Este é o Blog do ator Rosinaldo Luna Neste espaço todos podem comentar, criticar e enviar mensagens. Aqui queremos desenvolver um novo modo de comunicação e divulgação de tudo que acontece na cultura do povo potiguar, portanto enviem seus comentarios e artigos que divulgaremos. Enviem suas fotos e material de divulgação que será democraticamente devulgado. Um grande abraço e sejam bem vindos.. Rosinaldo Luna
04/07/2011
03/07/2011
Ação Cultural Petrobras/MinC 2011
Ação será lançada na terça-feira (05) e abrange editais e projetos no valor de R$ 14,5 milhões
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz, o gerente executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, e a gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa, estarão presentes na solenidade. O evento será realizado às 11h, no Teatro Rival Petrobras (Rua Álvaro Alvim 33/37, subsolo, Cinelândia).
Brasil Criativo
Um dos destaques da Ação Cultural Petrobras/MinC será o 1º Edital Brasil Criativo – Prêmio de Fomento a Micro-Empreendimentos, com valor de patrocínio de R$ 1 milhão. Iniciativa inédita do Ministério da Cultura, o edital visa desenvolver a sustentabilidade econômica dos empreendimentos a serem escolhidos dentre os projetos inscritos. Serão contemplados os 100 melhores trabalhos, abrangendo as cinco regiões do país.
26/06/2011
Dinheiro parado Greve dos servidores da Fundação José Augusto tem atravancado análise dos projetos da Lei Câmara Cascudo
O caderno MUITO da Tribuna do Norte deste sábado trouxe uma matéria do Sérgio Vilar sobre a situação da Fundação José Augusto. Vejam em que pé está o tratamento dado à nossa cultura por parte do governo do estado. Parece que o exemplo de Mossoró, gestão Rosalba Ciarline, ficou pra traz. E olhem que muitos artistas deram seu voto pensando em ver o movimento cultural do estado tomar um impulso. O fundo estadual de cultura, que tem orientação do governo federal para destinar 1,5% da arrecadação ficou em apenas 1%. E por aí vai. Leiam a matéria e chupem essa uva. Com caroço!
Rosinaldo Luna
Muito
Edição de sábado, 25 de junho de 2011
Edição de sábado, 25 de junho de 2011
Dinheiro parado.Greve dos servidores da Fundação José Augusto tem atravancado análise dos projetos da Lei Câmara Cascudo. Sérgio Vilar // sergiovilar.rn@dabr.com.br
A greve na Fundação José Augusto (FJA) tem comprometido a análise dos projetos encaminhados para concorrer aos recursos da Lei Estadual Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. A comissão normativa responsável pela análise, eleita em abril, sequer foi convocada para qualquer reunião. O atraso acarreta redução do período já considerado curto de dois anos para captação dos recursos junto às empresas - a tarefa mais complicada no processo.
Paralisação diminui tempo para captação de recursos junto a empresas Foto:Fábio Cortez/DN/D.A Press |
Enquanto permanece a greve, a classe artística está desamparada pelo governo. Além da análise parada dos projetos concorrentes à Lei, aindase espera o prometido Fundo Estadual de Cultura - principal promessa de campanha da governadora Rosalba Ciarlini. A Secretaria Extraordinária de Cultura já fez o que lhe cabe: a elaboração dos estudos e entrega aos responsáveis para colocar o projeto em apreciação n
a Assembleia Legislativa.
O projeto do Fundo Estadual prevê arrecadação de 1% sobre determinados tributos, a exemplo do ICMS. A fórmula já é conhecida no Estado, quando foi criado o Fundo da Ciência e Tecnologia - pasta antes ocupada pela atual secretária da cultura, Isaura Rosado. A estimativa de recursos, se tomada a referência do ano passado, é de R$ 30 milhões (o Fundo Municipal de Cultura dispõe de R$ 400 mil).
