20/05/2011

Falta

Sinto falta da sua ausência,
sua indiferença.
Sinto falta de seu pesar,
sua dor sem motivo
seu lamento sem culpa.
Do seu cheiro
seu colo
seu carinho arredio.

Sinto falta do seu amor negado
intenso
embriagado cheirando a wisky.
Sinto falta do seu cabelo roçando meu corpo
me deixando ereto
louco pra te ter.

Sinto falta de saus lágriams de fel,
suas frases de lâminas afiadas
cortando minha alma.
Sinto falta de voce
de tudo
do todo.

Rosinaldo Luna



19/05/2011

Programa de Capacitação em Projetos Culturais 2011


O MINC dará continuidade ao curso de Capacitação em Projetos Culturais em 2011, poré, só a primeira e terceira etapas. A segunda etapa, as oficinas presenciais ficarão para 2012, uma pena, poes estou esperando ansioso para poder continuar o curso. Leia o artigo do site do minc.

Curso de nivelamento à distância e fase avançada são retomados
Boa notícia para aqueles que já participam ou pretendem ingressar no Programa de Capacitação em Projetos Culturais: terão continuidade em 2011 a primeira e a terceira etapas do Programa, que são o curso de nivelamento à distância, destinado a apresentar conceitos básicos do campo da cultura, e a fase avançada, com módulos para o aprofundamento de conteúdos.
As oficinas presenciais da segunda etapa – previstas para as cidades de Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA), Santarém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), Macapá (AP) e mais cinco cidades a serem posteriormente definidas – continuam mantidas, mas serão realizadas em 2012, devido ao corte orçamentário anunciado pelo Governo Federal no início deste ano.
O Programa de Capacitação em Projetos Culturais é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Itaú Cultural (IC).
Curso de nivelamento à distância (primeira etapa)
De livre acesso, a primeira etapa visa a apresentar conceitos básicos do campo da cultura, dentro dos módulos de “Políticas Públicas de Cultura”, “Economia e Financiamento da Cultura”, “Gestão Cultural” e “Direito Autoral”. As inscrições encontram-se abertas, podendo ser efetuadas até 30 de setembro, sendo que, no momento da inscrição, o candidato já opta pelo polo onde deseja realizar a oficina presencial, que fará caso tenha alcançado 70 pontos ou mais na avaliação.
O prazo para finalização da primeira etapa vai até 31 de outubro. Os aprovados recebem o certificado de conclusão do nivelamento, que tem valor de curso de extensão. Na seleção para a oficina presencial são considerados também a atuação profissional do candidato no setor cultural e o seu local de residência, com preferência para aqueles cujas atividades são desenvolvidas na cidade onde ocorrerá a oficina ou em municípios próximos.
Fase avançada (terceira etapa)
Aqueles que cursaram a oficina presencial já estão recebendo as convocações para se inscreverem, até 31/05, na fase avançada, que constará das disciplinas: “Política e Gestão Cultural” e “Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos”. O cumprimento com êxito de cada uma dá direito a um certificado de extensão. Essa é a terceira oferta dos módulos avançados do Programa, que tiveram início em julho de 2010 com as primeiras turmas piloto, na disciplina de “Projetos Culturais”, a qual se estendeu até setembro do ano passado. No início deste ano, houve a segunda oferta, na disciplina de “Política e Gestão Cultural”, realizada de janeiro a abril.
A terceira oferta, para a disciplina “Política e Gestão Cultural”, com carga horária de 30 horas, será destinada aos três seguintes grupos: aqueles que participaram com êxito das oficinas presenciais em 2010 e ainda não cursaram nenhuma disciplina do módulo avançado; aqueles que não se inscreveram na oferta de “Política e Gestão Cultural” realizada de janeiro a abril deste ano; e aqueles que, embora tenham se inscrito em 2010 nas turmas piloto da disciplina “Projetos Culturais”, não conseguiram concluir o curso.
No caso deste último grupo, a oportunidade se justifica porque, à época da turma piloto, não havia previsão de punição para a não conclusão. No entanto, pelo novo regulamento, aplicado a partir da 1ª turma de 2011 da disciplina “Política e Gestão Cultural”, aqueles que abandonarem o curso após terem se inscrito serão considerados evadidos e excluídos do módulo avançado, não podendo inscrever-se novamente.
Já a disciplina “Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos”, com carga horária de 15 horas, será destinada aos que cursaram “Política e Gestão Cultural” entre janeiro e abril deste ano.
“O MinC reconhece a importância do Programa para qualificar a elaboração de projetos culturais e otimizar a utilização dos recursos públicos no setor. Por isso nos empenhamos em não paralisar o curso, mantendo duas fases abertas”, disse o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), Henilton Menezes.
Divulgação de resultados e experiências
No intuito de divulgar os resultados alcançados e as atividades desenvolvidas pelos alunos, está sendo elaborada uma publicação, dentro da parceria estabelecida entre o MinC, o Sesi e o Instituto Itaú Cultural, apresentando o histórico e processo de concepção do Programa, assim como artigos redigidos pelos que participaram da disciplina “Política e Gestão Cultural”.
Para conhecer mais sobre a estrutura do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, acesse a página www.fgv.br/fgvonline/minc.
Outras informações
Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082
Fale com a Cultura no site do MinC www.cultura.gov.br

