipal de Educação de São José de
Mipibú/RN de forma presencial com número reduzido de pessoas, respeitando o
afastamento social.
OBS: USO DE MÁSCARA É
OBRIGATÓRIO.
SERVIÇO:
TEATRO - INSIGHT INSANO
TEXTO: ROSINALDO LUNA
DIREÇÃO: MARINA GADELHA
DIR. MUSICAL: NILSON ELOY
PREP. CORPORAL: JANIELE ALLINE
CENOGRAFIA E ADEREÇOS: ROSINALDO
LUNA
OP. DE LUZ: JANIELE ALLINE
OP. DE SOM AO VIVO: NILSON ELOI
PATROCINIO LEI ALDIR BLANC
SEC. NACIONAL DE CULTURA E
TURISMO
GOVERNO FEDERAL
LOCAL: AUDITORIO DA SEC.
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU
ENDEREÇO: RUA 15 DE NOVEMBRO,
CENTO, SÃO JOSÉ
HORA: 19:30h
TRANSMISSÃO AO VIVO PELO YOUTUBE
CANAL TV ENGENHO CULTURAL
https://youtube.com/channel/UC4a1rRU1WWKoeozf6B3UzaA