Isaura Rosado detalha que os recursos do Fundo serão repartidos de forma igual. Metade será direcionada a Natal e Grande Natal, e outra metade ao interior. Metade desse valores também terão destinação já prevista no projeto. Serão empregados em bibliotecas públicas, museus, bandas de música e patrimônio arquitetônico. "São áreas pouco assistidas pelo governo que carecem desses recursos. O resto, entre 40% e 50%, serão investidos mediante publicação de editais", adiantou a secretária.
Projetos aprovados
Para se ter ideia da dificuldade na captação dos recursos junto às empresas após a aprovação dos projetos pela comissão da Lei Câmara Cascudo, dos R$ 4 milhões da renúncia do ano passado (este ano aumentou para R$ 6 milhões), foram captados menos de R$ 3 milhões. O restante dos projetos prescreveu por falta de empresa interessada no patrocínio. E mais de 75% do patrocínio conseguido se deu por apenas uma financiadora: a Cosern. "O resto das grandes empresas migraram para os editais nacionais. Aqui no RN, sobrou praticamente a Cosern", lamenta o produtor cultural Dorian Lima.
25/06/2011
Ricky Martin: "Quem vai a meus shows se sente uma pessoa melhor"
O cantor fala com orgulho de sua turnê 'mais completa' já realizada
"Estou em um momento muito diferente de 15 anos atrás. Sinto-me um pouco mais relaxado; que não tenho que provar nada a ninguém e, desta forma, tudo acaba fluindo naturalmente", afirma.
Contudo, essa tranquilidade não significa que o nível de exigência vai ficar comprometido - "é nos detalhes que fazemos a diferença", destaca - ou que "alegria e adrenalina" fiquem de lado.
"MAS" começa com "Será, será", "uma música dirigida aos marginalizados do mundo, um grito revolucionário".
Trata-se das décadas de 1980 e 1990, época que marca a influência do "estrangeirismo" na carreira de Martin, ou seja, seu salto ao mundo anglo-saxão. Uma fase dominada por sucessos como "Livin' la Vida Loca", "Shiki Boom Boom" e outros.
Um momento do show mais acústico, cheio de baladas, dará passagem ao momento mais "intenso", "quando apresentaremos alguns fetiches para fazer justiça ao show", diz o cantor, em referência à parte sexy do título.
"Eu gosto de provocar e o espetáculo é muito alegre, muito cabaré e bastante criativo", acrescenta este "latin lover", que afirma que "o erótico aparece de uma maneira muito artística, com muito bom gosto e classe".
Depois disso o show encerra com um "clima de carnaval", como descreve, com um som afroantilhano.
Martin tem recebido boas críticas da mídia de Nova York, Canadá, Los Angeles e México, entre outros lugares, mas a Espanha tem um significado especial para o artista.
"A Espanha foi meu trampolim para o resto do continente europeu, foi o país que me ajudou. Estarei eternamente agradecido. Pelo menos uma vez ao ano tenho que passar por aqui", diz o cantor.
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Fonte: iG Gente
Curssos on line 24 horas
Estive pensando esses dias sobre as facilidades e conveniências dos dias modernos. Não faz muito tempo, estudar era uma aventura antes de aqualquer coisa. Hoje, com internet tudo parece estar masi fácil e acessível. As faculdades e cursos superiores invadiram os centros urbanos, das pequenas cidades aos centros urabanos mais importantes do país. e nesses mesmos lugares, quem não tem condições de frequentar um curso normal, seja por condições dinanceiras ou de acessibilidades, ou por contições físicas ou por falta de oferta no curso desejado em sua cidade pode optar pelos cursos á distância. Um canal fantástico para quem deseja acesso ao conhecimento.Um conhecimento que precisa ser seguido de muita disciplina e compromisso pessoal, pois só depende do aluno a absorvição do conteúdo.
os cursos EAD estão fazendo muito sucesso justamente pela possibilidade de estudar no tempo qu enos dispomos, em horarios alternativos e vinte e quatro horas por dia. Esta maleabilidade dá ao aluno a possibilidade de trabalhar e estudar sem que uma atividade interfira na outra.
Os cursos a dsitância atraem principalmente profissionais que já estão com carreiras consolidadas e buscam aprimoramento ou novas possibilidades. Este cursos ajudam e muito no enrriquecimento do currículum de profissionais de todos os níveis e carreiras.
Se estiver pretendendo fazer um curso via internet vai alguns link's para facilitar sua busca.
Bons estudos e sucesso.
http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao41524&id=41835
Rosinaldo Luna
os cursos EAD estão fazendo muito sucesso justamente pela possibilidade de estudar no tempo qu enos dispomos, em horarios alternativos e vinte e quatro horas por dia. Esta maleabilidade dá ao aluno a possibilidade de trabalhar e estudar sem que uma atividade interfira na outra.
Os cursos a dsitância atraem principalmente profissionais que já estão com carreiras consolidadas e buscam aprimoramento ou novas possibilidades. Este cursos ajudam e muito no enrriquecimento do currículum de profissionais de todos os níveis e carreiras.
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Rosinaldo Luna
É revelada a capa do misterioso livro ‘Dolce & Gabana’ com fotos inéditas de Madonna
Uma imagem em melhor qualidade da tão especulada capa do misterioso livro da Dolce & Gabana caiu na internet essa semana. Para quem ainda não ouviu falar, trata-se de um livro que traz fotos inéditas e exclusivas de todas as campanhas de Madonna junto a grife, clicadas por Steven Klein.
Sem nenhuma notificação oficial, a empresa se faz de desentendia e afirma que esse material não existe. No entanto, se alguém encontrá-lo, ganhará a coleção completa de roupas da grife.
O que vocês acham, é marketing da dupla ou o livro não passa de um projeto visionário de algum fã louco pela estrela?
Fonte: blog Ponto Zero.
Vida
Vida
É o amor existencial.
Razão
É o amor que pondera.
Estudo
É o amor que analisa.
Ciência
É o amor que investiga.
Filosofia
É o amor que pensa.
Religião
É o amor que busca a Deus.
Verdade
É o amor que eterniza.
Ideal
É o amor que se eleva.
Fé
É o amor que transcende.
Esperança
É o amor que sonha.
Caridade
É o amor que auxilia.
Fraternidade
É o amor que se expande.
Sacrifício
É o amor que se esforça.
Renúncia
É o amor que depura.
Simpatia
É o amor que sorri.
Trabalho
É o amor que constrói.
Indiferença
É o amor que se esconde.
Desespero
É o amor que se desgoverna.
Paixão
É o amor que se desequilibra.
Ciúme
É o amor que se desvaira.
Orgulho
É o amor que enlouquece.
Sensualismo
É o amor que se envenena.
Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do amor, não é senão o próprio amor que adoeceu gravemente.
SONETO CV
Não chame o meu amor de Idolatria
Nem de Ídolo realce a quem eu amo,
Pois todo o meu cantar a um só se alia,
E de uma só maneira eu o proclamo.
É hoje e sempre o meu amor galante,
Inalterável, em grande excelência;
Por isso a minha rima é tão constante
A uma só coisa e exclui a diferença.
'Beleza, Bem, Verdade', eis o que exprimo;
'Beleza, Bem, Verdade', todo o acento;
E em tal mudança está tudo o que primo,
Em um, três temas, de amplo movimento.
'Beleza, Bem, Verdade' sós, outrora;
Num mesmo ser vivem juntos agora.
Inalterável, em grande excelência;
Por isso a minha rima é tão constante
A uma só coisa e exclui a diferença.
'Beleza, Bem, Verdade', eis o que exprimo;
'Beleza, Bem, Verdade', todo o acento;
E em tal mudança está tudo o que primo,
Em um, três temas, de amplo movimento.