Rosinaldo Luna.

Produção Cultural

Produção Cultural

18/05/2011

Nova Blog Novela de Junior Dalberto

Junior Dalberto ataca novmente com um super blog novela. Repetirá certametne o sucesso da novala anterior. Sou muito fâ desse menino a quem admiro deste os anos 90 quando tive a feliz oportunidade de conhecê-lo e poder apreciar seu talento. Vou aguardar ansioso.

15/05/2011

Alerta de tsunami em Natal.


Hoje Natal recebeu um alerta de tsunami, dá pra acreditar? Dá. Uma cidade litorânia tem todas as possibilidades, graças a Deus não aconeceu e todo mundo ficou tranquilo, inclusive eu que não fui avisado nem vi em lugar nenhum, mas dizem que o corpo de bombeiros e a defesa civil ficou em alerta e foi dado a alerta de tsunami para todo o litoral do RN. Foi?

Rosinaldol Luna

11/05/2011


Chega!

Apartir de hoje não mais,
Apartir de agora jamais,
A partir deste instante
Daqui em diante, serás pó.
Lembranças perdidas,
Desbotadas,
Jogadas ao vento.

Hoje decidi.
Não acredito em ilusão,
Não existe nisso emoção,
Você não está aqui
Nunca esteve,
Jamais passou por mim.

Todo o sofrimento,
O pranto,
O olhar solto, ao vento
Todos os sonhos doces,
Eram pesadelos disfarçados
Impregnados de você.

Hoje,
A partir de hoje
Nunca mais teu fantasma
Me acordará,
Nem tão pouco embalará meu sono.

De hoje em diante
Matei você das minhas lembranças
Ficará apenas seu perfume de enxofre
Que o vento levará para bem longe
De mim.

Rosinaldo Luna.

AROMA




Degusto o aroma quente do meu
Inferno
Onde as chamas me consomem.

Presencio alheio
A todas as coisas que
Pinto com pena
Carmim

Pinto
O mar dos meus temores
Degusto só
Caetanenado o som
Sandália de prata
Que me faz
Pensar.

Vou pro samba
Do meu inferno
Particular
Vou sambar
Me afogar.

Rosinaldo Luna/Maio de 1999.

