05/01/2012

BNDES divulga cronograma para seleção de projetos para patrocínio em 2012.



O BNDES adotou um novo sistema para recebimento de solicitações de patrocínio a publicações, eventos culturais e técnicos cuja realização esteja programada para o ano de 2012. O envio de projetos deverá obedecer aos períodos específicos de inscrição estabelecidos pelo Banco, que busca, assim, garantir maior agilidade à análise dos pleitos.

Para os eventos e publicações com início de março a maio de 2012, as inscrições já estão abertas no site do BNDES e vão até o final de dezembro. Já para os projetos que se iniciam entre os meses de junho e agosto, as inscrições poderão ser realizadas de 1º de fevereiro a 15 de março. E, por fim, eventos e publicações realizados de setembro a novembro terão inscrições no período de 1º de maio a 15 de junho.

Os proponentes que receberão o apoio financeiro serão notificados, respectivamente, nos meses de fevereiro, maio e agosto de 2012. As informações sobre a política de patrocínio do BNDES estão disponíveis no link.

Atuação em 2011 – O BNDES já viabilizou, por intermédio do patrocínio, a realização de mais de 100 projetos em 2011, com um aporte de cerca de R$ 15 milhões, destinados a seminários, congressos, feiras, espetáculos, exposições e festivais.

Com suas ações de patrocínio, o Banco contribui para a realização de eventos ligados a temas importantes para a instituição, tais como inovação, meio ambiente, desenvolvimento regional, inclusão social, dentre outros.

Entre os patrocinados de 2011, estão o VIII Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, a 63ª Reunião Anual da SBPC, o 6º Encontro Nacional da Indústria, o IV Congresso CONSAD de Gestão Pública e a XI Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica.

Na área cultural, o BNDES investiu na realização de projetos relacionados a cinema, música, dança, literatura e patrimônio histórico, buscando não apenas contribuir para a difusão da cultura brasileira, como também estimular o crescimento econômico do setor.

O patrocínio, distribuído por todas as regiões do Brasil, contemplou eventos como o Fest Cine Amazônia, em Porto Velho (RO), a Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), a III Feira Literária de Pirenópolis (FLIPIRI), em Goiás, a Bienal Vento Sul, em Curitiba (PR), e o É Tudo Verdade - 16º Festival Internacional de Documentários, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP).

O patrocínio a eventos e publicações é realizado anualmente pelo BNDES e soma, desde 2004, um investimento de cerca de R$ 50 milhões, em mais de 500 projetos.

Fonte: ABCR
           Blog Incentivo Cultural







Furdunço Cultural

Baixe logo furndunço.jpg (339,1 KB) Quanto  brilho , ó
 Quanta Alegria....

Um gande evento acontecerá em São Paulo do Potengi. A comanheira Ster Campos e seu Procurarte. Para mim, um eterno iludido da cultura potengiense, vejo com grande alegria a chegada destes novos artistas cheios de vontade e idéias.
Hoje está mais fácil, "mais fácil é piada", mas os editais estão ajudando muitos artistas a trabalhar e viabilizar seus projetos. O que há algum tempo era impensável, hoje se tornou mais acessível: a captação dos recursos. E estes meninos e meninas que estão aí, à frente do PROCURARTE estão de parabéns, pela iniciativa, e pela possibilidade de produzir arte em um território onde por pouco pensei ser algo impossível . Espero que com as iniciativas deste grupo, os gestores, e não falo apenas da prefeitura, mas de todos os envolvidos  na administração pública, e ainda a comunidade, empenhem-se em valorizar, prestigiar e patrocinar o fazer cultural. Um município que criou Antonio Aleixo, Tiaõzinho, João Mairia, Seu Ismerindo Cassimiro dentre outros, não mereçe ficar no ostracismo em que vive há décadas. Quem sabe, ainda possa um dia me orgulhar desta terra que tanto amo e que sofro ao ver os talentos se desperdiçando nas calçadas e bares da cidade.
Parabéns à Ester e fique a vontade, estraei aqui sempre torcendo pelo sucesso do seu grupo e pelos meninos e meninas que fazem cultura bravamente na região Potengi.