'Beleza, Bem, Verdade' sós, outrora;
Num mesmo ser vivem juntos agora.
VIRGENS À DERIVA
de Ruy Jobim Neto
de Ruy Jobim Neto
(C) Ruy Jobim Neto
Registro na Biblioteca Nacional sob no. 461.919 (23/06/2009)

"Virgens à Deriva" foi apresentada pela primeira vez no 1o. Festival de Cenas Cômicas do Espaço Parlapatões, em São Paulo, no dia 24 de março de 2007, sob direção do autor, pela Cia. 011, com trilha sonora original de Gerson Grünblatt, figurinos de Katia Niman, co-direção de Vanessa Morelli, adereços e cenografia de Ruy Jobim Neto e tendo na composição do elenco original:
PERSONAGENS:
Maria Teresa........Vanessa Morelli
Eusébia......Débora Aoni
Amália........Fernanda Sophia
CENA –
um bote imaginário, no palco. O cenário é o mar, na costa brasileira. Muito sol. Calor tropical, muy provavelmente da costa da Bahia. Três moças estão remando, suando, respirando com dificuldade, limpando o suor dos rostos com os bracinhos, enquanto a luz vai abrindo em resistência.
ÉPOCA – em algum ponto da história colonial brasileira, a ser descrito pelas personagens.
ÉPOCA – em algum ponto da história colonial brasileira, a ser descrito pelas personagens.
PERSONAGENS:
Maria Teresa
Eusébia
Amália
(enquanto remam, Maria Teresa faz uma breve pausa. Pega um papel que leva consigo, tirando de algum bolsículo do vestido. Pega um pote de tinta e uma pena. Relê para si uma parte, não gosta,abre o pote, leva a pena até ele e depois, no papel, reescreve com dificuldade – por causa da deriva - e sopra para secar a tinta. E finalmente começa a ler)
MARIA TERESA (lê como narradora)
- No ano da Graça do Senhor de Mil Quinhentos e Sessenta e Sete, mais precisamente numa terça-feira, à tarde, muitos homens e religiosas, canhões e mantimentos, foram para o fundo das águas e alguns deles até viraram comida de tubarões e de fabulosos monstros marinhos. De tudo, sobrou apenas um bote, ocupado por três belas raparigas, a saber: Maria Teresa, musa inspiradora de poeta trovador, Amália, filha única de traficante negreiro dos Açores e Eusébia, a mais novinha dentre as três, e que é pura e simplesmente filha de dono de uma formosa quinta na Beira. Todas virgens, virgens, sozinhas e náufragas a caminho da costa do Brasil . (à parte) Para facilitar a perfeita compreensão dos senhores presentes, a partir do nosso português arcaico, fizemos uma versão para as platéias contemporâneas, o que dispensa tecla SAP. (volta a ler a carta) Beijos desta que muito anseia por novidades nesta vida. Maria Teresa Aljubarrota. (à parte) Eu!
AMÁLIA –
AMÁLIA –
Ai, Jesus, Maria, José! Que carta é essa, Maria Teresa?
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
Uma carta para a posteridade!
AMáLIA –
AMáLIA –
Eu não sabia que você sabia escrever.
MARIA TERESA –
MARIA TERESA –
Sei ler e escrever, ora pois.
EUSéBIA –
EUSéBIA –
Uma carta para ser descoberta!
AMÁLIA –
AMÁLIA –
É! Descoberta junto com os corpos de três virgens mortas! Mortas e perdidas no meio do Atlântico!
EUSéBIA –
EUSéBIA –
Ai, Deus me livre e guarde (faz o sinal da Cruz ), Amália! Que pensamento funesto!
AMáLIA –
AMáLIA –
Funesto?