10/05/2011

Frase sobre o amor


Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
Fernando Pessoa

Frases




Haja ou não deuses, deles somos servos. 
Fernando Pessoa

08/05/2011

Origens da arte teatral


Existem várias teorias sobre a origem do teatro. Segundo Brockett, nenhuma delas pode ser comprovada, pois existem poucas evidencias e mais especulações. Antropologistas ao final do século XIX e no início do XX, elaboraram a hipótese de que este teria surgido a partir dos rituais primitivos (History of Theatre. Allyn e Bacon 1995 pg. 1). Outra hipótese seria o surgimento a partir da contação de histórias, ou se desenvolvido a partir de danças, jogos, imitações. Os rituais na história da humanidade começam por volta de 80.000 anos AC.
O primeiro evento com diálogos registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 AC (Staton e Banham 1996 pg. 241), que conta a história da morte e ressurreição de Osíris e a coroação de Horus ( Brockett, pg. 9). A palavra 'teatro' e o conceito de teatro, como algo independente da religião, só surgiram na Grécia de Pisístrato (560-510AC), tirano ateniense que estabeleceu uma dinâmica de produção para a tragédia e que possibilitou o desenvolvimento das especificidades dessa modalidade. As representações mais conhecidas e a primeira teorização sobre teatro vieram dos antigos gregos, sendo a primeira obra escrita de que se tem notícia, a Poética de Aristóteles.
Aristóteles afirma que a tragédia surgiu de improvisações feitas pelos chefes dos ditirambos, um hino cantado e dançado em honra a Dioniso, o deus grego da fertilidade e do vinho. O ditirambo, como descreve Brockett, provavelmente consistia de uma história improvisada cantada pelo líder do coro e um refrão tradicional, cantado pelo coro. Este foi transformado em uma "composição literária" por Arion (625-585AC), o primeiro a registrar por escrito ditirambos e dar a eles títulos.
As formas teatrais orientais foram registradas por volta do ano 1000 AC, com o drama sânscrito do antigo teatro Indu. O que poderíamos considerar como 'teatro chinês' também data da mesma época, enquanto as formas teatrais japonesas Kabuki, e Kyogen têm registros apenas no século XVII DC.

Alguns conceitos para se entender melhor o Teatro-treinamento

As vezes fico na noite procurando artigos que valam a pena publicar. Como não sou graduado, procuro sempre coisas que me acrescente qualidade no fazer teatral. Gosto muito dos artigos do Sr. Centurião, pois são bem claros e objetivos. É de uma linguagem esclarecedora, principalmente para quem está iniciando. E o teatro treinamento que é o foco da minha Cia,  está sempre representado em seus artigos. Boa leitura a todos. 
Por favor ao lerem comentem, pois gostaria de devolver uma impressão suas sobre os artigos ao professor. É muito importante, pois os artigos são publicados sem nenhum pagamento e estão aqui para o bem fazer de todos. 
Um abraço e boa leitura.
Alguns conceitos para se entender melhor o Teatro-treinamento
Para entendermos bem o que é teatro treinamento, precisamos entender melhor o que é teatro. Se você é um conhecedor dos mistérios do teatro, pule este artigo. Mas se você quer conhecer alguns conceitos fundamentais, vamos a duas definições:

Aristóteles: "A tragédia (o teatro) é a imitação da ação".
Na definição de Aristóteles, duas palavras-chave: imitação e ação.
Imitação indica simulação, cópia, alguma coisa que não é a coisa original, mas uma reprodução dela.
E a palavra ação, impregnada de tempo e movimento, sugere algo que se inicia, evolui e conclui, um acontecimento. Não foi por acaso que se desenvolveu uma forma cênica chamada happening.

