22/11/2010

PRODUÇÃO TEATRAL. SEXTA CONVERSA


VIABILIDADE


                                                                                                                                                                              
Pois é, para o projeto ser sucesso é necessário ser viável. Para isso, o produtor precisa ter muito claro os pontos positivos e negativos. Especialmente os pontos negativos, pois são estes que poderão interferir na integridade do projeto. È preciso discutir os possíveis problemas para medir exatamente a viabilidade do mesmo. Não adianta você ter um escolpo de projeto lindo, perfeito se não se sabe qual a viabilidade deste. O produtor deve pensar minuciosamente nos problemas que poderão surgir e, importantíssimo, as saídas para combatê-lo de forma definitiva neutralizando sua ação sobre as ações do projeto. O texto, o público, os locais de apresentações, o elenco, tudo deve pensado em prol do projeto, sem paixões. O produtor deve trabalhar com o olhar fixo no futuro, visualizando tudo que possa interferir negativamente no desenvolvimento. As viabilidades do elenco, os locais de apresentações, equipamentos técnicos, corpo técnico, patrocinadores, datas e eventos que poderão interferir positiva e negativamente, tudo pensado friamente e discutido com o diretor e equipe de produção.
Não deve o produtor deixar de dar importância às mais simples coisas ou detalhar, qualquer interferência negativa pode tornar o espetáculo um fracasso. Portanto, logística e criação do diretor, devem andar combinando e de mãos dadas, pois um é a cabeça, e o outro as pernas do corpo do projeto. O diretor pensa e vê imagens e figuras como artista e o produtor têm o objetivo de transportar esses sonhos lúdicos por terrenos sólidos.
Portanto amigos, enquanto estiverem elaborando o escolpo do projeto, o corpo, pensem negativamente, analisem perigos em rodos os sentidos, e elimine-os, só assim seu projeto será um sucesso.


By
Rosinaldo Luna