MARIA TERESA –
MARIA TERESA –
(explode alegremente) Que funesto destino aguarda estas três jovens virgens? (volta a escrever, lendo em voz alta) Quiçá encontrem vida inteligente, em terras do Brasil. Afinal, não é lá que em se plantando tudo dá? (pensa) E se plantarmos amor e aconchego? Dará no quê?
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
Maria Teresa, que insânia! Você pegou muito sol na sua cabeça, foi?
AMÁLIA –
AMÁLIA –
Por que vocês duas não voltam a remar, ao invés de ficarem aí, falando sobre o nada?
MARIA TERESA –
MARIA TERESA –
Mas não é sobre o nada!
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
Não me parece que é sobre o nada.
AMÁLIA –
AMÁLIA –
Só eu que não perdi a minha cabeça, aqui, nessas águas? Escutem vocês duas! Vamos remar que é melhor, por que ainda tem muita água até chegar naquela praia.
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
(olha e sorri) A praia...
MARIA TERESA –
MARIA TERESA –
(olha e aponta) Praia à vista! Vamos remar, todas!
AMÁLIA –
AMÁLIA –
(respira fundo) Até que enfim!
(gesticulam as três, como se estivessem com os remos pesados)
TODAS –
(gesticulam as três, como se estivessem com os remos pesados)
TODAS –
Rema, rema, rema, rema, rema...
EUSÉBIA -
EUSÉBIA -
(começa a rezar rapidamente, desesperadamente)
Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado por Vosso socorro e invocado Vosso auxílio, fosse por vós abandonado. Animadas, pois, com igual confiança a vós recorremos, ó Virgem das Virgens, não desprezais as nossas súplicas, oh, mãe do Verbo encarnado, mas dignai-vos propícia atendê-la. Amém.
AMÁLIA e MARIA TERESA -
Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado por Vosso socorro e invocado Vosso auxílio, fosse por vós abandonado. Animadas, pois, com igual confiança a vós recorremos, ó Virgem das Virgens, não desprezais as nossas súplicas, oh, mãe do Verbo encarnado, mas dignai-vos propícia atendê-la. Amém.
AMÁLIA e MARIA TERESA -
(cortantes) Espera! ....Respira!.... Começa de novo!
TODAS -
TODAS -
(respiram profundamente. tempo. começam a rezar juntas e lentamente com cara de carola, piscando olhando pra cima)
Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado por Vosso socorro e invocado Vosso auxílio, fosse por vós abandonado. Animadas, pois, com igual confiança a vós recorremos, ó Virgem das Virgens, não desprezais as nossas súplicas, oh, mãe do Verbo encarnado, mas dignai-vos propícia atendê-la. Amém.
(respiram. tempo. voltam a remar)
MARIA TERESA –
Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado por Vosso socorro e invocado Vosso auxílio, fosse por vós abandonado. Animadas, pois, com igual confiança a vós recorremos, ó Virgem das Virgens, não desprezais as nossas súplicas, oh, mãe do Verbo encarnado, mas dignai-vos propícia atendê-la. Amém.
(respiram. tempo. voltam a remar)
MARIA TERESA –
E se cantássemos uma canção?
AMÁLIA –
AMÁLIA –
Ai... Que canção, Maria Teresa?
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
Uma canção! Como as que a Madre Superiora cantava para a gente, nos ofertórios! Ah, cada uma mais linda que a outra!
MARIA TERESA –
MARIA TERESA –
Uma cantiga trovadoresca! ... Tal qual meu amigo cantava para mim, em seu alaúde...
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
Eu adorava ouvir...
AMÁLIA –
AMÁLIA –
Uma canção não precisa ser tão... (ri) tão casta assim...
MARIA TERESA –
MARIA TERESA –
Uma cantiga de amigo!
EUSéBIA –
EUSéBIA –
O Cântico dos Cânticos! (dá um tempo e começa a declamar, também se excitando)
Sua boca me cubra de beijos!