Rosinaldo Luna

28/12/2011

JORNAL DE CARLOS FIALHO | Blogues com a bola toda

JORNAL DE CARLOS FIALHO | Blogues com a bola toda



O musical Dolores está sendo um dos epetaculos mais comentados em Recife. A cantora e atriz, teatrologa e grande artista Cláudia Magalhães vai participar juntamente com o cantor Issac Galvão de um festival na cidade em janeiro. Segundo Ronaldo Negromonte, o espetáculo está entre os três mais aguardados. Isto é para nos deixar orgulhosos e honrados. Um festival de alto gabarito, o que infgelizmente não temos no nosso estado, que reconehce o talento de um gruopo de artistas do RN, e eleva nossa produção cultural ao patamar de excelente.  Mas de antemão já vale a pena em estar participando. A direção de Diana Fontes também é uma atação à parte. Um trio parada dura este nosso trio potiguar.
Fico aqui curtindo a idéia e aguardando os resultados.

Rosinaldo Luna

27/12/2011

5 editais abertos para Audiovisual



Audiovisual

SAv lança cinco editais com investimento total de R$ 17,9 milhões.

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – SAv – abre, a partir de 28 de dezembro, as inscrições para cinco novos editais de fomento à produção audiovisual, que juntos representam um investimento total de R$ 17,9 milhões. As inscrições vão até 10 de fevereiro de 2012.

Os editais abrangem todas as regiões do país e foram concebidos para apoiar obras de longa e curta-metragem de baixo orçamento, entre ficções, animações e documentários, roteiristas profissionais e estreantes, além de apoiar cinco iniciativas de documentários de longa-metragem com orçamento de mercado.

Veja abaixo o resumo de cada edital e acesse os documentos completos:

Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Cinematográficas, Inéditas, de Ficção, de Baixo Orçamento – apoiará, com até R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), cada umas das 10 (dez) obras cinematográficas inéditas de baixo orçamento, de ficção, com duração de até 70 (setenta) minutos com uso ou não, parcial ou total, de técnicas de animação, sendo permitida a incursão experimental com caráter de inovação de linguagem. Cuja destinação e exibição seja prioritária e inicialmente voltada ao mercado de salas de exibição. Valor total: R$12 milhões. Acesse o edital.

Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas de Curta Metragem, do Gênero Ficção, Documentário e Animação – fomentará a produção de até 25 (vinte e cinco) projetos, destinando apoio individual no valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais). As obras cinematográficas devem ser inéditas, de curta metragem de ficção, documentário e animação, sendo permitida a incursão experimental, com caráter de inovação de linguagem. As produções devem ter duração entre 10 (dez) e 15 (quinze) minutos. Valor total: R$ 2.5 milhões. Acesse o edital.

Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos Inéditos, de Ficção para Roteiristas Profissionais* – tem o objetivo de selecionar até 13 (treze) projetos, que terão apoio individual no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Serão contemplados 8 (oito) projetos de desenvolvimento de roteiros cinematográficos, inéditos, com duração de até 70 (setenta) minutos, de ficção e 5 (cinco) projetos de desenvolvimento de roteiros, com duração de até 70 (setenta) minutos, com temática infantil, inéditos, de ficção. Os roteiros com temática infantil devem ser dirigidos ao público com faixa etária de 4 (quatro) a 12 (doze) anos.

*ROTEIRISTA PROFISSIONAL é a pessoa física, autor da obra literária, adaptada ou não, a ser utilizada na produção de filme ficcional, que tenha ao menos um roteiro de longa-metragem de sua autoria filmado e exibido em circuito de salas de exibição comercial ou em mostras e festivais de cinema e/ou canais de televisão. Valor total: R$ 650 mil. Acesse o edital.

Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos Inéditos, de Ficção para Roteiristas Estreantes* – irá fomentar a produção de até 10 (dez) projetos, com o valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para cada um. Serão contemplados os projetos de desenvolvimento de roteiros cinematográficos, inéditos, de ficção, exclusivamente para roteiristas estreantes.

