Este é o Blog do ator Rosinaldo Luna Neste espaço todos podem comentar, criticar e enviar mensagens. Aqui queremos desenvolver um novo modo de comunicação e divulgação de tudo que acontece na cultura do povo potiguar, portanto enviem seus comentarios e artigos que divulgaremos. Enviem suas fotos e material de divulgação que será democraticamente devulgado. Um grande abraço e sejam bem vindos.. Rosinaldo Luna
02/11/2010
Dilma Rousef, primeira presidente mulher do país continente.

Hoje o Brasil conseguiu provar que é um país que está perdendo o perfil machista e que acredita na força das mulheres para comandar e administrar estados, municípios, empresas, uma vez que sempre administraram de forma competentíssima, a família, a casa, o trabalho e a vida de todos que a cercam.
Agora temos quatro anos para colhermos os frutos dessa escolha. Espero muito que os projetos da administração anterior continuem o PAC, as conferências públicas, onde o povo tem voz para propor e discutir os assuntos inerentes a cada área, os programas sociais e principalmente que consigamos manter a inflação em stand by.
Meu medo ficou maior em ver as companhias que estarão novamente ao lado dela! A primeira cara que vi foi do José Dirceu, confesso gelei e continuo frio. Como pode se fazer um governo sério com um assessor como ele? Outro, o Palocci, também está do ladinho dela e certamente mais uma vez estará lá desviando verbas e fazendo o que ele sabe fazer muito bem.

Mas eu quero estar enganado. Vamos torcer
Eu espero de coração que não, mas...
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Rosinaldo Luna
30/10/2010
PRODUÇÃO CULTURAL SEGUNDA CONVERSA
Produção Cultural - Segunda Conversa
A IDÉIA

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Rosinaldo Luna
NATAL EM NATAL
NATAL EM NATAL
Começou o corre-corre. O Natal em Natal já está em pleno movimento. O Auto do Natal promovido pela FUNCARTE está em fase e as de testes e as oficinas começam pra valer pós o feriadão. O desfile de Natal, aquele que acontece na praça cívica, em Petrópolis, também está prestes a iniciar sua fase de ensaios. A Festa do Menino Deus, auto produzido pela Fundação José Augusto não acontecerá esse ano,, uma vergonnha para to estado e uma tristeza para a classe artística que perde uma oportunidade de trabalho. Além do auto que está sendo montado os testes para o musical Beco da Alma, já divulgou o resultado dos primeiros vinte atores. Estes passarão por nova audição para aí sim, retirarem os atores que comporãoo espetáculo. Eu particularmente torço que a talentosa Babú fiqeu no elenco peça. O texto da maravilhosa Claudia Magalhães, a música de Danilo Guanais e direção de João Marcelino certamente é certeza de sucesso. Desta vez não se usou o critério do talento amigo da equipe, o famoso QI. As pessoas interessadas em participar foram convidadas a realizar uma inscrição e todo o processo foi eliminatório, até atores conhecidos da produção, tiveram que passar por todo o processo, como um simples mortal, até onde fiquei sabendo. Se for realmente assim, BRAVO estamos melhorando, e até que em fim teremos uma produção democrática e justa, que não poderá excluir talentos promissores por não ser amigo ou parente de alguém da produção. Para o Auto do Natal a diretora Diana Fontes convidou alguns pupilos para o elenco principal, claro, não vejo nisto nenhuma prática ilícita ou erronia por parte da direção e produção do espetáculo. O fato é que com atores convidados, como é o caso do elenco principal do Auto do Natal, ou através de testes como no musical O Beco da Alma, a produção teatral está a todo vapor. Os artistas se articulam, correm atrás de fotos, currículos, matérias de jornais e toda sorte de elementos que possam garantir a participação dos mesmos em pelo menos uma das montagens do fim de ano. Todos correndo para garantir o 13º. Salário. Brincadeiras à parte, os cachês dos espetáculos do Natal em Natal estão bem acima da média dos pagos pelas produções durante o ano. No Auto do Natal o cachê para os atores do primeiro elenco será de R$ 4.000,00. Quatro mil reais é um cachê bom para o artista local, que faz seus trabalhos por valores muito inferiores á isto. Mas sabemos que o ideal está longe de acontecer, pois se partirmos do princípio de que por lei o artista local tem direito a receber 10% do valor do artista nacional, e o auto do natal é um espetáculo misto, no mínimo um cachê de um cantor da envergadura do Fagner, ou Elba ramalho não sairá por menos que RS 70.000,00, isso daria R$ 14.000,00 que deveria ser pago para os nossos artistas locais por dois dias de espetáculo, sem contar ensaios e transportes.
Mas por enquanto, vamos nos contentando com o cachê que os produtores podem nos pagar, porém, não devemos deixar do lembrar sempre os direitos conquistados. E esperamos que tudo corra bem, para os artistas, produtores e principalmente para a cidade que a cada ano recebe mais turistas em busca de belezas naturais e atividades culturais de boa qualidade.
Além dos espetáculos teatrais, desfiles temáticos e shows musicais ainda acontecerá um grande espetáculo de dança, promovido pela Capitania das Artes, a feira do livro, o festival de cinema... Muita coisa mesmo acontecendo na cidade e trabalho para todos os seguimentos da cultura. Parabéns e Feliz Natal em Natal.
Vamos viver e aproveitar
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Rosinaldo Luna
Auto do Natal 2010
Diana Fontes e equipe nas oficinas para o AUTO DO NATAL 2010.
No último dia 29.10, no palácio dos esportes, encontrei-me com uma equipe de profissionais no mínimo apaixonante. As oficinas do Auto do Natal 2010, em caráter seletivo, mas apesar desta característica leve e deliciosa foi uma coisa apaixonante. Diana Fontes com sua bagagem incontestável, e o Doutor Macárius Maia, outra fera administrando uma oficina rápida para seleção de atores. O tempo dos exercícios perfeitamente cronometrado e os ganchos seqüenciais entre as oficinas foram mágicos. Esse processo delicioso fez os atores entregarem-se sem tabus, sem preconceitos e certamente felizes. A emoção saltava aos olhos de todos e num instante éramos arrebatados como pipas guiadas pelos mestres.
Outra coisa que me deixou feliz, perceber que ali além dos atores novatos e até pessoas que não eram atores, muitos já com trabalhos realizados, como Pedro Queiroga, Rodrigo Bico, Ronaldo Negromonte, Ítala Viana, Cristina Moreno, e este atore que hora tenta escrever este artigo. Mas em outros dias também estavam estrelas com ao atriz/cantora/bailarina Babu, Barbara Cristina, Enio Cavalcante, todos humildemente participado de um processo onde concorremos todos ao mesmo papel. Mas sem rivalidades e com muito entrosamento e harmonia.
No início Diana pediu a palavra e falou de como é importante a troca das experiências, e eu concordo com isso. Às vezes a vaidade deixa o artista meio que cego. A troca de experiência faz com que este veja quanto é importante o jogo cênico, a humildade para poder decidir o outro e o coletivo. Sempre você é peça fundamental, mas não única no jogo cênico. Mesmo o ator em um monólogo não pode sentir-se único, em cena apesar da solidão do ator, está uma equipe de pessoas que contribuem para o espetáculo, e ele não estaria ali sem o trabalho do todo.
Parabéns pela qualidade na escolha da equipe do auto do natal deste ano, parabéns para Natal que conseguiu manter o espetáculo para este na e parabéns a nós atores e artistas em geral pela oficina tão leve e gostosa.
Quero muito estar no elenco do auto deste ano, mas só o fato de ter feito oficina já me deixou feliz.
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Rosinaldo Luna
24/10/2010
Origem da Expressão Merda.
A origem
A origem da expressão “merda” do teatro
Quem vive no mundo do teatro, dificilmente não fala merda antes de entrar no palco. O que muitos não sabem, sejam aqueles que utilizam a expressão ou aqueles que por ventura as ouvem, é que desconhecem a origem da expressão.
A expressão “merda” usada no teatro surgiu na França. Um ator iria apresentar a peça mais importante de sua vida, estava nervosíssimo, pois na platéia estariam os mais importantes críticos da cidade. No percurso de sua casa ao teatro encontrou muitos obstáculos. Primeiro, deparou-se com um incêndio, teve que desviar e acabou se perdendo. Como quem tem “boca vai a Roma”, conseguiu chegar ao teatro. Na porta do teatro para completar suas asneiras, pisou em um cocô. Entrou, atuou e saiu muito feliz com a melhor atuação de sua vida.
Assim, a expressão “merda” tem o mesmo significado de boa sorte e é sempre usada antes das apresentações. Lembrando que, nunca se deve agradecer com obrigado ou de nada quando alguém lhe desejar “merda”, deve responder apenas “merda” ou ficar calado.Portanto, merda a todos.
