20/08/2017

DIA DO ATOR

Resultado de imagem para commedia dell'arte mascaras e personagens



Ontem, 19/08/2017 comemoramos o DIA DO ATOR. Um dia significativo e que todos os artistas deveriam parar um pouco para analisar questões fundamentais da profissão.
* Qual o papel do ator na sociedade
* O que representa o ator como ser social
* O ator é realmente um formador de opinião?
* O ator verdadeiramente se permite ser um ser social ou apenas ele está conectado ao próprio ego e não exerce a sua verdadeira função que é ser instrumento de mudança, de questionamento?
Essas coisas são antes de tudo, (ou deveriam ser) requisito para o exercício do ator.
O deslumbramento do Olimpo, transforma o ator , como todos os deuses, em seres arrogantes, prepotentes  e egoístas, esquecendo do importante papel de ser social. Conheço alguns colegas atores que ao longo do tempo foram ficando soberbos e no fim não conseguem trabalhar mais porque onde passaram deixaram uma digital negativa. 
O ator deve ser um condutor de alegria, sabedoria, inteligência e  comunhão.
Estou no ofício há mais de 20 anos e ainda me questiono muito sobre o papel do ator e da dramaturgia, principalmente nos últimos tempos onde as boas peças de teatro estão escassas, os textos inteligentes quase que sumiram dos palcos e estão gradativamente sendo substituídos pela comedia besteirol e os (algumas vezes) famigerados Talk shows que projetam pessoas com um humor gratuito e desrespeitoso na maioria das vezes. Esse novo tipo de ator só tem uma preocupação: lotar teatros, encherem os bolsos de dinheiro e irem embora sem deixar uma única mensagem, um questionamento, uma inquietude.
Por isso amigos, atores e artistas em geral ao comemorar ontem nosso dia, eu quis fazer esse texto para que todos nós atores possamos tirar hoje um momentinho para refletirmos e reorganizarmos nosso propósito de ser ator e termos o privilégio de subir no palco para invadir as almas dos nossos espectadores.
Feliz dia do teatro.

Rosinaldo Luna

Nenhum comentário: