05/01/2012

Furdunço Cultural

Baixe logo furndunço.jpg (339,1 KB) Quanto  brilho , ó
 Quanta Alegria....

Um gande evento acontecerá em São Paulo do Potengi. A comanheira Ster Campos e seu Procurarte. Para mim, um eterno iludido da cultura potengiense, vejo com grande alegria a chegada destes novos artistas cheios de vontade e idéias.
Hoje está mais fácil, "mais fácil é piada", mas os editais estão ajudando muitos artistas a trabalhar e viabilizar seus projetos. O que há algum tempo era impensável, hoje se tornou mais acessível: a captação dos recursos. E estes meninos e meninas que estão aí, à frente do PROCURARTE estão de parabéns, pela iniciativa, e pela possibilidade de produzir arte em um território onde por pouco pensei ser algo impossível . Espero que com as iniciativas deste grupo, os gestores, e não falo apenas da prefeitura, mas de todos os envolvidos  na administração pública, e ainda a comunidade, empenhem-se em valorizar, prestigiar e patrocinar o fazer cultural. Um município que criou Antonio Aleixo, Tiaõzinho, João Mairia, Seu Ismerindo Cassimiro dentre outros, não mereçe ficar no ostracismo em que vive há décadas. Quem sabe, ainda possa um dia me orgulhar desta terra que tanto amo e que sofro ao ver os talentos se desperdiçando nas calçadas e bares da cidade.
Parabéns à Ester e fique a vontade, estraei aqui sempre torcendo pelo sucesso do seu grupo e pelos meninos e meninas que fazem cultura bravamente na região Potengi.

Rosinaldo Luna

2 comentários:

Grupo ProcurArte disse...

Poisé Rosinaldo. Estamos em uma fase, ainda pouco conhecida por muitos grupos e ignorada por muitos gestores, onde as possibilidades de desenvolvimento local através da cultura se fazem mais palpáveis. É uma era quando se torna possível fazer planos de desenvolvimento cultural, fortalecimento de grupos, ações permanentes que vejam a cultura por si, e não como acessório da educação, da ação social, ou da própria política eleitoral.
É necessária uma mudança de consciência que aponte para a valorização da cultura popular, do reconhecimento da arte como profissão, de entender que isso tem um custo, que devemos investir, reconhecer direitos autorais, respeitar nomes, músicas, espetáculos, enfim, obras criadas, a título de direitos autorais. São debates que tem que ser iniciados.
Participando das conferencias de cultura municipal, estadual e nacional, e convivendo com produtores e gestores de outros lugares, percebi que essa é uma realidade nacional, mas que já há iniciativas fortes que apontam para uma mudança. Creio que ter em conta cultura por ela mesma é um passo que diferenciará grandemente pessoas e períodos e marcará uma mudança no que se tenta chamar de desenvolvimento local. Se desenvolvem as potencialidades econômicas locais, potencialidades políticas em coligações e pseudo-inovações, mas cadê o plano de desenvolvimento cultural local, continuado e estruturado?
Nosso evento sozinho vai mudar esse perfil, mas pelo menos chamamos atenção para essa causa que pode ganhar força com a ajuda de outros grupos. Isso esperamos.
Contamos com você nessa jornada e agradecemos as palavras de apoio ao nosso evento. Nos vemos lá!
Abraço!

Rosinaldo Luna disse...

O importante é correr atras dos sonhos e agora de forma profissional e auto sustentável.