Daniel Burgos
Professor de língua portuguesa e espanhola, especializando em literatura mato-grossense.
Trabalha no projeto “teatro encena” da escola Ramon Sanches Marques
Daniel Burgos
Publicado no Recanto das Letras em 19/04/2008
OUTRA TESE PARA “MERDA”:
Para quem não sabe: MUITA MERDA PRA VOCÊ! Ou apenas Merda! É assim que os atores e personas do mundo teatral desejam sorte um para o outro. Por mais que seja engraçada essa forma de querer o bem, esta frase, nascida na França de Molière, o berço do teatro moderno, vem sendo repetida a séculos por todo o mundo. Sua conotação de bonância partiu da grande quantidade de escrementos deixada pelos equinos que puxavam as carruagens que por sua vez levavam os nobres para apreciar os espetáculos teatrais, e quanto mais carruagens nos estacionamentos perante ao teatro, mais merda espalhada ao final do espetáculo e desse modo a enorme quantidade da mesma representava o quanto foi concorrido o evento daquela noite. Ao passar do tempo, a cada início de temporada o mais esperado entre os artistas envolvidos era exatamente “muita merda” espalhada por todo o redor do teatro, e assim foi se criando o hábito de desejar: MERDA! Se assim é, desejamos aqui para nossa nova coluna dedicada ao teatro exatamente isso, MERDA! aprenderam?
Quem vive no mundo do teatro, dificilmente não fala merda antes de entrar no palco. O que muitos não sabem, sejam aqueles que utilizam a expressão ou aqueles que por ventura as ouvem, é que desconhecem a origem da expressão.
A expressão “merda” usada no teatro surgiu na França. Um ator iria apresentar a peça mais importante de sua vida, estava nervosíssimo, pois na platéia estariam os mais importantes críticos da cidade. No percurso de sua casa ao teatro encontrou muitos obstáculos. Primeiro, deparou-se com um incêndio, teve que desviar e acabou se perdendo. Como quem tem “boca vai a Roma”, conseguiu chegar ao teatro. Na porta do teatro para completar suas asneiras, pisou em um cocô. Entrou, atuou e saiu muito feliz com a melhor atuação de sua vida.
Assim, a expressão “merda” tem o mesmo significado de boa sorte e é sempre usada antes das apresentações. Lembrando que, nunca se deve agradecer com obrigado ou de nada quando alguém lhe desejar “merda”, deve responder apenas “merda” ou ficar calado.Portanto, merda a todos.
Daniel Burgos
Professor de língua portuguesa e espanhola, especializando em literatura mato-grossense.
Trabalha no projeto “teatro encena” da escola Ramon Sanches Marques
Daniel Burgos
Publicado no Recanto das Letras em 19/04/2008
OUTRA TESE PARA “MERDA”:
Para quem não sabe: MUITA MERDA PRA VOCÊ! Ou apenas Merda! É assim que os atores e personas do mundo teatral desejam sorte um para o outro. Por mais que seja engraçada essa forma de querer o bem, esta frase, nascida na França de Molière, o berço do teatro moderno, vem sendo repetida a séculos por todo o mundo. Sua conotação de bonância partiu da grande quantidade de escrementos deixada pelos equinos que puxavam as carruagens que por sua vez levavam os nobres para apreciar os espetáculos teatrais, e quanto mais carruagens nos estacionamentos perante ao teatro, mais merda espalhada ao final do espetáculo e desse modo a enorme quantidade da mesma representava o quanto foi concorrido o evento daquela noite. Ao passar do tempo, a cada início de temporada o mais esperado entre os artistas envolvidos era exatamente “muita merda” espalhada por todo o redor do teatro, e assim foi se criando o hábito de desejar: MERDA! Se assim é, desejamos aqui para nossa nova coluna dedicada ao teatro exatamente isso, MERDA! aprenderam?
Daniel Burgos
Professor de língua portuguesa e espanhola, especializando em literatura mato-grossense.
Trabalha no projeto “teatro encena” da escola Ramon Sanches Marques
Daniel Burgos
Publicado no Recanto das Letras em 19/04/2008
Código do texto: T953424
Professor de língua portuguesa e espanhola, especializando em literatura mato-grossense.
Trabalha no projeto “teatro encena” da escola Ramon Sanches Marques
Daniel Burgos
Publicado no Recanto das Letras em 19/04/2008
Código do texto: T953424
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