06/08/2025

Alunos do curso de Produção Cultural realizam exposição artística inspirada na obra de Paulo Leminski

 

Alunos do curso de Produção Cultural realizam exposição artística inspirada na obra de Paulo Leminski

A atividade foi elaborada como avaliação final da disciplina Semiótica da cultura

Publicada por Ana Ramos em 05/08/2025  Atualizada em 5 de Agosto de 2025 às 10:18

Evento
Evento

A exposição "Leminski Intersemiótico" será inaugurada no dia 6 de agosto na Rampa do IFRN - Campus Natal —Centro Histórico. A mostra é resultado de um projeto da disciplina de Semiótica da Cultura, ministrada pelo professor Marcel Matias para o 5º período do curso de Produção Cultural.

Inspirada no livro Caprichos e Relaxos, de Paulo Leminski, e nos conceitos da semiótica russa, a exposição convida a comunidade acadêmica e externa a explorar a obra do autor, a partir dos trabalhos elaboradas pelos estudantes.

Paulo Leminski (1944–1989) foi um dos poetas mais inovadores da literatura brasileira contemporânea. Nascido em Curitiba, destacou-se pela originalidade de sua linguagem, marcada pelo humor, pela síntese e pelo diálogo com a poesia concreta. Além de poeta, foi tradutor, ensaísta, músico, publicitário e professor.

Programação

🗓 06/08/2025

🕐 A partir das 14h30

📍 Rua das Donzelas, 135 - Rocas, Natal/RN

🎟 Acesso gratuito.

Materia extraida do portão IFRN.

05/08/2025

*Conferência Livre de Circo discute os rumos da cena circense em Natal*

 *Conferência Livre de Circo discute os rumos da cena circense em Natal*

Foto divulgação 

_Evento é voltado à reflexão, articulação e construção coletiva de ações para o fortalecimento do circo no estado._


Depois do sucesso da Conferência Livre de Música, o Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte em parceria com a Setorial de Circo promove a Conferência Livre de Circo. O evento é gratuito e será realizado no Circo Bisteca e Bochechinha no Shopping Via Direta nos dias 8 e 9 de agosto. 


A conferência vai reunir artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais e é voltado à reflexão, articulação e construção coletiva de ações para o fortalecimento do circo no estado.


“A realização desta Conferência Livre de Circo representa um marco fundamental para o fortalecimento da articulação entre os trabalhadores e trabalhadoras da linguagem circense no Rio Grande do Norte. Trata-se de um momento de escuta qualificada, de encontro entre diferentes gerações e territórios, em que podemos nomear nossas urgências, traçar caminhos para políticas públicas eficazes e reforçar nossa representatividade enquanto setor. Apesar dos desafios, seguimos mobilizados, unindo saberes populares, artistas independentes, mestres e mestras, circos itinerantes e espaços formativos. A conferência é um passo essencial para consolidar o circo como uma linguagem artística viva, pulsante e indispensável no nosso território potiguar”, declara Poliana Carcará, artista, professora de acrobacias aéreas e artes do corpo, gestora do Motriz Ateliê Circense e integrante da Setorial de Circo do RN. 

Foto divulgação 


No primeiro dia, sexta-feira (08/08), as atividades têm início às 13h com o credenciamento e acolhida. Às 14h acontece a abertura institucional com a apresentação da conferência e a composição da mesa com representantes da Fundação José Augusto (FJA), FUNCARTE, SECULT e da Setorial de Circo do RN.


Às 14h30 tem início a Mesa 1 – Panorama do Circo no RN: Realidades, Redes e Resistências, com a participação de artistas de circos itinerantes como Nil Moura (Circo Grock) e Luciano Cebolinha (APOCIRCO); representantes de espaços independentes e escolas de circo como Rodrigo Silva (ADZN – Circo Social); mestres da cultura circense potiguar como Marlene Campelo (Los Campellos) e o Palhaço Facilita; além de jovens artistas em formação como Amora Maux e Janielle Alline (Espaço Multicultural Cia Encanto).


Na sequência, das 15h45 às 17h, ocorre a Mesa 2 – Políticas Públicas e Legislação para o Circo, com a presença de gestores da FJA, FUNCARTE, SECULT/RN e MINC; parlamentares como Daniel Valença, Divaneide Basílio e Isolda Dantas; representantes de fóruns de cultura, como Tatiane Fernandes (Fórum de Cultura); e integrantes da Setorial de Circo, como Renata Marques e Diego Ventura.