São mais suaves que o vinho tuas carícias,
e mais aromáticos que teus perfumes
é teu nome, mais que perfume derramado;
por isso as jovens de ti se enamoram.
Leva-me contigo! Corramos!
O rei introduziu-me em seus aposentos
Sua boca me cubra de beijos!
São mais suaves que o vinho tuas carícias,
e mais aromáticos que teus perfumes
é teu nome, mais que perfume derramado;
por isso as jovens de ti se enamoram.
Leva-me contigo! Corramos!
O rei introduziu-me em seus aposentos
(suspira fundo, treme, quase arrepiando)
(sorri tranqüila, ao final)
MARIA TERESA –
(sorri tranqüila, ao final)
MARIA TERESA –
(excitando-se, à medida que declama, as outras olham)
Dizía la fremosinha:
«ai, Deus, val!
Com'estou d'amor ferida!
ai, Deus, val!
Dizía la ben talhada:
«ai, Deus, val!
Com'estou d'amor coitada!
ai, Deus, val!
«Com'estou d'amor ferida!
ai, Deus, val!
Non ven o que ben quería!
ai, Deus, val!
«Com'estou d'amor coitada!
ai, Deus, val!
Non ven o que muit'amava!
ai, Deus val!
(recompõe-se, sorri)
AMÁLIA –
Dizía la fremosinha:
«ai, Deus, val!
Com'estou d'amor ferida!
ai, Deus, val!
Dizía la ben talhada:
«ai, Deus, val!
Com'estou d'amor coitada!
ai, Deus, val!
«Com'estou d'amor ferida!
ai, Deus, val!
Non ven o que ben quería!
ai, Deus, val!
«Com'estou d'amor coitada!
ai, Deus, val!
Non ven o que muit'amava!
ai, Deus val!
(recompõe-se, sorri)
AMÁLIA –
(tempo) Vocês estão inspiradas, hein?
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
Você deve ter um grande sonho de amor, não tem, Amália?
MARIA TERESA –
MARIA TERESA –
Ela tem, sim!
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
Ai, conta!
AMÁLIA –
AMÁLIA –
O que vocês sabem? O que vocês sabem, pergunto eu? Enquanto estamos aqui, no meio deste mar, quase chegando naquela praia, ali, (Eusébia olha em direção à praia), com este sol imenso em cima de nossas cabeças... O que é que temos? Digam?
MARIA TERESA –
MARIA TERESA –
(cai em si) Somos virgens.
AMÁLIA –
AMÁLIA –
Virgens! Somos tão virgens quanto possivelmente aquelas matas ali, que a gente vê daqui deste bote! Não sabemos nada do amor, da vida, dos prazeres carnais! Não sei se um dia viremos a saber! Tudo o que tínhamos ficou naquele navio naufragado, lá atrás. As freiras que vinham conosco agora estão mortas, possivelmente destroçadas por tubarões. Os marinheiros que comandavam aquela caravela agora não passam de meros fantasmas de si mesmos! E nós, aqui? O que somos? O que temos?
(Eusébia vê algo na praia, enquanto Amália segue falando)
AMÁLIA –
(Eusébia vê algo na praia, enquanto Amália segue falando)
AMÁLIA –
Não somos nada! Se um tubarão nos devorar agora, será muita a nossa sorte! Se chegarmos vivas naquela praia, com certeza estaremos condenadas ao degredo, à velhice sem ter conhecido os prazeres da carne, à morte por doença, por fome, por solidão!
MARIA TERESA –
MARIA TERESA –
Eu não quero morrer por solidão!
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
(de sopetão) Tem um homem na praia!
(todas olham)
EUSÉBIA –
(todas olham)
EUSÉBIA –
Um homem vestido! (leva outro sopetão) E agora tem um outro homem, também! E está nu! Um homem nu, na praia!
(a partir deste momento, as três moças permanecem olhando em direção à praia)
AMÁLIA –
(a partir deste momento, as três moças permanecem olhando em direção à praia)
AMÁLIA –
Uma canção não precisa ser tão...tão casta assim....