Stanislavski: "O teatro é a representação da vida do espírito humano, ao vivo e em forma artística".
Em Stanislavski, quatro conceitos: representação, vida do espírito humano, ao vivo e forma artística.
Representação (re-presentar, tornar presente, repetir) traz a idéia de imitação previamente elaborada, de repetição da simulação.
A vida do espírito humano é, para Stanislavski, o escopo da representação. Sem dúvida, um conceito bastante amplo, universo no qual se inserem os nossos conflitos e contradições, fomes e medos e, sem dúvida, também o conhecimento, indissociável da vida do espírito humano.
Ao vivo - o teatro acontece no instante e no local onde é observado, o agente da representação e o seu observador estão no mesmo ambiente, na mesma hora. Não existe reprodução digital, fonográfica ou fotográfica da representação, que possa substituí-la. Essa característica diferencia o teatro das formas dramáticas projetadas, como o cinema e a televisão. A obra deixa de existir ao final da representação, não é possível apreciá-la depois. Quem não viu, visse.
Em forma artística, indica a pretensão do teatro a uma condição transcendente. A representação, além de re-tratar a vida do espírito humano ao vivo, deve receber tratamento estético elaborado. O teatro destina-se ao fruir estético, compartilhado entre quem assiste à ação imitada e quem a pratica. Daí a denominação espetáculo, que designa uma representação teatral e, genericamente, algo digno de se ver.

Ainda alguns conceitos básicos se fazem necessários:
Teatro - a palavra grega teatron designava o local destinado à acomodação das pessoas que assistiam à representação, nos anfiteatros. Literalmente, significa "lugar de onde se vê". Etimologicamente, o produto teatro é definido a partir do ponto de vista do consumidor.
Cena - a ação representada, em público, para ser apreciada. No teatro, todos os elementos são acessórios da cena, tudo deve convergir para que o impacto da ação representada sobre o observador seja máximo. Tal como todas as formas de arte, o teatro é linguagem. A cena é a síntese expressiva do teatro enquanto linguagem. É com este sentido que se encontra a palavra cena neste estudo.
Esta palavra também costuma ser empregada para designar partes de uma peça (ex.: a cena do balcão de Romeu e Julieta), ou o próprio espaço cênico (do grego skène - lugar onde se pratica a ação, palco), ou mesmo o cenário de uma peça. Para evitar confusões, diremos espaço cênico, palco, ou cenário. E quando nos referirmos a uma parte de uma peça, seremos explícitos.
Encenação - Sendo a cena a síntese expressiva do teatro, a encenação é a gramática da cena, o instrumental construtivo e analítico desta linguagem. Toda linguagem tem a sua gramática, que é o conjunto das convenções e elementos estruturais que a formam. O estudo da encenação compreende, portanto, o conhecimento de:
- convenções cênicas;
- estilos e tradições;
- elementos que compõem a cena.
Encenar - É empregar todos os componentes - o vocabulário - do teatro para a construção da cena, segundo regras gramaticais próprias, com objetivo de comunicar, sensorial e intelectualmente.
Ator - aquele que pratica a ação. Dentro da concepção grega, o celebrante do ritual.
Personagem - de persona, pessoa imaginária que é representada, imitada pelo ator. Ator, personagem e espectador são os elementos indispensáveis ao teatro. Se um deles não estiver presente, não há teatro. Todos os outros componentes são acessórios. Puristas discutem se personagem é termo feminino ou masculino. Por julgar a questão irrelevante, utilizaremos indistintamente o personagem ou a personagem.
Espectador - cúmplice do ator na representação. Sabe que se trata de uma imitação e reage como se estivesse diante da personagem a praticar a ação imaginada. De fato, a situação teatral é um jogo. O termo em inglês - "play" dá um bom indicativo. Como disse Peter Brook: "Uma peça é um jogo e um jogo é uma peça". Daí, talvez, a origem da expressão "pregar uma peça".
Peça - O termo é empregado tanto para designar um texto dramático quanto uma representação completa. Quando se pretende diferenciar, utiliza-se os termos texto e espetáculo, ou encenação. Uma peça é dividida em atos e cenas (ex.: a quarta cena do segundo ato).
Alberto Centurião
Fragmento do livro Teatro-treinamento, em fase de elaboração

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  Foto fornecida pela assessoria da Deputada. Estive visitando a amiga Deputada do PT, Divaneide Basílio, que sempre me recebe com muito car...