08/05/2011

Teatro Treinamento – A Linguagem

Alberto
Alberto Centurião Carvalho
Consultor de Marketing, O&M e RH, com experiência na coordenação e implantação programas de tre

 Centurião Carvalho
Consultor de Marketing, O&M e RH, com experiência na coordenação e implantação programas de treinamento.
Escritor.
Diretor, Ator e Autor teatral, estreou profissionalmente em 1970, tendo dirigido mais de duas dezenas de espetáculos.

Teatro é linguagem. Poderosa, com alto poder de síntese, rica de possibilidades estéticas e capaz de proporcionar impacto múltiplo e diversificado. Como toda linguagem, o Teatro tem gramática e vocabulário próprios e serve para comunicar qualquer conteúdo.
Não existem temas impossíveis para o teatro, assim como não existe uma temática preferencial. Política, religião, ciência, filosofia, ética, moral, o ridículo e as paixões humanas, o direito e a força, as razões pessoais e as razões de estado, a paz e a guerra, assuntos íntimos e públicos, individuais e coletivos, vêm sendo matéria do teatro há mais de dois mil e quinhentos anos.
Teatro é linguagem, assim como toda forma de expressão, artística ou não. Linguagem com códigos próprios, gramática própria e vocabulário específico, que se apropria do vocabulário de outras linguagens, utilizando-o dentro das suas próprias regras gramaticais. Por vocabulário, entendemos todos os elementos significantes (as palavras) de qualquer linguagem. Por exemplo a cor para a pintura, os movimentos para a dança, o espaço para a arquitetura etc.
Algumas características desta linguagem, entretanto, fazem dela um instrumento particularmente poderoso quando aplicado a qualquer programa educativo e, por extensão, de treinamento.
Assistir a uma peça de teatro, ou participar da ação dramática, é uma experiência diversa e diversificada. Diversa, porque foge ao padrão de vivência habitual, quotidiano. Diversificada, porque essa experiência expõe o indivíduo a um bombardeio de estímulos múltiplos e intensos, que raramente encontra em outras situações.
A atitude do indivíduo diante de uma peça, portanto, é de alerta. O nível de expectativa é sensivelmente mais alto do que o suscitado por qualquer atividade de treinamento convencional. O indivíduo tende a se manter num estado de prontidão, atento ao jogo, participando dele através da identificação, interagindo com os atores-personagens, seja ostensivamente, seja no silêncio de sua consciência e de suas emoções. O teatro gera um fato novo, uma quebra da rotina, que, aliada à diversão, potencializa o evento de treinamento, emprestando-lhe significado transcendente.
A possibilidade de apresentar cenas onde as situações se realizam, com as diversas personagens defendendo seus pontos de vista, proporciona ao teatro instrumentos muito eficazes para transmitir informação logicamente estruturada e desenvolver conceitos e idéias. O conflito, a analogia e a identificação são os principais recursos desse instrumental lógico.
Nada mais eficaz para explicar e demonstrar alguma idéia, do que fazer a coisa acontecer diante das pessoas. Observar a situação ocorrendo, presenciar o debate entre os pontos de vista conflitantes, conhecer cada uma das partes envolvidas e ter a oportunidade de identificar-se com elas, entendendo melhor os seus motivos e linhas de raciocínio, os valores e os sentimentos envolvidos. O teatro tem recursos ideais para proporcionar essa experiência.
A identificação despertada pela experiência teatral cria empatia com as personagens da cena e com as situações retratadas. Esta empatia gera aceitação e envolvimento com os conteúdos trabalhados, que são assimilados ao nível das emoções, além da razão.
Apresentar uma idéia, ou uma informação, vista por diferentes focos, por diferentes pessoas; fazer com ela ensaios e simulações, mergulhar nos sentimentos pessoais que desperta, esse é um milagre que o teatro pode realizar.
O potencial emotivo é maior do que em outras linguagens. A informação no teatro não é fria. Todo conteúdo veiculado através da cena viaja impregnado de emoção. Não se dissocia razão de emoção. Essa característica contribui para a superação de barreiras (defesas) emocionais e resistências psicológicas, ou mesmo ideológicas, aos temas tratados.
Através do jogo de identificação, o indivíduo se envolve emocionalmente, despojando-se de medos e preconceitos. A partir daí, feito uma criança, está disponível para a experiência. Entretanto, assim como a criança em seu jogo de faz-de-conta não perde a noção crítica das coisas, o espectador do teatro também permanece na posse de toda a sua capacidade intelectual, aguçada pelo alto nível de atenção. A visão crítica é preservada no teatro.
A experiência estética é significativa. A cena é objeto de fruir estético. A beleza está presente no teatro, proporcionando um nivel adicional de satisfação ao espectador. Bertolt Brecht, o mestre do teatro didático, autor de tantas peças didáticas, de propaganda ideológica, afirmou certa vez que "a função social do teatro é divertir". Antes de tudo, teatro é diversão, prazer. Assistir a uma peça é participar de um jogo prazeroso. E, divertindo, o teatro tem acesso irrestrito ao indivíduo.
Lembrando a definição de Stanislavski, que condiciona o teatro a "forma artística", concluímos que o fruir estético, mais do que um valor agregado, é via de acesso do teatro ao espectador. A expressão "assistir a uma peça" refere-se ao prazer de presenciar algo que vale a pena ser visto (e ouvido, e sentido).
Buscar uma forma artística não empresta por si só o status de obra de arte a qualquer representação teatral. Da mesma forma que nem toda pintura é arte, nem toda peça de teatro merece tal status. Muitas peças de teatro não alcançam a transcendência criativa e o nível de realização que caracterizam as obras de arte. Considero-as, com todo o respeito, peças de artesanato. Isso nada tem a ver, entretanto, com a temática e os objetivos da peça. Voltaremos ao assunto quando tratarmos do velho cisma entre arte pura e arte utilitária.
Ao atingir o espectador em três níveis - racional, emocional e estético, o teatro é capaz de gerar um registro muito mais consistente na sua memória. Esquece-se de um filme, um livro, um vídeo, uma aula. Mas não se esquece de uma peça de teatro. Mesmo quando não apreciada especialmente, uma peça de teatro é inesquecível. Certa vez, interrogado sobre o motivo por que se dedicava prioritariamente ao teatro e tão pouco ao cinema e à televisão, o ator Paulo Autran respondeu: "Porque eu me lembro de uma peça de teatro que assisti há dez anos e não me lembro de um filme que assisti há um ano, ou de um programa de televisão que assisti há uma semana."
Esta é uma característica do teatro, atingir em profundidade o espectador, criando uma experiência inesquecível. Transferido para um programa de treinamento, este fato resulta em alto índice de assimilação e retenção do conteúdo enfocado. Se duvida, faça uma rápida consulta à sua memória. Que peças você assistiu? Lembra-se de todas? Recorda-se de muitos detalhes? Peças assistidas há muitos anos estão obturadas à sua memória? Emoções são despertadas só de lembrar certa cena? Receio que sim. E dos livros que leu, lembra-se de todos, ou da maioria deles? Receio que não. Filmes? Provavelmente, menos ainda. Televisão? Quando? Na semana passada? Quem? Eu? Onde está Wally?
O poder de síntese da linguagem cênica é muito superior ao de outras linguagens. Ao lançar mão dos recursos expressivos (vocabulário) de todas as outras artes - literatura, pintura, escultura, música, dança, arquitetura - e incorporando ainda as novas tecnologias - projeção bi e tridimensional, iluminação, efeitos luminosos, sonoros e mecânicos - o teatro apodera-se de um vocabulário extremamente poderoso e adquire surpreendente poder de síntese, que permite a expressão de extenso conteúdo informativo em poucos minutos de cena.
Ao agregar elementos das outras artes, o Teatro atinge o espectador em três níveis, pois uma peça é algo para ser visto, ouvido e sentido. Como dizem os estudiosos de Programação Neurolingüística, trata-se de uma experiência total, que atinge o indivíduo pelos canais visual, auditivo e cinestésico (sensorial e intuitivo). Isto lhe permite comunicar, em curto espaço de tempo, um grande volume de informações. Dessa forma, uma peça de teatro equivale, em conteúdo, a pelo menos dez vezes mais tempo de treinamento convencional, com técnicas expositivas e vivenciais.
A presença do ser humano vivo em cena é o maior diferencial do teatro em relação ao cinema e ao vídeo, formas cênicas projetadas. As formas projetadas, bi ou tridimensionais, são frias, hipnóticas e, com exceção das transmissões ao vivo, previamente acabadas. A cena teatral é viva. O instante da criação é presenciado, proporcionando a experiência compartilhada entre ator e espectador, que se encontram num mesmo local, no mesmo instante. A relação interpessoal é possível no teatro. Stanislavski fala de "romper a quarta parede", estabelecendo-se o intercâmbio de energias psíquicas entre palco e platéia. Mesmo numa vídeo-conferência, a interação é restrita e não tem o potencial de integração proporcionado pelo teatro.
Mesmo quando elaborado previamente, o teatro sempre tem um componente improvisacional, abrindo-se para o inesperado. Não existem duas apresentações exatamente iguais de uma mesma peça. Improvisos e adaptações sempre são possíveis. Mais que isso, porém, a própria relação dos atores com os espectadores muda a cada sessão, pois se trata de uma troca emotiva e energética que depende das duas partes e do momento compartilhado. Esta abertura para o inesperado é um dos maiores encantos do teatro, constituindo-se em fator de atenção, interesse e registro mnemônico.
O filme, o vídeo, o quadro, a escultura, a música gravada, são obras concluídas, acabadas. Repetido mil vezes, um filme será sempre igual, salvo algum dano material ou acidente de projeção. No teatro, a repetição nunca será igual. Nisto reside parte do encantamento desta arte efêmera, que se perpetua em quem compartilhou o momento da criação.
Fazendo-se uma análise de custo x benefício de um espetáculo como evento de treinamento, pode-se verificar que o custo per capita é relativamente baixo. Isso porque uma apresentação teatral pode ser assistida por muito mais pessoas do que um treinamento convencional, sem perda de qualidade na assimilação. Além disso, por ser de curta duração, esta forma de treinamento terá impacto reduzido sobre a rotina de trabalho da empresa. 

Essa experiência a MÁSCARA CIA. DE TEATRO desenvolve desde 1996, quando iniciou seus trabalhos com As aventuras do Urbaninho com a STTU. Daí fomos para a Transportes Guanabara e ficamos durante quatro anos consecutivos desenvolvendo projetos de treinamento para os funcionários e coolaboradores da empresa.
A queda em evasção de renda fica em tornao de 42%, um indice elevadíssimo e muito positivo. Ale´m da guanabara trabalhamos com a Conceição, SETURN, PETROBRAS, Caixa e outras entidades importantes para o desenvolvimento da nossa cidade. 


O artigo do Centurião Carvalho é muito importante para quem quer trabalhar com teatro, pois mostra outros caminhos e dá a visão de como é vásto o campo pára o artista, apesar de ainda termos que combater preconceitos e outras formas de discriminação da arte.


Rosinaldo Luna

07/05/2011

Ministra na berlinda - No Congresso, no PT e entre os ativistas, crescem boatos sobre sua queda iminente

Andre Dusek/AE
Ana de Hollanda. Posições a respeito do Ecad ainda estão no centro da polêmica
"Uma pessoa não pode continuar no Ministério da Cultura para barrar uma política que já foi aprovada nas urnas. É isso que está em jogo. Se não existisse uma política construída, poderíamos ter um grau de tolerância maior (em relação à ministra), mas se ela achar que não pode conduzir essa política, deve ser substituída. Senão, pode acabar respingando na presidenta", disse o deputado José Nazareno Cardeal Fonteles, do PT do Piauí.

Fonteles assinou o manifesto que circula na internet, subscrito até ontem por mais de 2 mil pessoas, e que pede mudança urgente nos rumos do MinC. Nazareno integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Ontem, o deputado Alexandre Molon (PT-RJ) pediu uma audiência na Comissão de Educação e Cultura da Câmara para discutir as relações entre o MinC e o Ecad.

Os rumores sobre a queda de Ana de Hollanda tiveram o volume aumentado após revelações, pelo Estado e pelo jornal O Globo, de fraudes no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Ecad). A ministra manifestou-se abertamente, repetidas vezes, contra a fiscalização no órgão. O Globo chegou a divulgar emails de dirigentes do Ecad que se referem a uma certa "amiga do Ecad" no MinC.
Em Brasília, dois nomes já foram até cogitados publicamente para substituir Ana de Hollanda. Ambos são seus secretários: Marta Porto e Sérgio Mamberti. O primeiro surgiu no blog do jornalista Renato Rovai, que tem relações próximas no PT e edita a revista Forum. "Uma parte do setor petista que está no Ministério da Cultura tem conversado sobre o nome de Marta Porto, atual secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, para substituir a atual ministra Ana de Holanda", escreveu Rovai.

"Este blogue conversou com diferentes pessoas que foram consultadas sobre o que achavam da substituição. A articulação passa pela sala do presidente da Funarte, Antonio Grassi, que teria se convencido de que não está valendo à pena sustentar Ana de Holanda no cargo. Grassi, um dos principais articuladores do nome de Ana, discordou dela quando da retirada do Creative Commons do site do MinC, mas não levou o debate a público", finaliza o texto.
A contrariedade com a ministra também chegou ao Senado. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) diz que já há elementos suficientes para pedir uma CPI "sobre as relações do Ministério da Cultura com o Ecad", o que ele pretende fazer nos próximos dias. O senador Rodrigues pensa em inquirir a ministra sobre recente sabatina a que ela foi submetida no Congresso, na qual ela teria dito: "Vocês acham que a Dilma nomearia uma ministra com relações com o Ecad?" A se confirmar o conteúdo nos emails trocados entre dirigentes do Ecad, a ministra poderia ter mentido no plenário sobre suas relações com o órgão. "A gente parte do pressuposto de que o que é dito por um ministro de Estado é a verdade, mas o que ela disse não está combinando com os fatos que estão surgindo", afirmou.
Nota do MinC, ontem, dizia o seguinte: "Nessa reta de finalização do anteprojeto que atualiza a Lei de Direitos Autorais, é papel do MinC ter interlocução com todos os segmentos envolvidos no tema. Isso não significa, de maneira alguma, dar abertura para quaisquer tratativas que não as estritamente permitidas e recomendadas pela ética".
O ator José de Abreu, que manteve uma postura ponderada até alguns dias atrás, dizendo torcer pelo sucesso de Ana de Hollanda e de uma agenda positiva, já aderiu também ao movimento pela substituição da ministra. "Conversei com companheiros da base aliada. Parlamentares, membros dos partidos, ministros e ex-ministros. Refleti e cheguei a uma conclusão", disse o ator. "Na semana passada comuniquei à ministra que retirava meu apoio." Segundo Abreu, a Carta Aberta à Presidente Dilma já deveria ter circulado há dois meses, mas ele próprio pediu paciência aos militantes para segurar o documento.
Consultadas, fontes oficiais do MinC dizem considerar tudo uma boataria, plantada por interesses alheios ao debate que se trava no MinC neste momento. Mas os atos da ministra têm provocado reações imediatas. Nota do ministério desmentindo qualquer vinculação da pasta com o Ecad, ontem, indiretamente acusava a gestão anterior, de Juca Ferreira e Gilberto Gil, de não ter feito o debate sobre o direito autoral de forma transparente e democrática. Com isso, a grita contra Ana só fez crescer no Twitter.

A gaiola das Loucas


O Teatro Riachuelo recebe nesse mês de maio um dos maiores artistas do país. Miguel Falabela aterrisa em Natal com o espetáuclo A GAIOLA DAS LOUCAS, uma coméida premiadíssima e muito engraçada. Miguel com seu toque de midas, transformou a montagem em mais um socesso no eixo Rio/São paulo e se voce puder ver não se decepcionará certamente.

Rosinaldo Luna.

06/05/2011

Oratório de Nossa Senhora de Fatima


Atores do elenco do oratório

Elenco do Oratório prepara últimos detalhes

Quinta-feira, 05 de Maio de 2011, às 11h 59
A equipe da Fundação Parnamirim de Cultura prepara os últimos detalhes antes das apresentações do Oratório de Nossa Senhora Fátima. Nesta quinta-feira, as 150 pessoas que integram o elenco, entre atores, bailarinos, crianças e equipe técnica, participam do ensaio geral no Núcleo Belas Artes (galpão da Fundação) já com o novo figurino, a partir das 20h.
Na sexta-feira o grupo ensaia no palco que será montado na Praça da Paz de Deus, Centro. As apresentações do espetáculo serão nos dias 7 e 8 (sábado e domingo). 
Este ano o espetáculo foi intitulado “Oratório de Nossa Senhora de Fátima a História da Nossa Gente na Praça da Paz de Deus”.
De acordo com o diretor geral da peça, Lindemberg Farias, o objetivo é mostrar como Nossa Senhora de Fátima se tornou padroeira de Parnamirim, fazer com que os moradores reflitam sobre a importância da paróquia para a cidade, relembrar os primeiros padres do município, as primeiras catequistas, além de contar a história das aparições da Virgem Fátima aos três pastorinhos em Portugal.
Além dos atores da Fundação Parnamirim de Cultura, também integram o espetáculo,  pessoas da comunidade e da paróquia. O texto é do dramaturgo Véscio Lisboa e a trilha sonora é de Nilson Eloy.


Pupurri: Beco da Quarentena: Resistência Cultural

Pupurri: Beco da Quarentena: Resistência Cultural: "Por Clotilde Tavares Ontem eu participei de um evento que me deixou alegre, cheia de energia e esperançosa em relação à força da cult..."

04/05/2011

Amar verbo intransitivo







Se os olhares se cruzarem e neste momento,
houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta:
pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa ...

Se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça:
Deus te mandou um presente divino - o amor.

Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca
receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem
mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um para o outro ...

Se você conseguir, em pensamento,
sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado ...

Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a
outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura,
que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida ...

Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo estando ela de pijamas velhos,
chinelos de dedo e cabelos emaranhados ...

Se você não consegue trabalhar direito o dia todo,
ansioso pelo encontro que está marcado para a noite ...

Se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma,
um futuro sem a pessoa ao seu lado ...
É o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva.

Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e,
mesmo assim tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela ...

Se você preferir morrer, antes de ver a outra partindo ...
É o amor que chegou na sua vida !

Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia
o deixem cego para a melhor coisa da vida:
muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida,
mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.
Ou, às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais,
deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.

Preste atenção nos sinais e não deixe que as loucuras do dia-a-dia
o deixem cego para a melhor coisa da vida:
O amor ... 

Carlos Drumond de Andrade

Amar, verbo intransitivo.

Osama/Obama


Após dez anos de buscas e gastos altissimos do dinheiro público americano, o governo conseguiu(?) matar Osama Bin Laden o grande terrorista(?) Será?
Bom, tudo é uma questão de ótica. Será que o grande terrorista é o Al Kaeda ou os EUA, que invade países mundo a fora, comete atrocidades em nome do tio Sam e fica por isso mesmo? Será que se os atentados de 11 de setembro tivessem ocorrido em outro lugar, do terceiro mundo prinmcipalmente, os Estados Unidos teriam se empenhado tanto em combater o terror? Pois esses mesmos terroristas compram armas fabricadas e vendidas pelos EUA. E quantos inocentes não foram massacrados e quantas meninas e meninos não foram mortos, violentados e humilhados pelas "forças de paz" americanas?
Apesar de nãos aprovar as atirudes dos grupos terroristas, não posso ficar alienado às coisas. Os EUA são também terroristas e o Obama agora é o homem mais perigoso do mundo. Porém Bin Laden mesmo morto deixou o mundo morrendo de medo. Que Deus perdoe seus pecados se for possível!.
Mas uma dúvida? Osama foi mesmo assassinado ou isto é um golpe de marketing para elevar o índice de popularidade o presidente americano às vésperas de uma eleição?
Sei não viu?!

Rosinaldo Luna

02/05/2011

Mathias Van Keulen




Mathias VAn Keulen, personalidade holandêsa qeu de nome ao forte dos reis magos durante o período da invasão holandesa e é um personagem retratado no filme Nova Amsterdâ. O filme será rodade em Julho sobre a direção do cineaste Edson Soares.

Nova Amsterdâ

Locações do Nava Amsterdâ.

O Cineaste Edson Soares está em campo visitando as locações de seu novo filme que será rodade apartir de junho. Veja que lindo local.

Fundação Telefônica abre edital para projetos culturais

Maio é um mês interessante para o produtor cultural. Nesse mês costuma, além de novenas dedicadas à Maria Santíssima, eclodirem os varios editais de incentivo à cultua. A Fundação Telefônica acaba de abrir edital que pretende assistir jovens e adolescêntes. Os interessados podem começar a construir seus projetos.



A Fundação Telefônica lançou nesta quarta-feira (27/4) seu primeiro edital para seleção de projetos na área cultural. O objetivo é apoiar iniciativas que beneficiem crianças e adolescentes de modo a democratizar o acesso à cultura digital, bem como promover o protagonismo juvenil, incentivando tanto o consumo quanto a produção de obras e conteúdos em meios digitais. As inscrições estarão abertas até 30 de junho.

O lançamento marca um alinhamento da área de Arte e Tecnologia à estratégia central da Fundação. “O foco da instituição é contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e nós sentíamos falta de uma ação que, por meio do acesso ao conhecimento, pudesse facilitar o consumo de bens culturais, um elemento essencial para a formação desse público”, afirma Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. O executivo destaca que há carência de projetos culturais ligados à tecnologia que promovam a inserção do público infantojuvenil.

O edital vai selecionar projetos e artistas vinculados à tecnologia, que sejam inovadores em termos de linguagem, interatividade, criatividade ou forma de distribuição de seus conteúdos. A apresentação de propostas ou contrapartidas educativas, que promovam o acesso à cultura digital e o protagonismo sociocultural do público infantil, adolescente e jovem, será especialmente valorizada durante a seleção.

Os projetos devem estar inscritos na Lei Rouanet, de incentivo à cultura, nas áreas de Artes Visuais, Integradas, Cênicas, Audiovisual, Humanidades, Música ou Patrimônio Cultural, em diferentes modalidades, que vão desde mostras e concursos até e-books, vídeos, curtas-metragens, documentários, espetáculos com projeções e experiências multimídias, entre outros.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.fundacaotelefonica.org.br e são gratuitas.

Poderão ser inscritos projetos de pequeno, médio e grande porte, que solicitem um valor de até R$ 500 mil, cuja data de realização seja entre julho de 2011 e junho de 2012.

01/05/2011

GRANDE MACARRONADA DO NICA

Um evento cultural e gastronômico irá embalar São Paulo do Potengi nos domínios dos sabores. Uma promoção do chef Nicanor Ribeiro, no espaço do forró promete reunir o sabor do prato Italiano com, as cores do povo nordestino embalada pelo som do nosso foró. Todos devem prestigiar.


Tribuna do Norte | Arte em debate

Tribuna do Norte | Arte em debate

30/04/2011

Tribuna do Norte | "Acho que viver de música é difícil em qualquer lugar", diz Rejane Luna

Tribuna do Norte | "Acho que viver de música é difícil em qualquer lugar", diz Rejane Luna

Para pensar!


Delegados na II Conferência Estadualde Cultura, Rosinaldo Luna, Stefani Campos, Gilvan e o novo Representante do MInc no Nordeste, Fàbio Lima.

Estou preocupado com a parada brusca que o movimento cultural está sofrendo. Durante o governo do presidente Luna, principalmente nos dois últimos anos, o processo de discussão em todo do fazer artístico foi acirradíssimo, fazendo com que muitos de nós acreditássemos piamente que ‘agora sim, vai ser verdade, vou poder sonhar em viver da minha arte’, porém agora estou na dúvida. Tudo parou as conferências, as reuniões, os encontros não estão mais sendo divulgados. Pior ainda aqui no snosso estado, parece que cultura não tem realmente importância e que os gestores das entidades culturais estão lá pelo único motivo de ser agregado político de algum político.
Será que isto procede? Não, sei, nós já tivemos administradores de teatro que eram aletriciasta, colunista social, e outros especialistas que tinham muito a acrescentar, mas que não eram sequer admiradores da arte. Lembro que na segunda conferência estadual de c ultura que aconteceu em 2009, saímos de lá com a certeza que estaríamos em maio nvametne discutindo o resultado das propostas priorizadas na conferência estadual. Nunca, nunca mesmo houve sequer um contato, uma intenção de realizá-la.
Os editais de apoio a cultura, nem pensar. Você acesa o site do ministério da cultura, e vai ver que a maioria dos estados estão sim com seus editais durante todo o ano. Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, e até Sergipe, um estado com um território menor que o nosso está lá, propondo ao artista que apresente projeto, pois têm patrocínios par tais propostas. No Rio Grande do Norte é uma vergonha, não tem edital e quando acontece fica como o Festival Agosto, onde o pagamento dos cachês para serem realizados é um deus nos acuda o pagamento dos pontos de culturas, outra dor de cabeça. Ou seja, nossos gestores não estão ou não querem compromisso com a cultura, e que certamente o cargo, a pompa de ser diretor de um órgão cultural, é só mais um cargo sem a responsabilidade em desenvolver o que propõe o cargo.
No âmbito nacional não é diferente, parou tudo. Até os cursos em parceria com FGV, estão parados. Eu estou esperando há um tempo que aconteça o segundo momento da oficina de nivelamento em gestão e elaboração de projetos realizado pela FGV e o MInc. Até agora não veio nenhum comunicado além do que avisava sobre a suspensão do curso até segunda ordem, basta saber quem dá a segunda ordem. Uma pena, pois para nós artistas é imprescindível esse tipo de aperfeiçoamento.
Esta ausência faz artistas como Diana Fontes, Costa Filho, ficarem com seus projetos correndo o risco de não irem ao ar por falta de patrocínio.
Tenho contatos com produtores de todo o Brasil, e todos estão com patrocinadores ávidos por projetos para patrocinar, porém, quando vem pro RN nenhum empresário se interessa! Será que não é a hora de os gestores e nós artistas propormos uma conversa, um fórum, conferência um bate papo com esses empresários para mostrarmos o quanto é importante e que o mercado cultural é muito rentável?
Acredito que todo artista já passou pela sensação de estar pedindo esmolas, e muitas vezes desrespeitados pelos empresários menos sensíveis?
Então pergunto, será que o artista potiguar é menos importante que os seus compatriotas? Ou somos uma classe desorganizada e egoísta que vivemos trancadas dentro de nossas próprias armaduras?
Só podemos mudar esse cenário quando o artista reunido, forçar o poder público a além de investir, der a resposta para nossas necessidades.
Não é cabível um estado onde inaugura-se um teatro onde o artista local não pode entrar. O teatro Riachuelo é a maior agressão ao artista potiguar por ser tão inacessível. O Conselho Estadual de Cultura e Municipal também, não existem? È preciso que essas entidades entrem em defesa do artista. Tenho um pensamento que diz o seguinte: Todo empreendimento comercial aonde venha a existir três salas de cinema que uma destas salas seja um espaço para cine-teatro, eonde forem projetadas acima de quatro salas de cinema, exista um teatro, e que essas empresas ofereçam propostas para a de formação de platéia em conjunto com os conselhos e artistas da terra.
É injusto para todos nós que um espetáculo com a qualidade do Dolores da Cláudia Magalhães e o Isaac Galvão, talvez não suba ao palco do Riachuelo, mas que um grupo de comédia stand AP, venha aqui, sem cenário, sem maiores despesas e cobrem ingressos caríssimos, enquanto nós sofremos para colocar um espetáculo a R$ 20,00 no TCP ou no TAM, e que mesmo assim não dá público. Espetáculos de qualidade superiores a muitos que vem do eixo Rio e São Paulo não encontram espaços para suas apresentações.
Gostaria de propor uma conversa para cobrar tudo isto dos gestores. Quem acompanha o PNC, sabe que as propostas existem e são viável, o vale cultura, os editais, a mais cultura tudo propõe uma qualidade e movimentação para o artista. E isto tem um tempo para estar funcionando plenamente, é 2018. Neste ano todo o sistema deve estar funcionando e atendendo às necessidades do artista e do povo. Mas se não nos movimentarmos, o governo irá fiar parado no tempo e na elaboração de projetos que visem a aumentar ou criar impostos para financiar a corrupção e pagar as mordomias dos políticos e nós continuaremos à margem.

Pensemos nisso.


Rosinaldo Luna




Eu quero a sorte de uma amor tranquilo
Com sabor de fruta mordida.
Nós na batida,
No embalo da rede
Matando a Sede na saliva.

Cazuza.
By
Rosinaldo Luna

29/04/2011

Libertem Ai Weiwei!

Avisem aos amigos, compartilhem nas comunidades e vamos assim romper a barreira do governo chinês que arbitrariamente prende o mais importante artista da atualidade e sumiu com o mesmo. Nem a família, nem seus advogaods sabem do paradeiro apesar de o governo ser obrigdo por lei em comunicar o paradeiro de presos na china.
è importante que todos nós artistas criemos uma corrente contra a censura, contra a ditadura de grupos do poder que abusivametne tomam nossos destinos nas nmãos e manipulam vidas em nome do poder.
Vejam que no oriente méido os governos autoritários estão caindo, o povo está querendo liberdade, de expressão, de ir e vir e de expresar sua arte.

"Temeroso pelos protestos pró-democracia que têm varrido o mundo, o governo tem reprimido centenas de artistas, intelectuais, estudantes e cidadãos chineses críticos ao governo. Mas ao redor do mundo, artistas e amantes da arte começaram a se manifestar em solidariedade a Ai.

A elite chinesa é uma grande consumidora de arte contemporânea, e está planejando uma grande feira de arte em Beijing. Se artistas e galerias internacionais permanecerem distantes da China até que Ai seja libertado, eles atingirão o regime. Vamos construir uma onda global massiva de apoio para que os principais artistas e galerias parem de exibir suas obras na China até que Ai Weiwei seja libertado. Nós entregaremos a petição na próxima Bienal de Veneza e em outras mostras."

Obs: O artigo está circulando na internet e faz parte de uma campanha que pretende pressionar o governo chinês a libertar o artista.

Rosinaldo Luna.

Um casamento de príncipe.




Perfeição e detalhes, essa é a tônica inglesa. Desde a pontualidade britânica, folclórica e conhecida em todo o mundo aos protocolos seguidos à risca. O tempo rigorosamente seguido, minutos, segundos, nos dá a sensação de respeito e compromisso com o povo.
Nenhum atraso, nem os segundos que a princesa Diana atrasou renovaram-se no casamento do Príncipe William, ou melhor, tudo foi diferente. Tudo mais clean e sóbrio, e principalmente mais elegante.
Lembro ainda de algum detalhe do casamento da Diana, começando pelo vestido elegante e sóbrio. Perfeito.
A Rainha demonstrando um semblante tão lindo que até aprece minha avó. Deu vontade de dar um abraço e pedir colo. Se não fossem os protocolos acho que ela seria uma avó maravilhosa, dessas que sentam no chão com os netinhos e viram os bichinhos das estórias infantis.

Agora os chapéus... Vou te contar, será que as mulheres inglesas pensam que as alegorias usadas no casamento é bonito? Tão extravagantes que nem no carnaval do rio se acha cabeças de passistas tão extravagantes. Os das netas da rainha que o diga.

A cumplicidade entre os noivos, principalmente o príncipe, é outro aspecto que destoa dos pais dele. Enquanto Diana tinha cara de quem estava indo à forca, o que não foi diferente para ela, a princesa Katharine, manteve-se altiva, tranqüila e linda. Outro detalhe, os dois formam um casal lindíssimo, enquanto que a feiúra do príncipe Charles destoava com a beleza da princesa Diana. A gente pôde ver que o príncipe está apaixonado, está nos olhares que dirigia a ela.
Mas os protocolos são muitos e acho que é preciso fazer uma faculdade de formação para serem príncipes e princesas. Até o aceno é controlado. A mão não pode ficar muito acima do ombro, a Rainha não pode cantar os hinos da igreja, etc, etc, etc... A princesa não vai poder chorar em público, não usar o cabelo solto nem jogar banco imobiliário e tem que andar sempre dois passos atrás do marido. Se a rainha não estiver com fome ninguém come, pois não se pode iniciar a refeição antes da Rainha e nem continuar comendo após a mesma parar de comer, ou seja, se ela não for com sua cara você morre de fome, uma tortura.
Outro protocolo intrigante, a princesa tem obrigatoriamente que trocar de roupa três vezes por dia e não pode repetir nenhuma peça. Bom, sobre a obrigatoriedade dsicute-se, pois Diana descumpriu várias vezes. Bom, em se falando de Diana tudo era desobediência e quebra de protocolo, pois trocou de parceiro sexual algumas vezes, mesmo casada com o príncipe Charlie.
Mas no fim das contas todos nós meros mortais gostaríamos de seu príncipe ou princesa ao menos por um dia, afinal esse imaginário preenche nossas fantasias desde a infância. Elegemos o par ideal de príncipe encantado ou a princesa dos meus sonhos, Jesus Cristo como Rei dos Reis, e estamos em pleno século XXI venerando a mais popular monarquia do mundo. Somos mais de dois bilhões de pessoas acompanhando pela TV ou internet o casamento da realiza, um sucesso de público e crítica.
E agora mais de um milhão de pessoas estão em frente aos portões do palácio de Buckingham somente para ver o beijo real, pois na igreja o noivo não pode beijar a noiva, mas todo mundo espera o momento especial no balcão do palácio. O buquê da noiva não é jogado para os convidados, mas depositado no memorial dos soldados mortos. O beijo tão esperado saiu com forma de selinho com direito a repeteco, este um pouquinho mais demorado coroado com um vôo razante dos aviões da real força aérea britânica que tradicionalmente saúda os noivos. Agora o casal vai morar em uma ilha nos país de Gales onde o príncipe Willian trabalha como piloto de elicóptero de resgato na força aérea.
Enfim, casaram-se, foi lindo e o povo inglês está de parabéns pelo casal elegante e belo que hoje representa.
Portando a filha de casal de aeronautas hoje recebeu o titulo de duquesa de Cambridge. E eu estive lá, na cerimônia, só não fui convidado para a recepção no castelo de Bachingan, mas o Obama não foi convidado nem pra cerimônia.



Rosinaldo Luna.

26/04/2011

Teatro em São Paulo do Potengi


É complicado falar. Mas fazer teatro na terrinha de maneira séria é muito difícil. Claro que nos últimos tempos  novas idéias estão surgindo e que de alguma forma contribuirá para o retorno do movimetno cultural no município.

A companheira Ester conseguiu aprovar dois projetos culturais e assim aos poucos o movimento retomará o seu lugar. A cidade novamente deverá sofrer um "bum" e relembrar os áureos tempos do Grupo Raízes.
Por outro lado, o professor Wallace está montando trabalho de teatro educativo sobre a dengue em parceria do Jhonatas Farias, que escreveu o texto, montará e apresentará por esses dias.
Eu havia dito que não mais falaria de cultura em São Paulo do Potengi, mas acho qeu vale a pena divulgar que apesar da falta de interesse dos gestores, o povo está se mobilizando.
Em relação à cultura desenvolvida pelo governo local, conheço e dou meu aplauso para a Secretaria de Ação Social que vem sempre contribuindo com espetáculos, mas está na hora de realizar espetáculos de verdade para atrair gente, gerar emprego e renda e divulgar o nome da cidade.

Sem pretencionismos, Nova Gerusalém era apnas um pedaço de chão seco, como quase toda o semi-árido, e um visionário achou qeu alí no meio da caatinga, aquela imensidão seca podria transformar ser o cenário de uma grande fonte de renda e está ai.

Nova Jerusalém, o maior teatro a céu aberto do mundo, nordestino e forte como o nosso povo. Então porque São Paulo do Potengi tem que ter apenas movimento isolados e tímidos do fazer cultual?
A terra de Antonio Aleixo, do Maestro Tiãozinho, do mestre Esmerino Cassimiro e do F. Silva, merece ser mais bem cuidada o olhada com carinho. Espero que com os novos mecanismos de incentivo esse povo consiga procuzir cultura de qaualidade.
Vamos torcer e esperar.
À todos um Bom Espetáculo.

RosinaldoLuna

Teatro


Vamos ao teatro.
Todos ao teatro .

Amar


Só quem conhece a dor de amor
Sabe realmente o qeu é amar.

Nota oficial divulgada por Chico César:


Quero transcrever aqui a nota oficial divulgada pelo Chico César sobre a polêmica de não contratar artistas e bandas para tocarem o São João da Paraiba, e veja se ele não está coberto de razão. Chamam-o de intolerante, e outras coisas mais,  com a inteligência de um grande mestre, que ele é, divulgou nota que diz o seguinte:

Leia nota oficial divulgada por Chico César:
Tem sido distorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição. São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava "Zezé, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver".
Intolerância é excluir da programação do rádio paraibano (concessão pública) durante o ano inteiro, artistas como Parrá, Baixinho do Pandeiro, Cátia de França, Zabé da Loca, Escurinho, Beto Brito, Dejinha de Monteiro, Livardo Alves, Pinto do Acordeon, Mestre Fuba, Vital Farias, Biliu de Campina, Fuba de Taperoá, Sandra Belê e excluí-los de novo na hora em que se deve celebrar a música regional e a cultura popular”.
Secretário de Estado da Cultura – Chico César

Esse é um baixinho que merece estar onde está, e se a pressão política não conseguir convencer o governador a exonerá-lo, a política tem disso, está igualmente de parabens.  Chega de pornofonia, chega de bandas de um só vocalista e de tanta vulgaridade ,m letras, em dança e em tudo.
Parabéns Grande Chico César.


Rosinaldo Luna

25/04/2011

Que bommmm!

Tantas visitas na páscoa, que bom. Ador receber os amigos, porém escrevam aqlguma coisa, falem para saber que esteve me visitando ok? Comentem, podem criticar claro.

21/04/2011

Já passamos de mil visitas


Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Pois é, o blog já passou de mil visitas. Que felicidade, porém ainda está faltando comentários galera. Apesar de não pretender muita coisa com isso, gostrtia de saber a opinião de voces sobre as coisas qeu blogo ok?  Então comentem powwww. Um abraço e muiot obrigado ok?!

Rosinaldo Luna

Paixão de Cristo

Foto retirada da matéria da Tribuna do Norte

                    
Ainda me emociono com a estória do Jesus Cristo. Sempre. Ontem à noite fui assistir a estréia da paixão contada elos atores da Fundação Parnamirim de Cultura. E mais uma vez me emocionei. Não pela interpretação, pois ainda são muito inexperientes, porém dentre todos aqueles meninos e meninas que corajosamente subiram ao palco tem alguns talentos por lapidar. Afinal, valeu minha noite. A estória é maravilhosa, simplesmente o homem méis inteligente da terra continua a emocionar e angariar seguidores em todo planeta por todos esses milênios.            
                     Dá pra ver perfeitamente o poder podre da “igreja”, da política, principalmente o poder do o povo sobre o estado e o perigo que é uma massa manipulada. Parece até papo de político de esquerda, mas foi exatamente isso que aconteceu. Uma massa ignorante manipulada por meia dúzia de sumos sacerdotes escrotos, que temiam única e exclusivamente perderem seus postos quando do advento de um novo rei. Coroado ou não.
                     O povo estava nas ruas pedindo reformas contra um governo ditatorial, que massacrava o povo e exaltava a burguesia, ops! Já vimos isso em algum lugar?! E o espertíssimo Poncio Pilatos resolve lavar as mãos pela vida do Jesus passando à massa o poder de decidir sobre a vida e a morte do nazareno. Tudo que o povo quer o poder, com isso o astucioso governador de Jerusalém dá o que o povo pede a inda sai como um homem generoso e sem culpa pela morte de mais um inocente.
                     Porém, o Jesus é preso, chicoteado, e crucificado na cruz, a mais terrível maneira de morrer já inventada pelo homem. Foi assim, com “coroa de rei” que Jesus Cristo faleceu, numa tortura insuportável, numa humilhação terrível e como um marginal. Tudo isso em nome do estado e do poder.
                     Bom, mas deixando o fator política, volto-me ao fato do mito. Por ser criado na religião católica, acredito que Jesus Cristo é filho de Deus, e que Deus existe. Não sei a forma que ele tem, nem como ele se manifesta, porém creio muito no filho de Deus. Por vários motivos, e quando vejo a páscoa se aproximando costumo procurar ver os vários espetáculos encenados sobre a morte e ressurreição. Emociono-me sempre. Ontem levei meu filho de três anos para assistir comigo, e foi muito interessante, aquela estória tão forte e comovente, tão adulta conseguiu prender a atenção dele por todo o tempo. Ficamos La os dois inebriados pelo roteiro e ele todo o tempo perguntando quem eram aqueles homens, porque prenderam o papai do céu, porque estavam pregando ele naquela cruz. Isto mostra que em qualquer idade é possível entender a estória da vida de Jesus e muito bem.
                     Em relação ao espetáculo em si, gostei. Não teria como ser diferente. Os meninos estão fazendo as primeiras oficinas de teatro na Fundação Parnamirim de Cultura, e estão muito verdinhos. Mas tem alguns que se sobressaem. O Cristo moderno e sem barba, aparentemente bem mais jovem conseguiu em alguns momentos emocionar. Detalhes deixaram a desejar, mas nada que comprometesse o resultado final.
                     Porém sou meio alegorista. Acho que com um pouco de criatividade, daria para deixar alguns figurinos com aspécto de luxo. Os sacerdotes do tempo poderiam sem mais pomposos, o figurino do Herodes também. Com elementos vivos, escravos, odaliscas, tudo bem marcadinho ficaria lindo. Mas vale também entender que o tempo de montagem foi mínimo, um pouco mais ou menos de um mês. Muito pouco.
                     Bom o fato é que o espetáculo aconteceu com dignidade, e o Ramon, o diretor do espetáculo está de parabéns pelo feito. Agora, cabe à fundação investir mais nos seus espetáculos. É preciso que os gestores vejam a cultura com fonte de renda e atração para o turismo. Quando todos passarem a ver a arte com esta ótica tudo será diferente.
                     Por enquanto, parabéns aos atores e técnicos por realizarem uma Paixão de Cristo, com dignidade, e conservando o historia do maior homem que a humanidade já conheceu o Jesus Cristo, o salvador do mundo. A todos o meu aplauso.

Rosinaldo Luna.




11/04/2011

Nova Amstera, terra de sol banhada de sangue.

Cineasta Edson Soares em plena produção de imagens para o novo longa metragem.





Pelo matador do Realengo

De taus mão
sujas
pesadas

De teus pensametnos sombrios e imfames
fizeste passaporte pra morte.
Arrancaste do peito de  mães impotentes
anjos precoces.
E mesmo tu
anjo soturno
sem saberes porque  cumpriste o  destino
e mergulhaste no breu da escuridão
onde ninguem te dar perdão.

Pelas crianças do Realengo


02/04/2011

Flúvio e o mar



Neste domingo na casa da ribeira o espetáculo em cartaz é Flúvio e o mar. A entrada é gratuita e o espetáculo inicia as 17:00h.

todos ao teatro

Anjo eterno










Tanto tempo sem sentir teu cheiro

Tantos anos sem ouvir teu canto

Seu silvo,

Seu assovio.



Anjo eterno

Que partiu pra sempre

Sinto saudades de fincar-te os dentes,

De morder tua língua

Escancarar tua alma.



Anjo eterno

De cheiro agridoce

Por que me trouxeste a conhecer a dor?

Por que tu partiste

Sem me falar nada

Sem uma palavra

Uma frase ruim?



Anjo eterno que viajou na vida

Deixou uma ferida

Aberta em mim,

E nunca até hoje

Não há cicatriz

Só dor infeliz

Lembrança de ti.



Rosinaldo Luna

NOVA AMISTERÃ, TERRA DE SOL BANHADA DE SANGUE





VIVA A PORNOFONIA BRASLEIRA!



Nós temos que agradecer aos produtores nos presentear (arg!) com pérolas da musica pornográfica brasileira. Nós temos exemplos muito produtivos (ai!) como as garotas f(p) rutas, os mc’s dos creus e os forruins do nordeste cearense brasileiro.

Sabem por que estou falando tudo isso? Não é só por que sou chato, isso sou mesmo, mas é que ultimamente não tem aparecido na mídia nada com qualidade, nenhum artista capaz de despertar através de suas músicas, os nossos sentimentos melhores. O último lançamento da mídia foi um sujeito americano, que conheceu uma “cachorra” num trenzinho de festa funk em uma favela do rio; nada contra a favela nem contra a cachorra, mas a música que o americano que não sabe falar português lançou na nossa mater língua é, na sua concepção um a homenagem à mulher brasileira e o refrão é algo mais ou menos assim, ”Brasil, terra de fuleragem sacanagem e drogas à vontade! Dá pra imaginar isso? Uma homenagem a nossas irmãs, mães e o resto de nossas mulheres. Agora, pior que o americano vir aqui menosprezar e desrespeitar nosso povo e nossas mulheres é o brasileiro que canta ou compra o cd desse camarada.
Mas não é para isso que comecei esse texto, e sim para agradecer a todos os que promovem este tipo de lixo cultural. Agindo assim, eles nos fornecem a ferramenta perfeita para ficarmos em extase quando aparecer na mídia nacional, e local, uma Paula Fernandes nas nossas vidas!!!! Dá para comparar? Nem com muita boa vontade, e essa não tenho, o conteúdo, a qualidade e a beleza da cantora encanta e nos faz viajar.

Hoje acordei com um programa matinal onde a maravilhosa cantora participou, foi uma manhã deliciosa, deliciosa e feliz, como a Paula.

A simplicidade e humildade com que essa moça se comunica são encantadoras, além do talento da menina.

Será que isso foi o motivo que fez o rei cair nos seus encantos? Vamos combinar que não só o rei, mas todos os súditos do país gostariam de ficar um pouco mais perto da estrela. Portanto, quando a mídia permite que músicas de qualidade entrem em nossos lares descobrimos um Brasil que produz cultura de qualidade, e que comparando com o resto, nos faz até ficar feliz, pois o que é bom fica ainda mais especial. Pena que os bons artistas que estão aí na batalha, não conseguem muito espaço, não tocam nas rádios, não entram nos programas de TV e enquanto isso, somos bombardeados por músicas de péssima qualidade. E assim vamos levando a vida, sofrendo com a garota melancia e descobrindo os sons raros e graves da voz da grande PAULA FERNANDES.

Aproveitem e curtam, viajem, apaixone-se, vivam, amem amém!



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Rosinaldo Luna



04 de abril,Estreia o Beco da Alma



“Eu tenho alma de poeta,


Neste pedaço de céu

E inferno

Eu encontrei a esquina do mundo”



Esse refrão da música tema do BECO DA ALMA irá invadir as mentes de boêmios e população em geral a partir de 04 de abril.

Essa data é a estréia do musical O BECO DA ALMA, escrito pela talentosa Cláudia Magalhães e inspirado no beco da lama, reduto da boemia natalense. Com música e textos de Danilo Guanais, na minha concepção é um dos grandes musicista da atualidade. E de quebra ainda temos a direção do grande João Marcelino. Querem mais? Tudo isso com entrada franca. Um belo programa para quem curte os musicais e espetáculo de boa qualidade. No elenco além de outros atores maravilhosos, Pedro Queiroga e a linda Jessica Badú.

Não tem como errar, o espetáculo será sucesso garantido. Portanto vamos conferir, observar e aprender com esse atores, cantores, bailarinos que muito têm para nos ensinar. Sem contar no trio que assina o espetáculo.

Vamos lá gente, é no Teatro Alberto Maranhão, em 04,05,06 e 07 de abril às 20:00H e a temporada retorna ao mesmo palco nos dias 23 e 24 deste.

Aos artistas muito sucesso e ao povo parabéns pelo presente.







Rosinaldo Luna




13/03/2011

Arrogância



E o homem
Brinquedo microscópico
Nas mãos do maestro
Brincava de deus sem ao menos
pensar...

Quão fragil era sua arrogância
Quão pequenino é o seu orgulho
E qual nada é
É seu insignio ser.


Rosinaldo luna

O SNC, um projeto para desenvolver a cultura.


Sabemos que política e políticos são coisas que no Brasil está longe de coerção e honestidade. Pior par a política que sem ter nada a ver com isso é execrada em praça pública. O povo deve saber que a política é tão importante e vital quanto o ar que respiramos. Por ela organizaram-se as sociedades, criaram a s leis que regem os povos, criou-se a ética, - que é isso? – que nos dá o sentido de limites.
Mas, no governo do PT, e não sou petista nem partidário, mas me sinto confortável e esperançoso quando vejo as propostas do governo.
Acompanho sempre o desenrolar das discussões sobre o SNC, que está se instalando para melhorar a qualidade do serviço de cultura no país tirando do monopólio das regiões mais desenvolvidas e oferecendo a todos os produtores condições igualitárias de desenvolvimento. Obvio que as regiões sul e sudeste estão á frente disto, porém, cabe a nós que estamos na região nordeste e norte, corrermos traz de qualificação. Deixar essa forma amadora de produzir e partir para a maneira profissional de trabalhar. Para isso temos que nos unir em associações, cooperativas para nos profissionalizar já que o recurso financeiro do artista nessas regiões é bem humilde.
Porém as ações de governo nos dão uma sensação de futuro promissor.
A ministra Ana de Holanda acredita que o vale cultura ainda estará em funcionamento neste semestre. Trata-se de um benefício parecido com o vale refeição. AS empresas destinarão um vale de R$ 50,00 mensais para serem gastos com consumo de bens culturais: ingressos para shows, livros revistas obras de arte etc.
Segundo a ministra, o Vale-Cultura parte do entendimento de que a cultura é uma necessidade de qualquer ser humano, capaz de ampliar visões e alimentar o cidadão.“É preciso voltar a atenção para o trabalhador brasileiro e deixar a cultura presente no seu dia-a-dia. Por isso, trabalhadores que recebem até 7 salários mínimos e que possuem necessidades especiais vão ter direito ao vale. Eles poderão ir aos cinemas, teatros, museus, comprar livros e discos”, observou Ana de Hollanda. A ministra da Cultura afirmou também que espera que o Congresso Nacional aprove o projeto nos próximos meses.

Essa ação injetará milhões de reais no mercado e teríamos a oportunidade de platéia para nossos espetáculos, parece muito, mas não é. Agora, que é um belo começo isso tem que concordar.
Enquanto artista, estou correndo atrás para entender a burocracia, já participei de alguns cursos relativos à gestão e elaboração de projetos. Esses cursos você pode fazer on line, gratuitamente. O site da Fundação Getúlio Vargas tem alguns em parceria com o ministério da cultura. Maravilhoso. Portanto pessoas, nada de comodismo, vamos correr atrás de trabalho. Prancheta na mão, idéias na cabeça e ousadia. Vamos criar sem medo, pois logo logo nossa realidade marginal será passado.

Então, se na sua cidade existe um folclorista, um mateiro, benzedeiras ou outras pessoas que manifestam sua cultura, oriente a arquivar provas, pois logo logo estarão aptas a concorrerem aos editais de incentivos fiscais dentro dos programas de valorização e fruição cultural.
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Rosinaldo Luna
As ações são claras e objetivas. O objetivo é valorizar o fazer cultural promovendo o artista popular e os mestres de cultura. O problema esbarra na questão burocrática. Dificilmente um mestre de cultura; boi, coco ou outra manifestação tem registro documental ou visual de suas brincadeiras. Isto causa um empecilho, pois para pleitear um projeto é necessário, claro, provar que você é um artista e que atua na área, se não...

12/03/2011

BECO DA LAMA EM DIA DE POESIA.

 

A SAMBA – Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências – realiza no dia 14 de março, o I Concurso Poético-Performático da SAMBA, uma competição literária, inédita no Estado, com o objetivo de divulgar os poetas da cidade e suas poesias.

Institui também o “Troféu Blecaute, criado por Guaraci Gabriel em homenagem ao poeta Edgar Borges, falecido em 22 de novembro de 1999.

Troféu criado pelo artista Guaracy Gabriel


Os poetas podem concorrer de forma individual ou em dupla e recitar textos de autoria própria. e a performance deve ter duração máxima de três minutos para quem concorrer individualmente, e cinco minutos para os que concorrerem em dupla.
O texto é livre, assim como tema, formato, conteúdo dando ao artista a  liberdade que precisa para criar e expressar seu trabalho.

A premiação terá a seguinte ordem :

1˚ Lugar – Troféu Blecaute / prêmio em livros de literatura e/ou poesia
2˚ Lugar - prêmio em livros de literatura e/ou poesia
3˚ Lugar prêmio em livros de literatura e/ou poesia

. A SAMBA lançará no decorrer do ano o DVD finalizado com encarte das poesias apresentadas.Para isso toda a  competição será gravada em vídeo, para realização de 01 DVD com todos os concorrentes que se apresentaram, independente de serem os vitoriosos ou não, o que  é muito legal pois dá visibilidade a todos.

O evento será transmitido ao vivo, pela internet, durante o lançamento do novo Blog do Jornalista Sérgio Vilar.

As inscrições serão realizadas, por ordem de chegada no dia 14 de março e entregue ao secretário da comissão uma cópia do poema a ser apresentado.
Todo o material deve ser entreguem em três vias contendo o nome do autor e título.

O início da competição será as 18:00h e os vencedores serão conhecidos no mesmo dia e receberão seus prêmios.


Ainda haverá shows  com grupo Snoop Show e Conexão Mil Graus, a artista Simona Talma, logo após serão anunciados os premiados do Concurso e finalizando com a apresentação do grupo DuSolto.

O evento acontecerá  Bardallos Comida & Arte (R. Gonçalves Ledo - Centro)
A partir das 17 horas
O torneio poético tem o apoio da Editora UNA, Editora Universitária, Editora Amarela e Sebo Vermelho – Coleção João Nicodemos e ainda do Mandato Popular Mineiro, Ponto de Cultura Tecido Social e da Fundação José Augusto.
Deixo aqui meus votos de sucesso aos patrocinadores e equipe. Natal precisa desse tipo de movimentação ao pessoas da SAMBA, parabéns e muito sucesso.
Rosinaldo  Luna.

04/03/2011

Já é carnaval...




Já é carnaval...
Iniciou a festa de momo, aliás, já iniciou há algum tempo. O carnaval é uma festa impressionante. Pela sua imensidão, e pela violência. Estatísticas alarmantes se referem a essas datas. Nos hospitais e bancos de sangue do estado já há algum tempo que os administradores vêm correndo atrás de medicamentos, apertando as escalas das pessoas que trabalha em prontos socorros, mas o estoque de sangue no HEMONORTE é pequeno. Mas todo mundo gosta de carnaval.É a festa da liberação geral. 
Durante os três dias oficiais, mais outros tantos agregados todos liberam os bichos internos e caem na folia. É impressionante ver como homens sérios caem na farra, se vestem de mulher, adquirem trejeitos sem jeito em alguns, outros propositadamente, tentando esconder a franga que está dentro de si. Mas carnaval é isso, liberdade, liberdade que abre as asas sobre nós e todo mundo sai correndo atrás do rio elétrico. Porém me dá saudade do carnaval de antigamente com músicas de carnaval, marchinhas, mascarados, papangús e outros personagens típicos. Hoje o carnaval está condicionado a músicas baianas e esse Nov forro frevalizado. Nada contra, mas acho que o carnaval de antigamente era mais saudável, mais cultural.
A banalização dos “seus” e garotas frutas, o predomínio da música baiana, com algumas exceções, deixa a festa com cara de dor de cabeça. Algumas pessoas abrem seus caros, às vezes dois, três, disputando quem polui mais alto. Noutro dia vi uma caminhoneta que estava sendo preparada para o carnaval, sinceramente, acho que para chegar ao topo da torre de caixas de som só de elevador.
O problema é que nos esquecemos do carnaval tradicional e caímos na mesmice do som do momento. A alegria e brincadeira ingênua dão lugar às danças censuais, adoro, mas misturando com bebida e outras cositas que sabemos que também é liberada durante o carnaval vira um vaudeville e complica o quadro.
Portanto amigo, depois desse paio caretissimo, vai combinar o seguinte: todos na rua brincando, curtindo com consciência, alegria, fantasia e muito axé. Ou melhor, machinhas e bandas de frevos.



Bom carnaval a todos.









 By.
Rosinaldo Luna.

27/02/2011

FORUM ESTADUAL DE CULTURA

O artigo a seguir foi publicdo no blog O GRANDE PONTO, do jornalista ALEX GURGEL. Estou divulgando aqui por achar que é de suma importância para o atrtista participar desses movimentos e assim adquirir conhecimentos e subisídios para produzir sua cultura de forma consistente  e profissional. A todos do FORUM ESTADUAL DE CULTURA, sucesso e boas realizações. Ao Alex Gu7rgel, muiot obrigado por nos oferecer textos sempre inteligentes e instrutivos.


Para discutir e encaminhar propostas, buscando maior participação da classe artística nos rumos das políticas públicas para a cultura no estado, é que se reúnem no próximo dia 28 de Fevereiro, segunda-feira, em Natal, entre 09:00 e 17:00h, no auditório do IFRN, Cidade Alta, Av. Rio Branco (Liceu das Artes), os artistas, produtores, e demais interessados em debater e encaminhar proposições que visam contribuir de forma efetiva para o crescimento do setor, inclusive com o processo de criação da nova secretaria para a área.

Pela manhã o encontro abre oportunidade para que seja feito um exame sobre os novos rumos da cultura nacional, com a sanção do Plano Nacional de Cultura no final do último mandato presidencial, desmistificando os conceitos mais relevantes, aprofundando sua lógica, inserindo os agentes culturais potiguares cada vez mais nesse novo perfil para o qual avança a cadeia produtiva da economia criativa. Toda a articulação visa impulsionar artistas e outros principais interessados num movimento para integrar o estado do RN ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), que tem como objetivo formular e implantar políticas públicas e democráticas junto à federação, estados e municípios, com a participação da população.

Para debater esse e outros assuntos relacionados foram convidados Maria Tereza, mestra em filosofia política e ex-secretária de cultura de S. Gonçalo do Amarante, Deputada Federal Fátima Bezerra, relatora do Plano Nacional de Cultura, Ilana Félix, produtora cultural e ex-assessora técnica da Funcarte, Fábio Lima, gestor cultural, ex-diretor adjunto da Fundação José Augusto, além de Paulo Laguardia, documentarista, atualmente membro do conselho municipal de cultura da capital.

A outra etapa importante desse dia de trabalho será à tarde a reunião das diferentes linguagens artísticas organizadas (dança, música, teatro, literatura etc) que exporão cada uma as principais diretrizes do seu segmento, que representem as necessidades para a construção de uma política cultural para o setor específico.

Junto aos pontos extraídos da última conferência estadual de cultura, o documento final do Fórum Potiguar de Cultura vai oferecer subsídios para futuros passos na direção de uma política compartilhada de ações como a criação do plano estadual de cultura, entre outros.

O Fórum Potiguar de Cultura é uma continuidade da ação do grupo Locau!, que desde 2008 vem discutindo perspectivas para a implantação de uma política cultural para o Rio Grande do Norte. A comissão de organização do evento é composta por Esso Alencar (grupo Locau!), Tatiane Fernandes (MAPA Realizações), Regina Cunha (ABDeC), Aluízio Matias (CENARTE) e Cláudio Rocha (arte-educador).