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
É muito maior do que nos sonhos de qualquer uma de nós!
MARIA TERESA –
MARIA TERESA –
Tem uma elevação! É maior que a própria vida! É a glória!
AMÁLIA –
AMÁLIA –
No meu sonho de amor ... (as outras olham lentamente para Amália) ... Eu vislumbrava um navio, sempre um navio, como aqueles que meu pai possui, para traficar escravos... Eu vislumbrava este navio, que aparecia no meio de uma bruma... E dentro dele havia apenas homens...
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
Nus?
AMÁLIA –
AMÁLIA –
Não. Havia apenas homens. Eles não possuíam rosto, eram apenas homens. E por serem apenas homens, sem rosto, eles vinham em minha direção. E me acariciavam... Eles me beijavam em todo o meu rosto, me arfavam pela nuca, me enlouqueciam o pescoço (fecha os olhos, sente o próprio sonho), desciam suas mãos fortes e quentes sobre o meu colo, e levantavam um dos meus seios... Beijavam um dos meus seios ... (em "seios", Maria Teresa tira uma luneta de um bolsículo de seu vestido, e começa a olhar em direção à praia). E eu gemia... Eu gemia! Os impulsos deles eram tão vigorosos, que não havia a necessidade de eles estarem nus para eu imaginá-los... E eu os imaginava...
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
Imaginava como?
AMÁLIA –
AMÁLIA –
(de olhinhos cerrados) Eu os imaginava devastando meus tecidos, minhas composições, todo o meu substrato, todo o meu cerne! Eu não possuía mais nome, simplesmente não sabia mais de onde eu vinha, eu não queria mais coisa alguma...
EUSÉBIA –
EUSÉBIA –
Eu sei como é... ( Amália abre os olhos, Eusébia sorri para ela) Você se sente viva! É assim que eu quero me sentir, também! (torna a olhar para a praia) E vendo essas possibilidades... Possibilidades infinitas, presumo eu (olha para Amália), você começa a acreditar no seu próprio sonho de menina. (retorna o olhar em direção à praia) Você começa a pensar que tudo aquilo que você é tem um sentido... É como se soubéssemos, de antemão, a que viemos... (sorri) Porque fazemos parte do universo... Porque somos mulheres... É como se soubéssemos a resposta... Na ponta de nossas línguas...
(Maria Teresa abaixa a luneta, sorri marota)
MARIA TERESA –
(Maria Teresa abaixa a luneta, sorri marota)
MARIA TERESA –
Senhoras... Tomem os seus assentos... Vamos remar para a vida.
(todas, sorrindo, se posicionam no bote)
TODAS –
(todas, sorrindo, se posicionam no bote)
TODAS –
Rema, rema, rema, rema, rema...
MARIA TERESA –
MARIA TERESA –
Senhoras?... E se cantássemos uma canção?
(todas sorriem docemente, remam com vontade, a luz cai em resistência)
FIM
(todas sorriem docemente, remam com vontade, a luz cai em resistência)
FIM
Este texto não deve ser montado sem autorização do autor. O não cumprimento desta determinação pode acarretar medidas legais.
Hoje eu quero viver!
Hoje eu quero viver.
E viver hoje para mim, é estar ao seu lado.
É sorrir ao seu lado, dormir e acordar ao seu lado.
Para mim hoje, viver
É sentir sua boca, e morder sua lingua
Visitar suas entranhas e te fazer minha.
Para viver hoje em mim,
só precisa uma piscadela,
Uma desculpa amarela e um sorriso marfim.
Quero hoje viver você,
E em voce sentir o amor,
sentir o amor sendo amado,
cheirando seu cheiro,
morrendo em você,
dentro de voce atingir o clímax
e fazer-te sentir, o que sou pra voce.
Rosinaldo Luna.
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