Encerrando o ciclo de debates do dia, das 17h às 18h, acontece a Mesa 3 – Mulheres do Circo: Formação, Território, Riso e Saberes como Forma de Permanência, com ênfase em resistência, autonomia, gestão de espaços e comicidade. Participam Gena Leão (Circo Grock), Juliana Modro (Palhaça-Ria), Joriana Pontes (Cia Bagana), Poliana Carcará (Formação Continuada e Escolas Livres de Circo), Arara (artista urbana e negritude no circo), Carol Carvalho (festivais, Semana do Circo e gestão cultural) e Sheila Maria (Logan Circo).


A partir das 19h, acontece a Noite Cultural, com uma Varieté Circense composta por apresentações de números diversos.


No segundo dia, sábado (09/08), a programação inicia às 9h com Grupos de Trabalho (GTs) simultâneos, que se reúnem até as 10h30. Em seguida, das 10h30 às 11h, ocorre a sistematização interna dos GTs. Às 11h, tem início a Plenária Final, com a apresentação das propostas construídas nos grupos e pactuação coletiva. Entre 12h e 13h, acontecem os encaminhamentos, moções e deliberações finais. O encerramento está previsto para acontecer entre 13h e 13h30. 


Toda a programação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas através do formulário eletrônico disponível em: https://linktr.ee/comitedeculturadorn. 


A Conferência Livre de Circo é uma ação do Comitê de Cultura do RN, coordenado pelo Grupo Facetas, Casarão da Poesia e Companhia Cultural Ciranduís, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio: Setorial do Circo  



PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Dia 1 – Sexta-feira (08/08)

13h00 – 14h00 – Credenciamento - Acolhida 

14h00 – 14h30 – Abertura Institucional e Apresentação da Conferência - Boas-vindas e composição da mesa com representantes da FJA, FUNCART, SECULT, Setorial de Circo RN


14h30 – 15h45 – Mesa 1 – Panorama do Circo no RN – Realidades, Redes e Resistências - Convidados(as):

        - Artistas de Circos Itinerantes (Representantes de Circo de Lona) – Nil Moura (Circo Grock) , Luciano    Cebolinha (APOCIRCO)

       - Gestor(a) de espaço independente ou escola de circo no RN - Rodrigo Silva (adzn - circo social)

       - Mestre(a) tradicional da cultura circense potiguar - Marlene campelo (Los Campellos) , Palhaço Facilita

       - Jovem artista em processo de formação - Amora Maux, janielle Alline (espaço multicultural cia encanto)


15h45 – 17h00 – Mesa 2 – Políticas Públicas e Legislação para o Circo 

Convidados(as):

       -      Gestores, FJA, FUNCARTE, SECULT/RN, MINC

parlamentares - Daniel Valença, Divaneide Basílio Isolda Dantas

fóruns de cultura - Tatiane Fernandes (Fórum de Cultura)

Representantes da Setorial de Circo -  Renata Marques, Diego Ventura



17h - 18h - Mesa 3 -  Mulheres do Circo: Formação, Território, riso e Saberes como forma de Permanência 

Ênfase: resistência, autonomia, gestão de espaços e comicidade

Convidadas:


     - Gena leão (Circo Grock)

     - Juliana Modro (Palhaça-Ria)

     - Joriana Pontes (Cia Bagana)

     - Poliana Carcará (Formação Continuada e Escolas Livre de Circo)

     - Arara (Arstista Urbana e Negritude no Circo)

     - Carol Carvalho (Festivais, Semana do Circo e Gestão Cultural)

     - Sheila Maria (Logan circo)



19h - Noite Cultural 

Varieté Circense - Apresentações de Números Diversos


Dia 2 – Sábado (09/08)

09h00 – 10h30 – Grupos de Trabalho (GTs) simultâneos

10h30 – 11h00 – Sistematização interna dos GTs

11h00 – 12h00 – Plenária final – Apresentação dos GTs e Pactuação

12h00 – 13h00 – Encaminhamentos, Moções e Deliberações

13h00 – 13h30 – Encerramento 




SERVIÇO

 Conferência Livre Circo 

📅 Data: 8 e 9 de agosto

📍 Locais: Circo Bisteca e Bochechinha 

💰 Entrada gratuita

Alunos do curso de Produção Cultural realizam exposição artística inspirada na obra de Paulo Leminski

  Alunos do curso de Produção Cultural realizam exposição artística inspirada na obra de Paulo Leminski A atividade foi elaborada como avali...