*ROTEIRISTA ESTREANTE é a pessoa física, autor da obra literária, adaptada ou não, a ser utilizada na produção de filme de longa metragem ficcional, que nunca teve um roteiro de longa metragem de sua autoria filmado, e exibido em circuito comercial ou em mostras e festivais cinematográficos e/ou canais de televisão. Valor total: R$ 250 mil. Acesse o edital.

Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Cinematográficas do Gênero Documental inéditas – prevê a seleção de até 5 (cinco) projetos, destinando apoio individual no valor de até R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). Serão contempladas produções cinematográficas, com duração de até 70 (setenta) minutos, inéditas, do gênero documentário, com uso ou não, parcial de técnicas de animação, sendo permitida a incursão experimental com caráter de inovação de linguagem. Valor total: R$ 2.5 milhões. Acesse o edital.

Informações: concurso.sav@cultura.gov.br

(Fonte: SAv/MinC)

http://www.cultura.gov.br/site/2011/12/26/audiovisual-22/

22/12/2011

Projeto Cena Aberta Formação é reprovado pela Comissão da Lei Câmara Cascudo

O texto a seguir, do reporte Yuno Silva, transcrevi na íntegra, por achar que o debate é poderoso e a artigo está muit bem desenvolvido. Não estou plagiando, apena transcreví a matéira do grande repórter para cá. De qualquer maneira é uma  montante significativo para ficar concentrado nas mãos de uns poucos artistas. A matéria em questão foi publicado no jornal Tribuna do Norte no caderno de notícia.
Leia a matéria a seguir.

Rosinaldo Luna



O debate sobre um modelo ideal capaz de delinear políticas públicas para atender o segmento cultural acabou vindo à tona junto com a polêmica gerada a partir do indeferimento da versão 2012 do projeto Cena Aberta. Enquadrado pela equipe que coordena a Casa da Ribeira na Lei estadual Câmara Cascudo, o projeto previa a seleção de cinco atores interessados em participar de uma vivência profissional de dez meses para realização de pesquisa, concepção e montagem de um espetáculo que seria encenado a um público estimado em 11 mil pessoas.

A proposta, orçada em R$ 369.357,40, foi sumariamente reprovada pela Comissão Normativa responsável pela análise, que considerou falta de prioridade para com os artistas e concentração de recursos destinados aos gestores do Cena Aberta Formação. De acordo com o parecer assinado pela produtora Danielle Brito, o valor da pauta cobrada pela Casa (R$ 1,3 mil) é bem superior ao cobrado pelo Teatro Alberto Maranhão (R$ 400); os cachês de coordenação, produção, direção, assessoria, dramaturgia e designer representam um montante significativo dentro do orçamento; e que o aluguel dos ônibus que irão levar estudantes para assistir o espetáculo é mais caro que o investimento nos artistas.
"O maior problema, a meu ver, foi a falta de diálogo. Não houve diligência, em nenhum momento fomos convocados para explicar as planilhas apresentadas", disse o ator Henrique Fontes, um dos diretores da Casa da Ribeira. "A pauta serve para garantir a manutenção da Casa, e os cachês pagam o nosso trabalho. Estão confundindo as coisas e não é de hoje". Henrique afirma que o projeto Cena Aberta Formação era a aposta para garantir o funcionamento da Casa da Ribeira durante o ano de 2012. "É irresponsabilidade comparar o TAM com a Casa, duvido muito que o Teatro sobreviva com a pauta que cobra. Ali tem aporte público com o imposto que nós pagamos". Ele acredita que o caso em questão também abre debate para o tipo de política que se quer construir: "Quando se pensa de forma séria e comprometida, o foco é voltado para o público. Quando se pensa em política pública apara a Saúde pensamos nos médicos ou nos pacientes?", questiona.
Ele acredita que a mudança no formato do Cena Aberta, que em 2011 abriu edital de ocupação para propostas desenvolvidas por artistas e/ou grupos, se debruça sobre a lacuna que existe na falta de formação não só do artistas mas também do público. "O ator/atriz solo, que está sem grupo ou começando, fica sem opção para complementar sua formação. Percebendo isso, pensamos em contemplar essa necessidade na edição 2012, por isso a presença da palavra Formação".
Henrique explicou que o projeto consiste no recrutamento através de seleção pública de cinco pessoas que passarão quatro meses trabalhando na criação de um espetáculo e mais seis meses em temporada (72 apresentações, destas 64 para escolas). "Cada artista receberá uma bolsa mensal de R$ 1,2 mil durante todo o projeto".
Danille Brito, que emitiu o parecer reprovando o projeto, afirmou que a proposta não é destinada à manutenção do espaço, e que destina mais recursos para objetivo secundário (pautas, cachês e transporte) que o primário (a formação). "Fiz as contas e cheguei ao valor de quase R$ 70 mil investidos na formação de cada um dos artistas. Dividido por 11 espectadores dá R$ 31 por ingresso e desse valor cerca de R$ 14 vai parar nas mãos dos gestores. Ou seja, de todo o orçamento, cerca de 46% é da Casa, ou mais de R$ 160 mil". Danielle pediu vistas ao processo quando percebeu o pagamento de cachê para elaboração do edital. "Eles já criaram tantos editais, seria necessário pagar por mais esse serviço. Não era o caso de adaptar?", pergunta.


ILHA DA MÚSICA

Apesar da análise dos pareceristas ser subjetiva, eles seguem algumas diretrizes dispostas no regulamente interno da Comissão. O caso recente da Ilha da Música, que apresentou um projeto para comprar o terreno onde funciona a sede do projeto na zona Norte, também levantou questionamentos sobre o entendimento do que é Cultura e até onde ela se confunde com ações sociais e/ou educativas.
"Primeiro que a Lei CC não permite a compra de bens. Vai ficar em nome de quem? O projeto também esbarrou nesse perfil social", disse o músico Paulo Sarkis, membro da Comissão que analisou o projeto. "Nesse caso específico da Ilha da Música, teriam que procur a FJA ou a Secretaria de Educação ou de Ação Social para viabilizar a compra do imóvel".
Inês Latorraca, companheira do trombonista Gilberto Cabral e parceira do músico na Ilha da Música que atende crianças em condição de risco social, lembra que "na hora de servir como exemplo para o Ministério da Cultura o projeto é de Cultura, na hora de ser analisado pelo lei de incentivo é visto como ação social".



20/12/2011

Nova Amsterdã, terra de sol banhada de Sangue



Concluí no último domingo minha participação no filme do Edson Soares, NOVA AMSTERDAM, TERRA DE SOL BANHADA DE SANGUE.  Vivi talvez a maior emoção ao encarnar o Beato Pe. André de Soveral, o primeiro a ser asassinado no fatídico massacre em Cunhaú. Estar gravando no local onde aconteceu o  massacre, e interpretando o Pe. André de Soveral, foi no mínimo mágico. Toda a energia do lugar e a força do texto, em latim, duarnte a missa onde aconteceu o seu morticínio me deixaram emocionado como nunca antes.

Gravar aquela cena, confesso, foi muito difícil. Porém não teria acontecido se não fosse a acessoria do Celso, um dos mais preparados especialistaas em cerimonial eclisiástico. Esste rapaz, cuidou de todo o figurino do padre, e me ensinou a vestir o personagem, psso a passo, cada parte da vestimenta e seu significado. Senti-me naquele dia revestido com uma poderosa armadura sagrada, e pude assim me entregar à emoção de viver a Pe. André de Soveral. Contracenar com a grande Marsélia Cartaxo foi outro meomento sublime e gratificante. Ver a aspirante a atriz Tallita Kume iniciar seus primeiro ensaios em busca do grande voo também é muito legal. Sentir o interesse desta emnina em aprender é muito gratificante.

Contracenar com a grande Marsélia Cartaxo, esta foi uma experiência a parte. Como é bom ver a generosidade que há no peito de uma estrela . Tão humana e doce quanto a pessoa mais queida do seu coração. Por tudo valeu a pena, agora é aguardar a estréia em 2012. Algumas fotos dos bastidores.






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