31/12/2014

A emoção de fazer o AUTO DO NATAL - UM REI NASCEU NO POTENGI

 
As coisas acontecem de uma forma que além de nos surpreender nos prepara para o proximo passo. Se você for negativo mergulha, se for teimoso persiste se for covarde desiste. Porém, existem os que além de teimosos são persistentes e teimosos, no meu caso, tudo isso e um pouco de loucura faz um bem danado.
Quando me propus e propus ao prefeito Naldinho montar um auto de natal no município ele de cara não deu muito crédito, mas insistente finquei pé e consegui montar ano passado o primeiro AUTO DO NATAL - UM REI NASCEU NO POTENGI, texto escrito por mim e quase totalmente realizado por mim devido, primeiro a falta de recursos e segundo, carência de profissionais especializados no município. Mas o fato é que ano passado o espetáculo foi lindo e aprovado pelo público.

Ver a praça repleta de espectadores e ouvir durante o ano todo as pessoas falarem que queriam ver novamente o auto do natal, me deu uma vontade danada de montar o mesmo texto. E foi o que fiz. Tenho certeza o que eles gostaram de ver novamente. É muito sublime ver as caras e os olhares encantados com a luz, com as danças, com as imagens e com a crença de que em cena estão o Monsenhor Expedito e a Ir. Selma Verena como se fossem reais. 

No momento que entram em cena o ator Anderson Leandro e a atriz Lavinia interpretando o Monsenhor Expedito e Ir. Selma, respectivamente, dava para ver as primeiras lágrimas escorrerem pelas faces de alguns mais ligados aos dois e que como eu nutrem muitas saudades. Mas não foi só isso. Todo o grupo focado, concentrado sem deixar nenhum furo ou erro de marcação. Meninos e meninas dos serviços de assistência social, filhos e moradores de periferias e oriundos de escolas públicas em sua maioria deram o melhor de si e fizeram um grande e belo espetáculo.E nesta última montagem até e em alguns momentos também acreditei estar presenciando um milagre. Lavínia é uma adolescente talentosa de 15 anos ou menos e que nunca viu nem conviveu com a Ir. Selma. Fato é que minutos antes do inicio da apresentação do dia 29 recebi em mãos um vestido que foi da Ir, Selma e que a atriz vestiu e entrou em cena. E para minha surpresa, pareceu real a freira no palco.O vestido deu à ela tudo, inclusive a postura da Ir. Selma. Arrepiei e vi muita gente chorar.

Dona Nini ladeada pelas suas irmãs.
Ainda tivemos o privilégio de ter na plateia além de autoridades do município a Sra. Nini Souto, ícone da cultura potengiense com toda sua elegância e doçura nos prestigiando. Foi emocionante.

É muito sublime ver as caras e os olhares encantados com a luz, com as danças, com as imagens e com a crença de que em cena estão o Monsenhor Expedito e a Ir. Selma Verena como se fossem reais. E acredito serem de certa forma. 

O apoio fundamenta da prefeitura municipal é uma coisa que não posso me furtar de falar. Tudo foi colocado a disposição desta montagem, espaço para ensaios, coisas pontuais e claro o patrocínio. Feliz o povo que tem nos seus governantes homens que administram para o povo. 

Já estamos pensando o próximo AUTO DE NATAL e certamente será muito especial.
Até 2015.

Rosinaldo Luna

Sec. Maria Neci, Este ator, Prefeito Naldinho Cassimiro e a primeira dama Venus Cavalcante.

Ator Nerivan Silvestre - São José

Rosinaldo Luna - Herodes (Em substituição)

Público




Nenhum comentário: